15/07/19

Caranguejobol

















Palavras do técnico Eduardo Barroca, após o empate de ontem:

"- De uma forma geral, Botafogo fez uma partida muito linear, sem muitos riscos defensivos. Não sofremos gols em quatro jogos dos 10 que fizemos. Ainda estamos nos desenvolvendo em uma série de coisas que a gente precisa crescer ainda, mas saímos satisfeitos com a entrega dos jogadores".

Esses professores com análises frias dos números me tiram do sério...

Não sofremos gols em quatro das dez rodadas, ok. Mas por que o Barroca também não falou que passamos cinco rodadas sem marcar gols também?

Na boa, futebol é ter vontade de vencer. Bola na rede. Até quando vai esse desenvolvimento do time? Aliás, o que foi desenvolvido nos quase 40 dias parados durante a Copa América?

Como bem definiu o Dé "Aranha" no comentário pós-jogo de ontem, esse Botafogo do EB pratica o "Caranguejobol". Só toques para o lado e para trás.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

42 comentários:

Anônimo disse...

É a nova modalidade de jogo.
RETRANCA COM POSSE DE BOLA.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Resende, e buscando sempre o 0 a 0.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

A defesa toma a bola, ou melhor, o sistema defensivo é que toma a bola e não tem saída para o ataque, não se desenvolver, não agride, não chega perto do gol, ressalvados um ou dois chutes muito mal executados de fora da área. Jogando desse jeito, não vai fazer gol tão cedo. Não com esse desenho de jogo, não com esse tal de ataque, nome dado por convenção e à míngua de uma designação melhor. Vi tudo isso nos vinte e cinco minutos finais do jogo, tempo a que me dediquei a tão inglória tarefa.
Não vai acontecer nada de significativo - estou falando de resultados imediatos, para se tentar salvar o que ainda resta - se não houver um meio de campo incisivo, que trabalhe a bola visando conduzi-la até o gol do adversário. Não vai acontecer absolutamente nada se não houver pelo menos um atacante que honre as características de um atacante de verdade.
No médio/longo prazo, pela enésima vez, não acontecerá nada se esse arremedo de diretoria continuar a gerir o Botafogo.
Levi.

Lucas lima disse...

Bom dia Rodrigo e amigos do blog me irrita muito esse jogo de posse de bola sem finalização nos últimos anos não consigo me lembrar de uma partida onde o botafogo enxeu os olhos do seu torcedor acho que algumas poucas partidas na libertadores e algumas na caminhada para se livrar do rebaixamento de 2016 , porem tanto Jair ventura , Zé Ricardo e agora o Eduardo barroca todos eles na sua maneira preferem tudo menos finalizar chutar no gol, o único ao meu ponto de vista que tentou um futebol minimamente ofensivo foi o Valentim acho estranho que só com Valentim o valência rendeu alguma coisa será só ruindade do jogador ? Saudações alvinegras

Rodrigo Federman disse...

Levi, nada vai acontecer enquanto nossos atacantes forem obrigados a primeiro marcar adversários e depois tentar agredir o mínimo possível.

Lucas, esse maldito futebol moderno está matando o esporte.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Difícil nomear o que pratica o BOTAFOGO, pois é algo que ensaia ser futebol e não é futebol.
Não se assemelha ao famoso Catenaccio, já que este se baseia na solidez defensiva e velocidade nos contra-ataques; a primeira parte, em tese, até se faz presente, já na parte da velocidade do contra-arque...
Também não se assemelha a posse de bola do Guardiola, pois ao não te-la, a ordem é pressionar o jogador que tem a posse e recuperá-la rapidamente. Com a bola, oferecer sempre duas ou mais opções de passes e alta movimentação.
O BOTAFOGO não tem movimentação a partir do meio campo que surpreenda o adversário, tem um jogo previsível de fácil marcação. Apenas os muito acima da média conseguem surpreender mesmo fazendo os mesmos movimentos dentro de campo.
Já que vai jogar por uma bola, que os atacantes treinem incansavelmente finalizações, que as jogadas de bola parada sejam muito bem ensaiadas e executadas.
Existem várias maneiras de jogar, podemos gostar ou não, o que não pode é ter um estilo quase incapaz de perturbar minimamente as defesas adversárias.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. Disse tudo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

É que no atual futebol brasileiro estão mais preocupados em não tomar gol do que fazer, "afinal o gol é apenas um detalhe". Ainda bem que ainda existem técnicos que pensam sempre no objetivo do jogo, "the goal" no nosso idioma o gol. Realmente caranguejobol foi uma grande sacada do Dé "Aranha", esse sabia bem o que era o objetivo do jogo. Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, hoje vejo um erro absurdo na formação do elenco do BOTAFOGO, pois deveria ter no mínimo três jogadores de velocidade para o ataque e uns dois de mobilidade no meio campo. Cícero, J. Paulo, A. Santana, Bochecha, D. Souza... Muita lentidão em um Time só.
Lembro que aquele Time de 89 formava com Carlos Alberto, Luisinho e Victor no meio campo, no ataque contava com Mauricio, de muita força pela direita, a chegada do Criciúma, mais o Jéferson Gaúcho que tinha muita mobilidade, ajudava o meio e ainda fazia a extrema esquerda.
Com a contusão do Jeferson, Gustavo que era ponta esquerda de oficio assumiu a titularidade.
Tanto que o gol do titulo surgiu em uma roubada de bola, o acionamento imediato do Mazolinha e gol do Mauricio que fechou como se centroavante fosse. Jogada em alta velocidade.
Além de tudo esse departamento de futebol parece não entender de futebol.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Márcio tocou num ponto fundamental que em vários momentos já foram comentados aqui no blog: falta de movimentação das peças, principalmente dos atacantes. Digo sem medo de errar: se o grande Canhota, ou Didi, ou Mendonça, ou Ney Conceição ou Afonsinho ou outro grande meio campista que tivemos, jogasse nesse time, com certeza não teria destaque, pois não teria para quem dar a bola. Repare que os jogadores de meio ontem e em vários jogos recebem a bola, olham para frente e não tem ninguém se movimentando, aí bola prá trás. Haja saco. Abs e SB!

Anônimo disse...

RODRIGO,que bom saber que o ARANHA pensa assim também.
O amigo se lembra do que falei da partida do GRÊMIO/VASCO? O primeiro tempo dos gremistas foi um gostoso crustáceo,rsrsr.
Mas,diferente de nós,eles têm técnico,que deu esporo a valer,acabou com o caranguejobol ridículo,passaram a atacar e viraram o jogo.Simples assim.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, fazer gols é cada vez mais apenas um detalhe.

Marcio, não parece. Eles (dirigentes) definitivamente não entendem nada de futebol.

Verdade, Jota.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Di Sabbato, o próprio Canhota diz que foi o que foi por causa dos grandes atacantes com que jogou.
Até o Maradona, gol de mão à parte, que dizem ter vencido "sozinho" a copa de 86, precisou de ajuda. Não fosse o Burruchaga aproveitar um passe magnifico do Maradona e fazer o terceiro gol argentino, faltando uns 5 minutos para terminar a partida, na final contra a Alemanha, a história poderia estar escrita de outra maneira, já que estavam empatados em 2 gols.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Chato demais esse futebol lenga-lenga... 20' de jogo e já não aguento mais. E temos Erik, Pimpão, Luis Fernando... Jogadores que poderiam cair pelas pontas, com velocidade... Mas, é só toque pro lado... Chato, muito chato.

Anônimo disse...

Acho as críticas exageradas jogamos de igual para igual fora de casa com uma equipe muito melhor aue a nossa, apesar da deficiência técnica de alguns jogadores, jogamos uma boa partida dentro de nossas limitações 1 ponto em minas gerais não é um mal resultado.
Fábio

Rodrigo Federman disse...

Vinny, confesso que também me cansa passar o tempo todo só tocando para os lados.

Fábio, o problema não é jogar assim, mas não querer atacar um minuto sequer. E pelo que andei lendo, se tivessemos um pouco de coragem, poderíamos ter conquistado não 1, mas 3 pontos ontem.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tenho que aceitar o comentário do Dé, fico otimista como torcedor botafoguense, porque como técnico o Dé foi uma tremenda piada, ele não tem condições nenhuma de criticar, quando foi técnico do Botafogo, perdemos de 7 x 1 do fluminense, eu passei a maior vergonha no maracanã,como esse cara sendo técnico.
O que esses comentaristas de hoje falam,exceto um ou dois, os demais são uma merda ao quadrado, de causar diarreia, em torcedor que realmente deixa a paixão um pouco de lado e entenda um pouquinho de futebol.
Esse Dé, como jogador foi bem, como técnico foi uma grande piada, como comentarista é um humorista,quando o Jair Filho assumiu o botafogo, ele falou que o Botafogo seria rebaixado,que o time era uma merda,um dos piores time do botafogo de toda a vida e o time foi para libertadores e campeão carioca.
Dé é um grande humorista, como técnico foi uma piada, tenho que frisar que não é só ele, os demais comentaristas, exceto alguns, fazem de nosso ouvido um atentado.
Para esclarecer que o Barroca ainda é um estagiário, mais seu time já está com 16 pontos em 10 rodadas e vaja a tabelinha do campeonato e sua posição.
Além do mais, nosso time não é grande coisa,está com salários atrasados e sem condição financeira alguma, entendo também a insatisfação de alguns torcedores exigentes, o elenco do Botafogo não é nenhuma maravilha e vejo sim o dedo do técnico, de uma filosofia de jogo de acordo com a qualidade do time, vamos acabar com essa cornetagem barata e torcer pelos caras que está jogando, com salários atrasados e outros problemas maiores.
Quem não quer torcer pelo botafogo atual, que realmente é um sofrimento, procura outro clube, já que ninguém é forçado a torcer.
Vejo torcedor metendo o pau na diretoria,tem seus erros mais também não é culpada das penhoras de dinheiro do clube e outras administrações que passaram pelo clube, menos né.

Antonio

Rodrigo Federman disse...

Antonio, não é por ele ter sido um péssimo técnico que não tem conhecimento suficiente para opinar sobre jogo. Eu também achei que ele foi péssimo como treinador, mas concordo plenamente com o que falou sobre o tipo de jogo do Botafogo. Quanto à diretoria, infelizmente não vejo qualquer razão para elogiar algo que eles têm feito. Nada mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vale lembrar que jogamos do mesmo modo contra Goiás e Grêmio e amargamos duas derrotas.
O Cruzeiro na escalação é melhor, mas ontem não jogou como melhor, tanto que o Gatito, igual ao Fábio, não trabalhou. A própria colocação dos mineiros na tabela mostra que o futebol apresentado não é bom.
Quando se enfrenta um adversário dito melhor e este não está em um bom dia, deve o BOTAFOGO estar preparado para tentar vencer; o jogo de futebol tem uma análise antes da bola rolar e outra após o seu andamento.
Para terminar, em tese o BOTAFOGO é superior aos chamados pequenos do Rio, como não se comportou como tal, levou ferro de muitos pequenos, que ficou em oitavo na classificação geral. O mesmo valeu no confronto com o Juventude pela Copa do Brasil... Antes da bola rolar, qual era a melhor escalação?
Há muito que equipes consideradas piores partem pra cima quando o BOTAFOGO não joga como se deve; já quando o BOTAFOGO enfrenta um adversário considerado melhor em um mau dia ou desfalcado, respeita como estivesse enfrentando o Real Madrid.
Penso que falta um pouco mais de imposição, audácia... O CLUBE anda satisfeito com resultados medianos e não é de hoje.
Deixo claro que entendo quem pensa diferente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e jogamos do mesmo modo também contra o ECTD e saímos com a vitória graças a um gol espírita! Ou seja, estamos jogando mal!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Então vá se acostumando, que a filosofia de jogo, enquanto Barroca continuar, será assim; já que o sub-20 sempre jogou assim.
Lembro do botafogo sendo campeão de sub-20 e outros títulos na base, sempre jogando assim.
Barroca gosta de time com posse de bola se a diretoria não tiver satisfeita, manda embora e contratar outro técnico; já que para alguns o resultado não tem importância e sim as boas apresentações, não discuto e respeito quem pensa assim, eu não.
Quero vê meu time bem colocado na tabela,Fluminense tá jogando o fino da bola, está na zona de rebaixamento eu prefiro a tática do Corinthians, Foi campeão brasileiro, jogando por uma bola.
Como eu ficaria feliz, o botafogo jogando o carangueijobol, sendo campeão brasileiro.
Pior que a classificação final será pelos resultados de campo uma pena o futebol bonito sem resultado não vai a lugar nenhum.
E o Felipão superado, pelos grandes comentaristas,quando foi contratado pelo Palmeiras, jogando feio não consegue perder um jogo e ganhando títulos sem encantar mais vencendo.
Cucabol que o Cuca implantou e conseguiu sucesso foi criticado por esses pseudos comentaristas e todos caladinho com o sucesso de Felipão.
Veja o Barroca, perdeu o jogo para o Palmeiras por 1x0 um gool polêmico do Var e o mesmo falou depois do jogo, que ganhar do botafogo não será um tarefa fácil para ninguém,ué e o Barroca só joga para trás não é Dé humorista não é torcedores críticos do Barroca.

Antonio

Antonio

Anônimo disse...

Márcio o Gatito não trabalhou, porque o sistema de jogo do botafogo, não deixa o Gatito trabalhar, contra o Palmeiras que é o melhor time do Brasil, Gatito também não trabalhou é nossa filosofia de jogo, o time não é atacado, contra o Grêmio o time saiu derrotado, não foi por causa da filosofia de jogo,foi uma falha do nosso goleiro e bola parada não é filosofia de
jogo,discordo de você, contra o Grêmio o placar seria empate.
Ontem fiquei olhando sua análise da partida e discordo de você o Bochecha foi um dos melhores jogadores em campo, você não achou,paciência,futebol é assim, somos um milhão de técnicos no mundo.

Antonio

Anônimo disse...

Márcio, contra o Góis, foi uma falha individual do Gabriel junto com o Carli, não era para perder aquele jogo e Bochecha naquele jogo contra o Góis, perdeu um gool feito.
Márcio, ninguém tá satisfeito em torcer pelo botafogo, pelas inúmeras decepções,calma o Botafogo tá jogando um futebol descente, dentro das suas limitações.
Nossa diretoria foi culpada de ter saído da Copa do Brasil, duvido com Barroca não tivesse passado pelo Juventude o time melhorou com o Barroca os resultados tem como ser comprovados calma e tenha um pouco de paciência veja a tabela a nossa defesa é uma das melhores do Brasil mesmo com o bravo Gilson e agora o Marcinho na lateral.

Antonio

Rodrigo Federman disse...

Antonio, vou me acostumando, sem problema algum. E da mesma forma, sempre parabenizando ou criticando, à medida que se fizer necessário ou justo!rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo acredito que não seremos rebaixados esse ano, isso é oque importa pra essa diretoria sobreviver e não procurar soluções.
Jones

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jones. Ainda bem que existem times mais fracos. De todo modo, continuo na regressiva: Faltam 30 pontos.
Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

O resumo da ópera é que o time pode até ter esse estilo, mais que pelo menos do meio pra frente, construa lances para chegar ao gol, coisa que não acontece, tornando desgastante pra quem assisti.
A verdade meus amigos que torcemos para um clube sem expectativa de ganhar títulos e sim sobreviver na série A .
Gostaria de pedir que o próx tópico seja sobre o Diego Souza que até agora, a única coisa que ele fez foi um golzinho no Vasco.

Anônimo disse...

Ricardo
Fazendo de dez em dez partidas seremos campeões de tudo que disputarmos

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, perfeito. Só que eu acho que o 3º gol da Argetina na final de 86 foi do Valdano, estou na dúvida. A conferir. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Fui conferir, foi o Burrochaga mesmo. O Valdano fez o 2º gol. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

O Dé pode não ter sido feliz como técnico, mas foi muito bom jogador e entendi de futebol, porém, há uma distância enorme entre jogar bola e treinar uma equipe. Lembrando que aqueles 7X1 havia dois jogadores na gaveta, um sem dúvidas foi o le Eduardo, acho que é esse o nome, e o outro o zagueiro Rogério. Recordando que o eduardo sempre dava condições ao ataque do ectd quando a defesa fazia linha de impedimento. Foi flórida aquele jogo. Abs e SB!

Marcio disse...

Antonio, em meu último comentário escrevi que quando se enfrenta um adversário dito melhor e este não está em um bom dia, deve o BOTAFOGO estar preparado para tentar vencer e que o jogo de futebol tem uma análise antes da bola rolar e outra após o seu andamento.
Enfrentar o Cruzeiro em Minas é desde sempre muito complicado, mas o BOTAFOGO entrou em campo abraçado ao empate e mesmo com a péssima partida executada por eles, atrasou o máximo possível o jogo, não desejou vencer em momento algum. A bola não vai entrar no gol apenas por acaso...
Você escreveu que o Fluminense joga o fino da bola e está na zona de rebaixamento, que o que define a classificação é o resultado e não o desempenho. Citou até alguns exemplos de resultados sem "jogo bonito". Não está errado, lógico.
Entretanto, se é aceito a apresentação frente ao Palmeiras, lider e "melhor do Brasil" e há lamentação pelo gol injusto sofrido, me parece estranho também valorizar atuações frente ao Grêmio todo desfalcado, que na época estava na zona de rebaixamento e frente ao próprio Cruzeiro, 16 que está na dependência da não vitória do Fluminense frente ao Ceará para não entrar na zona do rebaixamento.
Nem o Grêmio, na poca, apresentava desempenho e/ou resultados e nem o Cruzeiro atualmente, 16º colocado e na dependência de uma não vitória do Fluminense frente ao Ceará para entrar na Zona do rebaixamento.
Deixo claro mais uma vez que respeito todas as opiniões, mas reafirmo que antes do campeonato iniciar é obrigatório analisar todos os participantes e determinar premissas.
1- Antes do campeonato iniciar, determinar quem é quem e onde vale jogar por empate ou vitória;
2- Com o campeonato em andamento, analisar o desempenho e determinar constantemente onde jogar pelo empate ou vitória;
3- Antes de um confronto específico, determinar se aquele jogo é para empate ou vitória;
4- Com o confronto em andamento, dependendo do desempenho das equipes, analisar qual resultado é teoricamente melhor.

Vou citar um exemplo.
O Barcelona vinha dando sinais que venceria os três títulos da temporada, La Liga, Copa del Rey e UCL; Ganhar a La Liga era questão de tempo, havia eliminado o Real Madrid na semifinal da Copa del Rey, dentro de Madrid, por um 3 a zero e no primeiro jogo das semifinais da UCL fez 3 a zero no Liverpool.
Até que o Liverpool massacrou e eliminou o Barcelona no jogo da volta da UCL, 4 a zero, e a equipe catalã perdeu o rumo. Restou a copa Del Rey...
Se o Barcelona tivesse chegado a final da UCL, a lógica indica que as chances do Valencia na final da Copa del Rey seriam menores... Alguém acha que o Valencia não se aproveitou da falta de rumo do Barcelona para sagrar-se campeão da Copa del Rey?
Uma coisa é enfrentar o Barcelona motivado outra é enfrentá-los "desmotivados".

Disse o Messi antes do jogo final na Copa del Rey, citando a eliminação para o Liverpool:

"Foi um golpe muito duro, para mim e para os jogadores. Foi difícil levantar e foi fácil perceber isso nos jogos seguintes..."

SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Marcelo, o irritante é justamente não tentar atacar. Ou não ter competência alguma para isso.

Ricardo, aí sim. Rs

Sérgio, aquele dia foi complicado dormir mesmo.

Perfeito, Marcio. Aí é erro de leitura do jogo, se agarrando cegamente a uma estratégia elaborada antes da bola rolar.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Um outro exemplo.
Quem quer enfrentar o Brasil em uma Copa do Mundo?
Considerando ser o Brasil o maior vencedor entre todas as seleções, não é melhor evitar?

O que disse o Roberto Martinez, técnico da Bélgica, sobre o confronto:

"Quando você enfrenta o Brasil você tem uma barreira psicológica que precisa superar. O Brasil é psicologicamente mais forte do que qualquer outra seleção no torneio por causa das Copas que venceu. Ele tem qualidade individual nos jogadores que pode ganhar um jogo num instante.
E é isso que precisávamos, uma vantagem tática, descobrir um modo de jogo que nos desse a oportunidade de não permitir o Brasil de ser ele mesmo. Tivemos duas sessões de treino para se preparar para um jogo dessa magnitude.
Vendo o jogo, o primeiro tempo foi uma exibição tática perfeita. Tudo o que tentamos atingir foi executado de uma maneira que foi graças à concentração dos jogadores, às crenças, à intuição. Mas, de uma maneira que se adequasse aos nossos jogadores, seria apropriado fazer um jogo dinâmico que nosso time pudesse ser clínico naqueles cinco, 10 segundos de ataque que podemos ter em transição e tentar forçar o Brasil a coisas que provavelmente não estava acostumado.
Romelu Lukaku, sendo canhoto, aproveitando a força, velocidade, o controle de bola que tem, colocá-lo numa posição de lado para tentar pôr outros na condição de fazer um gol era central.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/roberto-martinez-relembra-vitoria-da-belgica-sobre-o-brasil-na-copa-exibicao-tatica-perfeita.ghtml

O respeito à tradição da seleção do Brasil fez o técnico pensar em alternativas, ele não abraçou o empate pensando na decisão por pênaltis, contando com o "gigante" Curtois.
Como fez o BOTAFOGO naquela semifinal da Copa do Brasil onde não finalizou uma única vez ao gol do contestadíssimo Muralha, contando com as defesas do Gatito nas penalidades, não deu tempo de chegar até lá.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Mais uma vez, perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Você deve estar falando de outro Barroca, pois o time sub 20 campeão brasileiro NUNCA jogou assim, a posse de bola era quase sempre do meio pra frente, jamais entre zagueiros e laterais.

Rodrigo Federman disse...

Aí já não sei, Fatos. Pois eu, como a imensa maioria, acredito, só acompanhei alguns jogos daquele título sub-20. Não sei se sempre foi o histórico do Barroca. Enfim...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Era mais agradável a posse de bola do sub-20.

Escrevi aqui no Blog o seguinte sobre aquela conquista.

Campeão Brasileiro Sub 20!
Gostei principalmente do Matheus Fernandes e do Bochecha; Gorne, Jordan, Victor lindemberg, Marcelo e Yuri, com bom potencial de crescimento.
Vale observar que Kanu era centroavante e passou a jogar, ainda nos juvenis, de zagueiro, Marcinho era atacante e passou a jogar de lateral no ano passado, Jordan era lateral e passou a jogar no meio campo...

Dos que citei, M. Fernandes foi bem e foi vendido, Jordan foi para o Corinthians e o Bochecha está aí e tem condições de melhorar, vejo o Marcelo sendo mal aproveitado.
Yuri fez "somente" uma boa partida contra o Santos no brasileiro 2018, V. Lindenberg e Gorne vivem sendo emprestados.
Será que trocar o posicionamento do Kanu e do Marcinho foi uma boa solução?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ou seja, daquele time campeão brasileiro, pouco aproveitamos, seja técnica ou financeiramente.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Parece que estamos na zona do rebaixanento. Sério mesmo que vocês estão enxergando essa ruidade toda?!? O trabalho do Barroca merece mesmo essa paulada que está recebendo. Vamos lá: 6º colocado, vindo de um empate no campo do Cruzeiro, um time com o técnico mais longiguo de todos no Brasil, com Fred, Dedé, Thiago Neves e cia... Temos um elenco pequeno, salários atrasados, política destroçada e o time performando!!! Me poupem!!! Qualquer outro time estaria jogando de costas para o campo! PARABÉNS BARROCA por conseguir manter a competitividade com tantas porradas contra. Parabéns jogadores por estarem honrando nossa camisa mesmo no caos que estamos vivendo hoje. Desculpem por nossa torcida esquecer que vocês estão lutando contra tudo e contra todos e mesmo assim não esmorecem. Tenho muito ORGULHO do que vocês e a comissão técnica estão entregando em campo. Está perfeito? Não. Pode melhorar? Sim. Mas está muito melhor do que eu poderia imaginar. Menos gente, muito menos!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, nessa eu discordo do amigo. A análise não está sendo apenas em resultados (estes, concordo, surpreendentes), mas na forma de jogar, que pode melhorar. Além disso, acho cedo para críticas exageradas mas também para elogios desmedidos. Da mesma forma que estamos a uns 6,7 pontos dos 3 primeiros, estamos a apenas 6 também da ZR. Está tudo no início, e não podemos esquecer que pelo menos 6 pontos foram na base da bênção dos deuses do futebol (ECTD e Bahia).
Abs e SA!!!