28/07/20

Mal aproveitado (na primeira vez)

 



Todo mundo fala do Matheus Nascimento, a grande joia revelada pelo Botafogo nos últimos anos.

Com apenas 16 anos, ele já treina com o elenco profissional. Parte do processo para ganhar experiência e bagagem.

No sábado passado, fora relacionado para o encontro preliminar do jogo Botafogo e ECTD.

Entrou por volta dos 20 minuto do segundo tempo contra o ECTD sub-23, mas apesar de ser atacante que joga centralizado, estranhamente foi deslocado para atuar pelos lados. Isso, por causa do bonde horrível Rafael Navarro. Ou seja: Temos uma promissa, que na sua experiência em uma categoria acima, joga fora das suas principais características para não interferir no desempenho de um atacante que já deu inúmeras mostras de que é péssimo no time de cima e até mesmo no confronto entre os jovens dos dois clubes.

Os erros no Botafogo, muitas vezes, vêm da categoria de base. Mas deixar de aproveitar o melhor do Matheus Nascimento para não prejudicar Navarro é demais para mim.

Já disse uma vez: Se o moleque é tudo o que falam, pelo amor de Deus, vamos deixá-lo jogar onde pode render o máximo possível. Daqui a pouco vão querer colocar o MN para marcar lateral adversário...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Parece que o PA deu uma entrevista a uma radio explicando explicando algumas coisas,inclysive o Honda jogando de volante.Não quis nem ouvir.
Pq as desculpas me deixam tão irritados, ou mais, do que as decisões...

Marcio disse...

Sendo extremamente sincero, eu não descarto a possibilidade de que o insucesso dos muitos jovens está diretamente ligado ao mal aproveitamento em campo.
E não duvido de que joguem no lixo um possível potencial existente no M. Nascimento, da mesma forma que já desperdiçam o do L. Henrique escalando-o fixo na extrema esquerda.
Um outro exemplo é o do Igor Cássio (22 anos), não estou dizendo que é craque ou qualquer coisa semelhante, apenas o que ocorreu enquanto teve as poucas oportunidades. Em 2019 foi a campo por 18 vezes e fez 3 gols, em 2020 foi a campo 4 e fez 1 gol.
L. Fernando (23 anos), que utilizo como referência, embora não seja centroavante, mas quase sempre titular, fez 3 gols em 53 jogos em 2019 e fez 1 gol em 11 jogos neste 2020...
I. Cássio foi para o Porto B... Sendo B ou C, é o Porto que tem um histórico de encontrar jogadores pela América do Sul que clubes brasileiros nem imaginam, ou seja, o departamento de futebol/inteligência dos caras funciona e para ficar em dois exemplos, cito o Hulk e o Deco.
Será que o I. Cássio é tão ruim assim? O Porto está rasgando dinheiro?
Podem argumentar que não foi bem, mas não podemos esquecer que os professores o escalaram por diversas vezes pelas chamadas, como eles gostam, "beiradas" do campo.
Guardiola centralizou o Messi para que tivesse mais liberdade e assim fizesse prevalecer o seu enorme talento; Marcelo no Real Madrid e D. Alves no Barcelona encontraram apoio nos técnicos para exercerem os seus talentos ofensivos e assim ganharam tudo que podiam no velho continente.
Claro que todos têm obrigações táticas que devem ser cumpridas, mas estas funções devem maximizar as capacidades individuais e não limitá-las.
Os técnicos dizem todos os dias que a transição para o futebol profissional é complicada, que é preciso paciência para não "queimar" o jogador, que não se pode atropelar o desenvolvimento; só que quando resolvem proporcionar oportunidades aos jovens, proporcionam fora da sua posição original. incoerente, me parece.
Depois ainda tem aquela conversa fiada de que vão emprestar para que o jogador ganhe "rodagem", mas não se furtam em proporcionar oportunidades infindáveis aos jovens contratados de outros clubes.
Se o M. Nascimento é bom como dizem, tem de ter a oportunidade de brigar pela titularidade em sua real posição, até porque, fora o Pedro Raul que tem feito gols, o Navarro...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, nessas eu também faço questão de não ler nem ouvir.

Marcio, diante do histórico e até mesmo dessa última experiência do MN, eu tenho certeza de que a safra nunca dá resultado por causa de erros desde a base mesmo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho um pouco injusto de nossa parte já cravar a real posição do Matheus Nascimento sendo que não acompanhamos a base.

Analisando os vídeos dos gols, lances do sub 15 (categoria que Matheus Frequentava até ano passado) percebe-se que ele não era o centroavante. O Botafogo tem o Rhenzo, um Boliviano que joga de titular mais avançado que o Matheus. Então é normal ver o Matheus fazendo gols vindo de arrancadas pelo meio ou pelas pontas.

Na seleção sub 15 onde conquistaram o título Sul Americano, percebe-se sim que os gols dele foram feitos por estar posicionados como centroavante.

Sobre o jogo de sábado. O Matheus entrou em campo sim para jogar aberto pela direita, mas isso não durou nem 10 minutos, pois pouco tempo depois o Navarro saiu para a entrada do Kauê e o Maxwell entrou no lugar do Romildo. Naquela oportunidade o Marquinhos foi acionado para a ponta direita e o Matheus Nascimento foi jogar junto com o Maxwell pelo meio.

Acho uma tempestade em copo d'agua essa crítica por apenas 10 minutos jogando supostamente fora de sua posição.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Resende, se fossem 10 minutos fora de posição durante o jogo, ok. Mas não, ele já entrou escalado em posição que não é a sua (pelo menos, segundo aqueles que dizem acompanhar o MN).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Tudo bem Rodrigo, confesso que eu tbm não sei sua real posição. Porém volto a destacar é injusto de nossa parte criticar só porque ele jogou 10 minutos fora da posição.

Resende

Sergio Di Sabbato disse...

Pelo histórico, o Botafogo tem queimado sistematicamente jogadores oriundos da base, seja por uma completa falta de orientação dos respectivos treinadores seja em detrimento das barangas contratadas que sempre são privilegiadas. São muitos jogadores elogiados na base que quando sobem desaprendem. Eu fico imaginando um Roberto Miranda tendo que jogar pelos lados do campo, citei esse por ser oriundo da base, mas imagina um Dôdo, Túlio tendo que jogar pelos lados e correndo atrás de atacantes adversários. O caso do Igor Cássio citado pelo Márcio é um exemplo flagrante disso. Enquanto dão infinitas oportunidades a LF, ou antes a um Vitor Rangel, o IC raramente era utilizado.
Há tempos o Botafogo trata sua base com um certo desprezo, o caso Edmundo foi um dos maiores absurdos cometidos por dirigentes do Botafogo, e isso a revelia de comandados superiores, no caso o Emil, que ficou estarrecido quando soube que o clube havia dispensado o Animal.
Será que o Matheus Fernandes também não foi mal utilizado entre outros? o Botafogo conseguiu queimar num dia um time de juniores bi campeão carioca por pura falta de critério, jogando os garotos no fogo.
Na verdade a base do Botafogo outrora forte mais em razão do abnegado Ademar Bebiano e depois seu filho do que um projeto do clube. Até o Bebeto curiosamente teve desprezo pela base. E pensar que um dia o Botafogo revelou tantos bons jogadores alguns sendo campeões do mundo e em 73 o Botafogo representou o brasil no sub vinte e conquistou o tri desta categoria na França. Do jeito que esses acaras comando o clube e parece que serão os mesmo a administrar a SA, sinto minhas esperanças de um futuro melhor para o clube escoarem pelo ralo. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Faltou um detalhe: o Navarro é uma grande bosta, nem matar uma bola ele consegue. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Resende, mas a crítica não foi ao MN. Isso ficou claro, né? Só acho que se o cara tem toda uma expectativa, na primeira experiência, tem que ser colocado na sua real posição. É a joia que queremos lapidar, então, que seja feito tudo certinho desde o primeiro momento, entendeu?

Sergio, sim. Tenho certeza que muitos possíveis talentos foram mal orientados e lançados desde a base.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

"O Itaú BBA divulgou, nesta terça-feira, seu relatório anual sobre as finanças dos clubes brasileiros. Em sua 11ª edição, o banco traz novamente um resumo individualizado para a situação de cada equipe do país(...)

"(...)Se não bastasse isso, os dirigentes ainda optam por caminhos que já se mostraram equivocados em tantas outras vezes na história do futebol, como contratar mesmo sem capacidade de pagar as contas. Dizer que “o futebol é assim” não é a melhor forma de encarar o problema.
O que pode salvar o clube será a conversão de associação em empresa. Mas não adianta esperar alguém bradar que “seus problemas acabaram” tão logo vire empresa. O clube precisa de dinheiro para fazer a operação rodar, precisa de um processo que costuma ser longo e doloroso de renegociação de passivos, pois é impossível uma empresa que tem perto de R$ 150 milhões de receitas conviver com dívidas da ordem de R$ 700 milhões. Vai precisar cortar o cordão umbilical com a associação, vender ativos, e ter paciência(...)

https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/7218723/flamengo-sem-nem-sinal-retrovisor-corinthians-desastre-vista-banco-descreve-financas-clubes-brasil

Essa análise do BOTAFOGO não trouxe nada do que a Torcida não saiba, já que todos entendemos que em gestão de recuperação não se resume apenas a injeção de recursos financeiros.
Entretanto, a parte que fazem referência ao contratar sem condições de pagar precisa de uma avaliação mais criteriosa, provavelmente referem-se às contratações de Honda e Kalou.
Mesmo sendo um palpite, algumas perguntas:
Qual o custo total desses dois jogadores?
Se os dois "alavancarem" tecnicamente o Time e este obter boas colocações e uma premiação maior, não tornará mais fácil dar quitação às contas?
A sugestão seria contratar quatro ou cinco desconhecidos e não os dois ou deixar de contratar e enviar a campo o sub-20?
E o citado caminho que cita o banco, "contratar mesmo sem capacidade de pagar as contas", não se relaciona à situação atual do BOTAFOGO, já que as suas dívidas são inversamente proporcionais aos nomes contratados em muitos anos. Quando foi que o BOTAFOGO endividou-se para formar um timaço?
Em uma comparação bem rasteira, seria o mesmo que dissessem a um dono de lanchonete, que está tendo dificuldade para pagar os salários por causa da pandemia, para não aderir ao "delivery", já que o serviço tem um custo e ele mal paga o salário dos funcionários.
Obviamente ninguém quer que sejam feitas loucuras, mas os custos não necessariamente devem ser cortados na atividade-fim, não duvido da existência de muitas despesas que poderiam ser reduzidas e/ou cortadas no BOTAFOGO.
Não se trata de duvidar das análise, já que quem as faz têm capacidade para tal, mas me parece faltar conhecimento das entranhas dos clubes.
Que o BOTAFOGO precisa de uma Reengenharia, ninguém duvida, os resultados mostram, mas como deve se dar a readequação das estruturas e dos processos, entre outras coisas, somente após um estudo minucioso.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Parece não, Marcio. Podemos afirmar sem medo algum que não existe conhecimento, planejamento, estudos e tudo mais que o profissionalismo exige em GS.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ainda sobre o M. Nascimento, disse Thiago Aprigio, seu ex-técnico no sub-17:

"Capacidade técnica e características"

"Mesmo sentido diferença de força física, ele conseguia, com sua capacidade técnica, amenizar e fazer o que melhor sabe, que é fazer gol. O que eu destaco nele é sua capacidade de perceber espaços e logo participar, perceber espaços e atacar, ele faz um movimento de ruptura que eu considero sensacional. Jogador que atinge uma velocidade muito interessante em espaços curtos, capacidade que raramente eu vi em jogadores de base. Se posiciona muito bem, ele percebe o espaço e sabe onde vai sobrar aquela bola para dentro. É um centroavante habilidoso que joga dentro da área ou fora dela"

https://br.bolavip.com/futebol/Atuao-discreta-contra-o-Fluminense-so-prepara-terreno-de-Nascimento-no-Botafogo-Potencial-para-brilhar-no-profissional-projeta-ex-tecnico-na-base-20200727-0012.html

Segundo o técnico, é um centroavante que pode jogar dentro ou fora da área.
Então, que não inventem, se tiver de ser escalado fora da área, para que um outro jogue de centroavante, que seja um segundo atacante e não alguém para correr atrás de lateral adversários. Foco no gol!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Se for para jogar fora da área, que seja direcionado para fazer gols. E não para se preocupar com laterais adversários.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Se os técnicos que assim o Botafogo continuarem com essa mania de ir contra as características dos jogadores, temo que vão colocar o Kalou para correr atrás de atacantes adversários. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, esse também é meu maior receio.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Depois de tantas, nesse clube, nada mais me surpreende, alguém sabe por que contrataram Cortez? Esse lateral esquerdo também tá longe de ser o ideal, mais fazer o que? Contrata quem pode, e os resultados? Ah! Os resultados, tinha até esquecido, que teriam que mostrar, mas!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, eles brincam de gerir um clube.
Abs e SA!!!