24/09/17

Dever de casa em 45 minutos




Em dois tempos distintos, o Botafogo conseguiu uma grande vitória por 3 a 2 (Roger, Guilherme e João Paulo) sobre o Coritiba, na capital paranaense.

Com o resultado, entramos no G6, conquistamos a quarta vitória seguida, continuamos na liderança do returno e em subida, mesmo após a recente eliminação na Libertadores.

Os próximos dois jogos serão no Rio de Janeiro (contra Vitória e Chapecoense). Ou seja, duas oportunidades para mantermos o bom momento firme, rumo à maior competição continental na temporada de 2018.

Mas para vencermos os baianos e catarinenses, precisaremos jogar como no segundo tempo de hoje. 
Isso, porque a primeira etapa foi irritante. Desde a covardia na escalação inicial, passando por um time incapaz de agredir o adversário e sair para o jogo. E olha que o Coritiba atravessa péssima fase e se vê cada dia mais perto da segunda divisão no ano que vem.

Com o erro na montagem do time e falta de atitude, descemos para o intervalo perdendo por 0 a 1. E só não foi mais porque o Gatito ainda defendeu um pênalti.

Na segunda etapa, a correção do erro: Um Botafogo mais presente, agressivo e mexido tática e tecnicamente. Mesmo com a posse de bola, não assustávamos...
...até que o Roger empatou e logo depois de entrar em campo, no primeiro toque na bola, o Guilherme virou.

Tudo caminhava para, enfim, uma vitória que não era esperada depois do péssimo primeiro tempo. Mas o milagreiro (nas bolas impossíveis) Gatito falhou e o Coxa empatou faltando menos de 10 minutos para o fim.

Era a ducha de água fria que não precisávamos.

No ataque seguinte, a bola sobrou dentro da área para o João Paulo dominar e decretar os três pontos botafoguenses.

Daí em diante, foi só administrar e correr para o abraço.

Importante vitória.

E que tenha sido um aprendizado principalmente para o técnico Jair Ventura não inventar moda (tática e tecnicamente) no final de semana que vem.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 3 x 2 Coritiba

1- Gatito: Um pênalti defendido e falha no segundo gol - 6,0

2- Arnaldo: Incansável na marcação e até arriscando subidas em velocidade no ataque. Boa surpresa da tarde - 6,5

3- Carli: Ganhou a maioria das jogadas - 6,5

4- Rabello: Não teve muitos problemas. Só precisa se controlar no excesso de faltas - 6,0

5- Rodrigo Lindoso: Se soltou mais no segundo tempo - 6,0

6- Victor Luís: Fez um jogo médio - 5,5

7- Matheus Fernandes: Não apareceu no meio de campo - 5,0

8- Bruno Silva: Era a única válvula de escape no primeiro tempo. Ficou sobrecarregado - 6,0

9- Roger: Um gol para compensar o incrível perdido no início do jogo. No mais, pouco produtivo - 5,0

10- João Paulo: Cresceu bastante quando não precisou buscar só a armação do time - 6,5

11- Gilson: Nulo, nada fez - 4,5

12- Guilherme: Gol no primeiro toque. No mais, só correria - 5,0

13- Marcos Vinicius: Fechou o meio de campo sem tanto destaque - 5,0

14- Dudu Cearense: Entrou apenas para marcar. Nem tocou na bola - Sem nota

Jair Ventura: Péssimo (pela covardia e invenção de moda) nos 45 minutos iniciais. Bem (apesar de manter Roger e não dar chance ao Valencia) nos últimos 45 - 5,5

34 comentários:

Ivan disse...

Ainda bem que ganhamos. Temos que matar esses dois próximos jogos. Ir pra cima com tudo. Agora, estranho o JV não ter entrado hoje. Será que o terço final dele não é tão bom quando ao do Gilson?

Sergio Di Sabbato disse...

Primeiro tempo horroroso e covarde, com a perebice do Roger e a inoperância e invecionisse do Gílson!!!!!!!!!!! Não consigo entender essa insistência com esse jogador.
Segundo tempo distinto com o Botafogo mais solto e buscando a vitória, e muito se deve a substituição do MF pelo MV. Roger se redimiu da perebisse fazendo um gol importante e o Gílson continuou a mesma droga. Finalmente uma boa a substituição do Guilherme no lugar do Gílson, não que o Guilherme seja uma sumidade, mas melhor que o Gílson. Não fosse o goleiro do Coritiba e o Botafogo teria matado o jogo sem tanto sofrimento.
Realmente o |Gatito falhou, e falhou duas vezes: barreira mal armada dando o único canto e pulou atrasado, mas esse tem muito crédito, mas muito mesmo, inclusive defendendo um penalti hoje.
Que o JV aprenda a não inventar e que o time tenha sempre atitude. Perder faz parte, mas perder sem lutar é que é dose. Muito boa vitória e vamos em frente, pois o G3 é logo ali. E dizer que se não fossem umas bobeiras terríveis poderíamos estar até disputando o título, mas como diria o JS: "vida que segue". P.S. : Desculpe pelo M no post anterior, não gosto de escrever assim, mas o Roger me tira do sério. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Ivan, bota estranho nisso. Desde a invenção de Gilson, como a não utilização do LV.

Hahaah. Sergio, ele nos tira do sério. E tenho certeza de que os xingamentos (seu e de todos nós) foram bem piores. hahaha

Abs e SA!!!

Edgar disse...

Porque ele não bota o léo valença

Rodrigo Federman disse...

É, Edgar. Não entendi também.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Essa de colocar o Gilson no meio de campo foi dose.
O Arnalvo hoje gostei.Mas esse é o problema do Botafogo.O jogador faz um gol gol ou uma boa partida vira titular absoluto.
Vide Roger.Fez um um gol hoje mas sabemos da sua incapacide.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, essa do Gilson foi para aparecer. Não tem qualquer justificativa estratégica, técnica ou mesmo tática (tamanha a ruindade do rapaz) para uma invenção dessas. Tanto que o resultado foi sentido no segundo tempo, também após a saída dele.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não entendi a formação inicial, já que o próprio técnico prometeu empenho da equipe na busca da vaga pela próxima Libertadores. Entrou todo fechado contra um time no Z4, desanima qualquer torcedor. Felizmente a vitória veio na segunda etapa. Estranho Roger e Guilherme não comemorarem seus gols. Não sei qual é a bronca, mas se for por conta de críticas em torno deles, pela eliminação ou pela falta de gols nas decisões importantes, pedem pra sair! Torcedor tem todo direito de criticar e cobrar dos caras que recebem bem pra falharem em partidas decisivas.

Marcelo Lopes

Anônimo disse...

Ricardo
Vamos ao embate.Ficar com JV para a próxima temporda ou troca-lo?
Eu prefiro a segunda opção.
E vcs ?

Ailton disse...

Eu acreditei que venceríamos desde o início. Coritiba tem time ruim e acertaríamos o jogo. Botafogo não é lider do segundo turno a toa. Desculpem aqueles que contaram derrota antes do tempo. Precisamos acreditar.

Anônimo disse...

a escalação do gilson foi uma afronta a torcida. Como pode um cara improvisar um lateral esquerdo (bem fraco por sinal) no meio? Isso tendo dois meias e um atacante no banco que costumam entrar muito mais que ele em campo. Além disso tivemos que assistir esse perna de pau com a nossa mítica camisa 7. JV é bom treinador mas precisa descer do altar que acha que está. Teremos dois jogos em casa pra realmente agarrar as posições de cima da tabela. Sem invenções! Notícia boa é que roger está suspenso, grande reforço pra nós. O cara conseguiu hoje a proeza de ficar em impedimento num tiro de meta batido pelo gatito. Meu deus! abs e sa Jorge

Enéias Teles Borges disse...

Ufa! Vida que segue. Não sei se nosso problema é o Roger ou nos falta um pensador.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, acho que ninguém entendeu. Primeiro, porque poupou (por qual motivo?) um atacante e escalou um lateral de falso atacante pelos lados. Erro absurdo. Ainda bem que deu tempo de recuperar no segundo tempo.

Ricardo, é uma decisão que pouco mudaria meu humor, nem para o bem ou mal. Saindo ou ficando, indiferente para mim.

Ailton, não dava para acreditar depois de estar perdendo e do péssimo primeiro tempo. Achei absolutamente normal quem temeu pelo pior.

Pois é, Jorge. O JV tem desses. Por vezes, gosta de fazer graça e/ou provocar. Só posso crer nisso.

Enéias, os dois.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Eu não disse que era só tirar a porra do Matheus Fernandes que o time ia ganhar, não deu outra, é parece que o Jair está começando a enxergar isso, tanto que fez uma coisa que eu nunca vi ele fazer, trocou no intervalo, é isso ai Jair, Matheus Fernandes nem mais no banco.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Ivo. Não acho que foi só por isso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,nesses momentos,repito o que já ouvi de ex grandes jogadores:"TREINADOR NÃO GANHA JOGO,MAS ALGUMAS VEZES AJUDA A PERDER".
Hoje,por pouco não doamos 3 pontos,pois o teu amigo TREINEIRO,ahahaha,usou e abusou de INVENTAR.
Para jogar contra um time fraco,na Z4,que tem sido surrado frequentemente,com alguns desfalques importantes,etc,ele arma o time sem ataque,deixando LV e GUILHERME no banco.Só pode estar querendo aparecer.O duro é ouvir no pós jogo,um idiota dizer que o Botafogo virou porque o JV foi cirúrgico nas substituições.Aí meu amigo,desculpe a grosseria,mas mandei o dito cujo para a PQP tão alto que a madame veio ver o que acontecia,rsrsrsrs.
Sobre as atuações,prefiro ver os lances com calma,para tentar ser o mais justo possível.Vendo os melhores momentos,com a adrenalina normal,rsrsrsrs,percebi que algumas falhas ocorridas não foram como eu achei na hora da partida.O IR começou mal,muito inseguro,achei que tinha falhado no primeiro gol do Coxa,mas assistindo com calma,pude perceber que o BS não alcançou a redonda,que sobrou para o atacante cabecear e fazer o gol.Não foi culpa do IR como achei na hora.
Na falta batida pelo CARLETO,também achei falha do GATITO.Entretanto,vendo o lance filmado por trás,o VL,último homem da barreira,pulou e ficou de lado,deixando espaço para a bola passar.Tanto é que o goleiro reclamou na hora do VL.
Percebi que o GUILHERME,quando fez o gol não comemorou e pareceu ter xingado alguém.É claro que deveria estar P da vida de perder a vaga para um lateral improvisado.
Tudo bem que o MF não estava em um bom dia,mas também não estava mal para ser substituído pelo SONGA MONGA 2,o MV,que me enganou e a muita gente nos primeiros jogos.
Substituir o BS por que ? O cara tem fôlego,não pareceu estar sentindo nada e saiu com cara de aborrecido.Fazer o que se o TLP,tão enaltecido pela mídia,odeia o feijão com arroz e adora inventar para aparecer.Desculpem aqueles que discordam,mas é apenas mais uma opinião,sempre vibrando com as vitórias do FOGÃO.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Jota. Às vezes chego a me questionar se o JV não faz dessas de propósito só para ser elogiado no final. Tipo: Ciente de que o adversário é fraco, começa com uma escalação ridícula, duvidosa e deixa para matar no final, mudando o time (que deveria ser o do início do jogo). Aí, claro, os papagaios da imprensa esportiva e muitos torcedores se prendem apenas pelo resultado final e taxam o treinador de gênio, mudou o time, etc... quando deveriam ponderar o erro inicial. Ou seja, não fez nada além de consertar sua cagada do início. rs
Abs e SA!!!

Ezaú disse...

O nosso BOTAFOGO faz a melhor campanha do returno, e ainda assim o trabalho não está bom para a maioria que escreve aqui. Insatisfação desmedida dessa parte de torcedores.
Claro que não fiquei contente com as eliminações da Copa do Brasil e nem da Libertadora, mas, não custa lembrar que temos um elenco mediano e que vem fazendo o que pode. Já sofri demais com elencos caros e no final, os fracassos foram grandiosos, ao ponto de colocar o clube na situação financeira que se encontra. SB

Anônimo disse...

RODRIGO,você lembra quando o JS era treinador do Botafogo e também era enaltecido pela mídia,sempre chamado de "papai Joel" e outras baboseiras? Começou a sair do feijão com arroz e INVENTAR.Fomos ladeira abaixo.Aqui e em outros blogs,começamos uma guerra contra ele.Lembro que coloquei um apelido na figura que colou,rsrsrsrs.Até gente de outros Blogs também repetiam.Lembra disso? E o apelido,lembra? Eu já esqueci.
Relembrei o fato porque o TLP está indo pelo mesmo caminho.Só que entre eles há uma diferença bem grande,pois o JS tinha um passado de sucesso e o JV pelo visto,se baseia em ser filho de um ex grande jogador do clube e botafoguense apaixonado.TE CUIDA GAROTO,ABRA O OLHO E SEGUE O TEU RUMO SEM QUERER APARECER.JOTA.

Anônimo disse...

Ricardo
Uma certeza.
Com Jair Ventura e esse elenco vamos continuar sem ganhar nada.
Sds

Rodrigo Federman disse...

Ezaú, que bom que existem opiniões e gostos contrários e diferentes. Se todo mundo pensasse igual, as coisas seriam tão chatas.

Jota, uma coisa o JV já tem do JS: o c* virado para a Lua. Hahah

Ricardo, não dá para ter certeza de nada. O fato é que precisamos de mais jogadores que decidam partidas.

Abs e SA!!!

Chico da Kombi disse...

Nunca, jamais e em tempo algum o Leo Valencia pode ser banco do Gilson. Para de inventar, Jair! FORÇA, FOGÃO!

Ezieljr disse...

Também achei viajem Gilson titular hoje. Jair deve ter feito isso pra justificar a renovação de contrato dele, pois sabemos que Vitor Luis irá embora....

E sobre o Roger ele consegue me irritar profundamente.... Ele consegue ruim demais e o pior para o Botafogo é que o Brenner consegue ser pior, ou seja, prioridade na minha opinião para o próximo ano é sem duvidas um atacante decente.

E sobre a zaga nosso problema continua sendo as bolas aéreas os caras treinam todos os dias e não conseguem marca as jogadas aéreas. Cara é tosco tomar gol todo jogo por bola alçada na área. Jair tem consertar isso...

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Chico.

Eziel, se o JV fez isso para apressar a renovação do Gilson, merece ser chamado a atenção, pois colocou o time em risco com tamanha irresponsabilidade.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Amanhã eu escrevo qualquer coisa, caso alguém se interesse pelo que manifesto aqui, vez ou outra...
Ainda estou muito, MAS MUITO IRRITADO pela eliminação na Libertadores (um torneio não muito fácil de vencer, mas nem tanto assim).
Ótimo, três pontos.
Mas ainda tenho algo a falar sobre planejamento, Jair Ventura e o Roger, o ROGER, não o Scruton...
Levi

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Boa, Levi.
Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Eu estava bebendo e puto com a escalacao. Reclamava do obvio e apostei que as mudancas trariam melhoras.

A ausencia do Leo me diz algo: há algum problema nos bastidores.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, muita gente atribuindo a vitória ao JV. Ele apenas consertou seu grande erro do início. E também não entendi a ausência do Valencia.
Abs e SA!!!

Leonardo Germano disse...

Jair quase me mata do coracao. O que explica ele escalar 4 volantes e dois laterais esquerdo contra o poderoso Coritiba?

Eu implotmrei e bastou mudar que o jogo foi outro.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Leonardo.
Abs e SA!!!

Uendel disse...

Grande vitória, mas é necessário corrigir algumas falhas de posicionamento da defesa, principalmente nas bolas levantadas na área. É preciso afastar o Matheus Fernandes por deficiência técnica, está perdido.

Rodrigo Federman disse...

Uendel, afastar por deficiência técnica? Questionar a titularidade dele até concordo, mas não chego a esse ponto.
Abs e SA!!!

LUANA DO PARÁ disse...

Saudações Alvinegras.
Escolha deste o aquele jogador é o olhar de cada um. Estou com o Uendel.
Abs SA

Rodrigo Federman disse...

Sim, Luana.
Abs e SA!!!