
Botafogo 100% no campeonato estadual.
Líder do grupo, com três jogos, três vitórias. Cinco gols pró e um contra.
Motivos para reclamar? Por mais que seja uma atitude extremamente "saraiva", acho que sim, há motivos para reclamações. Não pelas vitórias (é óbvio!), mas pela forma como o time está atuando.
Como assim? Nos dois últimos anos tínhamos times que jogavam bonito e não ganhavam títulos. Agora temos um time humilde e competitivo. Esse é um dos argumentos que mais vejo quando alguém me pega criticando o trabalho do Ney Franco.
Concordo: Futebol é bola nas redes. É resultado. Mas até então o Botafogo não está fazendo nada demais, pois as vitórias sobre todos os times pequenos são mais do que obrigação. Tomara que tenhamos a competência (e sorte) de vencermos os clássicos e conquistarmos o título. Aí sim, serei o primeiro a fazer uma menção honrosa ao treinador alvinegro.
Mas então do que você tanto reclama, Rodrigo?
Amigos, eu sei que o nosso elenco é limitado e não podemos/devemos exigir o mesmo futebol de 2007 e 2008. Agora, todos nós sabemos que estes jogadores são "fracos" (alguns poucos bons de bola), mas podem jogar melhor...
E como seria essa "mágica"?
Simples... deixar com que cada um faça o básico. Aquilo que realmente sabe, mesmo que seja o trivial. Ou seja, nada de inventar e/ou insistir com atletas e posições invertidas.
Acredito que uma simples mudança interferiria positivamente no grupo inteiro: A volta do Leandro Guerreiro à cabeça de área, protegendo a defesa e auxiliando o meio de campo. O que estamos vendo no atual time do Ney Franco é um absurdo, pois além do Botafogo ficar completamente fragilizado, ainda perdemos o melhor volante do grupo, que fica esquecido e isolado no lado esquerdo da zaga, raramente ultrapassando a linha central do campo.
Aliás, este posicionamento do Leandro Guerreiro foi o tema da enquete que finalizou nesta terça-feira. A pergunta foi: Em qual a posição você escalaria o LG?
O resultado foi previsível. Inclusive a enorme diferença da opção mais votada para as demais. Em suma, parece que grande parte da torcida botafoguense pensa igual...
...menos o Ney Franco, que é justamente o responsável pela escalação do time.
Dos 62 votos computados, 52 (83%) indicaram a preferência pelo Leandro "na sua", ou seja, como volante centralizado, protegendo a dupla de zaga e cobrindo os laterais.
Como eu disse acima, também foi a minha escolha e o motivo já expliquei. O pior é que a cada dia que passa, eu vejo e leio o treinador alvinegro elogiando "mais e mais" o Leandro na posição de terceiro zagueiro pela esquerda. Isso me deixa irritado e sem muita esperança de que o jogador seja escalado aonde rende melhor.
Quem perde com isso é o Botafogo...
Fiquei impressionado com os 5 (8%) amigos que disseram que o Guerreiro nem seria titular dos "seus times".
Bom, gosto é gosto e não se discute. Mas não nego que fiquei surpreso, pois em um time que tem Léo Silva, Fahel, Thiaguinho e afins, eu sinceramente não consigo ver o Leandro pior do que esses, por exemplo.
Enfim, temos que respeitar. De qualquer forma, o meio campo do Botafogo – em minha opinião – é LG e mais três.
A terceira opção mais votada teve 4 (6%) cliques. Foram as pessoas que concordam com o Ney Franco e manteriam o atleta no lado esquerdo da zaga.
Considerando que ele é apenas razoável nesta posição, considero um desperdício deixa-lo isolado lá atrás. E tem um detalhe: O próprio Leandro Guerreiro já disse que não gosta de atuar como terceiro zagueiro, preferindo a "meiuca".
Agora, também seria interessante se ele batesse os pés junto ao treinador, né? Depois se for criticado por suas atuações, não vale inventar desculpas. Isso é um fato e precisa ficar bem claro...
Por fim, o Leandro Guerreiro corresponde em qualquer posição que seja escalado...
Para 1 (1%) pessoa, independe de onde o treinador indicar...
...o volante joga e ponto final!
Sobre esta opção, só concordo em um ponto: Ele é titular absoluto do meu time, mas jamais atuando como terceiro zagueiro, mas sim como volante. E ponto final!!!
Se o Guerreiro é quase uma unanimidade, alguns outros jogadores precisaram de apenas três partidas...
...para irritar profundamente a torcida botafoguense, que já contesta a titularidade destes atletas.
São eles: Emerson, Eduardo e os "irmãos Silva", Léo e Lucas.
Já digo uma coisa: Nenhum deles seria titular do "meu Botafogo"! Portanto, fiz questão de eliminar uma resposta da nova enquete do Cantinho Botafoguense, que vai "ao ar" com a seguinte pergunta: Qual jogador você tiraria imediatamente do time titular?
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

2 comentários:
O Emerson vai para o banco assim que o Teco estiver 100%.
Meu voto é nele, minha substituição é essa. Mas os outros três também poderiam visitar o banco de reservas, não é?
Não precisavam, Foquinha! Precisam! hehehe!
O problema do Teco é justamente esse: Quando estará 100%!!!
Abs e SA!!!
Postar um comentário