20/11/18

Melhora defensiva
















Notícia retirada do site Globoesporte:

"Destaque na marcação, Marcinho vê atuação como uma de suas melhores.

Lateral não deixou ninguém passar na direita na vitória sobre o Internacional".

Seja por autoavaliação ou dicas/conselhos do treinador e companheiros, não é de hoje que o Marcinho parece mais firme na defesa, que até então era o seu calcanhar de Aquiles.

Contra o Inter, foi muito bem. Até mesmo diante do Flamengo e Chapecoense. O lateral botafoguense parece mais inteligente na administração do fôlego e momento certo para subir ao ataque sem deixar as costas desguarnecidas. E considerando a sua qualidade com a bola nos pés, acho - e sempre disse isso - que o Botafogo pode ter um lateral direito seguro e até mesmo acima da fraca média do futebol brasileiro.

É questão de paciência. Cobranças, sempre...
...mas com paciência. Principalmente quando um determinado atleta dá sinais de que não é um completo perna de pau (e isso nós temos no elenco botafoguense). 

O que os amigos pensam a respeito? Vale a pena insistir com o Marcinho de titular em 2019 ou fazer mais alguma aposta do nível de Alemão ou Arnaldo da vida?

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Com certeza Marcinho.Até por mostrar potencial para evoluir.

Rodrigo Federman disse...

Penso o mesmo, Ricardo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,não tenho qualquer problema em reavaliar uma opinião.Muitas pessoas acham que não devem faze-lo por diversos motivos e eu acho apenas graça de quem pensa assim.
Critiquei o MARCINHO algumas vezes,mas também tenho observado essas melhoras defensivas nas últimas partidas.Acredito que ele está avaliando melhor o seu posicionamento em campo.Como ainda é jovem e prata da casa,é melhor esperar mais um pouco ao invés de contratar as "barangas" oferecidas pelos amigo$.
Espero,algum dia,mudar minha opinião em relação ao BRENNER,ahahahaha.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Jota! Somos dois! Hoje o Marcinho faz por merecer esse voto de confiança.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Se o clube renovar com Brenner fica comprovado o esquema dos amigo$.Baton na cueca.Rssssss

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não duvido!
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sem a menor dúvida, Rodrigo, muito melhor investir em um jovem promissor e da casa, como o Marcinho que nos dois citados. Assim como me parece melhor investir nos, para mim, ainda desconhecidos Kanu e Helerson, Yuri, Renan Gorbe e Igor Cássio que em "pérolas" como Yago, Moisés, Marcelo Israelense, Brenner e Kieza.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Eduardo.
Abs e SA!!!

J PRATTI disse...

As observações nos últimos quatro jogos são de deixar torcedor extremamente feliz.
Começando pelo Marcinho na marcacao antes ele entrava de corpo mole e assistia o adversário passar e sobrecarregava o Carly que tinha que se desdobrar na cobertura, hoje conseguimos ver um outro entrando firme e dando até chutao
É nítida a melhora.
As outras OBS. Positivas:
As falhas capitais do Rabelo também deixaram de acontecer.
O bom desempenho do MF voltou e
Do Valença apesar do gol perdido, o oportunismo do Erik
Também tem feito a diferenca e o fundamento incontestável a presença do Gatito.
O que ainda não dá para elogiar e Brenner e o Renatinho.
Sds.
.







Rodrigo Federman disse...

JPratti, o próprio Marcinho parece estar mais vibrante, com raça. Isso impacta diretamente no seu desempenho defensivo (o fraco no futebol dele).
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Mas...e o Arnaldo?
Sim,claro, Marcinho merece que se aposte nele. Inclusive, não tem tirado a perna nas divididas.

Rodrigo Federman disse...

Celso, o possante Arnaldo é mais do que reserva do poderoso Ceará! E tinha gente que batia palmas para as corridas destrambelhadas daquele maluco! hehehe! Marcinho ao menos sabe jogar. A questão é manter justamente o que você falou: Firmeza na defesa e divididas, porque no ataque ele atende.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Com relação os post do Samico, penso que dá pra avaliar e esperar alguma coisa dos citados. Mas quanto ao Kanu, esquece. Ele é o maior atrasador de bolas que eu já ví jogando. Naquele time campeão do sub-20 ele não fazia outra coisa a não ser atrasar bola pro goleiro Diego. Eu ficava tremendamente raivoso com essa jogadinha manjada, e sistematicamente repetidas.

Kanú, naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaõ.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Grande, Patinhas! Confesso que vi pouco do tal Kanu. Mas será que é pior do que o possante Yago? Com certeza é mais barato.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo com o Jeferson aposentado poderíamos trazer o Everson do ceara?o que vc acha

Rodrigo Federman disse...

Edison, não vejo problema com o Saulo de reserva. E acho que temos outras carências maiores para se preocupar.
Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Concordo em permanecer com Marcinho para 2019, com algumas peças novas que vierem para somar, o futebol dele também crescerá.O que não podemos é aturar brener em 2019 ele tem que ser o capitão dessa barca

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcelo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Verdade é que nossa base tem revelado bons jogadores Gilberto,Rabelo,Sassá,Jadson,Gabriel,Vitinho,Leandrinho,Marcinho,Matheus Fernandes,Gustavo Bochecha,Ezequiel,Yuri.


Mamá

Sergio disse...

Os dois últimos jogos que vi do Botafogo (não via nenhum faz tempo) achei que o Marcinho progrediu bastante, em especial na parte defensiva. Acho que com o tempo pode se tornar um bom lateral direito, espécie em extinção no país. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Mamá, nem todos eu concordo. Mas sim, alguns poderiam/deveriam ser mais testados. Principalmente quando comparamos à algumas barangas que trazem de outros clubes de menor expressão e que logo tomam as preferências dos "professores".

Sergio, sim, progrediu muito. Contra o Flamengo, por exemplo, todos temíamos por um passeio do Vitinho por ali. E longe te der acontecido. Ele parece estar subindo mais na boa ultimamente.

Abs e SA!!!

Enéias Teles Borges disse...

O Botafogo é uma fábrica de talentos. Falta paciência. Sempre sustentei aqui que é melhor usar a base do que comprar refugo. Igor, Marcinho, Matheus, Leandrinho, Bochecha, Marcelo...

Eu levo fé no novo centro de treinamentos.

Quanto ao Marcinho: tem futuro. Até o Tite está de olho.

Rodrigo Federman disse...

Enéias, mas é preciso relativizar também. Não é apenas por serem da base que precisam ser prioridades sempre.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sou favorável que continuem dando oportunidades ao Marcinho, desde que, óbvio, as correções e cobranças sejam efetuadas.
É bom lembrar que ele não é originariamente lateral, passou para a função na metade de 2015; isso não pode ser desconsiderado, fora o fato de que não existem melhores por aí.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Fecho contigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Trabalho de base do Botafogo, com o Manoel Renha na direção,tem dado muito certo e só para lembrar ao Márcio, que o Josimar nunca foi lateral direito e sim jogador de meio campo,foi improvisado e tornou-se um grande lateral direito, bem parecido com o que está acontecendo com o Marcinho e pela conversa do Títe ontem, praticamente, abriu uma oportunidade para o Marcinho na seleção brasileira.
Embora não vejo tudo isso, para um jogador de futebol, uma convocação é um prêmio e vai abrir de vez o caminho da Europa, para ele.
Pensando direito, quem acompanha o Marcinho, é um garoto de grande futuro, porque as equipes do Brasil, não estão com esses laterais direitos todo.
O melhor lateral direito do Brasil hoje, apesar dos seus 40 anos, foi uma cria do Botafogo se chama Leonardo Moura.

Mama

Rodrigo Federman disse...

Mamá, o Renha é bastante competente. Um dos mais ali dentro. Quanto ao Marcinho, nunca será craque, mas certamente acima da baixa média nacional.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Rodrigo, Marcinho ainda por cima é da base. Sou chato com isso, e morrerei defendendo a base. Ainda mais se for para trazerem contratações e não REFORÇOS. Não pagamos nada para contratá-los. Só precisamos ter inteligência (e paciência) para avaliá-los. Prefiro 3 "camarões" e um bom goleiro, e o restante da base, do que essas contratações feitas ano após ano.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu não defendo a base apenas por ser a base. Mas sim, entre dar chances aos jovens do clube ou barangas e refugos de adversários, melhor apostar em quem já está no Botafogo.
Abs e SA!!!