15/07/20

Sem volantes




Notícia retirada do site FogãoNet:

"Perto de tirar cidadania portuguesa, Cícero pode ser liberado sem custos pelo Botafogo para a Europa".

Dias atrás, porém, o Montenegro falou:

"- Não vamos mais contratar volante".

Ah tá... o Cícero está longe de ser o jogador dos sonhos, ainda tem um salário alto...
...mas ficarão apenas com o Caio Alexandre e o fraco Luiz Otávio?

Impressionante como o Botafogo sempre tem o elenco mal montado. Não há uma temporada sem que fiquemos com uma posição carente em quantidade e/ou qualidade. 

Planejamento? Pra quê, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
A velha historia.Contratação no Botafogo é de acordo com interesses de empresarios e dirigentes.Não importa o que precisa em campo.
Dois volantes e oito laterais, é isso mesmo ??

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, nunca montam um elenco minimamente homogêneo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Com a provável saída do Cícero e a confirmada do A. Santana, o setor ficará "enfraquecido" no que diz respeito à marcação.
Até porque vejo no C. Alexandre mais características de segundo volante do que de primeiro.
A questão das perdas e o anúncio de não substituição, acarretará em uma quase improvisação no setor de marcação, como já está ocorrendo com o Honda, ou seja, os mais talentosos serão escalados olhando para o seu próprio gol.
E isso não significa que o Cícero tenha sido em algum momento um jogador de ótimo rendimento, diferente do A. Santana que sem ser brilhante fez 10 gols em 42 jogos e 3042 minutos em campo (aproximadamente 33,8 jogos completos e média de 0,24 gol/jogo); 10 gols do total de 62 marcados pelo BOTAFOGO, 16% do total.
A minha sensação é que o planejamento está mais voltado para o quantitativo do que para o qualitativo, saíram Thiaguinho, Bochecha e A. Santana e agora a provável do Cícero; chegaram Kevin, Forster, V. Luis e Kalou... Jogadores absolutamente diferentes em seus posicionamentos.
Fato esse que se relaciona também pelos erros cometidos nas contratações nas laterais, G. Santos, D. Barcelos, Warley e talvez o Barrandeguy, na zaga com R. Renato... Ou seja, uma coisa meio improvisada.

Para terminar, I. Cassio vai para o Porto (Portugal), segundo as noticias, irá para a equipe B.
Se é B ou A eu não vou discutir e sim que as equipes portuguesas são muito boas em descobrir jogadores por aqui e depois negociá-los com os grandes centros do futebol europeu.
O insucesso do citado jogador por aqui pode ter uma enormidade de fatores, mas não posso deixar de citar que na maioria das vezes em que foi a campo, foi escalado fora da sua posição original. Oportunidade para jogador oriundo da base deve ser prioritariamente em sua posição original para facilitar as coisas.
O Porto não o contratou à toa e não é uma equipe qualquer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não só apenas na marcação. Ficará enfraquecido em questão de quantidade de jogadores para a posição mesmo (independente de serem mais marcadores ou tenham facilidade em sair jogando). A não ser que, definitivamente, o Honda seja considerado um segundo volante nesse elenco. Em minha opinião, assim como o Luis Henrique, mais um grande desperdício de talento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, contrataram o Honda para ser segundo volante, aposto, quando deveriam escalá-lo no seu melhor posicionamento.
No meu modesto entendimento, há erros nas escalações; veja o caso do A. Santana, como poderia jogar de volante se é um jogador com baixa mobilidade para fazer as coberturas, sem passes de primeira e sem o passe longitudinal? É um jogador de forte condução de bola, um arremate relativo de média e longa distâncias e boa chegada para concluir dentro da área, basta ver os gols que fez.
Não é porque um dia o colombiano Rincón, um meia originariamente ofensivo, passou a jogar de volante e teve um crescimento absurdo no seu futebol que todos podem fazer o mesmo caminho, nem todos são o Pirlo, que era originariamente atacante.
Dizem que o volante deve entrar na área... Quando foi que o Busquets entrou na área adversária? Tem apenas 17 gols na carreira, mas se destacou justamente por estar sempre muito bem posicionado, onde a jogada iria se desenrolar e ao recupera a bola, sempre teve precisão nos passes para encontrar os armadores em boas condições; em suas melhores temporadas jogava um futebol espetacular entre as intermediárias. O próprio Xabi Alonso era espetacular, diferente de Genaro Gattuso, mais força de marcação do que técnica. O atacante Cafu virou lateral
Os caras "baixam uma norma", volante tem de possuir habilidade, os técnicos vão e pegam qualquer um que possui técnica com a bola e coloca de volante, não acho correto.
Pedro Raul pode sair da área? Hoje eu não creio, já que não o vejo com essa capacidade, pode ser que amanhã evolua e possa fazer o que faz o Benzema, que possui boa técnica para sair da área. Deixo claro que não estou comparando jogadores, apenas procurando citar as diferenças que vejo.
Li em algum lugar que internamente enxergam o Fernando, lateral, como mais marcador. Por que os técnicos "permitem" que ele apoie o ataque? Não seria melhor "impedir" que ele suba e o L. Fernando desça para ajudar a marcar?
Absolutamente leigo que sou, vejo muitas situações sem respostas claras no futebol, é preciso simplificá-lo o máximo possível.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo em 110% contigo! Está tudo muito engessado.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

A bem da verdade o Botafogo joga sem volante há bastante tempo. , e com Cícero em campo ou não não faz muita diferença, pois a deficiência da marcação tem sido marca do Botafogo, o que acaba sobrecarregando a defesa e os jogadores de criação que são obrigados a tentar reverter esse problema. E sem esquecer que muitas vezes atacantes também são sacrificados porque a função de 1º volante marcam mal. Para piorar, os laterais dos dois últimos anos são péssimos marcadores e fracos no apoio. O melhorzinho que apareceu na esquerda venderam dor bagatela. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o problema é que quando não temos elenco, toda e qualquer saída (sem reposição) acaba fazendo diferença.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Sergio Di Sabbato tem razão, há muito tempo não vejo um xerife nessa posição. A questão é que os bons marcadores tem sido maus volantes para saída de bola. O último bom nos 2 quesitos foi o Gabriel que saiu de graça na onda pós Maurício Assumpção. Daí a preferência de alguns pelo 3x5x2 para melhor cobrir a periferia do nosso gol sem perder na evolução do meio campo. Difícil escolha.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, é uma situação complicada mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O mesmo vale pra porcarias tipo Marcinho. Mascarado achou que tinha valor de mercado na hora de renovar. Cascara. Ninguém se interessou em ficar com essa porcaria. Agora como ninguém se interessou disse que deve renovar. Claro com aumento substancial. Ridículo!
Jacob

Marcio disse...

Não tivessem feito aquele contrato esdruxulo de empréstimo do Gabriel, junto ao A. Mineiro, poderia o BOTAFOGO ter um jogador com boas condições de jogar de volante; caso ele concordasse, claro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pai, que não receba aumento. Mas se ficar, deve jogar.

Exatamente, Marcio.

Abs e SA!!!