05/02/10

Nada contra o "homem", mas tudo contra o "jogador"















O volante Fahel comemorou o seu gol na noite de ontem com um "mix" de raiva e alívio.

Ao final do jogo, o atleta (um dos mais criticados pela torcida) deixou o campo chorando e fez questão de agradecer o apoio do técnico Joel Santana, além de prometer um Botafogo cada vez melhor:

"- As pessoas esquecem que temos família, que sustentamos muitas pessoas. Agradeco a Deus por tudo, e este gol foi para o meu filho (João Victor, nascido no fim do ano passado). O Botafogo está de parabéns e vai dar a volta por cima".

Em nenhum momento a gente xinga e nem critica o Fahel marido, filho, pai ou irmão. Xingamos e criticamos (respondo por mim) o Fahel jogador de futebol, que é sim, muito ruim e jamais poderia vestir a camisa do Botafogo. Por isso, não me deixo levar pela emoção quando leio que o Fahel saiu de campo emocionado e "lavando a alma" para a imprensa.

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO VOLTO A REPETIR SOU UM FERRENHO CRITICO DO FAHEL,EDUARDO,LF,WELLINGTON E TANTOS MAIS, MAS SEM ALARDE NADA DE EXCEPCIONAL O FAHEL ONTEM NÃO COMPROMETEU NA MINHA VISÃO DO JOGO - O SEU CHORO PODE SER COMPREENDIDO MAS EM MOMENTO ALGUM TAMBÉM ALTERA MINHA OPINIÃO A RESPEITO DO MESMO OU QUALQUER OUTRO JOGADOR DO GLORIOSO - SE JOGAR MAL VOU XINGAR SE JOGAR BEM VOU ELOGIAR - CONCORDO QUE DEVEMOS TESTAR O CAIO DESDE O INICIO SO NÃO QUERO COBRANÇAS INDEVIDAS AO GAROTO - TEMOS TUDO PARA MELHORAR AOS POUCOS - ACREDITO NO TRABALHO DO TITIO - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS

Rodrigo Federman disse...

Fala, Marcos! É que ontem já li muita gente elogiando o Fahel, lembrando dessa comemoração emocionada. Oras, nós também choramos quando eles entregaram o Carioca do ano passado e nada aconteceu, né? Agora, concordo (e respondi no post anterior) que o Fahel na zaga é "menos pior" (não consigo dizer "melhor"), mas mesmo assim, não dá. Esse rapaz (e outros) não pode vestir a camisa do Botafogo. É uma afronta. Ainda mais quando temos dois zagueiros que não foram testados e que poderiam compor o setor (Edson e Alex). Enfim, vida que segue...mas fica o registro: Fahel, Eduardo, Alessandro e LF...no more!rs!
Abs e SA!!!

snoopy em p/b disse...

fora, fahel!

Anônimo disse...

Grande Rodrigo, retirei o trecho abaixo do VA( Baresi)por concordar, até agora, com o comportamento do Joel.Quem vive o dia dia é que sabe com quem pode contar.Ano passado, por pressão da torcida, alguns jovens tiveram oportunidades e não fizeram nada demais.Veja a diferença com o Caio, sempre que entrou foi bem.Lembra do Jorge Luiz, que eu comentei que arrebentava nos treinos em Saquarema ? Pois é, nem banquinho mais..É a cabeçinha meu amigo, falta estrutura, arruma chuteiras amarelas, trancinhas, "bons amigos" e a mulherada chegando junto...Escafedeu-se, e parecia bom jogador.Não sou dos admiradores do natalino, mas também não sou radical e cri cri quando cismo ou não gosto de alguém.É fato , gostemos dele ou não, que é um cara competente e sabe o que faz.Já falei muito, leia o texto do Baresi que diz muito... Um abraço do JOTA
Joel Santana: corre a informação aos mais chegados de que fará uma transformação no time assim que tiver tempo. Várias modificações. Alguém reparou o banco de reservas? Estavam Renan, Júnior, Wellington Jr., Caio (todos vindos da base), Wellington e Diguinho. Está sendo cuidadoso ao extremo para conquistar o grupo. Vai continuar prestigiando os "indesejáveis." Assim, obtendo a recuperação, terá mais gente para correr por ele a qualquer custo. Dois jogos e duas vitórias em pouco mais de uma semana de trabalho. É competência. Aos poucos está acertando o sistema defensivo. A facilidade que teve o América não aconteceu desta vez. O adversário até tocou muito a bola no campo ofensivo. Mas não apareceu jogador algum na frente de Jefferson. Pena que não tem um ou dois jogadores capazes de desequilibrar. Se a diretoria conseguir, certamente Joel colocará o Botafogo na final do estadual.

Gil disse...

Fala Rodrigão,

Uma vez lento flávio, sempre lento flávio!

Mais uma vez concordo plenamento contigo!
Quantas partidas fizeram o peladeiro presepeiro eduardo, cone fahel, esforçado alessandro e amarelo lento flávio?
Desse total quantas boas partidas fizeram? Dessas todas quantas jogaram bem?
Que lembre, esse ano, o peladeiro presepeiro eduardo nenhuma!
Que lembre, esse ano, o amarelo lento flávio só jogou bem na primeira rodada!
Que lembre, esse ano, o esforçado alessandro nenhuma!
Que lembre, esse ano, o cone fahel não compremeteu no jogo de ontem!
Só estou falando desse ano e é melhor não lembrarmos do ano passado.

São fracos e se estivessem no mundo corporativo a empresa Botafogo já os teriam demitidos. É assim com todos nós e quando demitimos ou somos demitidos a empresa não quer saber quantos filhos temos, se temos filhos com problemas e precisam de um plano de saúde. Se somos arrimos de família e temos um pai ou mãe que dependem do nosso suado dinheiro.

FORA ESSA CORJA DE DIRIGENTES!
FORA lento flávio, presepeiro peladeiro eduardo, esforçado alessandro e cone fahel!

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabião, há quem goste (por pior que seja o nosso elenco)...

Jota, eu li o VA e juro que torço para que td isso aconteça, mas desculpe, continuo convicto de que existem casos em que não precisa viver o dia a dia para se constatar algo. O Fahel é um exemplo. Outra: não vi jovens com reais oportunidades no ano passado. As poucas vezes que jogaram, eu sinceramente preferi o RD ao que tem feito o LF e tb não vejo diferença alguma entre o Gabriel e MC.

Pois é, Gil! É por isso que eu não concordo com os que dizem que Fahel é importante por causa do jogo aéreo e marcação. Esse cara é um perigo constante em cometer faltas e pênaltis. Além disso, temos sim, melhores opções. Basta pensarmos como manda a tradição do Botafogo: GRANDE!!!

Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Olá amigos.

Não vi o jogo todo ontem. Mais pelo pouco que eu vi (Dos 15m do segundo tempo até o final), deu para perceber uma coisa. Como eu tinha comentado no blog do Fabio, senti uma certa melhora no sistema defensivo. Porém saliento algumas coisas.

1 - Madureira não é teste.

2 - O Rodrigo falou que nosso principal problema é a zaga. Eu discordo, acho que hoje o nosso principal problema é o meio de campo. Honestamente o Fahel pode até ter feito uma boa partida contra o poderoso Madureira, porém eu não me engano, ele é muito limitado para jogarmos uma seria A por exemplo. Já que ele tem contrato até 2011 e pelo visto o Botafogo não vai rescindir. Ele tem que ser no Máximo, repito no máximo reserva do L. Guerreiro.

3 - Precisamos de dois volantes que saibam marcar e dar dinamismo ao jogo. EX: Kleberson e Willians do Framengo. Jogadores que saibam fazer aquele "vai-e-vem". Eduardo não serve. Acho que já passou da hora de testarmos o Somália e o W. Junior até mesmo para ve se eles servem para essa função. Algo me diz que o W. Junior tem serias dificuldades na marcação. Se o Joel conseguir que ele melhore isso, pode se tornar um belo segundo volante.

4 - Quanto a meia de criação, ficou claro que L. Flávio não da mais. Como já citou um amigo, se ele quiser vaga no time, tem que aprender a marcar forte, fazer cobertura de lateral, entre outras coisas. Enfim sair com a bola dominada, em vez de receber a bola de costa para a marcação. O mesmo se aplica ao Renato, bom jogador, porém tão lento quanto ao L. Flávio, na minha opinião no máximo um reserva. Se relamente se concretizar eu acho que a chegada do Morais seria uma boa.

Quanto ao ataque. Discordo de muitos que digam que o Caio possa fazer a função do L. Flávio. Na minha opinião, o futebol dele lembra muito ao do Jobson. Ele é ATACANTE. Temos por enquanto 3 jogadores confiavéis para a posição. Ainda não vimos o Junior e o Alex terem oportunidades reais de poderem mostrar o seu futebol. Porém acho que junto com o gol é a posição que estamos mais bem servidos.

Enfim, acho que hoje honestamente no meio de campo do time o único que tem vaga parafazer a função do Fahel é o L. Guerreiro. Temos mais 3 vagas com posições em aberto.
SAN

disse...

O Joel não pode sair trocando a torto e a direito. O problema não é só tático e de entrosamento. Fazendo isso, com certeza o clima ficará pesadíssimo, aí niguém vai conseguir fazer coisa nenhuma.
Na minha opinião o JS está certo, arruma o time com os que já estão jogando e depois de arrumado vai mudando algumas peças para dar consistência.
Realmente o nosso maior problema agora é a ligação da defesa com o ataque. Estamos sem essa ligação, mas teremos que usar o que temos mesmo e não vejo ninguém tão bom assim pra resolver o problema de imediato. O W Junior pode ser uma solução, mais não sei porque não é escalado.
Vamos aguardar.
Acredito que se fizermos um bom primeiro tempo contra o Resende e marcarmos pelo menos uns 3 gols, acho que o Joel pode fazer experiências interessantes.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Gustavo, vc foi perfeito: Madureira não é teste.
Agora, continuo acreditando que a defesa é o principal problema. Explico: Diferente do meio de campo, que em minha opinião é mal escalado (temos boas alternativas entre os suplentes), a zaga não tem diferença alguma entre titulares e reservas (apostaria no Alex).
Quanto ao Caio, ontem ele jogou como o Zé Roberto nos bons tempos de Botafogo, compondo o meio, mas com liberdade total no ataque. E sinceramente? Fez toda a diferença, pois acho que deixá-lo apenas na frente é disperdício, visto que ele é MUITO MAIS inteligente (e habilidoso) do que o Jobson, que só servia para ficar naquela posição em que terminou o Brasileirão do ano passado.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gê, o problema é tentar arrumar o time com os que estão jogando...quando estes são AC, Eduardo, LF, Alessandro, Fahel...
Amigo, esperaremos até "agosto"...
"a gosto" de Deus...
Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Rodrigão, também acho que a zaga não inspira confiança. Agora, que suplentes são esses para o meio de campo? W. Junior? Pode até ser bom de bola, mais pelo o que eu vi na seleção sub-20 tem sérias dificuldades na marcação. Somália? Pode até ser mais pelo pouco jogou não me pareceu ser um "sumidade".

Quanto aos meias. R. Dantas? Concordo que devemos testá-los principalmente no carioca, porém me parece ser um jogador muito mais para compor um elenco do que para ser titular inquestionável do Botafogo.

Quanto ao Caio, continuo sustentando a tese que ele tem que entrar no segundo tempo das partidas (pelo menos por enquanto). Até porque, muito dos gols e jogadas que ele fez, foram contra times pequenos e com as defesas do time adversário já cansadas e mais expostas. Jogar desde o início contra um Unimed da vida e receber marcação individual de um Gum da vida é completamente diferente. Porém vai ser bom ele começar jogando contra o Resende até para vermos que ele é capaz de fazer.
SAN

Anônimo disse...

Continuo mandando essa bosta ......
VTNC,VTNC,VTNC,VTNC........

Alex -Juiz de Fora -Mg

Thomaz disse...

O Gustavo tocou em dois ponto que eu tb gostaria de tocar.

(1) O LF ganharia muito se aprendesse a marcar. Assim poderia jogar de segundo volante e ajudar na saihda de bola (como fazia o Juninho Pernambucano). Acho que deve ser por isso que o Eduardo continua no time; no papel o Eduardo tem bom toque de bola e sabe marcar. Infelizmente nao temos visto isso em pratica.

(2) Apesar das boas atuacoes, o Caio em principio eh atacante--no momento ele estah mais para Jobson que para Maicossuel. No entanto, tendo oportunidades, quem sabe ele nao cria raizes no meio campo? Tal como o LF poderia se adaptar, parece que o Caio jah estah se adaptando.

disse...

Rodrigo,
Provavelmente o Caio deve começar jogando contra o Resende, aí veremos seu rendimento num jogo inteiro. No banco de reservas contra o Madureira já deu pra perceber que teremos modificações (não imediatas). A zaga conseguiu pelo menos mostrar avanço nesse jogo. O meio agora é que precisa de mudanças e principalmente de atitude, não digo nem de novos jogadores de imediato, mais sim de arrumar com o que temos mesmo. A ligação com o ataque praticamente não existe. O Marcelo Cordeiro sobe tanto que fica um buraco em suas costas, assim é complicado.
Vamos aguardar Domingo.

Saudações Botafoguenses

Thomaz disse...

O jogo contra o Resende vai ser bacana para ver o Caio no ataque, o que significa que o LF deve mais uma vez jogar no meio (duvido que o JS vah barra-lo pelo Cajah, mas quem sabe?). O que eu queria ver para esse jogo eh alguem no lugar do Eduardo. Ateh entendo quando o pessoal diz que nao rola do JS sacar todo mundo. Ora, o Eduardo nao tem o transito do LF e Alessandro com o resto do grupo. E alem disso, nao poder mudar todo mundo de uma vez nao significa nao poder mudar ninguem! Para mim, o jogo contra o Resende eh para Wellington Jr. Se ele nao tem chance agora (com o tal do Somalia ainda fora de em forma e com o Fahel na zaga), ele vai ter chance quando?

Rodrigo Federman disse...

Gustavo, o que quero dizer, é que: Faz mais diferença tentarmos W.Jr., RD, Renato, Diguinho ou qualquer outro no meio de campo (se comparados com os titulares) do que continuarmos na troca de AC, FF, Wellington, Fahel, Edson e Alex na zaga! No meio dá para minimizar os estragos (basta querer), enquanto que na zaga, é bem difícil!
Eu respeito a sua maneira de pensar, mas eu sou daqueles que se o garoto é bom, deve jogar desde o início. Até pq, zaga do Madureira ou qualquer outra desses timinhos, é igual (cansada ou inteira). Eles são fracos. Tudo bem que contra os grandes a coisa muda, mas eu aposto que se deixarmos o Caio tranquilo para desenvolver o seu futebol, ele entortará esses Gums, Álvaros e Angelins da vida...

Fecho contigo, Alex!!!

Thomaz, eu já desisto e nem acredito mais em LF. Eu queria que ele tb se tocasse, mas hj ele está mais para "ex-jogador em atividade".
Sobre o Caio, eu aposto que se deixarmos, ele renderá ainda mais atuando como ontem: Fechando e ajudando o meio, chegando de frente e com total liberdade no ataque. Temos que aproveitar que ele é novo e tem fôlego.
No mais, desisto do W.Jr. O caso dele é muito estranho, pois realmente não dá para entender pq nunca tem uma chance sequer...

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gê, tomara que ele seja escalado e arrebente. Mas veja bem: Independente do que acontecer no domingo, estaremos sem o Herrera. E digo isso pq eu gostaria de ver os três juntos (Caio, Herrera e Abreu). Aí sim, analisaria com calma, pois contra o Resende a avaliação - em minha opinião - será "incompleta".
Abs e SA!!!

Thomaz disse...

Ge, vc tocou em um ponto que acho bem importante Eh preciso acertar quem vai fazer a cobertura do Codeiro quando ele se mandar para o ataque.

Rodrigo, o dedo que vi do JS nesse time ateh o momento foram as jogadas ensaiadas em jogadas de bola parada. Alem disso, dizem que ele estah acertando o emocional do time, quanto a isso jah nao tenho ideia.

Rodrigo Federman disse...

Thomaz, quanto ao psicológico, eu concordo: O JS sabe trabalhar legal com esse jeitão dele!
Nas jogadas ensaiadas, eu acho que é mais o fato de finalmente termos acabando com a maldita mania de deixar o LF cobrar TUDO!!!
Ontem o MC cobrou mais e com muito mais perigo!
Abs e SA!!!

disse...

É gente,
eu sei que tem que mudar o meio, mais eu fico pensando no seguinte:
O Eduardo é fraco, no lugar dele entraria quem ? W. Junior dizem que não marca, Renato dizem que é lento igual ao LF, Somália ainda não está pronto (desculpa, mais não acredito nisso), RD nas vezes que entrou não mostrou uma sequência satisfatória (regularidade) que eu considero até normal por não ter ritmo de jogo. Com o LF é a mesma coisa.
Por isso que eu acho que se fizermos um bom primeiro tempo contra o Resende, o Joel poderá e acho que deve fazer modificações para testar novos jogadores.
É esperar pra ver.

Saudações Botafoguenses

Rodrigo Federman disse...

Gê, apesar de "imaginarmos" que as mudanças no meio possam ter poucos efeitos práticos, só saberemos se tentar, cara.
É isso que eu tanto cobro: Se insistimos com a ineficiência do Eduardo, pq não tentar o W.Jr.? E a lerdeza do LF? Pq é melhor do que a do Renato? O mesmo serve para o RD, etc...
A hora de testar é agora, no estadual.
Abs e SA!!!

Gustavo disse...

Grande Rodrigão. Por isso que este espaço é legal. Conversas em alto nível.

Entendo o que você falou a respeito da zaga. Mais eu acho que o rendimento da zaga é fruto também do rendimento da proteção do meio de campo. Isso não tira a nossa necessidade de um zagueiro mais qualificado. Quando eu falo que o W. Junior tem problemas na marcação é porque o J. Santana está propondo um 3-5-2 disfarçado.
Imagina um time com por exemplo, hipoteticamente um Jancarlos se mandando, um Caio com liberdade, M. Cordeiro como ponta esquerda e W. Junior chegando ao ataque. QUem marcaria? Quem faria a cobertura? Certamente o Eduardo é titular do time hoje porque é canhoto e teoricamente fecharia o setor do M. Cordeiro(coisa que ele não está fazendo). Acho que o W. Junior é ambidestro. Poderia jogar como volante pela esquerda. Agora para isso tem que fazer um trabalho físico e melhorar muito a sua marcação. Pois pelo pouco que eu o acompanhei, mostra uma certa habilidade, bom domínio de bola e uma certa técnica. Agora imaginem num escanteio, onde os zagueiros vão para área e ele como volante fica para fazer a cobertura. Num contra-ataque vem Adriano ou um Fred, contra o W. Junior (com o seu atual físico) na marcação. Enfim. Acho que temos qu encontrar um equilíbrio nesse termo (defesa - ataque).
SAN

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Gustavo!! Faz todo o sentido, e resumindo: O setor defensivo (começando pelo meio de campo) está muito ruim e pode ser uma das razões do LG ainda não ter realizado uma boa partida. Ele tem corrido, corrido e ficado a maior parte do tempo perdido.
Acredito que o W.Jr. poderia dar caldo tb no setor, mas claro, como vc disse: Sendo preparado e instruído. Só acho que teríamos que aproveitar o carioca para fazer isso, pois depois não poderemos perder tempo na CB e Brasileirão.
E vou além: Procuraria ver a real situação do Túlio e se clinicamente estiver 100% daria, enfim, uma oportunidade aonde ele se destacou no Coxa, pois querendo ou não, ele sempre que entrou, foi para quebrar galho ou no improviso.
Abs e SA!!!