05/02/10

A euforia é nossa (e é mais do que normal)















Um assunto tem dominado os fóruns e blogs botafoguenses: Efetivar (logo) ou não o Caio no time titular?

Particularmente sou a favor e pelos poucos minutos que teve durante esse campeonato estadual, o meu Botafogo já seria Caio, Herrera, Abreu, Jefferson e mais sete.

Entendo, porém, aqueles que ficam mais preocupados e desconfiados de que o rapaz ainda não esteja preparado para "sair jogando", mas penso que só confirmaremos quando, de fato, tentarmos (dando o mínimo de sequência possível).

Dentro de General Severiano também existe uma preocupação absurda com o "oba oba" em torno do Caio. Tanto que uma noticia do Globoesporte disse o seguinte:

"Preocupação no Botafogo é segurar euforia em torno de Caio.
Técnico Joel Santana destaca atacante, mas freia pedidos de sua efetivação na equipe titular do Alvinegro".

Bom, eu acho que a euforia por parte da torcida é mais do que normal e deve existir, afinal, vimos um futebol diferenciado no garoto. Agora, posso estar enganado e quebrar a cara, mas vi (três vezes) a entrevista do Caio após a partida...
...e percebi um jogador centrado e consciente, respondendo as perguntas maliciosas com bastante desenvoltura, porém, humildade.

Portanto, creio que a maior euforia é mesmo por parte da torcida.

Sendo assim, Caio neles!

Acréscimo: Gostaria de deseja os parabéns e sinceros votos de muitas felicidades, realizações, alegria e saúde para o grande amigo Paulo Marcelo Sampaio (Arquiba Botafogo), que completa mais uma primavera.

Paulão, parabéns!!!

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Antoni disse...

Ele tem que ser titular contra o Resende, isso é certo, o Herrera está suspenso.
Mas dps disso eu deixava ele mais um pouco no banco, mas entrando no início do segundo tempo.

Ah, Renato no lugar do Lúcio Flávio.

Sérgio Henriques disse...

o Herrera está suspenso, naturalmente entra o Caio e assim poderemos ver como ele se sai jogando o tempo inteiro... se mantiver o que mostrou até o momento será titular; caso contrário tem que ir entrando aos poucos até se sentir totalmente adaptado...

Ricardo disse...

Sou a favor de colocar o Caio de início. Esperar o quê? O estadual serve é para isso, fazer os testes e saber com quem podemos contar pro Brasileiro e Copa do Brasil. E digo mais, sendo técnico eu armaria um 4-3-3: fazendo com que os laterais jogassem com preocupações defensivas maiores. Herrera pela direita, Caio pela esquerda e Loco pelo centro, seria um excelente ataque, e Lucio Flavio poderia abastecer essa turma. De resto é armar um esquema defensivo forte e ver o que dá. Por que não?

Rodrigo Federman disse...

Antônio, eu respeito, mas faria o contrário: Deixaria o muleque em campo ao lado dos dois gringos.

Sérgio, mas vale destacar que se for escalado contra o Resende, o Caio substituirá o Herrera. E não é isso que eu peço. Eu gostaria de vê-lo ao lado dos dois gringos. Isso sim!

Ricardo, só não sei se o LF é capaz de abastecer esse trio. Eu tentaria o Renato nessa função. E se não desse certo tb, investiria no RD.

Abs e SA!!!

Fernando Gonzaga disse...

o Caio vai ser titular contra o Resende, mas não acredito que o Joel vai escalar o garoto contra a mulambada na semifinal...e para o bem do Caio, é melhor que ele fique como opção agora, e tenha suas chances no segundo turno...

abraço!!!

andré rj disse...

Fala, Rodrigo!!!

Assisti ao jogo ao lado de um monte de vascaídos, que viram o jogo deles antes, e os mesmos ficaram sem entender com o Botafogo levou de 6 deles... Ok, eles são bem menos críticos do que eu, mas perceberam um mínimo de organização no time comparado a aquela fatídica partida. Eu continuo desconfiado e também ainda não acho que temos time pra ganhar do lixo ou dos flores.
Quanto ao Caio, vou exagerar:

NASCE UM ÍDOLO!!!

Saudações

André Lira

Rodrigo Federman disse...

Fernando, não sei se continuar assim é o "melhor" para o Caio. Considerando que a nossa torcida é bastante impaciente com os jovens, eu concordo com esse ponto de vista, mas como eu penso o contrário (prefiro apoiá-los mais do que as barangas velhas), arriscaria (e daria apoio irrestrito) com o Caio...mesmo contra molambos ou tricoletes.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fala, André! E eu vou lhe dizer outra coisa: Estou contigo nesse "exagero"!rs!
Abs e SA!!!

Flavio disse...

Federman, o rapaz é novo e temos q ir com calma.O certo é q Lucio flavio não pode ser titular desse time.E é bom ressaltar q no banco , ontem, dos 6, 5 eram da base.Acho q o joel pode , sem ninguém perceber, dar uma nova cara a esse time.E acho, ao contrario q pensava, q irá fazer isso.Boa vitoria, mas sem euforia, já q o time está bem longe do ideal, mas começa a tomar corpo de algo parecido com time de futebol, principalmente quando esse imprestavel do LF não joga....
SA

Anônimo disse...

O time precisa de alguém rápido que encoste nos atacantes mais ou menos como o Maiconsuel fazia, o Caio pode ser esse alguém...
Pq no ataque acho que o JS não deve mexer, Herrera e Loco dão conta o último tem evoluido bem nos ultimos jogos...

Thomaz disse...

O legal do que o Caio vem mostrando eh que ele eh rapido e sabe chegar de tras. Nao duvido que ele possa render ainda mais como atacante, mas o fato de ele ter jogado bem no meio campo eh alentador. Tanto o LF quanto o Cajah me parecem jogadores mais de lancamentos do que de chegada.

Aqui no CA jah discutimos a possibilidade do 4-3-3. Eh um que eu gosto, mas para mim as questoes sao que os nossos laterais tem caracteristicas mais ofensivas, e caso a bola nao chegue no ataque algum atacante vai ter voltar para buscar a bola (o que significaria um 4-4-2 com o meio campo provavelmente em losango).

Ou seja, nao sei se queremos sacrificar a ofensividade dos alas por um armador como LF que no momento estah tendo dificuldade em fazer a bola chegar. Talvez o Caio possa se tornar esse armador (tipo um Ze Roberto ou Maicossuel, carregando a bola do meio para o ataque). Aih, faria mais sentido ficar no 3-5-2 mesmo. Sei lah, eh o que acho, mas nao conheco as outras alternativas ao LF.

Unknown disse...

na minha opnião o time titular seria o time q iniciou a partida ontem mas no lugar do Eduardo o Caio,só isso

o LF nao esta bom mas eu acho melhor q o renato cajá...o renato nao tem mt abilidade.....

me respondam uma coisa: o Jancarlos(lateral direito recém contratado)nao esta jogando pq ele é pior q o alessandro ou pq ele nao foi inscrito na taça GB???

Rodrigo Federman disse...

Flávio, eu concordo contigo (e deixei bem claro na minha humilde análise do jogo): Vencemos, mas continuamos sem convencer.
Sobre o Caio, tudo bem...muita calma, mas apesar de jovem, ele é infinitamente melhor do que todos os outros. Só por isso eu acho que a sua entrada se faz mais do que necessária, pois se continuarmos insistindo nos mesmos jogadores sempre, acordaremos lamentando e reclamando todos os dias seguintes às partidas.

Christian, tb acho que a dupla de ataque é essa e ponto final. Além dos gringos, tenho certeza que o Caio poderia fazer - com frequência - a função que exerceu ontem tranquilamente.

Thomaz, esse é o maior dos nossos problemas: Os laterais (principalmente o MC) são mais ofensivos do que defensivos. Se tivessemos o Diego, ficaríamos mais protegidos, liberando esse trio que a maioria da torcida gostaria de ver (Caio e os dois gringos). Enfim, o técnico é o JS...ele que dê um jeito...mas que seja justo, né?!rs!

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João, essa sua mudança tb pode ser interessante, pois qnd foi preciso, o LF até que correspondeu qnd atuou mais recuado com o ES no comando. E já que o Eduardo e ele não marcam, melhor um que tenha o passe mais preciso, né? Boa análise tb!
Não tenho certeza, mas acho que o Jancarlos só poderá atuar (inscrição) a partir da Taça Rio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Resposta ao João: Jancarlos só pode jogar a taça rio por motivos burocráticos...

Thomaz disse...

Eu estou nessa de que a hora eh para testar alternativas. Para mim, a campanha para o proximo jogo eh Eduardo fora do time titular. Somalia estah fora de forma? OK, banco nele. Fahel na zaga? OK, vamos rezar. Sobra quem? Wellington Jr. Se ele nao tem chance agora, vai ter quando?

E vou alem. Vai ver que o Wellington Jr. passou a mao na bunda da mulher do presidente e nao vai entrar em campo jamais. Nesse caso eu consideraria mesmo meter o Cajah no meio e jogar com o LF de segundo volante. Para mim nao dah mais para o Eduardo.

Thomaz disse...

Se eh para ser gradual, meu pensamento eh o seguinte. Barra-se o Eduardo agora. No proximo turno barra-se o Alessandro. Com o passar do tempo a gente ganha uma idea de como eh Fahel na zaga (Alex e Edson para que?). E quem sabe o Caio nao comeca um rodizio para a posicao de meia armador com o LF?

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Christian!

Thomaz, boas observações! De repente o LF render melhor do que o Eduardo ali. Eu não acredito muito, mas em se tratando de Eduardo e LF, tudo pode acontecer!heheheh!
No mais, só o que vc disse explica o fato do W.Jr. ser o único jogador que jamais recebeu uma oportunidade sequer!heheheh!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A cabei de ler que o LF tem 2 cartões amarelos se levar mais um contra o resende não joga a semifinal, vamos torcer galera, hehehehehe e de sobra que o juiz expulse o Eduardo...

Rodrigo Federman disse...

Christian, com certeza os "amigos do LF" já alertaram o JS desse "detalhe" e não me surpreenderei se ele for "poupado" contra o Resende para jogar na semifinal!hehehe!
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. O problema de efetivar o Caio não é o Caio. São os outros sete que você aponta e que o Botafogo não tem, já que você escalaria Jefferson, Herrera, Abreu e Caio. E os outros sete que não temos? Dá uma colherzinha pro Leandro Guerreiro. Vou te contar uma história: "Quando o PC Lima apareceu no Botafogo de volta de um emprestimo da Colombia ou Bolívia, não sei ao certo, era super jovem.Não houve dúvidas em escalá-lo com a camisa 11 do Botafogo. Mas sabe quem eram os jogadores do meio de campo para a frente naquela época? Então anote: Carlos Roberto e Gerson. Rogério, Jair, Roberto. Aí foi só por o PC Lima. Tinha como dar errado? Atás ainda tínhamos o Manga e o Sebastião Leônidas. Portanto tínhamos sete de seleção brasileira". Os sete que conforme sua opinião não temos. Abração. Loris

Rodrigo Federman disse...

Heheheh! É, Loris...com esses caras que vc citou, até qualquer um de nós teria um certo sucesso, né!? Hehehehe!
No caso dos "7 atuais", é uma situação complicada mesmo. Até aceito reduzir para 6 (considerando o LG, apesar de começar a me irritar com ele...rs)! Mesmo assim ainda é quase 50%! ehheheh!
Abs e SA!!!