02/07/20

Satisfeito?





Palavras do técnico Paulo Autuori, após o sofrível empate de ontem:

"- No primeiro tempo tivemos chances reais, três bolas na trave. No segundo não criamos tanto, com as substituições é normal perder um pouco do volume de jogo. Fico satisfeito porque depois desse tempo todo a equipe conseguiu apresentar coisas interessantes com estruturas diferentes, algo que estamos trabalhando, com o objetivo de termos variações táticas".

Se sou repórter, pergunto: Quais foram essas coisas interessantes que você (PA) conseguiu identificar?

Não há como ter variações táticas ou maneiras diferentes de jogar quando um elenco é limitado. É achar o melhor jogo e trabalhar exaustivamente nele, infelizmente. E fica mais complicado quando, seja no 352 ou 442, não temos laterais/alas decentes.

Enfim, o tempo de inatividade realmente pesa, mas considerando o adversário que enfrentamos e a maneira como eles nos pressionaram no segundo tempo...
...o Autuori que me desculpe, mas nada justifica.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Marcio disse...

Fica meio complicado entender os porquês das substituições se ele afirma que "com as substituições é normal perder um pouco do volume de jogo".
Não deveria ser normal, já que entre as situações das substituições estão as correções táticas/técnicas/físicas, retomada, manutenção ou aumento do controle/pressão do jogo.
Eu não consegui observar essas variações, só se ele se refere também ao jogo contra a Cabofriense e como não assisti, não posso comentar; apenas pelo de ontem, não gostei...
Se ele gostou das ocorrências dentro de campo, imagino que o trabalho que ele encontrou é pior do que eu acreditava ser.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ontem ele se perdeu tanto, que planejou mal até as substituições. Ou seja, poderia então ter testado 5 opções, né? Afinal, foi isso que ele viu de importante...só que cagou quando mexeu um jogador primeiro, depois outro....e na última mudança, poderia ter entrado com 3 e preferiu apenas 2. No mínimo, sem tanta coerência com o discurso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e também deveria ter voltado para o segundo tempo com substituições feitas.
SA!!!

Anônimo disse...

Até é justificável a questão do prazo de treinamentos, pandemia e blá blá blá.
Mas isso tudo na minha opinião perde o efeito ao analisar a campanha dos outros jogos antes da pandemia (Taça Rio), que foi uma vitória sofrida contra o Boa Vista nos últimos minutos e um empate contra o Bangú levando certo sufoco em determinados momentos do jogo.

Então o Sr. Paulo Autuori pode dar um jeito de achar logo um sistema tático convincente pra esse time, pois está dando uma sensação que ele não vai conseguir encaixar Honda e Nazário no mesmo time, sem queimar um ou outro. No caso de ontem, queimou os dois.

Resende

Tiago Almeida disse...

Acho que ontem os únicos que se salvaram foram os mlks da base,e vamos combinar que o campo parecia um pasto.

Rodrigo Federman disse...

Resende, também acho justificável, mas considerando o nível técnico do adversário, a diferença deveria ter sido bem menor do que vimos ontem.

Tiago, só gostei do Marcelo e Caio. O campo, sim...era ruim...mas para os dois times.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

A falta de movimentação do time é um dos fatores para o mal desempenho ofensivo, além da fraqueza gritante dos laterais, todos do elenco. Defensivamente falta um volante que marque e saiba jogar. Repito: o ataque não rende pelo engessamento do time que não dá opções ao meio campo, muito embora parece que os atacantes ficam colados em suas posições, parece um jogo de totó, todo mundo preso. Sobre o preparo físico dou um desconto pela volta recente aos treinos, mas continuo com um pé atrás, pois não confio no preparador atual. Não há variação de jogadas e nem mudança tática durante o jogo.
Isso foi o que vi ontem. Vamos de novo com a ladainha: o time precisa de 2 laterias, um para cada lado, um volante que marque e saiba jogar, um zagueiro? Talvez. Fora isso, um banco razoável. O que vi ontem foi um jogo medonho com um Botafogo horroroso. Me arrependi de ter assistido essa pelada. Abs e SB!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Eu não vou dizer que estou contra a contratação do Professor. Entendo que o mercado não tinha um leque de bons treinadores disponíveis, e o Botafogo por suas dificuldades financeiras não podia se dar ao luxo de escolher a dedo.
Mas digo e repito, esse professor está completamente defasado em suas teorias. Já a muito tempo não apresenta um trabalho digno de registro.
A única coisa que não mudou e continua bem ativa e a sua prepotência e arrogância. Além é claro, da verborragia empolada e seu ar professoral.
Mas é o que temos pro momento. Se eles achou que tivemos variações, quem sou eu pra duvidar dessas sandices.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Um time bem duro. Curiosamente, quando o Renê esteve no comando (domingo passado), a impressão que deu, foi de maior movimentação. Ontem fomos um time estático do primeiro ao último minuto.

Patinhas, o pior é que eu acho que o contrataram para ser um gerente (se houver mesmo a SA). Acredito que esteja aí temporariamente. E torço para que seja, pois hoje vejo o PA muito mais preparado como dirigente do que como técnico de futebol.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu também acho que o PA está tapando buraco até sair a SA. Rodrigo, você tem razão sobre o Renê, li vários comentários inclusive na transmissão pela TV que o time domingo estava bem mais solto com movimentação.
Gosto muito do Autuori, mas acho que ele está um pouco desatualizado e seus últimos trabalhos não foram muito bons. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sérgio. Exatamente isso. Penso igual a você sobre o PA.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Mufarrej já havia falado sobre a possibilidade do Autuori ser gerente técnico ou diretor na S/A.

(https://www.fogaonet.com/boletim-do-c-e/botafogo-projeta-paulo-autuori-gerente-diretor-empresa/)

A questão é saber se o responsável pelo comando da S/A verá o Autuori como o profissional adequado para alguma função de direção.
A não ser que nas internas já esteja tudo delineado...
Não se deve contratar um profissional pensando em dar-lhe futuramente um cargo, se quando o futuro chegar não terá poder de decisão.
Mesmo no regime atual, o correto é o acordo de trabalho de um técnico, por exemplo, encerrar-se junto ao fim do mandato.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o correto definitivamente não anda alinhado com essa gestão que se vangloria do amadorismo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mudando de assunto.

Cabofriense, que caiu para a seletiva do Estadual no ano que vem, e o Nova Iguaçu, que disputou a seletiva e caiu para a Segunda Divisão estadual, entraram na Justiça para tentar cancelar o descenso em função da pandemia do novo coronavírus, alegaram prejuízos econômicos, financeiros e técnicos. E o tjd concedeu uma liminar para impedir que a Ferj homologue as quedas.

Justificou o tjd:

"Diante do exposto, necessária a concessão da medida liminar, pois a homologação desses resultados pode gerar insegurança jurídica face a possibilidade de êxito quando estes autos forem julgados de forma definitiva"

https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/tjd-concede-liminar-para-ferj-nao-homologar-rebaixamentos-de-nova-iguacu-e-cabofriense-no-carioca.ghtml

Pois bem, do funcionamento da seletiva e por consequência do Nova Iguaçu eu não sei, mas a Cabofriense já havia jogado, como todos os outros, 9 jogos antes da paralisação por causa da pandemia.
Fez apenas 3 pontos em todo o campeonato, com a vitória sobre o Vasco.

Disse o presidente da ferj em 14 de abril:

"(...)O Campeonato Estadual vai acabar em campo. Não há hipótese, zero. Não há virada de mesa. Foi uma decisão unânime dos 16 clubes que compõem a Série A".

https://www.foxsports.com.br/br/article/presidente-de-fferj-diz-que-clubes-cariocas-podem-voltar-aos-treinos-ja-no-fim-do-mes-e-crava-campeonato-acabara-em-campo_20scj3

O interessante é que quando negou os pedidos do BOTAFOGO e do Fluminense, para retornarem aos jogos somente em julho, um trecho da sentença do tjd dizia o seguinte:

(...)Os fundamentos jurídicos lançados pelos clubes requerentes são absolutamente razoáveis, mas se postos em uma balança conjuntamente com a soberana vontade da maioria, não podem pesar mais."

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/06/18/tjd-rj-nega-pedidos-de-bota-e-flu-para-adiar-tabela-de-retorno-ao-carioca.htm

Obviamente que jamais seria contra qualquer um que busque de forma legal aquilo que julgue ser seus direitos, mas agora não se fala em maioria ou unanimidade ou que o pedido dos dois vai de encontro ao que eles mesmos acordaram anteriormente.
Inclusive os outros 14 clubes e mais a federação foram intimados a se pronunciar em um prazo de 48 horas.
É razoável, já que o presidente ferj citou que o campeonato acabaria no campo e foi uma decisão unânime?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Caraca, Marcio. Essa Ferj é um puteiro. Local de safadezas, bagunça, zona total. Não merece respeito algum. E nem aqueles que a apoiam. Muitas vezes, inclusive, o próprio Botafogo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, infelizmente a política em todos os níveis da nação é de uma podridão sem tamanho, e se não fizer o que os canalhas sujos tramam, é ferro. Lembra da roubalheira em 2007, 08 e 09? E por que? Simplesmente porque o Bebeto bateu de frente com a corja. O Botafogo foi garfado em todos os níveis. Alguns clubes preferem vender a alma ao diabo a procurar o correto. Acho que nem preciso citar o clube que é assim e sempre foi.
O curioso é que o Otávio Pinto Guimarães, botafoguense declarado, inclusive dirigente, nunca interviu a favor do Alvinegro mesmo sendo presidente da CBD da federação carioca FCF e depois da fusão virou ferj, no período de 1967 a 1985, que praticamente coincido com o jejum e o roubo descarado em 71. Não posso julga-lo no total de sua vida, o que fez ou deixou de fazer, mas como presidente da ferj repito, nunca interferiu a favor do Botafogo, seu time de coração. Interessante é que a história do Botafogo mostra uma certa lisura em relação ao esporte: Mimi Sodré fez um gol de mão, o juiz validou, mas ele se dirigiu ao árbitro e disse que tinha feito o gol com a mão. Carlito Rocha, um dos botafoguense mais apaixonados que passaram pelo clube, em 1948 quando o Botafogo completaria 13 anos sem título carioca, apitou o confronto contra o Bonsucesso e marcou dois penâltis a favor do Bonsucesso, e dois para o Botafogo, todos foram penâltis. O resultado final foi 5X4 para o Botafogo e sua atuação como árbitro foi elogiado pela sua imparcialidade. Parece que realmente o Botafogo só escolhe os bons. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Sérgio. Disse tudo!!!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais uma:

A globo rescindiu o contrato de transmissão do carioca, alegando quebra de exclusividade, embora tenha afirmado que manterá os pagamentos previstos para 2020.
A ferj, em nota, pediu aos clubes para não exercerem o "direito" de transmissão, quando mandantes.

https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/ferj-pede-a-clubes-que-tinham-contrato-com-a-globo-para-nao-transmitirem-jogos-do-carioca.ghtml

Aliás, enquanto leigo em legislação, me parece haver muitas dúvidas em relação a esse tema.
SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Acho que o nível do futebol carioca é tão baixo, a federação é tão podre que tanto a diretoria quanto o Autuori estão completamente desinteressados. Imagina você entrar num jogo sabendo que vai ser roubado de todas as maneiras, do borderô às arbitragens. Acho que ninguém entra animado, nem jogadores...e só se classificou pra calar a boca de dirigentes de Madureira, Bangú e Cia.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, quero ver os clubes pequenos que foram tirar um barato com o Botafogo agora...

Paulo, pode ser, mas isso aí é falta de respeito com o torcedor. Não importa como, contra quem, o estado, situação....quando o Botafogo entra em campo, queremos dedicação, entrega e bom jogo, né? Igual contra a Cabofriense: Eu preferia que brigássemos para não atuar e levar o WO, mas se entraram para o jogo, eu torci igual um puto! rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o interessante é que a mesma federação que não pediu, pelo menos não ouvi dizer, um outro filiado para não transmitir o seu jogo, baseado na tal MP, agora quer que os outros "colaborem" e não façam a transmissão dos seus, baseados na mesma MP, considerando que o contrato foi rescindido unilateralmente pela rede de televisão...
Me parece claro que o tempo da federação tentar intermediar uma negociação, se possível, passou..
Quero ver o que fará o BOTAFOGO com essa situação.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, desejo tudo de mal para essa federação (com letras minúsculas mesmo).
Abs e SA!!!