02/05/19

Ao menos vencemos
















Um alívio.

Depois de perder na primeira rodada, o Botafogo precisava vencer o Bahia nesta quinta-feira e recuperar os pontos deixados para trás no sábado passado, lá no Morumbi.

E conseguiu: 3 a 2 no tricolor baiano.

Excelente se considerarmos apenas resultado, afinal, em um campeonato nivelado (mesmo que por baixo) e no qual sabemos que o GLORIOSO não tem condição alguma de conquistar algo "grande", o importante é somar pontos para evitar qualquer briga com o "mal maior" na reta final da temporada.

Em relação ao futebol apresentado, sinceramente - e apesar da vitória -, achei que houve uma "involução" se comparado ao jogo contra o São Paulo. Quero dizer, é óbvio que jogando em casa e diante de um adversário pior que o paulista, a tendência seria criarmos um pouco mais. E de fato conseguimos. Tanto é que marcamos três gols. Mas em relação à movimentação e aplicação tática, prefiro o confronto do sábado passado.

De todo modo, repito: Na situação do atual Botafogo, quero sempre jogar mal...
...desde que, terminemos os 90 minutos com três pontos na conta.

Ainda assim, é lógico, queremos e torcemos sempre por evolução. Mas aí, não tem jeito: É tempo, sequência, mudança de mentalidade (desde a direção até o ponta esquerda) e, claro, reforços mais qualificados. Caso contrário, será sempre no sofrimento, seja contra São Paulo, Bahia, CSA ou Palmeiras.

Terminada a rodada, já pensamos no próximo triunfo. Domingo que vem, mais uma partida daquelas de "seis pontos". Novamente no Niltão, vencer o Fortaleza é obrigação!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 3 x 2 Bahia

1- Gatito: Não chegou a falhar, mas no segundo gol poderia ter espalmado mais forte ou em outra direção - 5,0

2- Marcinho: Muito mal na marcação. Tudo aconteceu nas suas costas - 4,0

3- Carli: Não comprometeu - 5,0

4- Gabriel: Seguro na maioria das jogadas. Bem nas antecipações - 6,0

5- Bochecha: Excessivos passes laterais, apenas - 4,5

6- Gilson: Só em não ter feito merda, já é para agradecermos - 5,0

7- Erik: Correria, mas sem pensar bem nas conclusões das jogadas - 5,0

8- João Paulo: Começou mal a beça, se escondendo. Melhorou um pouco na segunda etapa - 5,0

9- Diego Souza: Sumidão - 3,5

10- Cícero: Apesar do gol, não dá velocidade nas jogadas - 4,5

11- Pimpão: Não dá mais. Nem a correria maluca consegue fazer - 4,0

12- Luiz Fernando: Pouco acrescentou - 4,5

13- Valencia: Ao menos segura um pouco mais a bola - 4,5

14- Alex Santana: Entrou para dar novo fôlego ao meio de campo - 5,0

Eduardo Barroca: Em minha opinião, errou na escalação inicial, mas a forma de jogar diferente do antecessor é bastante perceptível - 5,0

28 comentários:

Carlos Roberto disse...

Gostei do time, acho que ainda está se adaptando a nova forma de jogar. Com o tempo, vai evoluindo. Queria destacar o Bochecha, com visão de jogo privilegiada e o Carli, soberano atrás. Agora o Marcinho é sem condição, qualquer jogador de série C bate ele.

Anônimo disse...

*Vamos vencer o Fortaleza e garantir 6 pontos em 3 jogos*
Até que gostei do resultado, mas o jogo de sábado foi "melhor", o jeito de jogar foi melhor.
Se fosse o Erik no lugar de Leo Valencia naquele contrataque (eu acho que) seria 4x2, ou até então 4x1, pois poderia mudar o jogo.
Deivid

Rodrigo Federman disse...

Carlos Roberto, eu sinceramente não gostei hoje. E tenho dúvidas se vai evoluir com o tempo à maneira de jogar. Isso porque, a qualidade técnica do elenco é fraca. Hoje, sinceramente, não curti o Bochecha. Gostei muito do Gabriel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Deivid, difícil falar isso. Até porque, o Erik hoje não esteve em uma das suas melhores noites. Mas concordo que o time hoje - apesar do resultado - me passou uma impressão pior do que no sábado passado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E a primeira vitória foi conquistada.
No primeiro tempo o BOTAFOGO teve muitos toques de bola laterais e para trás, pouca aproximação e movimentação.
E jogando desse modo viu o Bahia sair na frente no placar.
Mesmo sem melhorar muito no jogo, com o adversário tentando explorar os contra-ataques, o BOTAFOGO empatou o jogo aos 29, com o Erik, virou com J. paulo aos 35 e ampliou com Cícero aos 47.
No segundo tempo, o BOTAFOGO ficou tocando bola para deixar o tempo passar, foi pouco agressivo e por isso criou somente umas duas oportunidades de gol.
E muito desse jogo meio sonolento deveu-se em parte as substituições, pois a saída do Erik (entrou A. Santana) tirou a única opção de velocidade nos contra-ataques.
Ainda entraram no jogo L. Valencia no lugar do Pimpão e L. Fernando no lugar do Cícero.
Em resumo, há muito o que melhorar nessa posse de bola e também na disputa do jogo, pois o Time perde muitos embates físicos.
Penso que D. Souza e J. Paulo deveriam ter sido substituídos e não gostei da entrada do L. Fernando.
Fernandez- Fez boas defesas, mas parece não estar no auge da forma;
Marcinho- Muitos problemas na marcação;
Carli e Gabriel- Jogo aceitável;
Gilson- Como sempre faz, deixou espaços pelo seu setor;
Bochecha- O mais lúcido do meio campo e não seria exagero pensar em jogar mais adiantado. Se passar a dar mais velocidade à bola, poderá subir de patamar;
Cícero- fez um gol e participou efetivamente de outro. Melhor do que em outras jornadas;
J. Paulo- Fez um gol mas se escondeu muito no jogo, principalmente no primeiro tempo;
Pimpão- Não há justificativas para tantas oportunidades seguidas, pouco agrega ao Time;
Diego Souza- Participação discretíssima;
Erik- Está abaixo de outras oportunidades, mas o estilo de joigo muito cadenciado pode estar lhe prejudicando. Continua sendo o “melhor” do ataque;

L Valencia- Quase deixou um gol, teve participação razoável durante o tempo que ficou em campo;
A. Santana- Discreto;
L. Fernando- Quase nunca leva vantagem sobre o marcador, mesmo quando entra com o jogo em andamento. Pouca disposição para a idade que tem.

Barroca- A ideia da posse de bola é boa, mas é preciso melhorar a participação dos jogadores no que diz respeito a movimentação e aproximação. Além disso, se o adversário conceder espaços, a Equipe deve e pode ser mais direta no jogo.
Como escrevi acima, penso que Diego Souza e J. Paulo deveriam ter sido substituídos e o L. Fernando não deveria ter entrado.

Melhor arrumar a casa após uma vitória.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo com grande parte do seu comentário. Faço apenas uma observação ao Gilson, que todos sabemos que eu detesto, mas que hoje, em minha opinião, foi até dos "melhores". Isso mostra que o Botafogo realmente não foi tão bem (apesar da vitória). hehehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, nessa pensamos diferente; acho que o Gilson foi o Gilson de sempre, só que hoje as jogadas pelo seu setor não terminaram em gol e o Bahia forçou mais o jogo pelo lado do Marcinho.
E por falar em Marcinho, essa insistência com ele só faz com que piore as suas atuações; se não querem descartá-lo e não acho errado, devem tirá-lo do Time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, talvez por terem insistido mais pelo lado do Marcinho, o Gilson hoje tenha me cansado menos a beleza! rs
Abs e SA!!!

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Pois é, ótimo resultado, mas o time parece que abandonou aquele toque de bola, ou seja, a posse da bola. Bom mesmo seria aquele jogo de Sábado com placar o placar de hoje.

Vamos ver se foi uma vitória fortuita ou o time vai entrar numa evolução.

Abraço e SA.

Rodrigo Federman disse...

Jonas, se bem que no sábado o Botafogo nada criou, nê? Hoje foi um pouco melhor nesse ponto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não pode passar batido o fato de estarmos sofrendo muitos gols. Em 2019 já foram 20 gols sofridos em 19 jogos.
Foram 13 sofridos em 11 jogos no Carioca;
3 sofridos em 4 jogos da Copa do Brasil;
4 sofridos em 2 jogos pelo Brasileiro.

É preciso dar uma arrumada no setor.

SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Não vi o jogo com o São Paulo, mas vi evolução de ZR para Barroca. Vi uma boa tentativa de troca de passes no meio, com calma. E de manter a posse de bola. Não gostei das substituições, mas pelo fato de retirar dois jogadores de velocidade, abdicando de contra-ataques. Pelo menos um atacante de velocidade tem que permanecer quando um time adversário vem com tudo. Chama-se válvula de escape. Poucas vezes vi um lateral tão fraco na marcação como Marcinho. Ele sentiu tanto a sua própria incapacidade de marcar que deixou a lateral e veio ser quase um zagueiro, por dentro, com medo do "um contra um". O JP foi mal no início porque colocado quase como um 10 da antiga. Ele agora rende mais como primeiro ou segundo volante. Apesar de ter feito o gol dentro da pequena área. Gosto do Cícero pela capacidade de um passe longo e de algumas penetrações, apesar de lento. Falta ao Botafogo um atacante pelo lado esquerdo, mais efetivo do que o Pimpão, com poder de recomposição e com mais lucidez pra encostar no Diego Souza. Uma espécie de Romero, ex Corinthians. Mas, não temos grana.
Ouso notas.
Gatito - 6 (bola difícil de espalmar pra outro lado)
Marcinho - 2 (nem na frente e muito menos atrás)
Carli - 6
Gabriel - 6
Gilson - 4,5
Gustavo - 6
Cícero - 6
JP - 6
Erik - 6
Pimpão - 4,5
Diego - 4,5

Valencia - 5
LF - 4,5
Alex - 4,5

Saudações AN
Paulo de POA

Rodrigo Federman disse...

Com urgência, Marcio.

Paulo, isso, com certeza. A diferença do time do ZR para o do EB é gritante.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Técnico novo com ideias velhas. Com 3x1, tentou cozinhar o jogo no segundo tempo. Quase leva o empate. Insistir com Pimpão e Marcinho de titular não dá. Não sacar logo o lento e cansado Diego Sousa foi uma temeridade. Fiz figa para não levarmos o terceiro gol.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Miguel, até concordo que ontem o time repetiu alguns erros (escalação, recuo...), mas não vejo o EB com ideias velhas. Percebo uma tentativa de mudança. Lógico, cabem observações, porém, a diferença para o trabalho do ZR já é sensível.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Dentro da nossa realidade, valeu o resultado. Mas, realmente... O futebol foi aquém do apresentado anteriormente, mas fizemos 3 gols... Vá entender...
Bem, quanto ao jogo, achei duas falhas do Gatito. Uma por não ter cortado o passe do primeiro gol e o segundo por espalmar pra frente. Enfim...
Mas a pergunta que não quer calar é: pra que caraios serve o Marcinho? Não marca ninguém, não ataca, erra por cima, por baixo, todas as jogadas do adversário são em cima dele... Porra! Já passou da hora do Marcelo entrar ali...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, sim. E aí tem "erro" do técnico também. O cara já sabe o que está incomodando a torcida e indo mal. E por enquanto insiste nesses mesmos erros.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo e amigos. Parece que o sistema que o Barroca deseja tem estreita relação com o preparo físico. Há jogadores que não o tem para 90 minutos. Individualmente o Gilson não foi mal. Na comparação com o jogo com o São Paulo, de que adianta ter posse de bola e nenhuma chance de gol". Devido a diferença de adversários o jogo de ontem deveria ser mais fácil e o seria se o ritmo de jogo posse como nos 20 min. finais do primeiro tempo. Muitos jogadores voltaram para o segundo tempo já cansados. Principalmente os "velhinhos" e o Pimpão. Tirar o Erik foi um engano. Por que não tirar o D. Souza com 15 min. e não colocar o Igor Cássio? Tiraria um "velhinho cansado" e colocar um jovem persistente. Enfim, melhor ter menos posse de bola, sem sofrer sufoco e ontem sofremos, do que ter posse de bola e não ter pelo menos umas 03 chances claras. Não gostei do jogo contra o São Paulo - vi ao vivo e depois mais duas vezes em VT- e gostei dos 25 min. finais do primeiro tempo. Barroca, experimenta o Fernando no lugar do Marcinho. Contra o Fortaleza poderia testar. Loris

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Loris. Concordo em gênero, número e grau!
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

A zaga segue mal posicionada e JP precisa assumir a função, parar de se esconder. Marcinho é muito ruim e Bochecha e Cícero ,juntos, tornam o meio lento. Barroca precisa treinar saída rápida para o ataque e dar uma chance ao IC. Sinceramente,não acredito que teremos futuro com o estagiário. Mas torço muito para estar errado.

Rodrigo Federman disse...

Celso, o JP começou muito mal, mas depois se soltou um pouco mais. Agora, concordo que Bochecha e Cícero juntos não dá.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Achei que melhorou no quesito efetividade ofensiva. De nada adiantava a posse de bola se não éramos eficientes nesse final de transição e isso ocorreu no primeiro tempo e com muita qualidade, visto que viramos a primeira etapa com 3 x 1. O que na minha opinião ocorreu é que o time está amadurecendo uma nova forma de jogar e precisa aprender a como agir quando estiver sob pressão de acordo com a forma de pensar do Barroca. Isso foi ruim no segundo tempo. Mas achei que no geral, ao contrário da maioria, que o time evoluiu muito na primeira etapa e a sensação de involução foi por conta do segundo tempo tenso.
Com exceção do Marcinho achei todo o time bem, nas acho que o Jean deveria ter entrado no lugar do Diego e manteria o Erick no time.
Boa vitœria.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Paulo. Nisso eu concordo. De nada adianta posse de bola sem um único chute a gol.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

1) A falta de regularidade do Marcinho é assustadora. Não dá mais!

2) Com Gilson em campo, jogamos com 9; ontem jogamos com 9,5.

3) Para o futebol do Bochecha... "Sabe tchurururu estou louco pra te ver..." Tem técnica, mas é muito indefinido.

4) Melhor partida do Cícero até agora.

5) Rodrigo Pimpão... É RP.

6) Acho válido experimentar a "meiuca" com DS acompanhado de JP+AS+Cícero (caso jogue como ontem)/ou Jean que dá mais poder na contenção.

7) JP, Erik, Carli e Gabriel foram bem.


Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, eu ainda não me convenci com o Cícero! hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre a lateral direita, o Fernando estava relacionado, o que significa que existem duas opções de substituição para o Marcinho, se considerarmos que o Marcelo pode fazer a função.
Não sei dizer se o Marcinho jogava bem ou mal de meia atacante, mas ter sido deslocado para a lateral se mostrou uma tentativa fracassada.
Já que tem contrato, antes de perder definitivamente o jogador, melhor é sacá-lo do Time e fazer uma nova tentativa como meia atacante.
Penso que o futebol precisa evoluir, pois eu não acredito que um técnico tenha condições de mostrar na prática como devem se comportar os jogadores em suas diversas posições.
Se há um treinador de goleiros, deveria haver para zagueiros, atacantes...
Como, por exemplo, um técnico que foi goleiro poderá mostrar para um jogador qualquer a forma exata de bater na bola em uma cobrança de falta? Como mostrar para um atacante como agir ao entrar de frente com o goleiro?
SA!!!

Assimos disse...

Eu também não, Rodrigo, mas dentro do panorama que ele tem mostrado, ontem foi a melhor.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo. Se existem opções e o técnico vê que o titular não está rendendo, é obrigado a tentar mexer alguma coisa. O Barroca precisa corrigir isso desde já.

Sim, Assimos.

Abs e SA!!!