Último jogo.
Esperanças remotas de uma vaga na próxima Libertadores.
É vencer o Unimed FC e torcer por uma série de resultados dos outros clubes.
Eu sinceramente não acredito, mas matematicamente ainda é possível.
Bom, seja o que Deus quiser.
Pra cima deles, Fogão!
SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!
16 comentários:
Um pouco longo, desculpem-me.
Rodrigo, com todo o respeito que tenho pelo amigo, a expressão “pra cima deles fogão!”, que encerra os posts nos dias de jogo, no contexto atual, soa como uma piada macabra. Claro que entendo que você faz o teu papel de torcedor e tem mais é que agir assim mesmo. O nosso mantra deveria ser sempre ‘PRA CIMA DELES FOGÃO’. No entanto, hoje e somente hoje, não estou me importando com a sorte do Alvinegro.
Nós somos os únicos que não temos culpa pelo que está acontecendo. Estou particularmente irritado, pois poderíamos estar na disputa do título do campeonato mais importante do Brasil e um dos mais difíceis de se ganhar no mundo inteiro. Hoje, vou torcer contra, ou melhor, não vou torcer para vencer o jogo, pois não me imagino torcendo contra o meu time. Não me lembro jamais de ter centrado meu pensamento contra o Botafogo, mas hoje eu quero que perca a vaga. Não quero que o Botafogo vença o co-irmão da segunda divisão.
Aturo, há muito tempo, times fracos, elencos idem, treinadores ruins, “vocação para o erro” e outras vicissitudes mais, comuns a quem torce pelo alvinegro. Nunca, porém, vi uma diretoria jogar a dignidade do Botafogo no lixo. A tabela marcava o jogo contra o Unimed no “João Havelange”, com mando de campo para o Botafogo, que, não obstante todos os desacertos, ainda tem uma remota chance de classificação para a Libertadores. Vai a direção do Botafogo e fica de quatro para os mandantes do futebol brasileiro e – OUTRA VEZ, MEU DEUS! – para os queridos co-irmãos cariocas. Abrir mão de jogar no próprio estádio, na minha opinião, é o fundo do poço. Parece até que o mando é do Unimed (nem estranho, pois o nome do estádio é de um florzinha da segunda divisão). Tratam o Botafogo como time de menor expressão, como uma força (?!?!?) de intermediária para baixo. O Botafogo se rebaixou a um nível nunca imaginado por Carlito Rocha, Altemar Dutra de Castilho, Xisto Toniato, João Saldanha, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Gerson, Amarildo, Jairzinho (esse aí anda apoiando os três patetas!) e mesmo o Bebeto de Freitas, por quem tenho respeito e sabe-se lá em que circunstância obscura desistiu do Botafogo.
Continua...
Os que hoje representam o Alvinegro merecem nada mais do que a derrota, já que tem contribuído para isso há anos. Falo dos dirigentes, que não impõem o necessário respeito, mas falo também dos jogadores, que fingem que seguem as diretrizes dos que, pelo menos formalmente, estão no poder e saem entregando a paçoca de um modo absurdamente inexplicável (seis rodadas atrás ainda disputávamos o título!!!). Ainda quanto aos dirigentes, lembro-me de Ariano Suassuna: “são subservientes em relação aos superiores (co-irmãos incluídos) e prepotentes contra os mais fracos” (o jovem Caio, por exemplo).
Como eu disse num post anterior, ao abrir mão de jogar naquilo que ainda pensa que é a sua casa, o Botafogo vendeu a honra por uma bagatela. Perdeu a dignidade por um preço vil. Jogou no lixo a sua gloriosa história. Esse Maurício Assumpção não aprendeu sequer aquela lição básica: “não abrir a boca antes de aprender qual é o momento certo de mantê-la fechada!” Pagou um mico descomunal, ao fingir que rugia alto, dizendo que jogaríamos no “João Havelange” e agora teve de enfiar o rabo entre as pernas, atitude a que já se acostumou nesses três anos e na qual irá permanecer no próximo triênio. O Botafogo de hoje não merece nem mesmo a paixão dos milhões de torcedores que ainda insistem em cultivar o amor pela Estrela Solitária. Todas as vezes em que penso nesses sujeitos, lembro-me da velha máxima: “A demonstração de fraqueza atrai o agressor”.
Hoje, tenho vergonha de dizer que sou Botafoguense, não pelas derrotas em campo, coisa absolutamente normal, mas pela abdicação da grandeza, por ter se submetido a uma decisão como essa. Está aberto o precedente para que ninguém mais tribute o menor respeito ao Botafogo.
Já falei antes e falo novamente. Imaginem o cenário, meio fantasioso, reconheço: tropeços de Coritiba, São Paulo, Figueirense e Inter; empate do Botafogo contra o Unimed, lá em Volta Redonda! Por menos que o ex-glorioso mereça, essa direção levará a culpa para o resto da vida, pois sempre diremos que se o jogo fosse no Engenhão (ops!, João Havelange) venceríamos e estaríamos classificados. Sei que isso não vai acontecer e torço para que esse ano botafoguense seja esquecido. Deixem os três co-irmãos lutarem pela Libertadores. Eles merecem. Quanto a nós, iremos firmes para mais uma eliminação na SA e outra na Copa do Brasil. Em honra ao meu pai, vou torcer para que o Vasco leve o título.
Sei que não será fácil para mim, mas vou tentar me afastar por um tempo, até que eu esteja convencido de que recuperamos a honra perdida. Como torcedor, não consigo aceitar o fato de que os dirigentes do Botafogo, detentor do mando de campo e ainda brigando – quase sem chances, repita-se – por uma vaga na Libertadores, deixaram de lutar para fazer valer o seu DIREITO de jogar no estádio do qual o clube faz a sua morada e seu domínio. Para mim, já era! Nada terá sido mais pernicioso e nocivo ao Botafogo nos últimos anos do que essa postura pusilânime! Uma ou outra goleada sofrida em campo é capaz de abalar tanto assim a estrutura de uma instituição de futebol com a marca do Botafogo (perdemos de 6 para o Vasco e nos recuperamos).
Vou ignorar o estadual. Eu me recuso terminantemente a me contentar com dois títulos estaduais por década. Isso é pretensão de quem não pensa grande, de quem não almeja glórias relevantes (parece-me que é o caso das cabeças que “comandam” o Botafogo nos dias de hoje).
Desculpem-me os amigos pelo longo texto, mas fica o registro do meu desabafo.
Volto aqui mais para perto do natal.
A partir de hoje, nas poucas vezes em que eu postar um comentário, vou encerrá-los imitando Catão, o Velho, Senador Romano, que encerrava seus discursos, qualquer que fosse o tema, com a expressão “delenda Cartago”, defendendo a destruição completa da cidade inimiga quando das guerras púnicas. Meu “grito de guerra” será sempre:
FORA MAURÍCIO OMISSÃO!
Abraços.
Grande Levi! Eu entendo (e concordo com praticamente tudo) perfeitamente o que vc diz. Não dá para torcer contra mesmo. Mas independente do resultado, essa diretoria merece/precisa ser cobrado e com certeza eu - daqui do humilde espaço - não darei mole e ficarei marcando pressão nessa gente.
Abs e SA!!!
Se o GLORIOSO vencer hj, será a tristeza maior dos inimigos do BOTAFOGO, as orcas, o omissão e as malùs, não terâo motivos para o churrasco comemorativo, após o jogo.
Jorge, que façamos a nossa parte e os outros resultados também ajudem.
Abs e SA!!!
Fala Rodrigão,
Atualmente tudo está me deixando depressivo e sofrido. Passei a manhã em supermercados e shoppings, acabei de chegar em casa e estou com uma inveja danada de ver o orgulho dos vascaínos na rua. Estão em quantidade igual ao dos “mulambos”.
Levi bato palmas e concordo plenamente com o teu pensamento!
Vou repetir comentário que já fiz:
Estaremos na torcida, mas não acredito nesse time. Não acredito nos dirigentes.
O atual clube e time andam debilitados, não incomodam e principalmente não preocupam os adversários, hoje chamados de co-irmãos.
Atualmente somos apenas figurantes e nunca protagonistas. Somos um clube e time eternamente acomodados.
Quando a grandeza e a glória serão recompostas?
Quando voltaremos a vibrar e nos sentiremos orgulhosos?
Quando o time redescobrirá o caminho das vitórias, conquistas e títulos?
Os medíocres, submissos, incompetentes e conformados dirigentes não sabem que só assim reconquistarão o respeito, o amor próprio dessa sofrida torcida. Queremos e temos o direito do renascimento, do amor próprio e principalmente do orgulho de bater no peito e gritar para todos que SOMOS BOTAFOGO!
Abs e Sds, Botafoguenses!!!
Pois é, Gil. E fica a pergunta: Será que continuaremos sendo coadjuvantes em 2012?
Abs e SA!!!
Que merda, você viu a entrevista? O Alessandro vai renovar. Palhaçada!
FF, ainda bem que não vi.
Abs e SA!!!
Rodrigo,
Sem nenhuma conotação politica ou provocativa.
Cada clube tem o ídolo que merece!
No Vasco, que merecia ser o campeão, tem os velhinhos Fellipe e Juuninho, mais o Diego Souza.
No Framerda, tem o dentuço, tem o Thiago Neves.
No Frugay, tem o Fred, tem o Deco.
No Botafogo tem o Jumento e o "Caneludo Embusteiro"
Acho que isso explica, a nossa situação.
Patinhas.
Patinhas, além de não invejar os "ídolos" do Flamengo, eu prefiro reforçar que cada time tem um elenco e profissionais que merece. Nós temos AS e AB! Isso sim é mais grave, amigo.
Abs e SA!!!
Eu juro que gostaria de me desapegar do Botafogo...repito...desapegar, nao deixar de amar.
Mas ser Botafogo é mais forte, e apenas o tentar desapegar já deixa um vazio muito grande.
É uma pena que os dirigentes do Botafogo nao entendam o verdadeiro sentido de ser Botafogo, de amar o Botafogo, o de querer ver brilhar com intensidade a estrela do Botafogo.
Estamos entregues a um monte de bostíferos que visam as cifras e a ingesta de calorias.
E por fim, digo mais uma vez, gostaria de me desapegar desse Botafogo, mas nao deixarei de mar, jamais.
Aliás o meu amor pelo Botafogo só vai acabar quando DEUS envelhecer.
Anônimo, em 3 anos eles já conseguirão fazer vários botafoguenses desapegarem do clube. Imagina o que não terão feito no final de 6 temporadas, hein? Vamos nos preparar para o pior (desde já).
Abs e SA!!!
E agora eles vão curtir as suas férias imerecidas, ás custas da oportunidade que este clube Glorioso lhes proporcionam...
Enquanto isso, nós seremos motivos de chacota até a épica conquista de mais um Estadual.
Aumentar a dívida do clube pra isso?
Esses caras têm interesses políticos e muitos dos que os apóiam há muito mamam nas tetas dos governos, carioca e federal.
Tem tempo que eu não converso sobre futebol com meu filho... e lhes garanto que o Botafogo não verá um tostão do meu modesto dinheirinho!
Fora cambada de idiotas!
Rodrigo,
Sem nenhuma dúvida, eu fecho contigo na parte que toca a direção, temos os piores dos piores.
O nosso erro foi aceitar que essa corja nos enganace, com tanta facilidade.
Usaram esse ídolo de barro, pra esconder as maracutaias e mazelas.
Esse ano foi uma fest só, cmisas comemorativas, feijão do fogão em diversos lugares, bonequinhos do caneludo, inauguração de sauna, melhorias de pscna pra velharada malhor o saco.
enfim festa é que não faltou, mais o que é importante,um time decente com obrigações, isso não foi levado em consideração.
triste fim de ano pros botafoguenses de verdade, como voce, eu eoutros que por aqui escrevem.
Patinhas.
Tone, o lance é que em GS existe uma quadrilha, cara. O Botafogo nada mais é - para eles - do que uma forma de enriquecimento rápido!
Exato, Patinhas! Não a toa privilegiam tanto esse mkt mixuruca e que eu chamo de blá blá blá. Tudo para esconder as maracutaias, fracassos, mentiras e podridão!
Abs e SA!!!
Postar um comentário