08/02/11

El Elegido
















De arrepiar!

Assim eu classifico a crônica escrita pelo jornalista uruguaio Alejandro Figueredo - à pedido do Lancenet - sobre o Loco Abreu:

"No Uruguai, não existe uma pessoa que desconheça a cavadinha de Loco Abreu. Em 2 de julho de 2010, ela ficou imortalizada ao classificar a Celeste para a semifinal da Copa do Mundo. Tal foi o impacto da cena contra Gana, que Loco Abreu acrescentou a palavra cavadinha ao próprio autógrafo. Porém, não foi a primeira vez que ele bateu um pênalti assim. El Loco fez isso contra o Brasil, na Copa América de 2007. Ele acertou.

Não lhe pesa parar repentinamente na frente da bola. Ainda assim, Loco perdeu cobranças ao aplicar o estilo, inclusive em decisões. Em uma final no México, Abreu fez a cavadinha e deu errado. A torcida do Tecos de Guadalajara acabou por não celebrar essa loucura.

Loucura ou genialidade? Coragem ou categoria? Irresponsabilidade ou inteligência? Muito já foi falado sobre a cavadinha. Para mim, Loco Abreu é El Elegido (O Escolhido). O batizei assim na Copa do Mundo. O destino, ou sei lá qual razão, coloca Abreu sempre no lugar certo.

Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010 o caminho uruguaio parecia fechado, até que apareceu o Salvador do Centenário e sua cabeçada para encaminhar a classificação contra a Costa Rica.

No Mundial, Loco Abreu falou com o treinador Oscar Tabarez: “Mestre, o quinto pênalti é meu”. Inicialmente, Abreu estava escalado para a terceira cobrança diante Gana.

Para o apoiador Sebastián Eguren, Loco Abreu deu o recado no último treino antes das quartas de final: “Se precisar, vá tranquilo bater o seu, pois vou fazer a cavadinha”.

Abreu é assim. Determinado, corajoso e místico. O 13 é acompanhado pelo extremo rigor religioso. A Virgem de Verdun jamais o abandonou.

Por tudo isso, Loco Abreu é O Escolhido. Os torcedores do Botafogo sabem disso. E agora, os do Fluminense também".

Realmente não existe outra classificação para esse cara: É ídolo e ponto final.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Grande Rodrigo...

enquanto lia seu post, fiquei pensando em como passamos tantos anos tristes sem um ídolo.


Acredito q, desde 1995, não temos alguém q tenha assumido o posto com tanta segurança. Passamos por vários times sem graça, cheios de ilustres desconhecidos ou até mesmo com estrelas, como com o Bebeto, mas ngm realmente veio pra assumir a condição q o Loco conseguiu. Nossa carência ficou evidente qdo a torcida fez aquela festa desmedida pra chegada do Castillo, o anão uruguaio, um goleiro desconhecido e, posteriormente, um tremendo frangueiro conhecido...
Nem mesmo o melhor time q tivemos nesse tempo todo, o carrossel do Cuca de 2007, nos forneceu um ídolo de verdade. Tivemos até (muita) boa vontade de colocar o Dodô no posto, mas o mesmo não se deu conta da importância do q lhe era oferecido e desdenhou. Duas vezes.

É incrível q qdo o indivíduo nasce pra ser ídolo ele o é e pronto. Acho q assim é o Abreu, q consegue cativar em uma torcida acostumada a craques, uma idolatria à um jogador mediano/bom tecnicamente, mas q carrega consigo um coração corajoso como o de um botafoguense.

Salve El Loco!

Abraço,
Marcus

Rodrigo Federman disse...

Falou tudo, Marcus! Nós até tentamos fazer do Dodô (muitos, inclusive, perdoariam as duas primeiras "traições") um ídolo, mas burro e ingrato, ele não "aceitou". Azar o dele, afinal, somos MUITO MAIORES. Já o Loco, sem o talento do Dodô, topou a parada e em pouco tempo já fez muito mais. Ele é daqueles que fazem os torcedores adversários pararem para acompanhar um jogo do Botafogo. E os botafoguenses, então, nem se fala!rs.
Abs e SA!!!

corvo disse...

imaginem um jobson com a cabeça do loko.

Anônimo disse...

sem falar o elevado nível cultural. como resposta pro idiota que perguntou o que ele falou com Fred na hora da discussão em campo, ele respondeu: é que o fred me convidou prum churrasco depois do jogo e eu disse que nao poderia ir,pois, teria que acordar cedo no dia seguinte pra levar os filhos pra escola. por isso discutimos.
Que outro jogador seria tão sarcástico e irônico?
jacob

Rodrigo Federman disse...

Corvo, o Jobson é talento difícil de ser achado sempre, mas cara, nunca achei essa monstruosidade toda.

Principalmente pela inteligência, pai. Com a bola nos pés o Loco é normal, mas nas palavras, carisma e personalidade, é quase genial.

Abs e SA!!!

Ari Dias disse...

Tem jogadores que tem talento e não tem carisma, tem jogadores que tem carisma e talento, mas não tem estrela. Loco Abreu, tem talento, apesar de muitos acharem que não, tem carisma de ídolo pra em pouco tempo ganhar toda a torcida e tem estrela de sobra pra decidir nos momentos difíceis. Aliás agora ele carrega a maior e a mais bonita das Estrelas no lado esquerdo do peito.
SALVE LOCO ÍDOLO SEMPRE.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Ari! Falou tudo e mais um pouco! rs.
Abs e SA!!!

Alberto disse...

Reportagem de hoje no Globo Esporte, sobre a loucura no futebol e o nosso Loco Abreu:

Clique aqui

snoopy em p/b disse...

rodrigo,
o jobson fininho, com vontade e uma cabeça do loco é uma monstruosidade.

mas tenho a impressão que nunca mais veremos essa monstruosidade. apenas lampejos...

Rodrigo Federman disse...

Fabião, como eu já comentei algumas vezes contigo, concordo que ele tem um talento acima da média, mas nunca vi nada de tão "sobrenatural" nele assim, saca? Bom jogador? Inegavelmente. Mas para mim, não vai além disso.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Alberto. O cara está sempre em evidência. Não há outra palavra que classifique melhor o Loco, que não seja ídolo!
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O uruguaio não é só Loco porque faz loucuras, mas porque não deixa nenhuma pergunta imbecil sem uma resposta inteligente!!! Pré primário neles! Os imbecis precisam aprender com esse "louco gringo" a dar entrevista!!! Aprende Muricy, Filipão, Joel Santana, Luxemburgo, Leão, Tite e todos os jogadores do Brasil.

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Paulo. Tanto que no último jogo, ficou claro que o repórter do PFC estava nervoso e se justificando antes mesmo de completar a pergunta par ao Loco. Tudo para não levar uma patada. Hehehhe!
Abs e SA!!!