15/06/19

A lateral continua um drama














No Botafogo, tudo é na base da emoção e incertezas.

O melhor para o time titular é sempre aquele que está no banco de reservas.

Por exemplo: Depois de dois bons primeiros jogos, o lateral Fernando caiu absurdamente de rendimento. Inclusive na parte defensiva, que parecia ser o seu forte.

Nos últimos confrontos, o cara sofreu na defesa igual ao Marcinho. Mas com uma diferença gritante entre os dois: O Marcinho pelo menos sabe atacar.

Diante desse quadro (e da quase certeza de que não teremos reforços), amigos...hoje, entre um e outro, eu voltaria com o ex-titular na lateral direita.

E para você: Fernando ou Marcinho?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
A comissão técnica do clube acredita que o time está jogando o fino da bola, apesar de raramente chegar ao gol adversário, pois deu 15 dias de descanso para titulares e reservas.O flamengo volta treinar na próxima semana.
E agora os dirigentes dizem que vão aproveitar a parada para verificar o mercado e ir atrás de um meia atacante e extremo??!!
Só rindo....
Quanto às laterais eles devem deixar pro final do ano pois estamos bem servidos.
Será que o clube europeu liberou o Fernando, antes do fimposto do empréstimo, para se livrar dele?

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, a liberação imediata devia estar em contrato.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Meus amigos. O Fernando é bom jogador. Acontece que ele não recebe ajuda ali pela direita como o Gilson Recebe ajuda direta do Luis Fernando. Sem alguém para ajudar pode contratar quem for que o maior perigo continuará pela direita.Por exemplo, o João Paulo que deveria cobrir a direita, é lento na recomposição e não cobre. O Alex joga subindo pelo meio e o Cícero por ser canhoto cobre sempre o lado esquerdo. Já sugeri aqui a entrada do Marcinho como meia pela direita, posição de origem dele, no lugar do João Paulo. Loris

Lorismario disse...

O Fernando é bom jogador. Precisa cobertura que ninguém faz. Tira o João Paulo que está péssimo e poe o Marcinho de meia direita, sua posição de origem, com o objetivo de também cobrir o Fernando. Ganharemos um meia ofensivo e um ajudante pro Fernando.

Rodrigo Federman disse...

Loris, é uma alternativa também.
Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Dois bons primeiros jogos desse Fernando ? Juro que não imagino que isso pode acontecer.
O Botafogo virou casa da mãe Joana qualquer amiguinho, de técnico ou de diretor, pode vestir a camisa do glorioso. esse tal de Fernando é o que tinha pro lugar do cabecudo do Marcinho que joga olhando pro chão e não pra frente, se juntar os 2, não dá um.
Então minha opinião e não se conformar com nenhum dos 2 esses caras ganham no mínimo 80 mil por mês e são jogadores de nível da série C . Por isso não vou ao estádio enquanto não acabar essa roubalheira descarada no Botafogo

Marcelo Botafogo disse...

VC dizer que esse cara e bom só pode estar de sacanagem creio que VC tem falado em tom de deboche tá certo !

Deivid disse...

Aqui vejo que comentam muito sobre alternativas que o Barroca pode fazer, o ruim é só porque ele não vê. Vocês põem muitas alternativas que ajudam mas se nós pudesse comunicar com eles acho que seria uma boa.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, eu respeito quem ache o Fernando bom. Opiniões são pessoais. E nap existe verdade abdoluta.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Deivid, esses caras não se abrem para as opiniões dos torcedores.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, me parece que o problema da lateral vai além do Fernando ou Marcinho... O zagueiro que joga por aquele lado é o Carli, que compensa a sua baixa velocidade com um posicionamento excepcional, ou seja, é complicado para o argentino sair para fazer coberturas, deve jogar, creio, prioritariamente na sobra.
Do outro lado, o Gabriel tem mais capacidade de fazer as coberturas pelas laterais e justamente por isso, também creio, a sensação de que o Gilson está jogando bem. Continuo preferindo o Jonathan.
Voltando a lateral direita, de nada adianta trazer o Erik ou qualquer outro atacante para ajudar a marcar, pois se fossem bons na marcação, seriam marcadores e não atacantes, faltam-lhes entendimento da função, tempo de bola defensiva, momento de marcar à distância ou perto. Ajuda muito mais o atacante que com a sua qualidade técnica inibe a subida ao ataque do seu marcador. Dois contra-ataques no setor são suficientes.
Saber marcar é diferente de inibir a ação do jogador que estiver próximo, seja evitando receber livremente a bola e/ou executar um passe com tranquilidade.
Considerando o que escrevi acima sobre o Carli é que vejo a necessidade de ter alguém no meio campo que saiba marcar e tenha velocidade para fazer a tal cobertura na lateral e/ou ajudar dobrar a marcação sobre o adversário.
Nesse sentido vejo alguns caminhos imediatos, escalar o Marcelo na lateral ou de volante, pois sabe marcar e tem velocidade; a outra alternativa é escalar o Marcinho na linha de meio campo, pois foi meia-atacante e jogou de lateral, o que lhe permite ter conhecimento em duas funções.
Tenho a quase certeza de que se jogasse na lateral o indiscutível Philipp Lahm, problemas iriam ocorrer, pois sendo mais apoiador do que lateral, um sistema de cobertura falho prejudicaria o seu rendimento.
Um outro exemplo é o do Real Madrid que até a chegada do Zidane jogava com Kroos, Modric e James Rodriguez no meio e o trio BBC no ataque.
Entretanto a equipe madrilenha sofria pelo lado esquerdo porque o Marcelo é lateral de ataque e de baixa marcação e o Kroos que seria o encarregado de fazer a cobertura, não tem essa virtude. Zidane sacou o James e colocou o Casemiro e a contusão de Bale abriu espaço para a entrada do Isco.
O meio campo passou a ser Casemiro, Kroos, Modric e Isco, o ataque com Benzema e CR7.
Zidane não inibiu as subidas do Marcelo, acabou com o problema na cobertura ao escalar o Casemiro, deu mais liberdade ao Kroos que consequentemente subiu de produção, e a entrada do Isco deu mais controle no meio campo.
Fosse um técnico qualquer, simplesmente barraria o Marcelo ou exigiria que Bale voltasse até a defesa...
Lembram da linha de defesa do Barcelona? Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal.
D. Alves é do mesmo estilo do Marcelo, mas lá quem fazia a cobertura era o Puyol, zagueiro de muito vigor físico, além disso o Abidal pouco ia ao ataque o que permitia a transformação do esquema, quando da subida do D. Alves, em uma linha de 3 zagueiros.
Eu não aceito que com 30 jogadores no elenco o técnico não tente alguma coisa diferente para encontrar respostas às questões surgidas.
Se não movimentar o esquema, Sairá o Fernando e estaremos "reclamando" do seu substituto.
SA!!!

Sergio disse...

O Loris escreveu o que estava pensando em escrever, concordo plenamente com ele. Contra o ectd estavam forçando o jogo ali pela direita, bastou o Pimpão ajudar que acabou a festa. Repare que do lado Fernando ou o Marcinho os times adversários tem jogado por aquele lado porque já viram que aquele lado está sempre desamparado, mas parece que só a torcida percebe.Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, você finalizou o comentário com chave de ouro: É inadmissível que, em um elenco com pelo menos 30 jogadores, o treinador seja incapaz de pensar ou imaginar algo diferente do "seis por meia dúzia".

Sérgio, todo mundo vê. Menos o técnico do próprio Botafogo.

Abs e SA!!!

Rinus disse...

Escalaria o Pimpão de lateral direito.

Gatito, Pimpão, Carli, Gabriel e Gilson;
Cícero (João Paulo), Alex Santana e Leo Valencia;
Erik, Diego Souza e Luís Fernando (Igor Cássio).


Rodrigo Federman disse...

Rinus, qualquer um no lado direito...menos Gilson no esquerdo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,alertei há tempos que o BARROCABOL foi escolhido para ser pau mandado e escalar quem dirigentes e empresários querem,simples assim como o amigo gosta de dizer.Lembro que ABEL foi detonado por não aceitar e o FELIPÃO,quando tentaram, deu uma aloprada e foi apoiado pelo patrocinador(a),rsrsrs.
Pode ter mais jogadores à disposição,mas serão escalados sempre aqueles intocáveis e os escolhidos para tentarem vender por qualquer mixaria.
Embora não acredite na competência do treinador,é público e notório que ele faz sempre o mesmo por imposição,não é possível que seja um analfabeto em futebol,rsrsr.
Sei que BEOCUTAS,mas não levem a sério o que comentaristas falam o enaltecendo,pois nem tudo é o que parece ser,particularmente quando tem DINDIM.JOTA.

Sergio Di Sabbato disse...

O que o Márcio escreveu é perfeito, realmente o Carli por sua lentidão compromete a cobertura pelo lado direito. Perfeita também a colocação sobre um lateral ser mais ativo na função ofensiva que na defensiva, ou seja, ataque melhor mais não defende tão bem, logo deve-se aproveitar a qualidade ofensiva mas saber guardar a retaguarda. Isso me lembra algumas críticas que faziam ao Marinho Chagas, que ofensivamente era muito bom, mas o criticavam pela postura defensiva, então o que faziam os técnicos para não perder o grande potencial ofensivo que o Marinho tinha: colocavam alguém para cobri-lo, e me lembro muito bem do Dirceuzinho que fazia muito bem essa função, inclusive porque tinha uma saúde de ferro e corria o tempo inteiro. E relembrando aqui o jogo em que praticamente perdemos a LA em 73 por uma substituição equivocado do Sebastião Leônidas. Jogo empatado com o Colo Colo e na necessidade de vitória o Leônidas tira o Dirceu e coloca um centro avante; resultado, a LE ficou desprotegida pois o Marinho apoiava e ficou sem cobertura e aí amigo, o ponta Caseli do time chileno que era bom jogador, deitou e rolou e dali saiu o lance do 2º gol do Colo Colo. Estava no Maracanã nesse jogo e nas arquibancadas todo mundo via a tragédia se anunciar e o técnico não fez nada, mas pelo menos admitiu depois do jogo que errou. Aquela LA o Botafogo tinha tudo para vencer pois tinha um grande time, mas perdeu. Fiquei sem assistir o Botafogo por uns dois ou três anos tal a frustração. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota.

Sérgio, e os técnicos não percebem isso. Impressionante demais.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não pensam porque o tal futebol moderno parece somente permitir soluções dentro da cartilha.
Tenho muita raiva desse futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Marcio. Eu também.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

"_Eu cheguei lá na Argentina, conheci o “fisio” de lá e foi uma coisa tão simples que aqui não conseguimos ver. Lá tem uma “medicina” que se chama MEP (Eletrólise Percutânea), tipo uma acupuntura, mas passa calor na cicatriz que você tem. Dói pra caramba, mas… (risos). Aqui eu corria errado, compensava com a perna esquerda e me machucava. Aí fui lá, o cara viu e em uma semana eu estava bem de novo. Eu falei para ele: “Cara, eu não quero que aconteça de novo o que aconteceu lá” (…) Aí eu falei “Pô, tem isso aqui que dói e não me deixa treinar”. Aí ele: “Não, isso aí é coisa boa”. Fui lá com um ultrassom e o cara viu. Ele disse que foi um estiramento malcurado aqui e eu fiquei com pressa de voltar." MONTILLO

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ricardo. Uma pena o Montillo não ter dado certo.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Marcelo! Com o Jean no meio pra fechar a defesa.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Vinny.
Abs e SA!!!