18/03/18

Classificado pelo Flamengo

















O Botafogo perdeu de 2 a 3 (Rodrigo Lindoso e Brenner) para o Vasco, mas graças ao Flamengo, que goleou a Portuguesa, se garantiu nas semifinais da Taça Rio.

Nosso adversário será justamente o mesmo Vasco, que hoje mostrou que também tem um time fraquíssimo. Ou seja, temos plenas condições de chegarmos na final, mas para isso, muita coisa precisa mudar ao longo da semana. Desde escalação, passando por mudança de postura...
...e infelizmente o impossível: Encontrar um substituto para o João Paulo.

Sobre o JP, um capítulo a parte, pois a derrota de hoje poderia ter sido diferente se o árbitro não tivesse "pipocado" assim que o camisa 8 botafoguense foi agredido. Ali, com menos de 5 minutos, teríamos um jogador em vantagem ao longo de todo o jogo. Mas aconteceu o contrário: Com a grave fratura do João (só volta em 2019), perdemos um atleta insubstituível. E isso ficou evidente neste domingo.

Agora será mais um trabalho para o técnico Alberto Valentim e também para a diretoria, pois não podemos ir de Lindoso e Marcelo Baiano juntos ali no setor. São fracos e molengas demais. Aliás, sem o JP, perdemos um dos poucos que atuam com sangue nos olhos e de maneira séria na maioria dos confrontos.

A temporada que já seria difícil, parece ter ficado ainda pior...

Ainda assim, podemos superar o Vasco na próxima quarta-feira. Mas o comandante botafoguense precisa repensar a volta do Carli na zaga e mudanças ali no pessoal da frente. Está complicado ter bola rolando com inteligência. E quando isso acontece, soma-se a indiferença que os caras atuaram nos primeiros 45 minutos e temos um tempo lamentável do Botafogo em 2018.

Na volta do intervalo, ao menos voltamos com mais raça. E com a fragilidade do adversário, logo empatamos. Pena que, se no segundo tempo tivemos mais vontade, também continuamos com os mesmos erros e bobeiras defensivas. E em uma virada despretensiosa de bola de um lado para o outro, o Vasco conseguiu o terceiro e derradeiro gol.

Derrota consumada, agradecemos o Flamengo por ter aliviado um pouco a frustração de hoje.

Mas repito: Muitas mudanças precisão acontecer ao longo da semana. Muitas mesmo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 3 Vasco

1- Gatito: Não chegou a falhar, mas visivelmente não estava nos seus melhores dias - 5,0

2- Marcinho: Ok no ataque, uma avenida na defesa - 3,5

3- Marcelo: Errou um monte de jogadas que não costuma errar - 4,5

4- Rabello: Para variar, pelo menos uma furada comprometedora a cada dois jogos... - 4,0

5- Rodrigo Lindoso: Já é insosso como figurante, piora quando alçado (pela contusão do JP) a protagonista do setor. Lento e burocrático - 5,0

6- Moisés: Não esteve tão bem na defesa - 5,0

7- Ezequiel: Nulo - 3,5

8- João Paulo: Agredido com menos de 4 minutos - Sem nota

9- Brenner: Fez um gol, mas não pode ser jogador para Botafogo. É muito ruim - 4,5

10- Marcos Vinicius: Comprovou ser jogador de segundo tempo. Vagalume que irrita - 4,5

11- Valencia: Erra bastante, mas ao menos não se esconde/omite em campo - 4,5

12- Luiz Fernando: Apesar de não ajudar no meio/defesa, foi quem mudou a postura do time no ataque - 5,0

13- Marcelo Baiano: Fraco, perdido em campo, sem ajudar na defesa e nem com a bola nos pés - 4,0

14- Rodrigo Pimpão: Notado quando perdeu um gol feito - 4,5

Alberto Valentim: Precisa testar o Carli na zaga e buscar novas formações do meio para frente. E parar com essa baboseira de rodízio no banco de reservas - 5,0

32 comentários:

Sergio Di Sabbato disse...

A defesa hoje tava uma gracinha, mas a grave contusão do JP foi fundamental para o apagão que tomou conta do time. Cartão amarelo numa jogada tremendamente perigosa e imprudente que tira um companheiro de profissão praticamente da temporada de 2018. Muito triste.
Realmente hoje o LF mostrou um bom futebol bem ao contrário do Ezequiel que foi um a menos no 1º tempo.
Pelo menos, apesar da fraqueza do time, no 2º tempo houve luta e, com um pouco de talento dava para vencer o jogo. O que se constata nesse jogo hoje, é a fraqueza do atual futebol. Duvido que o medíocre time do Vasco vá adiante na LA. Em compensação, acho difícil que o Botafogo chegue a algum lugar com esse elenco. Vai brigar para não cair. Tenho pena do AV, que parece bom técnico, mas com esse elenco, vai ser fogo. Abs e SB!

Marcio disse...

Primeiro tempo o BOTAFOGO fez uma apresentação pífia; sem fibra, com erros de passes em profusão, desorganização em seu jogo coletivo... Uma lástima! Por isso saiu com o placar desfavorável.
No segundo tempo, o Time correu um pouco mais e mesmo desorganizado, chegou ao empate. O problema é que mesmo conquistando o empate, o BOTAFOGO foi incapaz de crescer no jogo e conquistar o terceiro gol e, talvez, a vitória.
Deixo claro que não desconsidero a participação da péssima arbitragem no lance em que deixou de expulsar o jogador do adversário e assim colocá-los com dez jogadores em campo, mas não posso admitir o BOTAFOGO entrar em campo contra um adversário também limitado com tamanha falta de empenho e desorganizado.
Além da limitação, os jogadores parecem não sentir a derrota.
Falta muito de postura ao BOTAFOGO, começando pela sua diretoria.
SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Será que o técnico vai esperar peroer mais dez jogos para entrar com o Carli ?
Sera que ele vai fazer a mesma coisa que JV fez com Renan Fonseca ?
Do meio pra frente acho que não temos solução.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sem o JP, o time sentiu falta de uma cabeça pensante e com atitude. E na zaga, a ausência do Carli não me deixa sossegado.

Perfeito, Marcio. Concordo plenamente contigo.

Ricardo, impressionante. O Carli com qualquer um dos dois ali dá um salto de qualidade absurdo no setor.

Abs e SA!!!

Mauro Tavares disse...

Rodrigo, lembra o que falei sobre o Marcinho no último jogo? Ele demora a recompor defensivamente, e tem sido facilmente batido no mano a mano. Esse Marcelo Baiano é horroso, junto com o lindoso deixaram um buraco no meio. Marcelo, zagueiro, vem mal, na minha opinião vacilou nos dois primeiros gols. Carli precisa voltar,urgentemente, para acertar a defesa, acho que a queda de rendimento do Igor Rabello tem a ver com a saída do antigo capitão. Abraços

Sergio Di Sabbato disse...

Realmente o Carli não pode ser reserva nesse time. E hoje o Marcelo tava terrível e prá piorar o Marcinho na defesa não tem a menor noção do que seja marcação. Abs e SB!

Daniel Cananea disse...

Fim de 2018 pro JP. Talvez o único que destoasse dessa mediocridade que é o time do Botafogo. Agora sim, cem por cento medíocre.

Rodrigo Federman disse...

Mauro, ainda assim, é o melhor ali na direita. E ele tem o ataque como ponto forte. Precisa ser mais trabalho no posicionamento defensivo e arrumar também mais proteção nas suas costas. Mas hoje os dois Marcelos também não ajudaram em nada.

Exatamente, Sergio.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Daniel. Falando dos jogadores de linha, né?
Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Agora não tem outra saída, a solução vai ser treinar o time com três zagueiros. Mesmo assim, só reiterando o que venho falando, o elenco é fraco para disputar o brasileiro. A não ser que contratem 4 ou 5 jogadores, para não ser rebaixado , já, no primeiro turno. O que vimos hoje, fora a entrada criminosa desse sujeito chamado RILDO, um futebol abaixo do nível de pelo menos dez clubes do futebol.brasileiro. Cruz credo.

Uendel disse...

Tentaria um 352 na quarta:


Gatito


Marcelo
Carli
Rabello


Marcinho
Lindoso
Marcos Vinicius
Valencia
Moisés

Ezequiel
Kieza (Brenner)

No 442 com Matheus Fernandes no lugar do Rabello

Rodrigo Federman disse...

José, com a saída do JP, também acho que o melhor seria testa do time no 352.

Gostei, Uendel. Para o que tem disponível no momento, ok.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO e amigos,como o espaço é democrático e BEOCUTAS,aqui vai o que achei sobre a partida.A mediocridade impera no futebol brasileiro atual,talvez escapem uns cinco ou seis times,o resto é o resto,apenas figurantes.
Assisto sempre sem som.Hoje,no segundo tempo,por pura superstição,religuei.Só aguentei o PCV,que por sinal diz ser botafoguense,por uns dez minutos.Acho que ele ou eu estávamos vendo outra partida.Depois que empatamos,a figura esqueceu do que falara antes e disse o oposto.Patético e ridículo,tirei o som por definitivo.
Sem o JP,com o BRENNER em campo e a fraca atuação dos laterais,ficou muito complicado um resultado melhor.
Os laterais,que tanto tenho elogiado,hoje não foram bem,particularmente o MARCINHO,que marcava muito mal e quem entrava por ali ia quase na cara do GATITO.Não tomamos mais gols por ruindade dos atacantes vascaínos.
Também acredito que a defesa pode ser repensada com a possível volta do CARLI.
E esse tal de MARCELO,que coisa horrível,não joga absolutamente nada,perdeu diversas bolas próximo a área,que quase resultaram em gols.
Sei que o amigo e outros não gostam do LINDOSO.Deixo bem claro que também não o acho nenhuma maravilha,mas pelo grupo que temos ele é titular.Tem sido um dos nossos melhores jogadores e hoje,na saída do JP,assumiu o meio e as poucas boas jogadas ofensivas saíram dos seus pés,inclusive com um excelente passe em profundidade para o LF(impedido) e que dois perebas perderam o gol do empate.Virou uma bola para o PIMPÃO,que se atrapalhou todo e deu tempo do zagueiro chegar.Acho,NO MOMENTO,as criticas ao LINDOSO infundadas e injustas,ele não fica tocando bola para trás,nem é frouxo na marcação como apregoam.
Vamos aguardar o que o AV fará para as finais,pois ainda temos de fora o MF e o RENATINHO.
O MV para o padrão atual é bem útil e tem qualidades.O fato é que não aguenta jogar 45 minutos.Não sei se é o problema da asma ou necessita uma intensiva na parte física.A meu ver,em condições físicas boas é titular nesse grupo.
Para encerrar o duro é ter sido classificado pelo clube nefasto.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, concordo em muitos (a maioria) pontos. Mas apenas divirjo bastante da avaliação sobre aquele que chamo de Ruindoso. Só vejo toques para trás, laterais e uma lerdeza incrível para voltar à defesa. Tanto que quando ele faz algo diferente do seu usual, todos lembramos na hora e até com surpresa (como realmente foi o bom passe pro LF).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Minha visão das atuações.
Marcelo parece que muitas vezes só olha pra bola, muito desatento. Falta experiência. Carli não pode ficar fora dessa equipe
Nossos laterais sao bons. Atacam com frequência. Problema que não temos bons volantes pra fechar durante a subida destes.
Brener é jogador tá entrar apenas no abafa. Faz seus gols mas atraPalha demais
Valência se apresenta bastante no jogo. Pelo menos tenta algo
Marcos Vinicius tem um sono que me deixa desesperado. No fim do primeiro tempo ele estava com a bola dominada. Esperou esperou esperou e roubaram a bola. Varias vezes acontece isso
A paciência com Pimpao acabou. Não da pra entender tantas oportunidades. Entrar pra segurar lateral ofensivo até vai. Mas com time precisando vencer?
Tá na hora de dar um chá de banco no Ezequiel. entrar em alguns jogos faltando poucos minutos. Se muito. Esse ano ele ainda não fez uma única boa partida
Talvez esteja passando da hora de testar Leandro Carvalho mais vezes

Abraços Renato

Rodrigo Federman disse...

Renato, fecho 100% contigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Não concordo que a expulsão do jogador do Vasco mudaria o jogo.
Primeiro que historicamente o Botafogo se complica qd joga com um a mais.
Segundo pela ruindade do time poderia jogar com 3 a mais que não faria diferença.
Terceiro pq o time continua sem saber o que fazer qd tem a posse de bola.
Quarto, qd tem alguém bem posicionado para receber a bola, o passe sai errado por falta de qualidade dos jogadores.
Quinto- como é difícil o Botafogo ganhar uma disputa de bola.
E finalmente como nossos zagueiros e volantes são driblados facilmente...

Ezaú disse...

Se o zagueiro Marcelo sofreu para conter os avanços de Paulinho, fico imaginando com Joel Carli, que não tem pique para acompanhar ninguém.
O que está faltando é botar três volantes de contenção, até que o elenco vá ganhando algum conjunto e só assim é que dará para o treinador fazer as mudanças para que o time jogue mais ofensivo.
Quanto ao benefício com a goleada deles sobre a Portuguesa, vale lembrar do gol em impedimento deles no clássico com o BOTAFOGO.Sem aquela derrota e com o ponto do justo empate, estaríamos classificados sem a necessidade da "ajuda" de hoje.
SB

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, ok, não é certeza, mas é inegável que teoricamente tudo poderia ser diferente, menos complicado.

Ezaú, eu já disse o que penso: Carli na vaga do Rabello. E outra: hoje não temos sequer um volante forte na marcação. Quiçá três.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Veremos qual atitude o tal tjd tomará em relação ao ocorrido com o João Paulo.
Eles convocaram o vice de estádios do BOTAFOGO para depor sobre ofensas a injuria racial contra o Vinicius Jr.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não deverá acontecer nada, já que o cara levou apenas um amarelo no lance e a súmula certamente não relatou detalhes (fratura), até porque isso não precisa ser detalhado no documento do árbitro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não sei atualmente, mas em 2010 o Douglas, Grêmio, foi denunciado por entrada violenta, onde nem cartão recebeu.

"O meia Douglas foi denunciado pelo Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão Filho, na tarde desta sexta-feira, por uma entrada violenta contra o jogador Richarlyson, na partida vencida pelos gaúchos por 4 a 2, no dia 29 de setembro, no Estádio Olímpico, pelo Brasileirão. No lance, o atleta gremista não recebeu sequer cartão amarelo..."

http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/praias-sc/19,859,3084000,Douglas-e-denunciado-pelo-STJD-por-entrada-violenta-em-Richarlyson.html

Deixo claro que não espero nada desses tjd's.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não sabia disso. Bom, então vamos aguardar e ver se terá alguma coisa a mais.
Abs e SA!!!

Lilinho de Tininho disse...

É um erro o Valentim insistir com uma dupla de zagueiros tão jovens. O setor defensivo precisa de um xerife experiente para botar ordem na casa. A barração do Carli é um absurdo que tem que ser melhor explicado.

Rodrigo Federman disse...

Penso igual, Lilinho. E além de mais experiente, o Carli é tecnicamente superior aos dois também. A única coisa que pesa contra é a velocidade.
Abs e SA!!!

Daniel BFR disse...

GATITO: 4,5 - Sem culpa nos gols, e sem nenhuma defesa importante.

MARCINHO: 3,0 - Foi atropelado pelo ataque do Vasco, pior partida desde quando voltou.

MARCELO: 2,5 - Irreconhecível, atrasaod em vários lances, dormiu no primeiro gol.


RABELLO: 4,0 - Um pouco melhor que o companheiro, também errou bolas fáceis.

MOISÉS: 5,0 - Melhor do time pelo lado esquerdo e levou quando atacou.

RODRIGO LINDOSO: 5,5 - Correu muito, acertou alguns bons passes e fez o gol de pênalti.

JOÃO PAULO: Sem nota - Graças a entrada criminosa de Rildo, só joga de novo em 2019.

MARCOS VINICIUS: 4,5 - Quando corre apresenta algo, mas erra passes em demasia no meio e não aguenta jogar 60min com vigor físico.

VALENCIA: 5,0 - Deu chutes e fez cruzamentos perigosos. Mas oscilou e não ajudou a fechar o seu lado.

EZEQUIEL: 3,0 - Atrapalhado, errou as jogadas e nada produziu.

BRENNER: 5,0 - Apagado em boa parte do jogo, melhorou no segundo tempo e deixou seu gol.

MARCELO SANTOS: 4,0 - Pareceu perdido no meii, errando passes.

LUIZ FERNANDO: 5,0 - Melhorou sua performance, imprimindo bom ritmo pelo lado direito.

RODRIGO PIMPÃO: 4,0 - Aertou quase nada e perdeu boa chance de marcar.

ALBERTO VALENTIM: 5,0 - Mostrou poder de reação, mas se abriu demais no fim da partida. Seus comandados estavam em péssima tarde técnica também, o que prejudicou seu trabalho.

Anônimo disse...

Fato triste foi a fratura do João Paulo, agora o Joel Carli na minha opinião o melhor zagueiro do Brasil, lider autêntico, experiente, ficar de reserva do Marcelo é a píada de 2018 no Botafogo e esse técnico apesar de ser elogiado por alguns, tá fazendo a coisa mais ridicula a barração do Joel Carli.
Se o Joel Carli ser reserva dessa péssima defesa atual, montado pelo seu Valentim, vou deixar de assistir os jogos do Botafogo.
Já estou enxergando,que esse técnico é mais um que veio para irritar a torcida.
Ano passado, tivemos uma das melhores zaga do campeonato brasileiro e o cara consegue colocar o Marcelo de titular, tremenda bola fora desse técnico, que não vai demorar de ser taxado de burro.

Marcos Antonio

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Daniel. Concordei com algumas notas e discordei de outras.

Marcos Antonio, também acho que o AV erra bastante ao tirar o Carli do time titular. Isso é injustificável.

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Se as coisas já estavam difíceis com JP, na minha opinião, um dos melhores jogadores do botafogo, sem ele, a situação fica complicadíssima. O AV tem que remontar a equipe em três dias, para não ficar de fora da Taça Rio. Perder para o Vasco duas vezes seguidas seria castigo demais para o torcedor alvinegro. De uma coisa eu tenho certeza, Carli não pode ficar fora dessa equipe. Acorda diretoria, deveria ter começado ontem a procurar um substituto para JP, seja no mercado interno ou externo. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

É, J.Daniel...sem o JP as coisas tendem a ficar bem mais complicadas.
Abs e SA!!!

Pedro Lima disse...

Não precisa perder. Se empatar na quarta, estamos fora.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pedro.
Abs e SA!!!