17/06/20

Os sacrifícios de hoje em dia





O centroavante Pedro Raul falou sobre os seus jogos no ano (antes da pandemia):

"- Acho que só dois ou três jogos não joguei no sacrifício. O resto foi só na injeção. Tinha semana que eu só ouvia, nem treinava com bola. No dia do jogo eu tomava a a injeção e ia pra guerra. É difícil, tu acaba perdendo tudo. Fizemos um trabalho conjunto, o departamento médico tentava me dar o mínimo de condicionamento possível. Só contra o Flamengo e o Macaé que eu estava 100%. Mas o importante foram os resultados, todos os sacrifícios valeram a pena".

Não estou desmentindo o jogador, mas por essas e outras que eu detesto esse "futebol moderno". Banalizaram a expressão "jogar no sacrifício". Hoje, se um atleta tem pêlo encravado ou acne, logo alegam motivos para não entrar em campo na sua plenitude. E na maioria das vezes, os departamentos médico, físico e treinadores avalizam. 

Como seriam classificadas as partidas do Mauricio em 89 ou do Donizete em 95? Aquelas sim, foram guerras e sacrifícios dos dois atacantes. 

Por essas e outras, que precisamos urgentemente de mais um ou dois bons atacantes para o elenco. Não dá para ter apenas o Pedro Raul como opção, afinal, amanhã ele (ou qualquer outro jogador atual) pode ter uma crise de soluços que certamente impedirá de entrar em campo com 100% de condição.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Isso quando nao há nenhuma lesao constatada e aí eles alegam um "incomodo" pra nao jogar...

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, quase sempre, aliás.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vale lembrar uma noticia de fevereiro, mais precisamente do dia 17, em relação a possibilidade do Pedro Raul desfalcar o BOTAFOGO no confronto contra o Náutico pela Copa do Brasil.

Pedro Raul não treina e pode não enfrentar o Náutico pela Copa do Brasil

(...)A reportagem da Super Rádio Tupi apurou que o técnico Alberto Valentim foi orientado pelo departamento médico a não escalar o atacante no clássico contra o Fluminense. Pedro Raul teria tempo adequado para se recuperar por completo para o mata-mata da Copa do Brasil. Valentim bancou a escalação do jogador. O Botafogo já estava eliminado antecipadamente das semifinais da Taça Guanabara, perdeu por 3 a 0, e o treinador acabou sendo demitido após a partida(...)

https://www.tupi.fm/esportes/pedro-raul-nao-treina-e-pode-nao-enfrentar-o-nautico-pela-copa-do-brasil/

Se ele foi para o "sacrificio" no jogo contra o Fluminense, onde não valia nada para o BOTAFOGO no tocante à Taça GB, não me parece ser o Pedro Raul um jogador de se esconder. Á época, aqui no Blog, escrevi que alguém deveria ter impedido a sua escalação, já que o jogo mais importante era contra o Náutico, entrou no jogo no segundo tempo.
De qualquer forma, também sou contra a esse excesso de poupar jogadores por todo e qualquer motivo; Messi e CR7 são exemplos de que é possível "ir em todos" os jogos e manter alta performance.
Uma das cenas mais emblemáticas de jogar no sacrifício, talvez seja a do Beckenbauer na Copa de 70, onde jogou com o ombro imobilizado após tê-lo deslocado em uma lance do jogo contra a Itália na semifinal.
No geral o futebol de hoje é muita firula, tecnologia, mídia, marketing e pouco jogo de bola.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Eu me questiono bastante isso: Por que Messi, CR, Salah e outros não sentem tantos "incômodos"? Caramba, esse mal parece afetar bem mais os craques brasileiros! E com uma constância absurda. No Botafogo então...exceção do Marcelo , todos os outros nunca parecem estar na plenitude física, de vigor, etc.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,o que o amigo questiona eu entendo da seguinte forma.
Dos craques citados por você,algum deles pertence a empresário(s),grupo de dirigentes,etc,etc,ou são de fato e de direto do clube que os paga?
Os "craques" brasileiros,com poucas exceções,não pertencem aos clubes e sim a grupos,com envolvimento de dirigentes pilantras,por isso cumprem ordens de diversa pessoas e às vezes fazem seus próprios charminhos,rsrsrs.
É a famosa casa da mãe Joana.JOTA.

Fabio Lucas disse...

Matheus Babi foi contratado, insisto que precisamos de volante e zagueiro

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu diria que na imensa maioria das vezes. Ou até mesmo na plenitude das vezes. Hehehehe

Fábio, que tristeza.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Em 58 se não me engano, jogo contra o Vasco,o Neivaldo tomou uma entrada violenta e ficou com o pé tão inchado que o médico no intervalo mandou que tirasse a chuteira para examina-lo, mas ele disse que não tiraria pois não conseguiria calça-la para voltar para o segundo tempo e o Botafogo precisava dele, lembrando que não havia substituição naquela época. Maurício jogou a final de 89 com febre, Donizete na final de 95 com problema muscular. Esse jogo que o Marcio citou o Beckenbauer eu vi, foi emocionante, foi um dos melhores jogos que vi. Ali a Itália perdeu a condição física, por isso contra o Brasil na final a Azurra se arrastava em campo. Se bem fisicamente dificilmente a Itália ganharia do Brasil, imagina cansada.
Esses jogadores hoje em dia são muito paparicadas, umas donzelas. Uma pergunta: quem é esse Matheus Balbi? Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, e ainda teve o Baresi, que fez uma artroscopia ainda durante a Copa de 94 e jogou a final. Isso sim era sacrifício. Não o que esses mascarados do futebol atual tentam vender.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

E verdade, e com o Baresi em campo o Romário não viu a cor da bola, igual na final contra o Barcelona em 93 que o Milan ganhou por 4x0. Zagueiraço. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sérgio. Isso sim é garra e frescura zero. Por isso não caio na ladainha de declarações de Pedro Raul ou qualquer outro jogador do futebol "moderno".
Abs e SA!!!