19/07/09

Depois não adianta lamentar



Preterido por Renato, Fahel, Léo Silva e outras "barangas" no time profissional do Botafogo, o ala/meio campista Wellington Jr. segue se destacando na seleção brasileira sub-20.

O jovem botafoguense marcou o último gol "amarelinho" na vitória por 6 a 1 diante da Venezuela, valendo pelo hexagonal de Puerto La Cruz.

Wellington Jr. é um dos jogadores mais elogiados pelo treinador da seleção...
...e segue esperando uma oportunidade decente (com constância e regularidade) no GLORIOSO.

Pois é, o rapaz é novo, tem potencial e é um dos destaques do Brasil...

Daqui a pouco vem um clube do exterior e leva o Wellington Jr. por alguns míseros reais, e depois os dirigentes alvinegros reclamarão do "aliciamento de mercado" e/ou necessidade de valorizar a base do clube.

De que adianta termos uma jovem promessa (nível de seleção brasileira) se o treinador prefere seus "afilhados" e o presidente Maurício Omissão (essa foi de autoria do amigo Biriba) nada faz para intervir?

Esse era o tal "projeto" da valorização das categorias de base?

Mais uma promessa tipicamente eleitoreira...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Ruy Moura disse...

Rodrigo, eu conmpreendo as tuas posições acerca dos jogadores de base, mas faço lembrar-te que, independentemente dos erros cometidos, nenhum treinador do Botafogo nos últimos anos utilizou tanto os jogadores de base. E, em minha opinião, têm que ser utilixados parcimoniosamente para que não sejam 'queimados'. O Ney tem feito erros e3m algumas subsituições, mas não pode ser acusado de não colocar os jovens jogando. Tem é que haver calma, porque o Gabriel, ao jogar tanta vez, começou a fazer asneira...

Os jogadores de base devem utilizar-se como substitutos em jogos onde a vitória esteja mais ou menos assegurada - o problema é que nos últimos tempos nunca temos a vitória assegurada...

Abraços Gloriosos!

Rodrigo Federman disse...

Fala, Rui! Eu entendo o seu argumento, que aliás é um fato e isso impede de ser desmentido. Agora, ainda assim eu vejo uma incoerência nessa "gestão" do NF...
Está certo que nenhum outro utilizou tantos garotos, mas reparou como são utilizados? Jogam um jogo (geralmente na fogueira) e do nada somem até do banco de reservas, etc...
E muitos desses garotos se tivessem continuidade, tenho certeza que seriam bem mais produtivos (e menos caros) do que essas bestas que citei no post.
Se é para levar a garotada apenas para treinar com os profissionais, eu sou totalmente contrário, pois deve ser duro para eles verem Emersons, Fahels, Renatos, Léos e afins...
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu acho que os juniores tem que ser utilizados aos poucos, nesse ponto concordo com o Rui. Basta lembrar, entre outros, que o Jairzinho começou a entrar nos profissionais, aos poucos, em 63. Foi se firrmar em 66 e daí em diante se tornou o grande jogador que nós conhecemos. Em 78 ou 79 o Borer queimou um time inteiro de juniores, bi-campeões cariocas da categoria e mais recentemente, os times que o Dé formou, não aproveitamos nenhum jogador. Por outro lado, sou obrigado a concordar com o Rodrigo na questão do aproveitamento que o NF faz dos garotos da base: ou os escala mal ou os coloca no fogo, não sei qual a razão para tamanho descalabro. O Wellington Jr, por exemplo, desde o ano passado vem mostrando qualidades na sua real posição, 3º homem de meio-campo, no entanto o NF o escala como ala esquerdo ou direito (direito em alguns treinamentos) e só deu uma oportunidade para ele, contra o Resende, foi expulso e nunca mais o utilizou. Será que foi pela expulsão. Curioso, pois o emerson já fez mais lambanças que o WJr e que outro juniores mas continua sendo utilizado pelo técnico mineiro. A conclusão a que chego é que mesmo escalando juniores o NF não é o treinador talhado para trabalhar com a base no time principal. Aliás, com a mentalidade que ele tem, acho que ele não é o treinador talhado para trabalhar no Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, e ainda tenho mais duas observações:
1- Ele não utiliza os jovens aos poucos, ele utiliza esporadicamente e sem a menor coerência nas escolhas dos jovens/partidas.
2- Agora ele só treina com o Gabriel improvisado na zaga (entre os reservas). Isso não é queimar? Sem contar o que ele fez com o Alex no jogo passado, né?
Abs e SA!!!

Luis Eduardo Carmo disse...

Eu ia escrever umas coisas a mais, mas percebi que posso resumir o que pendo dizendo que concordo com todos os 4 comentários.

Saudações alvinegras!

Luis Eduardo Carmo disse...

"Pendo", não. "Penso".

SA!

Rodrigo Federman disse...

Heheheh! Valeu, Biriba!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

stou escrevendo no intervalo. Perguntar não ofende: alguém treina essa defesa do Botafogo? Nem numa pelada um jogador sobe tão livre prá cabecear como o Adriano.
2-Por que o Botafogo faz um gol e recua em excesso? Não tem contra-ataque. Precisamos urgentemente de um zagueiro, pois os dois titulares são fracos, um meio-campista que pense e um lateral-direito e um bom atacante. O time do Botafogo é fraco individualmente. Se tomarmos um gol pode desistir. Podemos até ganhar, mas duvido muito; infelizmente. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Não tem jeito, a arbitragem sempre dá um jeito de ajudar os mulambos. A falta do emerson que originou o gol dos mulambos foi escandalosa. Assim fica difícil. Cansei. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu não achei falta no Emerson (deles), mas acho que o árbitro nos garfou qnd deixou de dar um penalti no Reinaldo no último minuto. No mínimo, um lance de dois toques a nosso favor.
Agora, me explique tb o que foram as 3 alterações do NF?
Abs e SA!!!