15/08/09

Apesar do empate, uma sensível melhora



Enfim, um treinador de verdade no Botafogo!

Essa foi a principal e mais importante constatação que fiz no empate desta noite contra o Palmeiras por 1 a 1 (André Lima), em São Paulo.

Um time sem invenções, improvisações e com a clara impressão de que todos sabiam como se distribuir em campo. Obviamente que os erros de passes continuam impressionantes, o preparo físico lamentável e determinados atletas sem a menor condição de vestir uma camisa tão gloriosa como a do Botafogo...
...mas infelizmente é uma herança maldita deixada pelo "treinero", e que o Estevam Soares precisará administrar (e melhorar, dentro do possível) até o final do ano.

Apesar de enfrentar (cheio de desfalques) o líder do campeonato na casa do adversário, o GLORIOSO não foi uma presa fácil para o Palmeiras, que só assutou em dois lances: O primeiro com o Diego Souza perdendo o gol na cara do Flávio, que fez boa defesa, e o segundo em outra boa intervenção do goleiro botafoguense, após o chute do Ortigoza.

Por incrível que pareça, o Botafogo assustou igual, com o Marcos realizando um milagre nos pés do André Lima, além de um gol incrível perdido pelo Fahel no segundo tempo.

E a noite alvinegra poderia terminar de forma mais incrível ainda, se não fossem dois lances capitais...

Quando já vencíamos a partida, o Lúcio Flávio foi derrubado dentro da área. Um pênalti escandaloso, mas que o árbitro ignorou de forma descarada e parcial. O segundo gol poderia dar outro rumo à partida naquela altura.

Depois, uma falha do Juninho e Flávio (principalmente do goleiro), que resultou no empate palmeirense minutos depois da abertura do placar alvinegro.

Durante os 90 minutos, o Palmeiras tinha muito mais posse de bola, esbarrando no forte esquema de marcação do GLORIOSO e nas suas próprias limitações. Aliás, um campeonato que tem o Palmeiras (com esse time) na liderança já diz bem como o nível da competição é fraquíssimo!

Se o adversário "cozinhava" a bola sem muito perigo, o Botafogo executou corretamente a sua proposta de jogo, ou seja, jogar fechado, marcando forte e mais adiantado, tentando matar a partida em algum contragolpe.

Para quem estava sem vários titulares, o Estevam fez certinho no seu "primeiro trabalho" como treinador botafoguense. O empate pode sim, ser considerado um bom resultado na estreia.

E digo mais: A situação continua perigosa, mas há muito tempo eu não terminava uma partida com esperança de um futuro bem melhor e com o otimismo nas alturas.

Valeu, Estevam! Já deu pra sentir que o Botafogo é outro a partir de agora...
...aos poucos você elimina todo o "mal" deixado pelo técnico anterior!

Se Deus quiser!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

NOTAS: BOTAFOGO 1 X 1 PALMEIRAS


1- Flávio: Falha capital no gol adversário. Apesar de duas boas defesas, não me passou segurança - 5,0

2- Thiaguinho: Nove fora os erros de passes, muita luta e alguns bons avanços pelo lado direito - 5,5

3- Juninho: Também falhou no gol do Palmeiras. No resto do jogo até que foi bem nas coberturas defensivas - 5,0

4- Emerson: É fraco, mas pelo menos não entregou o ouro nesta noite - 5,0

5- Leandro Guerreiro: Continua devendo nas últimas partidas. Em compensação, esteve mais presente no meio de campo, que é justamente aonde rende melhor - 5,5

6- Eduardo: Boa partida, pecando naquelas firulas desnecessárias. Acho que logo será advertido (com justiça) pelo treinador - 5,5

7- Batista: Outro que caiu muito de rendimento nas últimas rodadas. Mesmo assim, não se esconde em campo, apesar dos péssimos cruzamentos - 5,0

8- Jônatas: Enquanto teve fôlego (primeiro tempo), foi a válvula de escape e único a segurar a bola. Na segunda etapa sentiu o peso na perna e quase complicou o jogo com seguidos vacilos - 5,5

9- André Lima: O melhor do time. Brigando e se movimentando do início ao fim, mesmo sem muitos companheiros chegando no ataque. Fez um bonito gol e se não fosse o Marcos, garantiria os três pontos para o GLORIOSO - 6,5

10- Lúcio Flávio: Um ou outro toque diferenciado...o que é pouco para quem pode render muito mais... - 5,0

11- Fahel: Herança deixada pelo Ney Franco e que perdeu um gol incrível - 4,0

12- Laio: A sua entrada não surtiu o efeito no ataque, pois pouco tocou na bola - 4,0

13- Léo Silva: Ainda bem que ele entrou lá na direita e praticamente não participou do jogo - 4,0

14- Rodrigo Dantas: Poucos minutos em campo, sem tempo para ser avaliado - Sem nota

Estevam Soares: O simples fato de não inventar e nem improvisar já mostra uma evolução incrível dentro de campo. É aquele negócio que sempre comentamos: Um técnico minimamente inteligente pode ser capaz de fazer o Botafogo render mais - 6,0

21 comentários:

Anônimo disse...

fahel, leo silva, emerson são os 3 que imediatamente devem deixar de usar a camisa do Botafogo. são as 3 heranças malditas do FDP. e, por coincidencia, os unicos que se diferenciam negativamente e servem de peso aos outros. sem essas 3 malas sem alças (pedidas pelo FDP), e com um treinador que dá um minimo de arrumação em campo, podemos esperar uma sensivel melhora no rendimento. tudo bem que nao dá pra brigar pelo título, mas, como sempre disse, não é time pra cair, pois, os que estão na frente não são tao melhores do que o Botafogo. é o que eu sempre disse, o que diferenciava o Botafogo dos outros era exatamente o treineiro FDP.
jacob

Leone disse...

Esse foi o começo da subida...
Também já estou achando que o GLORIOSO não conseguira mais que a Sulamericana, mais o ES conseguirá levar o Botafogo um pouco mais acima da tabela se continuar trabalhando assim...
Fiquei feliz com trabalho dele esta noite, e talvez se tivessemos com o time titular e o Marcos não tivesse feito tantas defesas importantes teriamos vencido.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É o que sempre dissemos, pai: Apesar desses "ipatinga boys", a grande diferença do Botafogo para todos os times estava no banco, pois enquanto os adversários têm treinadores, nós tínhamos uma "bosta". Agora, com o ES, pelo menos equilibramos tudo!

Leone, é...ainda há muita coisa para melhorar, mas o ES fez em três dias, muito mais do que o NF em oito meses (fora os cinco do ano passado)!

Abs e SA!!!

Riba disse...

sua observação foi certeira rodrigo, um tecnico inteligente sabe o que tem nas mãos e o que precisa fazer.. é só reparar nas substituições. O ES sabe que o time não tem perna (ainda, espero)..e mesmo assim fez colocou o r. dantas e o laio... ele queria ganhar o jogo!.. que diferença do NF.. antes era só o botafogo sair na frente pro time ficar se defendendo e tomar aqueles gols no final! tb concordo q foi justo o empate... empate com gosto de empate mesmo! minha maior alegria foi ver r. dantas e laio jogando juntos! como eu torci pra eles arrebentarem no jogo.. mas não foi dessa vez...

Anônimo disse...

Nosso goleirinho não inspirou nenhuma confiança e o gol foi uma lástima. Fez uma boa defesa ( o lance com o Diego Souza foi falha do alviverde, além de ter demorado uma semana para se apresentar), não pode ser nem a terceira opção. O preparo físico é lamentável, após os 25 do segundo tempo o negócio é rezar para não levar gol, o Jonatas sabe jogar mas é mais preguiçoso que o LF.
Se dermos uma ênfase no preparo físico poderemos sair dessa zona maldita com mais facilidade.

Ricardo Palhares

Ronaldo disse...

Grande Rodrigo,

Enfim, temos um técnico que parece que não vai inventar, o que já é muito bom.

Aguardar agora para ver de que forma o time vai evoluir.

Forte abraço,

disse...

É só os jogadores jogarem em suas posições que as coisas começam a funcionar.
O pior em campo, com certeza foi o Fael, o Flavio estava visilvelmente nervoso, mas fez umas defesas que salvou sua estréia como titular, o juiz foi outro que pela minha opinião nos ajudou mais que prejudicou. O terceiro cartão amarelo que ele deu pro Fael não tem preço, pelo menos estamos livres dessa praga pro próximo jogo.
Acredito que vamos evoluir. Senti o Botafogo jogando muito cadenciado, acho que é devido a parte física, mas já vi evolução, no primeiro tempo teve até uma jogada ensaiada, coisa que não via há muito tempo no time.
Vamos ver os próximos jogos e vamos torcer para os jogadores que estão no departamento médico voltem logo.
PS 1: Surpresa boa ver o Teco pelo menos no banco de reserva.
PS2: Eu realmente fiquei preocupado quando ele colocou o Leo Silva, ainda bem que aquele lateral do Palmeiras é bisonho também.

Saudações Alvinegras

Anônimo disse...

Sai técnico, entra técnico... e uma pergunta, que não sai da cabeçã... Quando o Botafogo vai começar a jogar como Botafogo? O André Lima joga no Botafogo ou no São Paulo?

Anônimo disse...

Estou bebado, são duas perguntas.

Anônimo disse...

CASO SERISSIMO!!!
Rodrigo e amigos:Vejam o estado calamitoso em que os nossos recentes administradores deixaram o clube!!! O que deveria ser feito com um sujeito que diz isso???? Jornalista da Jovem Pan e UOL desrespeitando o GLORIOSO. Vejam o video e comentarios da torcida em baixo do video. Grande FDP
http://esporte.uol.com.br/ultimas/multi/?hashId=palmeiras-e-ganhar-do-botafogo-ou-ouvir-cornetas-04023864D8890366&mediaId=301628

Anônimo disse...

A estreia foi boa. Poderíamos ter vencido o jogo.

O Santo André no Engenhão é o jogo ideal para o Glorioso arrancar de vez.

Um abraço.

Ezaú disse...

O meu medo é que a "janela feche" e ninguém tire Juninho do Fogão.
Não sai do chão, marca mal e com ele na zaga não tem goleiro que dê certo.

E por falar em goleiro, PC Gusmão levou LOPES para o Ceará que tem hoje a segunda defesa menos vazada da Série B.

Cuca e NF foram os treinadores que mais queimaram as crias do clube. Como dizia aqui, eram excelentes empregados para nossos parceiros e dirigentes, daí, a relutância em tirá-los de seus cargos.

O resultado do jogo poderia ter sido bem melhor.

Abs e SB.

Anônimo disse...

As duas vezes que eu escutei o André Lima dando entrevista nesse jogo, ele tava falando do São Paulo.. parecia mas que o jogo era Palmeiras e São Paulo.

Rodrigo Federman disse...

Riba, isso mesmo! Ficou provado que agora temos treinador e que o antigo era, além de medroso, burro a beça! Estou otimista, amigo!

Ricardo, tô contigo! O goleiro é fraco e em minha opinião está claro o pq era reserva na Cabofriense. Será que o LG não poderia ser titular por enquanto? O Flávio é apenas mais um da herança maldita deixada pelo treinero.

Ronaldo, essa foi a grande diferença: O ES não inventa e só isso já deixou bem nítido como o time melhora (apesar da limitação). Se ele conseguir der um gás na preparação física, podemos surpreender!

Gê, é o que pedíamos há muito tempo: Um time sem improvisações e com jogadores escalados nas suas reais posições! Algo que o NF nunca fazia! Tb fiquei surpreso com o Teco no banco. Aí pergunto: Pq o NF nunca o escalava? Estranho, né?

Anônimo 1, com toda a "mão de obra" trazida pelo NF, o trabalho será dificílimo e o ES merece a nossa torcida, pq herdar essas barangas do NF é dose! Sobre o AL, ontem eu acho que lutou muito e incomodou sempre, além de ter feito um gol.

Anônimo, é a tal declaração do Flávio Prado? Se for, o Marcelo Brito tb já comentou sobre e eu sinceramente não quis - e nem quero - ver, pq esses jornalistazinhos de jornal de bairro eu simplesmente desprezo.

A torcida poderia comparecer em bom número na quarta, né, Foquinha?

Ezaú, eu tb sempre achei uma tremenda sacanagem o que fizeram com o Lopes, que é bom goleiro, mas não foi bem tratado pelo Botafogo.

Anônimo 3, justiça seja feita, eu vi o AL falando sobre o SP pq a repórter do Sportv perguntou sobre a sua relação com o Muricy Ramalho. Pelo menos nas entrevistas concedidas ao Sportv foi o que aconteceu!

Abs e SA!!!

Ezaú disse...

Ao que parece o capixaba Maurício, de 19 anos, revelado no Fluminense e vendido ao Villareal da Espenha por 700 mil euros tem tudo para pintar no BOTAFOGO. Estevam Soares já deu sinal verde.

Pelo visto, o tricolor segue a mesma política de GS, vende o que revela em Xerém para pagar salários das barangas importadas pelos empresários, que lucram qdo vendem e encontram trouxas para dar empregos ao repatriá-los.

É por isto, que Flu e BOTAFOGO lutam para fugir das últimas posições da tabela.

Melhor de que empresariar atletas, só explorando o povo nas religiões, sem distinção.

Abs e SB.

Rodrigo Federman disse...

É, Ezaú...o pior é que o garoto tb chegará e tomará o lugar do Laio e Júnior na preferência pela posição. Isso pq o Mauricio tb não tem experiência alguma.
Continuamos contratando para agradar empresários e dirigentes.
Abs e SA!!!

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!

Bom resultado o de ontem. Gostei muito do início do 2º tempo, quando o time imprensou o palmeiras na defesa deixando os porquinhos calados na arquibas. Agora, aquele pênalti não marcado, foi no mínimo mal caratismo daquele safado do árbitro...

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Fala, André! Infelizmente a arbitragem foi mais uma vez decisiva! Poderíamos sair com a vitória se não fosse o soprador de apitos...e o nosso goleiro, que apesar de duas ou três defesas, tb falhou feio e não me passou muita segurança.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, infelizmente não pude ver o jogo mas ouvi os últimos 25 minutos da partida. Segundo comentários, o Fogão foi bem, apesar dos desfalques, que o ES em nenhum momento se lamentou. Pelo que vi, o Botafogo parece com outra cara, mas o novo técnico terá que trabalhar muito, pois com Fahel , Léo Silva, Emerson e outras más companhias é dose. Não vou comemorar ainda, mas acredito e torço para o sucesso do ES. Que herança maldita que o cognitivo nos deixou! Prá variar, a arbitragem nos prejudicou. Se aquela ratazana desse o penalti, acho que seria difícil o Botafogo perder ontem para o Porco. Mas, vida que segue. Espero que o Estevam alhe os garotos com carinho. Abs e SB!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo,

Muito boa a análise. "Um time sem invenções, improvisações e com a clara impressão de que todos sabiam como se distribuir em campo." Isso resume muito a diferença enorme entre Estevam Soares e o ex. Em 3 dias apenas.

Mas a arbitragem decidiu mais uma vez o destino do Botafogo, né?

Foi um bom sinal ver os jogadores se esforçarem até o fim. Parece que gostaram e embarcaram no clima de mudança que veio com a troca de técnico.

O ES está de parabéns pela tática de congestionamento do meio-de-campo e seu sistema defensivo praticamente anulou o ataque do Palestra no primeiro tempo.

No segundo, a notória má preparação física quase nos leva o pontinho fora de casa.

Uma coisa muito interesante foi a forma como a equipe alternou o posicionamento em campo. Soube muito bem adiantar e recuar a marcação nos momentos certos. Não entendi qual foi o sistema que eles usaram pra saber a hora certa de mudar, mas sei que a coisa funcionou enquanto tiveram gás.

Uma boa estreia do treinador. Acho que as coisas estão melhorando pro nosso lado.

SA!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, é...ainda está bem longe do ideal, mas considerando todas as adversidades nesses poucos dias no clube, o ES conseguiu fazer em alguns dias, muito mais do que o treinero em 8 meses, Sérgio! Isso é algo que para mim ficou bastante nítido...cristalino mesmo!

Pois é, Biriba! O que nós vínhamos pedindo "desde sempre"? Que o NF ao menos parasse de inventar e improvisar, né? Nunca o fez e logo no primeiro jogo, o ES fez exatamente isso. O resultado nós vimos em campo. A pena é a herança maldita que o Estevam terá que assumir do antigo treinador. Principalmente a péssima preparação física da equipe.

Abs e SA!!!