26/05/18

Só não inventar




O técnico Alberto Valentim confirmou a estreia do zagueiro Yago na vaga do suspenso Carli. No mais, deixou tudo em aberto:

"- Vai jogar o Yago. Algumas outras situações posso definir até amanhã. A gente treina de uma forma em que todos precisam estar prontos".

Agora eu só espero que não apareçam invencionices por parte do treinador, afinal, todos estarem prontos é relativo quando lembramos da qualidade técnica do elenco botafoguense, né? Nunca que um Kieza estará pronto para atuar pelos lados do campo, por exemplo. Ou Gilson pronto para ser titular absoluto, Renatinho para carregar o meio de campo nas costas, etc.

Enfim, falta-nos time, melhores opções.

Enquanto isso não existe em General Severiano (e me arrisco a dizer que não existirá em 2018), a recomendação é inventar o mínimo possível.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

56 comentários:

Ricardo Rocha disse...

Ouvi algo sobre manter Gilson e colocar Moisés no meio. Como Sr Everest fazia com Vitor Luis e Gilson. Que padrinho tem esse Gilson!

Rodrigo Federman disse...

Celso, aí já seria continuar inventando. E errando.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Como escrevi no Post anterior, periga o Marcelo passar a ser o terceiro reserva na zaga, já que, segundo dizem, o Yago atua nos dois lados da zaga. O interessante é que o Marcelo até "ontem" era titular justamente no lugar do Carli.
E como o Yago tem contrato até dezembro de 2018, o passado me faz pensar que quando a temporada 2019 chegar, buscarão outro zagueiro e a desculpa será a falta de experiência do Marcelo.
E quando o Marcinho não puder jogar e considerando a performance do L. Ricardo, o Valentim provavelmente improvisará o Marcelo na lateral, ou seja, não serve para substituir o Carli, na sua posição original, mas poderá jogar improvisado de lateral.
Muito bom!

E um Irmão de CAMISA me disse que ouviu em um programa esportivo que o Kieza deverá ser o titular, jogando como dizem os técnicos, "externo".

Para terminar, o Valentim também falou sobre o Leandrinho:

"...Não acho que é da função do João Paulo, não marca como o João. João pode jogar até de primeiro volante. Leandrinho é mais um (camisa) 10. .."

O interessante é que o Leandrinho pediu e jogou mais recuado contra o Grêmio em 2017 e, inclusive, fez o gol da vitória. Disse o jogador após a partida:

"Minha principal característica é o passe. Eu mesmo conversei com o Jair há umas duas semanas. Pedi uma oportunidade. Conversei também com o Felipe Tigrão (auxiliar). Eles gostaram da ideia. O Jair entendeu totalmente. No sábado ele conversou comigo e me passou confiança. Treinei para estar ali e correu tudo bem "

Será que o Valentim conversa com os jogadores?
Dois fatos nesse questionamento:
1- O Valentim não enxerga o Leandrinho jogando mais recuado; o jogador pediu ao técnico anterior para ser escalado assim e foi relativamente bem.

2- O Aguirre já deu declarações que prefere jogar de centroavante e o Valentim já disse que o quer jogando nas três posições de ataque.

Disse o Aguirre:

"Me sinto cômodo é centroavante, de 9. Mas obviamente que nos jogos acontecem coisas, e durante campeonato também. Posso jogar em outra posição. Mas onde posso dar o melhor de mim é de centroavante."

Disse o Valentim sobre o Aguirre:

"Eu quero poder usá-lo nas três posições da frente (extremos e centroavante), isso vamos procurar fazer quando ele estiver bem, perto ou no nível dos outros jogadores, fisicamente falando. Fiz isso no Palmeiras com o William Bigode, o próprio Keno, essa troca com eles. Não vejo problema de fazer isso, até porque jogamos perto um do outro, com setores próximos "

Está ficando cada vez mais claro de que é mais um que deseja obrigar o jogador a se enquadrar ao seu esquema de jogo preferido.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/valentim-confirma-yago-no-domingo-e-fala-dos-100-dias-no-clube-balanco-positivo.ghtml

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/promessa-papo-com-jair-nova-posicao-e-gol-leandrinho-ressurge-como-volante.ghtml

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/com-pompa-e-grande-esperanca-botafogo-apresenta-rodrigo-aguirre.ghtml

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/como-aguirre-vai-jogar-valentim-projeta-uruguaio-a-la-willian-e-keno-no-botafogo.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e assim, segue sendo apenas um lado mais prejudicado: O Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Quando se trata de jogadores excepcionais, craques, uma eventual mudança de posição pode ocorrer, a seleção de 70 está aí para confirmar, mas quando os jogadores são apenas medianos, quanto mais próximo da sua melhor posição, melhor é.
Como montar um esquema mirabolante com jogadores medianos?
Você coloca o Messi em qualqueur posição do ataque e meio de campo e ele continuará decidindo, encontrando caminhos;
Voce coloca o LeBron James em qualquer posição dnetro de quadra e ele continuará decidindo.
Aí vem o professor e acha que um lateral que mal consegue marccar pode jogar de meia... Isso cansa, cara.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é de tirar até um monge do sério.
Abs e SA!!!

Frankstein Silva disse...

Esse cara é professor pardal. Saco cheio já.

Rodrigo Federman disse...

Tá enchendo o saco mesmo, Frankstein.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Técnico bom é aquele que não atrapalha e sabe fazer um esquema que aproveite os jogadores que tem e não tentar amoldar os atletas a um esquema que tem na cabeça. O AV ja começou a encher o saco. O título carioca está fazendo mal só Botafogo, pois esconde muita coisa equivocada. ABS e SB!

Anônimo disse...

JAIR EVEREST TÁ PARA SER DEMITIDO DO SANTOS O VALENTIM ABRA O OLHO.


MARCOS

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Sérgio.

Marcos, esqueçamos o JV. Figurinha muito antiga.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Botafogo tá na hora de colocar uma ouvidoria,para o torcedor escolher o técnico predileto e a escalação da equipe, porque alguns torcedores se acham e até parece que acompanha os treinamentos da equipe.
Além do técnico tá enchendo o saco, o torcedor do botafogo também enche o saco,como sabe tudo de futebol,se acha, por isso que a ouvidoria seria importante; porque caso o time jogasse mal, não tinha do que reclamar e algumas tias velhas paravam de reclamar.
Tem criticas construtivas mais a maioria é banais com perseguição a jogador o que é pior.
Um jogador que é contratado e esses caras são os primeiros a não incentivar,fica difícil.

Tiquinho

Rodrigo Federman disse...

Tiquinho, continue aplaudindo tudo. Se o seu senso crítico permite apenas o conformismo com a mediocridade silenciosa, seja feliz.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Faz o feijão com arroz simples, bem feitinho, que já está de bom tamanho. Feito isso pode pensar em ousar, inventar algo diferente. Mas que tenha humildade para voltar atrás e rever conceitos que se mostrem falhos.
Kieza jogando aberto já se mostrou improdutivo. Renatinho no lugar do Leo Valencia idem.
Gilson no meio, pelamordedeus !
E do comentário do Márcio em outra postagem, abaixo:

"Para terminar, lembro ao Samico que o Carli não foi descoberto pelo departamento de futebol/inteligência.
O argentino, segundo o Gustavo Noronha, foi indicação de um conselheiro, Rodrigo Farret."

É, eu soube disso. Carli veio quando, 2016, não ? Pois é, era, no mínimo, para ter um time de pessoas acompanhando de perto -ainda que pela TV- os campeonatos nacionais na América do Sul e México. Ver os destaques, as promessas, os mais experientes, como o Carli, e aí sim apostar.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Eduardo. O problema é quando quer aprender a fazer uma comida de restaurante estrelado antes de aprender a fazer um bom arroz e feijão.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Aposto que nem o Valentim está gostando do futebol apresentado pelo "seu time"...Mas porque insistir com alguns perebas e esse esquema que ao que parece, "engessa" os jogadores. Está perdidinho!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, segundo alguns torcedores, a culpa é do torcedor que só cobra ou crítica. Hehehe
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

E com os "ingredientes" de que dispomos, né, Rodrigo ?
O treinador pode até ter condições de bolar altas invenções, mas com o que temos o negócio é simplificar.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, aí só piora. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se o uqe tem apresentado nesses últimos jogos é desse jeito, iruim, não quero nem imaginar como são os treinamentos.
Valorizam demasiadamente os treinamentos e "esquecem" de combinar com os adversários. Treinam, treinam e treinam e pouco aparece jogadas ensaiadas, sejam em escanteios ou faltas, triangulações, aproximação entre os setores,... O Mestre Didi também deveria estar equivocado quando dizia que "Treino é treino, jogo é jogo".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não faz muito tempo comentávamos por aqui sobre a iportancia de ter bons goleiros.
O do Liverpool está confirmando a tese, entregou dois gols e o primeiro foi um dos maiores absurdos que já vi no futebol.
Como ser campeão com uma peças dessas no gol?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. Devemos agradecer que temos dois. E não desmerecer um deles, como alguns andam fazendo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Todo grande time começa por um grande goleiro,que o diga o Liverpool perdeu o título com dois erros clamoroso de seu goleiro. O Botafogo é um time fraco, mas pelo menos tem dois grandes goleiros. Manda um deles pro Liverpool em troca pelo Salah ou o Mané. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, não seria nada mal. Rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Embora não tenha nada a ver com o post, mas ver um jogador como o Salah, um baita jogador, sua saída matou o time do Liverpool, que mandava no jogo até então. Uma pena ter se machucado. Craque a gente gosta de ver o tempo todo. E dizer que o Botafogo já teve jogadores desse nível e acima deste. E já tivemos um Mané que fazia e acontecia. Que saudades do grande Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, pior é saber que nunca mais veremos. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

É bem por aí, Rodrigo.
E os "entendidos" de futebol dizem que o goleiro que não sabe jogar com os pés está "liquidado" no futebol atual...
Algumas coisas não podem ser ignoradas, centroavante tem de saber fazer gols e goleiro evitá-los; o resto ajuda, mas não é primordial.
Por isso que o Fernández é um goleiro barato para o BOTAFOGO, pois na hora da decisão se fez presente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Justamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Renatinho está fora do jogo frente ao Vitória por causa de dores musculares.
Não vou lamentar a ausência.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,caso o AVTDM insista com a mesma escalação,ou seja,continue inventando,teremos sérios problemas na partida de amanhã.
Hoje,gostei da vitória do REAL,time que aprecio desde a década de 50.
Entretanto,o que me deixou feliz foi ver a cara de bunda daquele que acha que o mundo gira em torno de si,o insuportável CR.
Não discuto as suas qualidades de atacante,mas como pessoa é muito asqueroso.A cara do bobalhão quando o BALE fez o gol de bicicleta,igual ao que ele havia feito,foi de pura irritação e despeito,nem vibrou ou abraçou o companheiro.Ainda bem que não fez gol e não pode se exibir como sempre o faz.E eu que achava o baixinho ROMÁRIO marrento e seboso,hoje reconheço que perto do português ele é uma freira.
Há pouco tempo,quando o CR fez um gol semelhante,um português que conheço teve a cara de pau de dizer que gols assim só PELÉ e CR sabiam fazer.Pode acrescentar o BALE a parti de agora,rsrsrsrs.
Na época,nem respondi ou contestei,pois um cara que tem a ousadia de afirmar que o CR é mais completo que o PELÉ e que fora do futebol o seu ídolo é KARL MARX,não merece qualquer tipo de resposta,rsrsrs.
E o goleiro do LIVERPOOL ? Que entregada vergonhosa para um profissional.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, desconforto mentiroso. Barracão técnica.

Jota, ele precisa mudar. Não pode mais insistir com tantos erros.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

O Camilo também fez um belíssimo gol de bicicleta, e daí? O Garrincha que eu saiba nunca fez um gol de bicicleta, mas fez Gold olímpicos, e mais importante: ganhou duas copas do mundo levando o time nas costas. Não era um jogador completo, mas só faltou fazer chuver no deserto do Atacama em 62. Quem dera que todo atacante fosse "incompleto" como Mané. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Quem dera, Sérgio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Até reconheço a observação do Márcio, sobre o clube observar algum jogador na America do Sul e também sei que os empresários está em todos esses lugares e o outrora Botafogo já não tem caixa para concorrer com esses empresários.
Carli,veio primeiro porque nunca jogou em time nenhum de ponta na Argentina,estava livre no mercado,era reserva do Quilmes e já estava com quase 30 anos fora de cogitação para os empresários, ganharem dinheiro.
Botafogo observou sim jogadores dentro de suas possibilidades financeiras e até tentou, sobrando não serviu para o Botafogo,Lizio,Salgueiro,Nunez não corresponderam,não tem outra saída, é tentar formar jogador em casa, não tem outra saída, porque os empresários estão em todo lugar.
Centro de treinamento, espero que seja a salvação, porque ficará tudo integrado facilitando a observação do técnico.

Antonio




Rodrigo Federman disse...

Antonio, será que o Botafogo realmente observou? Tenho sérias dúvidas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Provavelmente, Rodrigo.
Infelizmente ficam cheios de melindres para afastar um jogador que não está rendendo; tratam como se fossem sacar o Pirlo.
Jogou mal, sai do Time; jogu bem, fica. simples assim.
SA!!!

Marcio disse...

Antonio, entendo perfeitamente a sua linha de raciocínio. Todavia, se uma negociação com algum bom valor for inviável, que não contratem um jogador sabidamente ruim apenas porque o BOTAFOGO precisa contratar; jogador ruim custa muito caro, pois não ajuda e ainda atrapalha.
Tanto que o BOTAFOGO tem 35 jogadores no elenco e ainda não conseguiu encontrar 11 que apresentem um futebol razoável.
Tem jogador que não faz o básico, o minimo exigido; não há como ir muito longe desse modo.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,quando falamos que o futebol atual beira a mediocridade tem torcedor que não gosta.Comentamos que a diferença entre os incensados pela mídia ame$trada e os perebas é mínima.
A cada rodada isso fica bem claro,como hoje,quando em seu próprio campo o "maravilhoso" time do "Parmera" LEVOU UM SACODE do poderoso REAL do nordeste,rsrsrsrs.
Só rindo muito de quem acredita em comentaristas de programas esportivos das TVs tupiniquins.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Infelizmente é o que acontece mesmo, Marcio.

Jota, uma coisa é existir um nivelamento (por baixo) dos times, mas desculpe amigo, não reconhecer que o elenco do Palmeiras é muito superior ao da maioria é exagerado. E não é por uma derrota que se pode concluir isso. Se for por essa análise um tanto quanto superficial, poderíamos dizer também que hoje eles são o melhor time da América do Sul, pois foram os primeiros classificados na Libertadores. Nem ao céu e nem ao inferno. E não precisa acreditar em comentaristas esportivos para concluir uma coisa tão óbvia.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,nessa discordamos muito.Não consigo enxergar essa diferença toda que o amigo consegue ver em certos elencos.
A meu ver,não demonstram em campo tanta superioridade assim.Pelo que assisto nos diversos jogos,eu diria que alguns times são menos ruins.
Pode ser óbvio para o amigo,mas eu não consigo ver dessa forma.
Valeu,de vez em quando é bom discordar,senão algum gaiato dirá que combinamos as respostas,como disseram do MÁRCIO certa vez,rsrsrs.
Um abraço,boa noite e SA.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Discordâncias respeitosas são sempre bem-vindas e saudáveis, Jota.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Hoje o jogo do Real me chamou muitas atenções: a primeira delas foi até curiosa. Como o futebol consegue ser tão bom e tão ruim em um mesmo jogo. Ruim ao vermos o Salah sair prematuramente do jogo. Ruim ao vermos o Real jogando como Botafogo no primeiro tempo, rodando a bola sem parar de uma lado para o outro das laterais, se permitindo ser pressionado e sem alternativas de jogo. Ruim ver um goleiro Alemão, ou seja, de uma das melhores escolas do mundo, fazendo o que fez no jogo. Minha irmã que assistia o jogo logo disse: “melhor trocar de profissão e tentar ser o novo THOR do cinema...” kkkkk
Agora mudou da água para o vinho no segundo tempo quando o Real passou a ser o REAL e mostrar ao Liverpol quem mandava naquela decisão. Os craques começaram a jogar bola e o Botafoguense Marcelo começou a mostrar o que é habilidade, o Bale fazendo aquele golaço o Mané tentando ser Garrincha e o Bale novamente mostrando que é mais fácil fazer gol quando se chuta, mesmo que de tão longe, afinal não são todos os clubes do mundo que tem um Jefferson e um Gatito como goleiros. Até saem gols esquisitos no futebol e essa foi a jogada mais curiosa dessa final para fechar com chave de ouro essa gangorra que foi esse jogo.

Rodrigo Federman disse...

É, Paulo. Uma hora a imposição da camisa precisa fazer a diferença.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre treinamentos...
Será que o De Rossi faltou aos que os da seleção italiana?
Lembrando que o jogador não atendeu ao pedido do técnico ao não entrar no segundo tempo do segindo jogo frente a Suécia pelas eliminatórias para a copa/18.
A Itália precisava vencer o jogo por 1 a zero para provocar a prorrogação e o técnico queria colocar o De Rossi, volante...
“Eu? Por que raio devo eu entrar? Não precisamos empatar, precisamos vencer!", disse o italiano.
Por aqui acham normal atacante ser auxiliar de lateral; técnico dizer que quer um centroavante jogando em várias posições quando o mesmo já disse se sentir melhor jogando, imaginem, de centroavante....

Sobre o comentário do Jota, creio haver somente menos piores que contam com muito oba-oba por parte da imprensa.
O futebol jogado é péssimo... Inclusive com técnicos reclamando que o adversário "veio jogar fechado", como se eestes tivessem que facilitar o seu trabalho.
Não é coincidência o fato do Corinthians, que tem uma fórmula de jogo definida, sem firulas, ter obtido bons resultados.
Infelizmente o BOTAFOGO não consegue elaborar e determinar uma fórmula de jogo simples e objetiva, adequada ao padrão dos chutadores de bola que estão no elenco.

Para terminar, os nobres Rodrigo e Jota estão concordando que devem discordar de forma respeitosa... Isso não pode, pois é concordância.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahaha. Gostei do final do comentário, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vai vendo, Rodrigo...
E ao final, sabemos que para alguns o BOTAFOGO perde por culpa da Torcida e vence apesar dela.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, se algo sai errado, a culpa certamente é da torcida.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Queremos TÉCNICO!
Não cair.

Rodrigo Federman disse...

Só não tem no mercado, Jorge.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Então já era!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jorge.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

O JV não é nenhuma Brastemp mas está a anos luz do AV eis a opinião de um cara que só sabe torcer e esquentar a cabeça com o sistema AV de armar o time

Rodrigo Federman disse...

Jorge, respeito, mas discordo por completo.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

É esperar pra ver, só espero que não venhamos a ver demais!
Torço desesperadamente para que o AV acerte e acerte logo,
mas que já passou da hora de dar uma cara, mas uma cara mais confiável a esse time.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jorge.
Abs e SA!!!