08/10/08

A vida ensina, Renan. Basta ter paciência e humildade...



"- Todo jogo eu penso que é o ideal para eu ter uma grande atuação e ganhar definitivamente a vaga. Não sei o que falta para eu ser titular. Dependo apenas da vontade do treinador".

"- Eu me considero um deles (melhores goleiros do Brasil), mas vejo o Rogério Ceni, o Fábio e o próprio Castillo se destacando".

Autoconfiança é importantíssimo para que uma pessoa tenha sucesso na sua vida pessoal e profissional. O problema é saber dosar o sentimento e não confundir com auto-suficiência.

As frases acima são do Renan.

O garoto apareceu este ano para o futebol nacional e de cara ganhou a confiança e respeito dos torcedores alvinegros. Méritos do próprio Renan, que em todas as vezes que foi "chamado", correspondeu ao esperado e mostrou muita maturidade para quem tem 19 anos de idade.

Todo mundo que frequenta General Severiano diz que o Renan é extremamente humilde e grato ao Botafogo. Por isso, custo a acreditar que ele tenha colocado o Ney Franco "em cheque" com a torcida botafoguense, dizendo que não entende o fato de ser reserva do Castillo.

Não entro no mérito de quem é melhor: Castillo ou Renan (eu prefiro o atual titular, pela sua experiência, inteligência e liderança). Mas a diferença de quem está pronto (Castillo) e de quem precisa "aprender" um pouco mais com a vida (Renan), está claro e evidente nas declarações do goleiro reserva do GLORIOSO.

Reparem que desde a chegada do uruguaio, ele nunca comentou sobre ser "bom" ou "ruim". Sobre ser "titular" ou "reserva". Sobre "este" ou "aquele" profissional.

A vida ensinou que tudo tem a sua hora e o jeito certo para acontecer. E o Castillo tem maturidade suficiente para administrar o seu dia a dia no Botafogo, mesmo não sendo unanimidade entre os adeptos.

Já o Renan, precisa lembrar que até sete meses atrás, ele não fazia idéia de que estaria defendendo os profissionais do Botafogo em 2008.

Ele também não imaginava que o seu trabalho seria reconhecido tão rapidamente. Portanto, para evitar que um "erro" resulte em uma "queda", ele precisa aprender a administrar toda esta mudança na sua vida, para aí sim, começar a falar com mais propriedade e sem que soe forçado.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

caro Rodrigo...
por estas declarações do nosso bom goleiro Renan, tenho a impressão de que possa haver um empresário por trás disto, influenciando a cabeça do garoto....alguém que fica zunindo no ouvindo dele coisas do tipo: tu é bem melhor do que esse uruguaio, ou tu só entra na fogueira,coisas deste tipo para elevar o ego do rapaz....
espero que eu esteja enganado, mas esta possibilidade poderia tirar dos eixos uma carreira que tem tudo para ser brilhante....
abraço!!!

Vinícius Barros disse...

Rodrigo, notou que depois que você criou essa enquete ao lado, o globoesporte.com fez uma sobre exatamente isso: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL789917-9825,00.html ???

Devem estar de olho em tudo que você escreve aqui!!! xD

Abs!

Rodrigo Federman disse...

Fernando, eu tenho CERTEZA ABSOLUTA de que é isso que vc falou.
Até pq, como eu comentei, todo mundo fala que o Renan é extremamente humilde, quieto, calmo. Ou seja, alguém (intere$$ado, obviamente) está colocando titica na cabeça do garoto. E se o Botafogo não abrir os olhos, pode se dar mal.

Hahaahhah!
Vinicius, eu não tinha notado, cara.
Isso foi ao ar qnd (no GE)?
Cara, uma coisa eu sei: Os "jornalistas esportivos" do GE e Lancenet só catam notícias da internet e dão as caras dos sites. Ou seja, copiam e colam. Exatamente como fazemos nos nossos blogs, mas com uma diferença: Não somos jornalistas e não somos pagos para isso!rs!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

caramba, na boa, eu não vejo qualquer desrespeito a nenhum cristão ou ateu que o renan tenha dito.

aliás, ele até foi bem ao elogiar o castillo. bom, bem não foi porque na verdade ele quis fazer média com o titular, porque de destaque, o castillo não tem nada.

analisando por pontos o que ele falou:
"todo jogo eu penso que é o ideal para eu ter uma grande atuação e ganhar definitivamente a vaga".
até aí, o que há de errado? eu agradeço sempre quando ele entra com esse pensamento.
"não sei o que falta para eu ser titular".
eu também não sei. e ele está falando dele. é uma avaliação dele sobre ele. o castillo não foi envolvido aí...
"dependo apenas da vontade do treinador".
ele e todo o time dependem apenas da vontade do treinador.

na segunda parte:

"eu me considero um dos melhores goleiros do brasil"
eu também. e parabéns pela personalidade, renan! gostei de sua auto-confiança.
"...mas vejo o rogério ceni, o fábio e o próprio castillo se destacando"
parabéns outra vez por reconhecer o talento de outros atletas.
você só quis puxar uma sardinha pro castillo e é até louvável para não criar um clima ruim.
mas a verdade é que o castillo não se destaca em nada.
mal mal, é um goleiro mediano pra bom.
destaque, nunca!!!

rodrigão,
me desculpa se eu estendi, mas não concordo em nada com seu texto.

RENAN TITULAR JÁ, PELAMORDEDEUS!!!

Vinícius Barros disse...

Essa matéria foi ao ar uma 9 horas da manhã de hoje!!! Sempre que tem uma matéria no GE que não tem no Lancenet(ou vice-versa), é só esperar umas "horinhas" e está tudo lá do mesmo jeito que foi escrito!!!

Abs!

Anônimo disse...

Amigos Botafoguense vejam o que esta postado no site oficial do BOTAFOGO em relação ao Renan em 07/10/2008

"Goleiros não são mais problemas no Botafogo. Grande dor de cabeça em 2007, a posição está cada vez mais segura com Castillo e Renan, revezando sob a trave alvinegra. Nessa quinta-feira, contra o Vitória, o uruguaio estará novamente na seleção e a jovem promessa ficará com a camisa 1.

No total, ele já entrou em campo 20vezes nessa temporada, sua primeira pelo Fogão, e está correspondendo. A prova disso é que já vem sendo cogitado para ficar de vez com a titularidade.

Mais uma coisa pesa a seu favor: as estatísticas. No total, foram 20 jogos, com 11 vitórias, três empates e seis derrotas. O arqueiro sofreu 15 gols, média de 0,75 por jogo, algo raro na vida dos goleiros.

Vale lembrar também que, apesar de não ter ganho, Renan foi titular nas duas partidas decisivas do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, e recebeu muitos elogios pela segurança. Além disso, ele também atuou nas quartas-de-final da Copa do Brasil e no primeiro jogo contra o Corinthians, pela semifinal da competição.

Mesmo assim, sempre muito humilde, Renan prefere manter os pés no chão. Para ele, o importante é corresponder quando requisitado.

“Tenho que estar pronto sempre que o Ney Franco decidir que vou jogar. Ele é o técnico e cabe a ele tomar as decisões e escalar o time. Fui titular 18 vezes esse ano e entrei em mais dois jogos, nunca esperava isso quando subi, mas tenho confiança no meu potencial”, disse o sempre seguro Renan.

Sobre a possibilidade de ser titular, ele prefere aguardar e mostrar serviço antes de qualquer coisa. “Ouço muita coisa. As pessoas sempre falam, mas sei da minha capacidade e mantenho o pés no chão. Alguma hora minha oportunidade vai chegar e estou me preparando para isso”, afirmou o humilde goleiro, revelado nas divisões de base do Botafogo.

E a segurança dele é tanta que todos os companheiros nem reparam que é apenas um garoto de 19 anos que defende a meta alvinegra.

“Quando o Renan joga, sempre nos passa muita segurança. Ele é muito bom nas saídas do gol e também nas bolas pelo chão. Tanto ele, quanto o Castillo e Lopes, além dos garotos Raphael e Luís Guilherme são muito bons e passam muita confiança para todos”, disse o artilheiro do time na temporada, Wellington Paulista.

Confira aqui os jogos de Renan:

Botafogo 1 x 1 Cabofriense – Campeonato Carioca

Botafogo 3 x 0 Volta Redonda - Campeonato Carioca

Botafogo 2 x 1 Portuguesa – Oitavas-de-final da Copa do Brasil

Botafogo 0 x 1 Flamengo – Final do Carioca

Botafogo 1 x 3 Flamengo – Final do Carioca

Atlético-MG 0 x 0 Botafogo – Quartas-de-final da Copa do Brasil

Botafogo 2 x 0 Atlético-MG - Quartas-de-final da Copa do Brasil

Botafogo 2 x 0 Sport – Campeonato Brasileiro

Botafogo 2 x 1 Corinthians – Semifinal da Copa do Brasil

Botafogo 1 x 1 Vasco – Campeonato Brasileiro

Náutico 3 x 0 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Botafogo 2 x 1 Coritiba - Campeonato Brasileiro

Internacional 2 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Atlético-PR 0 x 3 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Figueirense 1 x 2 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Sport 0 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Botafogo 1 x 0 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro

Coritiba 0 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro

Portuguesa 3 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro*

Grêmio 2 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro *

*jogos em quem Renan entrou no decorrer da partida.



Gabriel Branco

Portanto acho que mais uma vez estam querendo "tumultar" mais uma vez o ambiente no ALVINEGRO na hora mais decisiva do Brasileirão.

Toninho e Isabella

Rodrigo Federman disse...

Fabião, independente do Renan merecer ou não a titularidade, eu continuo achando que existem momentos e "momentos" para estas declarações.
E como o Fernando alertou, tenho certeza de que o Renan foi - mal - instruído por alguém para soltar estas na imprensa, pois todo mundo sabe que logo começariam os bafafás de que o Renan exige titularidade, etc...etc...etc...
Ainda acho que no momento do Botafogo, quando menos declarações deste tipo, melhor.
Tb acho que não é hora dele dizer que vê o Rogério Ceni ou Fábio na frente dele. Calma, ele será melhor que estes, mas ainda não é.
Volto a dizer, o que achei indevido foi o momento de resposta do Renan, que é garoto e vai aprender. Pois uma pessoa mais experiente (como o Castillo) identificaria a malícia e interesse em tumultuar - mais - o nosso ambiente.

Vinicius, é um dinheiro muito fácil que estes jornalistas ganham, né?

Toninho, assino em baixo!
O nivelamento entre os dois está provado nos números e estão querendo tumultuar o ambiente, criando disputas internas que não existem. E claro: Distorcem palavras.
O momento é de boca fechada...pra todo mundo! Principalmente os mais novos, que precisam comer muito arroz e feijão para aprenderem quem "presta" ou não neste mundo chamado futebol brasileiro!

Abs e SA!!!

Vinícius Barros disse...

Rodrigo, olha que notícia sensacional: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL790933-9861,00.html

Carlos Alberto é foda(desculpe a expressão)!!!

snoopy em p/b disse...

tá certo, rodrigo.

independente de quem deva ser o titular ou não, acho que superdimensionamos demais esse tipo de notícia.
e elas, por essa razão, acabam se tornando maiores do que são.

abraço e sds. botafoguenses!!!

Rodrigo Federman disse...

Vinicius, excelente notícia! E sim, dentro de campo o CA é foda mesmo, companheiro.

Fabião, este é o problema, pois esta imprensa parcial cria estes assuntos pq sabem que nós sempre questionamos e acabamos caindo nas armadilhas. Aí o bafafá se torna maior do que deveria!

Abs e SA!!!

Billie Wonder disse...

eu li a notícia, e axo q mais uma vez é meio tendenciosa (no mínimo a forma como foi escrito e perguntado ao goleiro) a reportagem do lance... pra tentar tumulturar o ambiente. todos já sabemos que a imprensa não é lá muito amiga do botafogo, e reportagens desse tipo só provam isso...

Rodrigo Federman disse...

Kbça, não são muito amigos, não. Eles são inimigos do Botafogo mesmo.
Abs e SA!!!