01/09/09

Enquete: O time melhorou um pouco com o novo treinador



Cinco jogos disputados, com quatro empates e uma derrota.

Esses são os números do Estevam Soares, desde que assumiu o Botafogo em substituição ao Ney Franco. Ou seja, 15 pontos disputados e apenas 4 conquistados.

Pouco? Não dá para negar! Mas também não podemos esquecer e deixar passar que tirando a derrota para o Santo André, o Botafogo foi "garfado" nos quatro empates (Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio). E não foram infelicidades das arbitragens. Foram erros imperdoáveis e escandalosos, que infelizmente tiraram quatro possíveis vitórias.

Resumindo: Ao invés de quatro pontos, o "novo Botafogo" deveria ter somado doze se não fosse prejudicado de forma tão absurda. E isso traria uma paz interna e tranquilidade que o grupo não tem atualmente, afinal, estaríamos afastados da zona do rebaixamento...
...zona que hoje o GLORIOSO frequenta!

Não quero dizer com isso, que estamos jogando muito bem e atropelando os nossos adversários. Infelizmente ainda não chegamos neste nível, pois a limitação técnica do grupo é imutável e algumas falhas e erros continuam acontecendo jogo após jogo (principalmente no setor defensivo).

Então como pode ser classificado esse Botafogo comandado pelo Estevam Soares? Melhor ou pior do que o que estávamos até pouco tempo atrás?

Essa foi justamente a pergunta feita na enquete do Cantinho Botafoguense: Você já vê alguma diferença/evolução do Botafogo atual para o treinado pelo Ney Franco?

Foram 86 votos computados e distribuídos em três opções.

Como na semana passada, o resultado foi outra barbada...

Dos 86 votos, 67 (77%) disseram que sim, houve uma evolução – ainda que pequena – do time comandado pelo Estevam Soares em relação ao que era dirigido pelo atual técnico do Coritiba (esta foi a minha escolha também).

Eu acredito que os amigos notaram que apesar de continuar crítico (é da minha natureza) ao futebol apresentado pelo Botafogo na temporada de 2009, os comentários ficaram mais "leves". Você concorda?

Isso tem uma explicação: Não tenho dúvidas (e para mim é nítido) de que hoje o time está mais encorpado, melhor distribuído em campo e escalado de acordo com merecimentos, e não por "amizades".

É claro que ainda cismo com algumas opções e substituições do Estevam, mas as cismas são em menor número às da época do Ney Franco. E nem entrarei no mérito das desculpas esfarrapadas, né? Agora eu vejo/ouço um treinador que fala "a real" e não fica prometendo "mundos e fundos" com um discurso batido no mundo do futebol...

O futebol é um esporte apaixonante porque permite diferentes análises. Não existe verdade absoluta! Por isso, 17 (19%) botafoguenses opinaram de forma diferente. Para eles, o time continua atuando igual estava antes da troca do treinador.

Bom, eu respeito, mas discordo.

De repente os resultados obtidos até o presente momento tenham pesado na hora dos amigos votarem. Mas enfim, são apenas opiniões contrárias e como eu disse acima, é por isso que o futebol é fantástico.

Agora, há também aqueles que têm uma visão ainda mais diferente...

Para 2 (2%) internautas, o Botafogo do Estevam Soares está pior do que o do Ney Franco.

Obviamente que eu também respeito, mas gostaria de saber quais foram os pontos observados: Parte tática? Técnica? Física? Psicológica?

Enfim, na pior das hipóteses eu até poderia dizer que o time continua jogando a mesma bola (sem evolução), mas não consigo enxergar aonde pode ter piorado. Não mesmo!

Eu gostei do resultado da enquete. Mostrou que o Estevam Soares está com moral junto à maioria dos botafoguenses. É esse o espírito que precisamos levar durante as rodadas que restam no campeonato: União!

Torcedores e jogadores juntos em um mesmo objetivo, que hoje é manter o GLORIOSO na elite do futebol brasileiro.

Amigos, as pesquisas do CB são realizadas todas as terças, mas como no próximo dia 08/09 é feriado em Vitória, eu acredito que a partir do sábado – até terça-feira - não conseguirei manter a frequência neste espaço. Assim, darei uma "folga forçada" às enquetes, voltando no dia 15/09, ok?

É bom também para que surjam novas ideias e temas...

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Torço para que os incompetentes dos diretores renovem com o ES! Acredito que ele montará um belo tme.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Gil! Mas desde que deixem o cara trabalhar e sem atrapalhar os seus planos, afinal, AS e AB são capazes de tudo (mesmo sem querer)! Hehehe!
Abs e SA!!!

Saulo disse...

Rodrigo. Já não tá na hora dos torcedores do Rio de Janeiro fazer um grande protesto contra a sacanagem da arbitragem contra o Botafogo?

Falo Rio porque é o centro. Não dá mais para ficar aceitando isso e passamos como palhaços.

É preciso reagir contra. É preciso protestar já.

Fernando Gonzaga disse...

desde que o Estevam chegou o time tem outra postura dentro de campo..taticamente a equipe está rendendo mais, só que vitória que é bom até agora, nada!!!! mais ainda vejo a conclusão a gol como nossa maior deficiência....

abraço!!

Francisco Lima disse...

É claro que o time está com outra postura tática em campo. Até amigos que torcem por outros clubes reconhecem que o Botafogo está muito mais seguro nas quatro linhas que o Fluminense, por exemplo (grande consolo).

Agora, nesta quarta-feira, às 21h50m, contra o Atlético Paranaense, pela Copa Sul-americana, numa Arena da Baixada lotada, em Curitiba, é que eu quero ver!

Em campo, Vítor Simões + dez reservas, com a zaga sendo composta por Emerson, Teco e Eduardo. No banco, Wellington, Tiaguinho e outros três... reservas ou juniores. Desde já, eu brado por proteção a todos os santos er separo os remédios:

- Valei-me meu Padim Ciço!... Cadê o meu Isordil?!

Luis Eduardo Carmo disse...

Rodrigo,

O time melhorou bastante. Ainda erra muito na defesa, como vc disse, mas está muito mais aguerrido e a marcação é bem mais forte. Os jogadores, mesmo longe do ideal, estão melhor fisicamente. E falam.

Nem sabia que falavam. Reclamam uns com os outros e se 'orientam' (dando uma força).

E o Emerson está fora. Isso não tem preço.

Quanto à Copa Sul-Americana, acredito que o Botafogo não deveria escalar nenhum jogador a ser relacionado para o próximo jogo do Brasileirão. Se finalmente temos uma semana inteira pra treinar, era hora de reunir forças pra brigar pela recuperação.

Essa copa dá pouco prestígio. E dinheiro menos ainda.

SA!

Botalição disse...

E aí Rodrigão!td bem?

No meu parecer,o time melhorou sim. É como vc diz,se deixarem o ES trabalhar poderenos ter um elenco à altura.
Concordo plenamente com o Saulo. temos que protestar sim!já havia conversado com a rapaziada da fúria,botachopp e demais alvinegros para enchermos de faixa o Engenhão, levar apitos pra tocar o zaralho no estádio,pois passamos ser motivo de chacota pros anti-alvinegros. Podem ter certeza que minha faixa estará lá no próximo jogo!

Saudações Alvinegras!

Parabéns Rodrigão! o cantinho botafoguense é show.

Rodrigo Federman disse...

Saulo, eu acho sim, que a torcida deveria levar faixas protestando contra a arbitragem, Rede Globo e tudo mais o que for possível (deixar todas posicionadas em frente às câmeras de tv), mas acho tb que os protestos devem vir de todo o país, em fóruns, blogs, sites, etc...

Fernando, tb acho! Mas vale lembrar tb que o ES só não venceu 4 das 5 partidas pq fomos absurdamente roubados em todas, né?

Hahahaha!Chico, menos mal que eles vem de uma baita sapecada sofrida pelo Náutico, né? Bem que o Lopes poderia dar uma poupada em alguns dos seus titulares tb! heheheh!

Biriba, bem lembrado! O simples fato do Emerson ter saído - pelo visto, definitivamente - do time já é uma prova da evolução!hehehehe!
Acho que a escalação do VS tem uma resposta: Ele perdeu a titularidade para o jogo de sábado!

Fala, Botalição! Por favor, se possível, tire foto e mande da faixa-protesto, ok?
Valeu pelo elogio, companheiro!

Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

enquete barbada mesmo.
rodrigão,
há um pequeno erro no primeiro parágrafo do texto.
"quatro empates e um empate"...
você vive errando. brincadeira!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha!Valeu, Fabião! Corrigirei agora. É que eu não queria escrever "derrota". Odeio essa palavra!hehehehe!
Abs e SA!!!