20/09/16

Pena que demorou tanto




É impressionante como a presença do Carli na zaga botafoguense dá um salto de qualidade absurdo. Além da sua presença e tempo de bola, passa até mais segurança ao jovem Emerson e ao instável Emerson Silva.

Tudo isso por causa apenas do argentino?

Sim, sem sombra de dúvidas.

E, aliás, desde o campeonato estadual nós estamos falando sobre isso: Tirando os problemas físicos, o Carli jamais poderia ser reserva no Botafogo. Principalmente do Renan Fonseca, tratado como imprescindível, líder e capitão durante boa parte do trabalho do Ricardo Gomes e até no início do Jair Ventura.

E não é apenas a torcida que sempre falou sobre isso.

No domingo, após o triunfo sobre o Vitória, o Carlos Alberto Torres (de quem não gosto - como analista/comentarista) foi curto e grosso em uma mesa redonda do canal SporTV:

"- O Botafogo começou a se equilibrar quando tirou o zagueiro central, o Renan Fonseca. O Botafogo levou três gols (do Cruzeiro) em cima dele. E fora os outros jogos em que ele falhou infantilmente. Quando corrigiram o erro que levou o Botafogo a perder tanto...No momento em que tomaram coragem e disseram, 'meu amigo agora você vai descansar', o time cresceu. Isso é be-a-bá. Insiste, insiste no erro...Era titular absoluto".

Fato! 

E pensar que deixamos pontos preciosos por aí por causa desse zagueiro. 

Curioso também quando o CAT fala no momento em que tiveram "coragem" de tirar o RF, né? Como eu duvido que o jogador tenha tanta moral assim em General Severiano, imagino que não queriam contrariar outra(s) pessoa(s).

Mas enfim, com atraso ou não, parece que finalmente nos livramos do "futebol" do "barba".


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

65 comentários:

Anônimo disse...

Joel Carli é um líder nato, ele orienta até o posicionamento da defesa é só observar os jogos.
O Barba é bom rapaz,mais não é zagueiro para time de 1ª divisão.

Rodrigo Federman disse...

Anônimo, sim. O Barba poderia ser melhor ainda se fosse bem longe de GS. rs
Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

Sempre o achei lento. Mesmo na Série B ele vacilava o tempo todo. Bom moço, mas jogador extremamente fraco.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, limitadíssimo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,não gostar ou ter simpatias pelo CAT é um direito seu e de qualquer outro.O que questionei aqui uma vez é terem dito que ele falava bobagens sobre futebol.Aí eu discordo,ou será que alguém tem a pretensão de entender mais do que ele sobre o que acontece nas quatro linhas?
O cara foi craque,jogou em timaços,foi capitão da seleção cheia de cobrões e fala bobagens sobre um assunto em que ele foi top de linha? Não podemos misturar as coisas, ele realmente é um cara antipático e ranzinza,mas entende do assunto,não fica no muro,contraria os metidos a bonzinhos e enquanto não estiver esclerosado,rsrsrs,entende de futebol muito mais do qualquer um de nós,simples palpiteiros inconformados quando o time vai mal.Podemos até discordar do que ele diz,mas afirmar serem bobagens por pensarmos diferente!!!!!!!
Para encerrar,o seu tema de hoje serve para reforçar a minha teoria de que TÉCNICO DIFICILMENTE GANHA JOGO,MAS MUITAS VEZES,ESCALANDO MAL POR TEIMOSIA OU OUTROS INTERE$$$ES,AJUDA A PERDER.
Vendo a dança de treinadores,lembro muito bem quantos desses demitidos eram citados aqui como grandes treineiros,modernos,etc,etc que salvariam o nosso time.
Nunca tive dúvidas que o menos ruim de todos é o CUCA,que tem a percepção de aproveitar os melhores,mesmo colocando alguns até fora de posição.Também erra como qualquer um de nós,pois segundo dizem,ERRAR É HUMANO.
Apenas uma opinião de quem tenta ser o mais justo possível,mas que também erra.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Claro, Jota. Mas não foi dito aqui que ele só fala besteiras. Foi dito que ele fala besteiras também quando analisa futebol. Da mesma maneira que reconheço e aplaudo (de pé) tudo o que ele fez no futebol (como jogador e treinador), mas discordo que ele entenda mais do que quem não foi apenas pelo seu passado dentro das 4 linhas. Acho sim, que pode haver (e há) muita gente (inclusive mais nova) que apresenta argumentos, ideias e análises bem mais precisas do que o CAT.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Devemos usa-lo como moeda de troca em janeiro sugestoes keno santa cruz,raphael veiga coritiba,hyoran chapecoense ou matheuzinho america-mg. E o flalixo ofereceu o adryan no W.Arao e mais 3 milhoes para pegar de emprestimo o Niltao o que acha?

Rodrigo Federman disse...

Fabio, esses nomes não me chamam atenção. Acho que devemos pensar maior.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,claro que entre nós não há divergências,mas sim uma salutar troca de idéias.Fiquei curioso com a sua última frase e gostaria de conhecer e,se possível,ler o que escrevem.Sempre é bom conhecermos novas idéias,argumentos e análises de quem se expressa bem,coisa que realmente o TORRES não o faz.
Onde o amigo tem lido ou ouvido essas análises? Em Blogs,TV,etc ? Desde já agradeço,pois embora coroa,estou sempre aberto para aprender com os mais jovens.JOTA.

Anônimo disse...

Ouso a dizer que se o nosso departamento médico fosse mais qualificado, estaríamos bem adiante na classificação. O Carli, por ex., ficou fora por vários jogos por problemas físicos.

Vou além: se os interesses ($) e teimosias não fossem tantas, estaríamos no g4, mesmo com poucos recursos.

Sobre o RF, penso que um bom modo para se avaliar é quando comparamos com outro. Na série B ele foi útil, pois seus pares eram do mesmo nível. Aí chegou o Carli, por acaso e sem planejamento. E o RF ficou no chinelo. Hoje vejo a diferença com nitidez.

Newton

Ricardo Rocha disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/12/classico-x-espanador-renan-fonseca-e-carli-casam-estilos-em-dupla-de-zaga.html
À época, ainda comentei aqui que Carli deveria ser horroroso, afinal a matéria dizia que RF era mais clássico.
Isso é apenas pra mostrar que deve ter gente bancando financeiramente o RF, basta olhar essa matéria que deve ter sido paga .
Não tem bobo no futebol. Explica essa , CEP...

Rodrigo Federman disse...

Jota, alguns jovens jornalistas, torcedores e até mesmo treinadores.

Newton, isso porque mesmo depois de um tempo liberado pelo DM, o Carli foi naturalmente preterido pelo RG e o próprio JV, que inegavelmente preferem/preferiam o RF.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Celso, só pode ser isso mesmo.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Quem diria carli pois o botafogo(no seu devido lugar) em outro patamar logico que nao so ele como tambem sidao,camilo,victor luis(que nao deve ficar),leandrinho,emerson santos,salgueiro. O patamar que se espera do botafogo. Falando nisso temos que começar a pensar que nem todos ai irao ficar por exemplo neilton ira sair e o victor luis tambem, ouvi uma valorizaçao muito forte deles ao menos que o botafogo faça uma proposta muito forte para o cruzeiro(neilton) e para o palmeiras(victor luis) nao adianta alimentar falsas esperanças para o ano que vem.

Anônimo disse...

Muito bom zagueiro o Carli penso que ele deveria ter um companheiro de zaga melhor pro Ano que vem , e tambem gostaria de ver o Vitinho de volta no fogão .

Vinty Habbar disse...

Minha opinião é exatamente o contrário. Gosto e tenho simpatia pelo CAT. Muito, aliás. E o craque que foi é indiscutível. O problema é exatamente quando ele abre a boca pra comentar futebol. Aí 80% é besteiras ou comentários sem nexo

Vinty Habbar disse...

Exato. PVC e Noriega por exemplo, nunca jogaram futebol, assim como Armando Nogueira.

Vinty Habbar disse...

Duvido darem o Keno em troca do Renan Fonseca

Vinty Habbar disse...

http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/foto-presidente-posa-ao-lado-de-camisa-do-botafogo-com-a-logo-da-caixa/

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Vinty.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Vinty, assim como excelentes técnicos que foram jogadores de segundo escalão.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Vinty, isso que eu acho. É humano como todos nós e sujeitos aos bons e maus dias. rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fabio, adianta sim. Desde que haja planejamento.

Anônimo, acho que a zaga Carli e Emerson atende bem.

Valeu, Vinty.

Abs e SA!!!

Rpovils disse...

Gosto do "Capita" por ser um cara autentico e sempre se posiciona quando perguntado sem se preocupar em fazer média ou ficar em cima do muro . Mas apesar de toda a bagagem futebolística também comete seus equívocos, pelo menos na minha opinião e isso é normal. Se não fosse assim, não teríamos divergência em opiniões em lances polêmicos de arbitragem, quando hoje todo programa ou canal tem um comentarista específico (ex árbitros) para julgar esses lances. Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente como eu penso também, rpovils.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SÉRGIO,somente agora li o seu comentário do dia 19 concordando com a minha opinião.Sobre as proteções aos LIXOS CARIOCA E PAULISTA,também concordo com a sua avaliação e acrescento as penalidades duvidosas marcadas a favor e as acontecidas de fato contra,mas quase sempre ignoradas.
Para encerrar,certa vez conversei com um ex árbitro.Depois de algumas doses,quando a língua fica solta,eu o provoquei sobre as arbitragens e fiquei surpreso com o comentário dele:"alguns árbitros favorecem certos times sem que ninguém perceba e ainda são elogiados pelas suas atuações".
Como os que estavam próximos não entenderam como isso era possível,ele acrescentou que não era necessário marcar penalidades etc,e sim dificultar o adversário parando jogadas perigosas,gesticulando e advertindo,etc,em suma um autêntico jogo de cena.Na tal da lei da vantagem é só ver como acontece a favor do LIXÃO e nunca contra.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Fato, Jota. Valeu!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fui favorável à permanência do Renan Fonseca, mas jamais pensei que seria titular absoluto e capitão do Time.
Essa insistência em mantê-lo titular em toda e qualquer circunstância, além de prejudicar muito o BOTAFOGO, acabou por prejudicá-lo também, pois até a sua possibilidade de ser visto como um reserva, o via assim quando renovou, está muito limitada.
Na primeira vez em que o Carli assumiu a titularidade, foi porque o R. Fonseca contundiu-se e o argentino fez um jogo primoroso frente ao Fluminense; agora, não fosse a catastrófica atuação do Fonseca frente ao Cruzeiro, provavelmente o Carli não teria a oportunidade de se mostrar superior.
Ainda mais que o argentino, segundo declaração própria, é adepto da Máxima do Mestre DIDI.
“Se falou muito sobre isso... (risos). É diferente treinar da mesma maneira com um companheiro do que jogar por pontos contra um determinado rival. Essa é a principal diferença.”
E se olharmos o passado recente, veremos que essa mania de insistir em determinados jogadores não conta como único exemplo o R. Fonseca, pois fizeram o mesmo com o Ribamar; uma revelação totalmente forçada.
Que o Carli não tenha mais problema algum até a última rodada.
SA!!!

http://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2016-03-01/carli-explica-as-suas-boas-atuacoes-nos-classicos-contra-fluminense-e-vasco.html

Fabio Lucas disse...

Rodrigo, estou dizendo que nao adianta o botafogo mostrar o planejamento de carreira para o victor luis se o palmeiras nao quiser liberar nao libera o passe do jogador e da instituiçao parmeiras, mas espero sim que ele fique assim como o neilton,sassa,camilo e o carli. Emerson Santos e sim um bom companheiro para o Carli ate o Emerson Silva tem melhorado outro que deveria permanecer, e que contrate jogadores pontuais para o ano que vem...

Fabio Lucas disse...

"Eurico Miranda liga para Bruno Silva e quer o volante no Vasco em 2017" KKKKKKKKKKKKKKKKK que va pra la e so o botafogo ficar ligado em outros tres volantes deivid,hernani e o otavio do alt-pr mesma qualidade, mesmo futebol e ate mesmo espirito de luta e ainda sao mais novos.

Marcio disse...

Decisão do Brasileiro Sub-20 será às 19h; a ESPN Brasil transmite.
SA!!!

VinnyMarques disse...

E desde o início dissemos que o Carli foi nossa melhor contratação. Lízio, Inhaca não emplacaram. Salgueiro, embora não seja bobo, não empolgou.
Temos que ter isso em mente pra montar o elenco pra 2017. Carli, Sidão, Emerson Santos, Víctor Luis, Aírton, Camilo e Sassá, ao meu ver são os que ficariam. Talvez o Luís Ricardo e Emerson Silva... O resto, negociaria.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Compondo elenco, ok. Agora, titular absoluto e líder do time foi uma força de barra que até hoje os responsáveis não explicaram os verdadeiros motivos.

Ok, Fabio.

Vinny, concordo. Temos uns 7 ou 8 jogadores para o elenco do ano que vem. Precisamos de vários reforços.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, no jogo anterior o gol santista saiu numa jogada em que RF poderia ter dado combate ao inves de caminhar pra tras, dando espaço pro chute. Contra os baianos aconteceu um lance semelhante e Carli fechou o espaço, se impondo pra cima do atacante. A diferença é gritante! Um dos melhores zagueiros que vi jogar, depois da dupla de 95.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

É, Marcelo. A diferença entre o Carli e RF é assustadora.
Abs e SA!!!

Jallin Habei disse...

Eu ficaria ou tentaria ficar com:

Jefferson (com contrato em vigor em 2017)
Sidão
Luis Ricardo (com contrato)
Carli (com contrato)
Emerson (com contrato)
Victor Luis
Diogo Barbosa (com contrato)
Airton (com contrato)
Dudu
Leandrinho (com contrato)
Camilo (com contrato)
Neilton
Sassá (com contrato)
Pimpão (com contrato)
Luis Henrique (com contrato)

Lembrando que vão subir pro time principal o zagueiro Marcelo, o volante Gustavo Buchecha e o atacante Renan Gorne. Contrataria jogadores apenas para serem titulares, nem que fossem apenas 2 ou 3.

Eu emprestaria os jogadores gratuitamente SEM arcar com salários, os oriundos da base (Diego, Marcinho, Dierson, Fernandes, Gegê, V. Tanque) e os veteranos (Helton Leite, Renan Fonseca, Lindoso, Canales) e tchau até nunca mais pra Bruno Silva, Yaca, Salgueiro, Lizio


SA!


Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jallin. Acho que precisamos de uns 5 ou 6 bons jogadores para o ano que vem. Para fortalecer o elenco.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Temos um belo time sub 20.
Será que aproveitaremos?
Mateus Fernandes joga muito
Reinaldo

Rodrigo Federman disse...

Reinaldo, falta pouco para acabar, mas é o quarto jogo que vejo e ainda não me empolguei. Uns três jogadores, no máximo, chamaram a minha atenção.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

O planejamento para 2017 tem que começar no máximo em outubro. A diretoria tem que mapear os prováveis desfalques para a próxima temporada ao mesmo tempo, as possíveis contratações, de acordo com o orçamento do clube para o próximo ano. Tentar se desfazer dos parasitas, se possível utilizando como moeda de troca. Acho que o clube deveria buscar no mercado externo peças de reposição para o ataque, no Brasil está difícil contratar. Observem, que com raríssimas exceções, os atacantes estrangeiros se sobressairam melhor do que os zagueiros trazidos até hoje, em outros times. Se deixarem para resolver esses problemas a partir de Janeiro de 2017, correremos o risco de termos uma equipe sem competitividade, como aconteceu com o Vasco, subiu, contratou mal, voltou a cair. O Bota tem que arranjar uma barca reforçada para comportar as dispensas, que a meu ver, deve passar de 15 jogadores, muitos deles citados aqui pelos nossos amigos botafoguenses. Aguardemos com esperança.
Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, J.Daniel. Não adianta começar a planejar a temporada que vem durante as férias de dezembro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Se sairem 4 jogadores por ano e 2 vingarem pra mim tá ótimo
Reinaldo

Rodrigo Federman disse...

Sim, Reinaldo. Tomara que o título venha (agora faltam 25 minutos), mas ainda não achei essa maravilha de time.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

2x0. Precisam de 3 agora
Muito bom.
Era pra ser 4 ou mais.
Reinaldo

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Reinaldo. Acompanhando e torcendo também.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Como é difícil nos empolgarmos né? Hehehe
Quase campeões, contra uma das melhores bases do Brasil...
Ali do lado, uma bagaceira danada, cujo melhor jogador foi por nós enxotado aqui e estao em pé de festa.
Uma pena como somos seletivos.
Reinaldo

Rodrigo Federman disse...

Reinaldo, cada um comemora, reclama, seleciona, vive o clube da sua maneira, né? O que importa é que todos somos botafoguenses iguais (nem mais e nem menos que ninguém).
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Parabéns a garotada. Mesmo sem dinheiro, desacreditado e todos dizendo que o clube ia pras cucuias, mas o Botafogo é grande demais, eterno e imortal, e quando menos se espera, renasce das cinzas, e isso incomoda aos comuns. Valeu Garotada. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, lindo título! Parabéns!
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Excelente dupla de zaga do Sub-20. Esse Kanu joga muito. Boa rapaziada na base ano que vem teremos boas revelações na base.

Anônimo disse...

É CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!

Newton

Rodrigo Federman disse...

Eziel, futebol é legal por causa dessas diversidades. A zaga foi o que achei mais fraco. Gostei muito dos volantes e laterais.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Newton.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Campeão Brasileiro Sub 20!
Gostei principalmente do Matheus Fernandes e do Bochecha; Gorne, Jordan, Victor lindemberg, Marcelo e Yuri, com bom potencial de crescimento.
Vale observar que Kanu era centroavante e passou a jogar, ainda nos juvenis, de zagueiro, Marcinho era atacante e passou a jogar de lateral no ano passado, Jordan era lateral e passou a jogar no meio campo.
Embora seja importante o Título, por razões óbvias, continuo pensando ser a obrigação primeira da base fornecer jogadores para o Time principal e isso parece que não está sendo deixado de lado no BOTAFOGO.
Que olhem com bastante carinho para a garotada e com isso evitem contratações de Aquino, Maranhão, Marquinho, Serginho, Bazzallo, Bill, Núñez e tantos outros...
SA!!!

Ezieljr disse...

Tambem gostei muito dos volantes "Matheus Fernandes" e "Bochecha". Pow o passe e o porta luz foi sensacional.

Time bem treinado Sub-20 do Botafogo ta muito bem neste temporada. Dois titulos em três disputado. Acredito que a rapaziada pode dar muitos frutos ao Botafogo. Nisso a diretoria teve mérito olha com carinho a base e estamos colhendo frutos.

Rodrigo Federman disse...

Márcio, esse Matheus pareceu mesmo ser muito bom de bola.

Eziel, muito se deve também ao trabalho do Renha.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o Matheus Fernandes é muito, muito promissor; se bem trabalhado poderá dar um retorno muito grande.
O interessante é que disseram na transmissão que ele é um volante moderno, pois chega bem à frente e etc... Curioso essa estória de volante moderno, pois quem viu o Falcão (o melhor que vi) jogar sabe que de moderno não tem rigorosamente nada.

Uma outra observação que faço é que essa equipe ganhou também o Carioca da categoria e alguns fizeram parte da Equipe vice-campeã do brasileiro sub 17; isso não pode ser ignorado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo plenamente, Márcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Copa do Brasil sub 17

EduardoMontandon disse...

JOTA, boa noite. Até q enfim vc voltou com seus comentários INTELIGENTES,NÍTIDOS E COM AMPLO CONHECIMENTO EM "FUTEBOL", sem fanatismo!!! O Carlos Alberto Torres não pode dar a sua opinião? Talvez a preferência do bloguista seja do Galvão Bueno ! Foto com camisa é uma coisa! CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO é outra coisa. Eduardo Montandon-bh-mg-

Rodrigo Federman disse...

Isso, Anônimo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, gostaria que o queridão marcasse aonde foi dito que o CAT não pode dar ou ter opinião. Dificuldade de interpretação de texto ou má vontade, vai saber...
Abs e SA!!!

Rui disse...

Já dizia Voltaire, morro se preciso for... desenha pra ele Rodrigo

Fabio Lucas disse...

Parabens para a garotada do sub-20 muitos irao dizer e so colocar o time sub-20 no principal e contratar alguns poucos jogadores de qualidade que seremos campeoes, mentira sabemos que muitos ai irao vingar outros nao e o certo para eles e manter o foco mais alguns ficarao no caminho.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Pois é, Rui.

Valeu, Fabio.

Abs e SA!!!