24/05/19

Mais objetividade
















Ainda sobre o jogo da última quarta-feira, o técnico Eduardo Barroca analisou:

"- Tivemos um pouco de dificuldade no início do jogo. A gente precisava fazer um jogo mais vertical para ter o controle no campo de ataque. Depois que a gente fez essa leitura o jogo ficou na nossa característica. Tivemos 78% de posse de bola e criamos 14 finalizações e seis no gol. A nossa bola parada foi boa".

O Barroca que me desculpe, mas está desconsiderando o baixíssimo nível técnico do time paraguaio. Se o Botafogo fosse mais corajoso, vibrante e ofensivo, poderia até ter menos posse de bola, mas conseguiria duplicar a quantidade de finalizações e até mesmo goleado.

Sobre esses passes laterais com posse de bola - na maioria das vezes - improdutiva, gostei muito da "ideia" do amigo Lorismário (em comentário na postagem do pós-jogo)...

Se esses jogadores ganhassem "um extra" por passes ofensivos/objetivos e pagassem um "valor qualquer" a cada passe lateral improdutivo ou para trás, o Botafogo quitaria a sua dívida milionária em pouquíssimos jogos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

36 comentários:

Anônimo disse...

O Leicester foi campeão inglês jogando quase todo o difícil torneio "sem a posse de bola". Todos os adversários ostentaram nas estatísticas "maior tempo de posse de bola" em relação ao campeão. A diferença é que o Leicester armava ataques no mais das vezes mortais quando tinha a bola sob controle. O atacante deles lá (Vardy, acho) cansou de meter a bola na rede dos adversários.
Essa conversinha mole de posse de bola já torrou o saco.
Levi

Anônimo disse...

Ricardo
"Depois que a gente fez essa leitura o jogo ficou na nossa característica".
Ou seja, ele admite que o jogo do Botafogo são os passes laterais e pra trás.
E outra: das 14 finalizações menos da metade foi no gol.Então precisam treinar mais finalização ou os jogadores são muito ruins mesmo, ou os dois.

keven disse...

espero que o barroca, não comece a se perder nos seus discursos, como parece que vem acontecendo.

e espero que ele tire o cicero do time, poderia testar outras alternativas, e acho também que o Diego souza e o erik devem jogar próximos, porque assim vamos criar mais chances.

sera que uma dobradinha Fernando e Marcinho poderia dá certo?

Abs e saudações alvinegras.

Marcio disse...

O grande problema da estatística é esse, pode ser interpretada de várias maneiras e mascarar a realidade dos fatos.
Esses 71% de posse de bola não significou praticamente nada, pois a objetividade praticamente não existiu. E mais, o Barroca desconsidera que o time paraguaio teve um jogador expulso aos 31 minutos do primeiro tempo, ou seja, até a expulsão do Jean aos 40 do segundo tempo, o BOTAFOGO teve vantagem numérica por 57 minutos. E o gol do BOTAFOGO, o Erik não tem nada com isso, contou com uma lambança do goleiro paraguaio...
Se o time paraguaio tivesse feito 1 a zero, já que teve uma penalidade máxima desperdiçada, poderíamos ter amargado uma derrota; por mais fracos que sejam, esses times da América do Sul, sabem se comportar razoavelmente quando estão em vantagem, provavelmente fariam aquela famosa duas linhas de 4 e deixariam o BOTAFOGO com a sua posse sem objetividade.
Como furariam a retranca sem trocas rápidas de passes, movimentações constantes, jogadas pelos flancos e infiltrações?
Não se joga futebol apenas baseado na matemática. O BOTAFOGO não jogou bem.
Aliás, não custa lembrar que o próximo adversário, Palmeiras, não é um time que gosta de ficar com a bola, como foi o caso do Fluminense, provavelmente vão entregar a posse ao BOTAFOGO, marcar forte, esperar os erros ocorrerem para matar o jogo na velocidade.
Não custa olhar o jogo deles contra o Santos, que sempre deseja ficar com a bola, como gosta o Sampaoli.
SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
E parece que o Barroca vai com Gilson e Cícero novamente.Depois dizem que a torcida tem que comparecer aos jogos...
Barroca vai decepcionando cada vez mais....

Rodrigo Federman disse...

Essa é a questão, Levi: Atuar de uma maneira não pode ser regra!

Ricardo, e esqueceu de falar que com muito menos posse de bola o SdA concluiu quase a mesma quantidade de bolas.

Eu também, Keven.

Marcio, principalmente quando a estatística não é tão efetiva!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Gilson a justificativa do Barroca para colocá-lo como titular foi capenga:

"O Gilson jogou contra Bahia e Fortaleza. Vinha muito bem. Infelizmente, teve um desconforto na panturrilha. Não jogou contra o Fluminense e agora retoma..."

Fatalmente ele vai juntar a esse discurso o fato do Gilson ter efetuado o cruzamento que possibilitou o gol do Erik, frente ao Sol de América.
Só que não pode dizer que alguém vinha bem, após cometer uma penalidade máxima bisonha e que não foi assinalada, no jogo frente ao Fortaleza.
Obviamente não estou pedindo para que ele critique publicamente os jogadores, só que não precisa fazer esses elogios quando todos estamos vendo que nada do que está sendo dito ocorreu.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2019/05/22/barroca-explica-mudancas-no-botafogo-e-salienta-foco-em-controlar-o-jogo.htm

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e assim seguiremos: Passando raiva e nervoso, quando poderíamos, enfim, ter mudanças positivas no Botafogo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, esse esqueminha sem vergonha do Botafogo do EB acabará por desmistificar esse papo furado de posse de bola.
Uma coisa é ter a posse de bola como era no Barcelona de Xavi e Iniesta, com a bola circulando próxima à área adversária e havendo deslocamentos e infiltrações constantes. Outra, totalmente diferente e irritantemente inócua, é ficar tocando a bola no nosso campo em passes laterais e/ou para trás entre os zagueiros e volantes.
Sobre a lateral esquerda o EB está sendo de uma incoerência absurda, senão vejamos: Jonathan vinha sendo titular e não jogou por motivo de contusão; entrou seu reserva, o inesquecível e possante Gilson, que, aos olhos do EB, teve uma atuação de gala, talvez no nível de um Marinho nos bons tempos.
Aí ele barra o garoto.
Gilson não joga, volta o Jonathan, que joga bem, com firmeza e ainda faz o cruzamento que originou o gol da vitória contra o Tapetense FC.
O que faz o EB ? Promove a volta do Gilson ! PQP !!
Que encosto !!!
Gilsão, Cícero e DS é demais para um mesmo time.
Abs.

Anônimo disse...

Quantos mais desconfortos na panturrilha esse cara terá de ter até ser sacado no time?
Lanço aqui uma campanha de reza brava: todos com pensamento positivo para que haja desconfortos em umas, sei lá, seis ou oito panturrilhas...
Não dá pra levar esse tipo de declaração a sério.
Levi

Rodrigo Federman disse...

É, Eduardo. Posse de bola de 70% com Cícero, Pimpão, Gilson e tantos outros é dose para mamute.

Levi, o Gilson é eterno nesse Botafogo!

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Vem aí Vitor Rangel. Números medíocres.

Sergio Di Sabbato disse...

Que me desculpe o EB, mas quero que o Gílson bem longe do Botafogo, o Gílson não joga nada, é um encosto, ele e outros encostos. Esse papo de posse de bola é papo prá boi dormir: posse de bola sem objetividade não serve prá nada. Cada um que entra é pior que o outro e o Botafogo que se dane. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, penalti bisonho do Gílson não marcado contra o Fortaleza e responsável pelo cruzamento que resultou no 2º gol do Bahia. Acho que esse discurso do Barroca é mais medo dos "merdalhões" do que outra coisa. Por que não elogia as atuações do Jonathan, inclusive o cruzamento que deu origem ao gol contra o ectd? Ele falhou contra o Goiás? Até pode não ter conseguido cortar o cruzamento, mas a falha foi do miolo da zaga. Esse olhar pseudo seletivo do EB é flórida. Abs e SB!

Anônimo disse...

RODRIGO,a minha tolerância com o BARROCA poderá terminar amanhã.
Caso insista em escalar os "inúteis"de sempre,ficará comprovada a informação que recebi de que ele seria o PAU MANDADO 2.
Perder para o PALMEIRAS é um resultado aceitável,mas se esses caras andarem em campo,correremos o risco de levarmos uma goleada vergonhosa.
Lembro que disse aqui,quando alguns se entusiasmaram,que a vinda de CÍCERO e DS,dois ex jogadores que nunca foram top de linha,era jogar dinheiro fora.Até agora,digam que estou errado,rsrsrs.
Falávamos que BRENNER,KIEZA,ROGER,etc,perdiam gols,eram perebas,etc.E aí eu pergunto(custo X benefício),qual deles foi mais inútil do que o centro avante atual?
Não adianta querer achar que o DS recuado será melhor,etc.Ele não tem mais vitalidade para jogar no meio de campo.Prefiro qualquer garoto da base que corra.Entretanto,parece que o BARROCA tem "tesão" pelos dois ou recebe ordens para serem titulares eternos.JOTA.

Sergio Di Sabbato disse...

Parece que o Botafogo está contratando o famoso craque Victor Rangel do poderosíssimo CRB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tira os tubos se isto for verdade. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Caramba, Ricardo...aí é para cair o cú da bunda!

Sergio, imagina uma tabela entre Victor Rangel e Gilson? hehehe

Jota, tudo indica que manterá boa parte deles! A respeito do atacante, bom, acho que já falamos bastante sobre essas opiniões! hehehe. Discordo nesse ponto apenas.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,como não sou o dono da verdade,torço para os inúteis arrebentarem amanhã e eu vir aqui e escrever: "ALVISSARAS,CÍCERO,DIEGO SOUZA E GILSON JOGARAM MUITA BOLA,DOU BRAÇO,PERNA,NARIZ,etc,A TORCER,rsrsrsr".
E acrescentarei que o SGT GARCIA conseguiu,finalmente,prender o ZORRO.Essa é nova,ahahaha.
Um abraço,JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Amém, Jota! Somos dois! rs
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

"Victor Rangel marcou apenas seis gols em 21 jogos pelo CRB neste ano. Sua melhor fase foi em 2015, quando disputou o CampeonatoCatarinense pelo Guarani de Palhoça e fez 15 gols, terminando como artilheiro. De lá, foi para o Grêmio.

O jogador acumula passagens também por América-MG, Bahia, Ceará, Cafetaleros (MEX)– quando marcou seis gols em 32 jogos no ano passado – e Ponte Preta, último clube antes do CRB e por onde passou em branco.
"Perto do Botafogo, Victor Rangel tem aval de Barroca e confiança da diretoria: ‘Pode ajudar"

A chance de termos mais um jogador inútil é grande.
E o estagiário deve estar feliz.

Rodrigo Federman disse...

Cacete, Ricardo. Mal começou e meu final de semana praticamente já acabou depois dessa! hehehe
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Victor Rangel!!!!!!!!!!!!! Tira os tubos. Socorro, MS, salvem o nosso amado Botafogo. Abs e SB!

Anônimo disse...

RODRIGO,apenas para ficar com a pulga atrás da orelha(essa é novíssima),mas soube há pouco que MAXI LOPEZ,o craque vascaíno,foi oferecido por um empresário mui amigo,rsrsrs.Periga ser a contratação de impacto antes da CA.
A que ponto chegamos,falta vergonha na cara e outras "cositas"mais.JOTA.

J. Daniel disse...

Victor Rangel: se ele se movimentar melhor que o DS, já está bom.rsss

Marcio disse...

Sobre essa possibilidade de contratação do Vitor Rangel, só pode ser para torturar o Torcedor.
Esses dirigentes são uns brincalhões.
No campeonato alagoano 2019, os melhores atacantes foram Patrick Fabiano do CSA e Alexandre Jacyobá, que inclusive foi o artilheiro do campeonato com 8 gols marcados em 10 jogos.
O Vitor Rangel, 28 anos, marcou apenas 2 gols em 6 jogos no campeonato alagoano; na temporada ele tem 21 jogos e 6 gols, na carreira são 138 jogos e 30 gols
O pior é o seguinte, o Clube Atlético Tubarão, clube de Santa Catarina, contratou junto ao Jacyobá o artilheiro do alagoano 2019, Alexandre, 27 anos.
O Alexandre tem na carreira 58 jogos e 10 gols.
Não estou dizendo que deveriam contratar o Alexandre, até porque janais assisti um único jogo do citado e os seus números também não são grandes coisas, mas o departamento de futebol do Clube Atletico Tubarão trabalha com muito mais lógica do que o do BOTAFOGO.
De zero a dez, qual a chance dessa contratação, caso se confirme, dar errado?
E depois dirão que a culpa é da Torcida...
SA!!!

VinnyMarques disse...

Escalação do Barroca:
Gatito
Fernando Lindoso
Carlindoso
Gabriel Lindoso
Jonatan Lindoso
Cícero Lindoso
Gustavo Lindoso
João Lindoso
Alex Lindoso
Erik
DiegoRDO

Time chato, pesado. Toques pros lados e pra trás. Objetividade quase nula. 80% de posse de bola e uma finalização.
Chato demais. E ineficiente.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, é uma atrás da outra.

Cruz credo, Jota. Rs

J.Daniel, sei não.

Marcio, e depois ainda cobram presença e jogam responsabilidade na conta do torcedor.

Hahaha. Por aí, Vinny.

Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Agora vai melhorar... esta vindo mais um grande reforço, para substituir a altura de Zé gatinha e kieza. vem lá do CRB, com 6 gols em mil partidas .
Vlw diretoria por mais uma gafe no ano realmente a cada dia se superando

Rodrigo Federman disse...

Reforço de peso, Marcelo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E como já ouvimos muitas vezes, o Victor Rangel chegará a "CUSTO ZERO".
SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Botafogo da Paraíba na final da Copa Nordeste, SURF WSL, Torcida pelos Moreira Salles, novo filme dos Avengers, vamos embora escolher a nova programação do ano, já que a "super contratação" de Victor Rangel (a La Anderson Barros) conseguiu acabar com uma gota de esperança em Sul Americana em 2020.
"-Torcida mantenha-se ativa, vá aos jogos e assinem sócio torcedor porque senão agente bota a culpa em vocês."
Bando de canalhas!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esquecendo que existe salário, benefícios CLT, etc. Rs

Paulo, é revoltante.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, lembrei-me que quando questionávamos contratações dessa magnitude, sempre surgiam comentários dando conta do "custo zero", "vem sem custo"... Inevitável.
Aliás, também lembrou-me contratações estilo Tássio, Geovane Maranhão, Bruno Correa...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, na imensa maioria das vezes, comentários vindos dos famosos "torcedores-foca". Ou seja, aqueles que aplaudem tudo e qualquer coisa sem nenhum senso crítico e com o vazio argumento de que, assim, são mais botafoguenses do que os que exigem, cobram, criticam e duvidam de situações/decisões.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Queria o Maxi Lopes. Magro é muito bom jogador.

Rodrigo Federman disse...

Nunca achei, Ricardo.
Abs e SA!!!