26/07/20

Não dá para aceitar

 



A imagem acima mostra o quão errado estão as coisas no Botafogo.

Repito o que disse na postagem pós-jogo de ontem: Não pode, um time que tem o Honda, responsável pela jogada decisiva, pegar a bola para cobrar o pênalti e entrar o Pedro Raul na frente e tomar a esfera das mãos do japonês.

Tudo bem que se eu fosse o Honda, dava um cascudo no PR e mandava ele sair pianinho. Só que o perfil do camisa 4 botafoguense não é esse. Aí, cabe ao treinador, lá da área técnica, gritar para o atacante vazar e deixar o seu melhor jogador com a responsabilidade da cobrança.

O problema é que o próprio treinador não esboçou reação nesse lance...
...e nem na falta (cobrada pelo Barrandeguy), minutos depois, na meia lua.

E após o jogo, o Paulo Autuori falou sobre o lance:

"- Qualquer decisão em relação a isso é minha, está bem claro que o Honda é o batedor. Só que ele, de maneira gentil como é, como capitão da equipe, deu a chance ao Pedro Raul de bater. Quem bateu o pênalti contra o Bangu na estreia do Honda foi o Honda. Temos alguns batedores, o Pedro Raul é um deles, hoje foi completamente infeliz, o Honda é outro, o Nazário é outro. O que quero é jogador com iniciativa. Na hora que tiver que ser, a determinação será minha".

"- Isso demonstra, para quem tem uma boa leitura, a solidariedade que existe no grupo hoje, sem ninguém querer ganhar protagonismo. Se fosse ele (Honda) a bater, poderia perder também".

É, realmente não tenho boa leitura então! Que esse Botafogo vá disputar a Copa Solidariedade, pois com o treinador recheado de desculpas esfarrapadas e frases forçadas de filósofo de botequim, já encheu a minha paciência.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Isso deveria ser decidido nos treinos e não na hora do jogo.
Fica evidentes que não tempos comando nem fora nem dentro de campo.
E as desculpas são realmente de irritar....

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, o pior é o discurso pós-jogo do PA.
Abs e SA!!!

Lucas lima disse...

Bom dia Rodrigo e amigos do blog, quanto ao Honda dar a bola para o Pedro Raul acho normal, mostra que não eh egoísta e pensa no melhor para os companheiros (visto que o Pedro Raul ainda tem um longo caminho para chegar aos pés da carreira Do Honda kkk ) porém o que me chama a atençao eh a falta de coerência do Autuori ele sabe quem eh o melhor batedor e deveria por ordem nos cobrafores: bate o penalti o melhor, caso este não queira bate o segundo melhor e etc não essa baboseira de bater por confiança. Honda esta sendo um mar de comprometimento com o botafogo e hora do time mostrar um mesmo comprometimento com ele , se sou o técnico falo: no penalti e nas falta eh Honda quem decide se bate ou não! Saudações alvinegras!

Marcio disse...

Discordo do que disse o Autuori.
Penalidade máxima é uma situação ímpar no jogo e a sua cobrança deve ser executada por quem tem mais capacidade técnica.
Até que ponto a iniciativa de chamar a responsabilidade não significa um ato de vaidade?
Claro que é salutar o Time ter vários cobradores, mas não custa ordenar quem deve ter a prioridade, claro que respeitando como o jogador sente-se na hora da execução, não estando bem, o segundo assume.

Uma outra fala do Autuori, fora do Post me chamou a atenção, sobre ter escalado dois laterais esquerdos.

– No jogo contra o Náutico pela Copa do Brasil fizemos essa formação com Guilherme e Danilo. Lecaros ia jogar na Sub-20 e aconteceu o lance do Luis Henrique. A entrada do Lecaros ia alterar significativamente aquilo que estamos acostumados a fazer nos treinos. O Guilherme podia fazer isso melhor, tanto é que saíram duas boas jogadas pela esquerda com cruzamentos dele. A do Bruno Nazário e um cabeceio do Pedro Raul.

https://esportes.yahoo.com/noticias/apesar-da-derrota-autuori-v%C3%AA-233946945.html

A entrada do Lecaros iria alterar significativamente o que é treinado porque o L. Fernando é intocável no lado direito do ataque, mesmo anteriormente, na época do Pimpão, ter jogado atuado pelo lado esquerdo.
L. Henrique foi deslocado para o lado direito por causa do L. Fernando, mas este não pode ser deslocado para que o Lecaros jogue pelo lado direito... E não posso acreditar que foi melhor ter escalado o D. Barcelos que mal faz a lateral...
Fica comprovado nessa fala, que o Autuori não tem alternativa de jogo, variação alguma.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Lucas, não vejo como egoísmo. O cara é a referência, não pode ter a bola tirada das suas mãos e o técnico deixar acontecer para só depois do jogo resolver comentar.

Marcio, exatamente. Não tem essa desculpa. Bola parada decide jogos. Não dá para assistir do banco para só falar bonito na coletiva. Quanto à outra declaração, só comprova que o PA tem sido de uma incoerência ímpar.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos constantes do Cantinho.
Hibernando em silêncio mas sempre acompanhando o blog.
Cara, o Botafogo não aprende com seus erros -teria mesmo a tal vocação para o erro ?
Lembrei-me de um pênalti ridiculamente desperdiçado no Nilton Santos (Moisés, se não me engano), que nos custou uma eliminação na Sula. Acho que contra o Bahia em 2018.
Na época a mesma postura leniente, "solidária", do tipo "não era ele a bater, mas como ele queria...".
Isso é o quê ? Pelada no Aterro ? Casados x solteiros da repartição ?
Imaginem um time com Rivelino, Nelinho, Zico, Juninho Pernambucano, Marcelinho Carioca, Neto ou Marinho deixar uma cobrança de falta/pênalti pro caneludo de plantão.
Isso não é sério.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Eduardo. Acho que muitos ali estão mais preocupados com o prêmio Solidariedade ao final da temporada. Hehehe
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Se o Honda é o batedor principal não há nem o que discutir, mas esse Botafogo atual a cada dia me decepciona mais.
Não só pelos discursos da diretoria como também do PA que repito: gosto dele, mas acho que como treinador já deu, não dá mais. E acho que nunca vou entender a insistência com o LF, outro que já deu, aliás, nunca deu nada, talvez só aquele gol contra os mulambos em 2018. Fora isso, me irrita vê-lo como titular absoluto e intocável. Isso só pode ser coisa de empresário. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, fecho 100% contigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não assisti ao jogo. Aliás, não dei a mais mínima importância a um evento de tal "envergadura". Portanto, nem sabia de que algo assim noticiado no post tenha ocorrido.
Minha leitura: "a decisão é minha e isso vale somente para quem acredita nessa crendice de que a decisão é minha. Lá dentro, no campo, o que vale mesmo é a regra vigente na casa da mãe Joana em que se transformou o ex-botafogo. Anarquia geral..."
Levi

Rodrigo Federman disse...

Total isso, Levi.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

O Gabriel não se encontra nem no banco do Atlético-MG .... Espero que o setor de inteligência esteja de olho na situação dele ...

Rodrigo Federman disse...

Unknown, esquece. Já contrataram o tal Foster à pedido do Autuori.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ainda o Autuori:

"Foi um bom jogo, mas fica a lição. Se é valendo em Campeonato Brasileiro, contra um Fluminense, tendo condições de ganhar e não ganhar o jogo, não pode acontecer. Fica de lição para o Brasileiro."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/autuori-explica-mudanca-tatica-e-aprova-atuacao-do-botafogo-em-derrota-mas-diz-fica-de-licao.ghtml

Para não perder jogos nessas condições, não pode haver "gentilezas", o cobrador deve ser determinado de forma clara e objetiva.
Só no BOTAFOGO que em um jogo empatado é que o cobrador com mais experiência em jogos decisivos, tendo disputado três Copas do Mundo, Honda, é preterido por um cobrador mais jovem e sem a metade da vivência em jogos decisivos, Pedro Raul.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exato. Gentileza e solidariedade...era a nova desculpa esfarrapada que faltava em General Severiano.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Mais dois comentários.
O primeiro é de uma obviedade ululante, como diria o genial Nelson Rodrigues: essa situação deveria ser decidida no convívio quotidiano entre o treinador e os seus SUBORDINADOS e nem mesmo no vestiário. Cobradores de pênaltis são, pela ordem, A, B e C. Acabou. Essa discussão dentro de campo para se decidir qual das ladies vai executar a cobrança é coisa de um ambiente em que não há comando. O primeiro adolescente birrento que tentar aparecer mais do que o grupo deveria ser imediata e sumariamente afastado. Simples assim.
Segundo comentário: bem-vindo, Honda, ao padrão terceiromundista pindorâmico de educação, civilidade e de obediência à hirarquia. O cara já deve estar se questionando em que curral veio amarrar o seu mamífero herbívoro fêmea da ordem dos ungulados, subespécie equus ferus... Rsrsrs
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, 100% de acordo com as duas observações. O Honda deve estar arrependido de ter optado por essa merda chamada Brasil. Rs
Abs e SA!!!

Ricardo Cristofaro disse...

Futebol profissional não tem essa de solidariedade. Ridículo. Nos queremos ganhar em amistoso sim. E sempre.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Ricardo. Essa desculpa do PA é porque perdeu.
Abs e SA!!!

Christian disse...

Fica difícil aceitar essas respostas do PA...na boa, com esses papos sempre lacrando opiniões. Nunca tem erros, sempre ele está no controle... Consigo imaginar ele discursando após terminarmos o campeonato em 16⁰ e dizendo que estamos no caminho..está tudo planejado..bla bla bla

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Christian.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Admiro demais o Honda em todos os sentidos, mas acho que, se o técnico ou o clube não estão dando ao japonês o aval para liderar a equipe em campo, ele mesmo precisa se impor com toda sua classe japonesa (kkkkk), assim como Seedorf fazia, – e olha que o holandês era bem mais explosivo.

Nem precisamos ir tão longe, o próprio João Paulo tinha esse papel de "técnico em campo". Quantas vezes ele não brilhou com a bola nos pés, mas foi decisivo por ser um verdadeiro líder.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, acho que tem muito da cultura nisso. No Japão é tudo organizado, as pessoas respeitam. O cara chegou e vê a putaria brasiliana...não deve entender nada.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Entendo a questão cultural e sei que influencia, mas não dá para ele aceitar tudo de cabeça baixa. O japonês não é qualquer jogadorzinho.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Assimos. Mas como eu disse, quando se trata de cultura e educação, é algo difícil.
Abs e SA!!!