19/01/18

Testar o 352




Se o futebol contra a Portuguesa foi ruim igual ao apresentado na reta final da temporada passada, ao menos tivemos uma diferença do Botafogo que terminou 2017 para o que começou 2018: O esquema tático.

Visivelmente mais aberto e tentando ser ofensivo, gostei da tentativa do técnico Felipe Conceição em tirar o gesso do ano passado. 

Não estou dizendo que o esquema tático da última terça seja melhor ou pior do que o do time de 2017, mas lembro que cansamos de falar que seria importante treinarmos/testarmos novas variações e peças. Isso é fundamental em um futebol dinâmico e que apresenta várias situações dentro de uma mesma partida.

Pessoalmente, gosto quando o time tenta impor jogo. Lógico que sei que dependendo da qualidade do elenco, nem sempre é possível. Mas dá para testar. E foi o que o FC fez contra a Portuguesa. Do meio para frente, tirando a fragilidade técnica de Pimpão e Brenner, até houve movimentação e tentativas diferentes do que estávamos acostumados. 

O problema ficou do meio para trás...

Um time sem Rodrigo Lindoso? Ótimo, eu aprovo. Mas apenas com o Matheus Fernandes (que não foi bem) de protetor da zaga é arriscado. Principalmente com os fracos laterais que temos e a dupla de zaga lenta. 

O que fazer? 

Não sei, mas eu começaria a pensar (e treinar) uma formação no 352, com o Marcelo na vaga do Arnaldo. E com três zagueiros e os reforços que chegaram, de repente um deles entrar na ala esquerda no lugar do Gilson. Teoricamente, ganharíamos velocidade e mais proteção lá atrás, além de manter o meio de campo e ataque constantemente povoados.

Lógico, depende muito das características dos atletas disponíveis. Mas em uma análise daqui de fora, acho que dá para montar, hein?

O que os amigos acham?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

35 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO,concordo com tentar o 352.Só não acho conveniente o MARCELO no lugar do ARNALDO,prefiro ele na zaga com os dois titulares.A meu ver,o ARNALDO é menos ruim do que o GILSON.Prefiro testar dois jovens da base nas laterais.Por que esperar o MARCINHO se recuperar e não testar o FERNANDO ? Será que emprestarão o rapaz para algum time do norte ou nordeste,pagarão o salário e renovarão o contrato com aumento até 2022?
Soube que o JORDAN foi jogar em um time europeu sem o clube receber nada,pois não teve o contrato renovado.Pela partidas que vi do jovem,é bem menos ruim do que TANQUE e SONGA MONGA 2,com contratos renovados e emprestados.
São os tais critérios que devo ser muito imbecil,para não entender.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, acho que eu não exemplifiquei bem. Me refiro ao Marcelo na vaga do Arnaldo, obviamente com a mudança do esquema. Ele atuando no lado direito do trio de zagueiros. Aí, entrando um cara para fazer a ala (meia) direita e outro lá na esquerda, no lugar do horrível Gilson.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Há algum tempo venho defendendo a entrada de Marcelo, para dar mais proteção à zaga, que tem se mostrado muito vulnerável. Como Rodrigo falou, temos uma zaga lenta e duas avenidas pelas laterais, jogar com apenas um cabeça de área (MF esqueceu de jogar futebol), é pedir para tomar gols. Não queria ser pessimista, mas com essa equipe, temos que torcer para melhorar, senão vamos brigar para não cair no brasileiro. Além de CENTROAVANTE, precisamos de pelo menos um lateral esquerdo, e cabeça de área marcador, porque o que temos estão bem abaixo do nível das grandes equipes nacionais. Bom dia.

Ricardo Rocha disse...

Com os laterais que temos,não há esquema que segure. São duas avenidas.

Anônimo disse...

OK,RODRIGO,entendi.JOTA.

Marcio disse...

Todo e qualquer esquema que possibilite as saídas do Arnaldo e, principalmente, do Gilson, tem o meu apoio.
E nesse caso, o 3-5-2, pode ser testado de modo efetivo, até porque isso não significará que o Time será mais defensivo ou ofensivo, já que dependerá de quem será utilizado nas respectivas posições.

Jota, a saída do Jordan está confirmada?
Como você escreveu, sempre que assisti aos jogos em que estava presente, o Jordan, a meu ver, sempre se mostrou um jogador promissor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, com três zagueiros, acho até que a bola do MF voltará a ser cheia.

Celso, sim. Por isso a sugestão de mudança de esquema...com as saídas de ambos. Rs

Valeu, Jota.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Com certeza, Marcio. E sim, o Jordan vai para Portugal.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Pow concordo com vcs... Mais sabemos FC jamais faria isso, ate porque ele gostou da atuação do time na ultima partida por que iria alterar esquema ainda mais tirando Arnaldo e Gilson? Temos nos acostumar com essas avenidas ate o fim do ano...

Marcio disse...

Rodrigo, não sei qual o motivo da saída do Jordan, mas pelo que vi do seu desempenho em campo, não se justifica; ainda mais quando se tem a renovação de Tanque e Fernandes, como lembrou o Jota, até o ano de 5768.
Fala sério!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, não sei...vamos torcer para que a ficha dele caia também.

Marcio, também gostei do pouco que vi dele. Li que o clube tentava renovar o contrato há um ano e o empresário dele não aceitava e pedia muito acima.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, dependendo do que seja esse muito acima, claro, poderia ser coberto pelo que está se gastando com as nulidades que tiveram contratos renovados.
Qual o retorno o Cearense dará ao BOTAFOGO, por exemplo? Não será técnico e muito menos financeiro.
Acham muito para um jovem e não acham muito para alguém estar apenas e tão somente passando o tempo no banco de reservas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos solicito,se possível,que não chamem esses aproveitadores que cuidam !!!!! de jogadores de EMPRESÁRIOS.Eles não o são,pois não possuem e nem dirigem empresas,mas se aproveitam da ignorância de muitos para ganharem,algumas vezes,mais que os próprios.
Lembram-se do ES,que foi na corda do "cuidador" de jovens jogadores e assinou um pré contrato ? Quem levou grana na transação ? Vocês verão o futuro dele,pois conversando com um amigo "parmeirense",provavelmente será banco do banco.Ontem, ROGER,o magnânimo,foi banco,o "craque" BS,entrou depois.
Morro de rir,pois além de tudo são burros,trocam o certo pelo duvidoso e alguns,por desconhecimento,ainda dão parte do salário para seus "cuidadores".O pior é que eles votam,rsrsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Verdade, Jota. Fato!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não resisto, JOTA! Desculpe-me, Rodrigo: os caras votam no e fazem propaganda abjeta do esquema esquerdopata, cujos representantes maiores são os integrantes do PT, cabeça da Besta Negra e seus satélites, gerentes regionais de um sistema globalista...
Voltando ao exílio sabático em 3, 2, 1...
Levi.

José Pinto disse...

Eu escalaria: Gatito, Arnaldo, Carli, Igor Rabelo, Marcelo e o Gilson, M. Fernandes, João Paulo, Renatinho, Luiz Fernando e Ezequiel (improvisado é melhor que o Brenner). Com o J. Paulo fazendo o mesmo papel do mercenário que foi para o Cruzeiro. Testaria essa formação no Carioca, de repente daria certo. Marcelo teria a função de primeiro cabeça de área, pois o time está muito exposto na defesa. Campeonato carioca na minha opinião, é laboratório. Claro, esta formação enquanto não chegar um centroavante e um lateral esquerdo melhores. Abraço.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Levi. De política, me abstenho e solicito que não mais falemos sobre isso aqui.

José, eu não consigo mais ver o time com Arnaldo de um lado e Gilson do outro.

Abs e SA!!!

Yasser Almeida disse...

Pessoal, boa tarde...
Que rodada do Cariocão foi essa?
ECTD perde, vaxco perde, BFR empata...
Analisando a situação do Fogão, penso que podemos ter esperanças, desde que o Conceição haja com autonomia, realize os testes que precisa fazer, rápido, pois já temos CB chegando, e registre eu seu "caderninho", os momentos os quais as alterações surtiram efeito em seu esquema durante os jogos. Amanhã, ECTD vem mordido, e acredito muito mais na qualidade de nossa equipe, do que na qualidade dos demais que se acham grandes, mas não tem história.
OBS.: Gilberto não, por favor!!!!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Yasser, espero que o FC utilize esse carioca para experimentações. É fundamental.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Yasser lembrou da rodada do Carioca e os resultados de dois dos rivais.
Essa crise pela qual estão passando Vasco e Fluminense deve ser analisada de forma estratégica pela diretoria do BOTAFOGO, já que ela não se refletirá somente nos resultados dentro de campo.
De forma global, interessante seria que o campeonato fosse uma Premier League, já que não é possível e por vários fatores, de forma individual o BOTAFOGO deve se posicionar e capitalizar alguma coisa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. É questão de planejamento.
Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Sim Rodrigo, eu concordo plenamente com você, a respeito do Arnaldo e Gilson, mas é que temos para o momento. Não sei se o Yuri e o LR, seriam melhores. E a cúpula alvinegra não pensa em contratar para repor essas posições. É sofrido mas é a realidade...

Rodrigo Federman disse...

José, mas a hora de saber se eles são melhores ou não é justamente agora no estadual.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Se não me engano, o Marcinho já treina... Aprimora a parte física.
E o Bochecha? Quando o FC vai testá-lo? Amanhã teremos Renatinho e Leandro...
Estou ansioso pra vê-los jogar...
Esse início se baseia em vermos as novidades... Inclusive as da base... Só.

Rodrigo Federman disse...

É isso, Vinny. É hora de rodar e testar todo o elenco em igualdade de condições.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente.Tentativa muito válida.SAN.Ênio.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ênio.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Legal essa pesquisa...

http://m.lance.com.br/botafogo/voce-decide-quem-deve-iniciar-ano-como-titular-vote.html

Rodrigo Federman disse...

Darei um confere, Paulo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não posso deixar de comentar sobre o basquete, está achincalhando o nome do BOTAFOGO.
Voltando ao futebol, há noticias dando conta de que o Spartak de Moscou prepara uma pferta. Meus dois medos são:
1- Aceitarem qualquer merreca para negociá-lo;
2- Transformarem o boato Betão em realidade.
SA!!!

Marcio disse...

Vale lembrar que o Marcinho, ainda na base, jogava de meia atacante; ainda em 2016 ele comentava sobre isso e dizia que precisava melhorar na marcação.
O que não pode é por ter mudado de posição e caso ainda não tenha atingido uma melhor performance na marcação, ser emprestado.
Pensando na possibilidade do 3-5-2, o jogador poderá se adaptar de forma rápida à função e/ou até mesmo, dependendo do desempenho, ser devolvido a sua posição antiga.
Lembro que o Cafú iniciou nos profissionais jogando de atacante e o Telê vislumbrou a possibilidade de deslocá-lo para a lateral.

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/01/de-meia-lateral-no-bota-marcinho-tenta-aproveitar-brecha-no-profissional.html

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, fecho nos dois pontos. Sobre o Marcinho e o basquete. Aliás, o basquete é auto-sustentável?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mal dão conta do futebol, tanto que há muito não conquistamos títulos de grande relevância, e querem se aventurar em esportes de baixo retorno.
Se não for para alavancar o nome BOTAFOGO, melhor não participar; o pior que ao final da tal NBB, se perguntados, aparecerão dirigentes dizendo que em virtude das dificuldades, a campanha foi satisfatória.
Sobre ser auto-sustentável, poderia perguntar na Ouvidoria; contudo, se nem me responderam sobre o que fariam com o Terreno deixado pela Dona Terezinha, não será dos recursos do Basquete que responderão.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o pior é se recurso do futebol sair para basquete. Aí realmente não dá para esperar melhorias.
Abs e SA!!!