25/03/21

Desculpas vazias









O técnico Marcelo Chamusca tentou explicar a ridícula derrota de ontem:

"- Enfrentamos uma equipe muito qualificada. Essa conversa de reserva para mim não tem muita base. Todos esses jogadores têm condições de ser titulares do Flamengo, principalmente os que iniciaram".

Vai a merda, Chamusca!

No time de ontem, apenas (e talvez) o Pedro e o goleiro tenham condições de serem titulares do Flamengo. O restante do time que entrou em campo foi composto por reservas e/ou terceiras opções dos caras. Ou seja, um mix de time B e C.

"- A função do treinador é analisar a performance do atleta, analisar o contexto de cada jogo, analisar o que é melhor para o Botafogo. Se achar que tem que começar outra formatação, não tem problema nenhum. Sou contra qualquer tipo de injustiça. Não podemos ficar generalizando nem individualizando, pode ser um precedente perigoso. Temos que ter calma, meu trabalho é escolher os melhores e é isso que faremos com tranquilidade".

Se a sua função é essa, saiba que você está (ou é) um péssimo treinador, pois já foram seis partidas oficiais e tempo suficiente para enxergar coisas e situações óbvias. Se continua insistindo nos erros, é por incompetência ou conivência.

E para finalizar: Detesto treinador metido a psicólogo ou CEO de multinacional.

O ano de 2021 será longo, amigos...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

32 comentários:

Sergio disse...

Quando li a escalação ontem descidi que não veria o jogo e ainda disse que vitória do Botafogo seria zebra. Pode conferir no post anterior.
Zé Welinson e Rickson no meio é piada de mal gosto, ou seja, começamos com menos dois no meio campo. Para piorar, tirando uns dois ou três o resto é muito fraco, pior, indolente e omisso, já entram em campo derrotados. Parece que está encrustado no clube um espírito de derrota nos profissionais há tempos.
Posso até concordar que esse deva ser um período de experiências, mas não posso concordar com a omissão e muito menos com a preguiça desses caras que nem de longe parecem jogadores de futebol profissionais.
E ainda acrescento, há jogadores que não deveriam mais serem testados, em 3 ou 4 oportunidades já deu prá ver que são umas porcarias.
Insisto: prá que gastar dinheiro com desconhecidos, melhor utilizar os garotos da base e contratar dois ou três jogadores que possam acrescentar, sai mais barato.
Do pouco que vi, e foi contra o Vasco, os únicos que ainda podem dar retorno são o goleiro, gostei muito do DB Kanu, o MF mas que parece que ontem foi mal, o PV, nada demais, mas melhor que todo o resto. Matheus Nascimento é mais jogador que o Babi, o Ênio que se não é essa cocada toda é menos ruim que o tal de Marcinho, o Kayke reserva do Rickson ou do ZW?!!!! Só mesmo no Botafogo. É que é novo. Nessa mentalidade desses professores, no Botafogo atual o Pelé teria que fazer 30 anos para ser titular, 17 anos! Muito jovem, não tem experiência! É mole.
E para terminar, esse time treina? Pois parece que ontem pelos comentários foi um repeteco do campeonato passado. Continuo não vendo uma proposta de jogo claro, pelo menos foi assim contra o Vasco, e ontem outro fiasco. Ou muda muito e bota essa turma prá correr e treinar exaustivamente ou então ficaremos um longo e tenebroso inverno na segundona.
Ah! Faltou dizer: e o Pedro Castro que dizem ser razoável, jogou 2 ou 3 partidas e já está no DM! Só mesmo no Botafogo. Tá flórida! Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, pois é. O MC já teve tempo para perceber certas situações. Se não conseguiu, é por incompetência ou conivência. E em ambos os casos, precisa ser cobrado e criticado.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

O que me assusta é que daqui a pouco entra o LO no meio, aí eu tiro os tubos! Pois nesse Botafogo parece que a prioridade é para quem não vai acrescentar nada. Abs e SB!

Marcio disse...

"Não podemos ficar generalizando nem individualizando, pode ser um precedente perigoso."

Precedente perigoso, como assim?
A análise do jogo passa pelas performances individuais e coletivas; elas estão intrinsecamente ligadas.
Uma excelente performance individual pode mascarar uma má performance coletiva.
Exemplo:
Barcelona coletivamente não é uma boa equipe e Ter Stegen e Messi ajudam e muito nos resultados; o primeiro evitando gols e o segundo construindo gols. Ou seja, teoricamente muitas vitórias são oriundas da individualidade e não da coletividade.
Uma má performance individual, mesmo que momentânea, pode jogar por terra uma boa performance coletiva.
Exemplo:
Oliver Khan, conhecido e reconhecido como um excelente goleiro, na final da Copa de 2002 em jogo extremamente equilibrado, falha em um chute de média distância de Rivaldo que seria absolutamente defensável para um goleiro de sua categoria; deu rebote e Ronaldo se aproveitou e colocou o Brasil na frente do placar.
E o Kahn não fazia, óbvio, uma partida insegura.
Uma melhor performance coletiva melhora as individualidades.
O time do Botafogo campeão em 1989, que em 1988 teve um simples 5 ° lugar geral... O time de 1988 tinha Mauro Galvão, Gottardo, Mauricio, Claudio Adão, Victor, Criciuma, Luisinho, Josimar, Wagner Bacharel e até o Eder Aleixo. Sabemos que não foi somente o campo e bola que fizeram o Botafogo não ir bem, mas esse time não era ruim e nem inexperiente.
Como em 1989 os remanescentes elevaram o nivel de atuação?
Por certo um dos fatores foi melhor organização coletiva.
Ainda dentro do contexto individual/coletivo, em 1990 o Botafogo não foi campeão invicto porque perdeu para o América de Três Rios por 1 a zero, em uma falha do excelente Mauro Galvão.
Então, Chamusca, não há precedente perigoso, o que não significa que deve esculhambar publicamente qualquer profissional.
Analises individuais e coletivas são necessárias, seja em um jogo e/ou em um grupo de jogos.
As falhas do Marcelo, por exemplo, não são como a do Kahn e nem a do M. Galvão, elas são recorrentes prejudicam demasiadamente o coletivo, traz instabilidade.
Assim, está claro de que algumas mudanças são necessárias e já ultrapassaram o momento do Chamusca achar necessário, os critérios há muito deixaram de ser subjetivos, pois estão numericamente comprovados...
Uma coisa é ter dúvidas entre um atacante com 15 gols e outro com 18... Pode-se discutir características favoráveis de cada um; outra é discutir um atacante com 18 gols e outro com 5.
Acorda, Chamusca!
SA!!!

Sergio disse...

Vendo lances do jogo de ontem chego a conclusão que há algo extra campo para escalar ZW, M Benevenuto , Rickson, e outras dragas. Amigo, um jogador de meio campo que erra passes simples de um metro não pode ser jogador profissional.
Pode ser opinião minha, mas o MBabi sofreu um pênalti do zagueiro do flamengo, embora não justifique a derrota, além do árbitro atrapalhar o jogador do Botafogo no segundo gol. Porém, não fosse o Douglas Borges o time teria sofrido uma goleada. Muito triste ver esses trastes vestido a camisa do outrora Glorioso. Abs e SB!

keven disse...

Do jeito que está a situação, o Botafogo não sobe para seria A não, não dá pra levar a sério esse time, até o Vasco que eu pensei que estava mais bagunçado pelo visto já encontrou uma forma de jogar.
E haja sofrimento.
Abs e SA!

Adelson disse...

Eu não quis falar nada desse técnico, esperei ele mostrar a que veio. E agora estou quase convencido de que ele é mais do mesmo. Ele tem uma massa desqualificada para trabalhar, mas ele mesmo já se mostra confuso, sem rumo e falando grandes bobagens.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, daqui a pouco teremos o retorno do LO e estreias de Marco Antônio e Rafael Carioca, sei lá se é isso mesmo! hehehe

Marcio, o MC está se mostrando mais um ótimo falador de besteiras e desculpas esfarrapadas.

Keven, com esse time/elenco, dificilmente subiremos.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Adelson, quando ele veio, já sentia que seria mais uma aposta da mediocridade. Para mim, em pouco tempo já daria para mostrar algo. Fraco igual ao time.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Rodrigo, o Botafogo atual é tão previsível na sua ruindade, que mesmo sem ver o jogo conseguimos comentar o jogo e acertamos na quase totalidade o que aconteceu no jogo. Que tristeza! Abs e SB!8

Rodrigo Federman disse...

Com toda certeza, Sergio! rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Uma pergunta: quem foi que viu qualidades em Rickson que nem na reserva de time da segunda divisão ficou. Zé Welinson o CAM e sua torcida agradeceram quando foi embora. O LO, quem o viu jogando. Vou parar por aqui porque não vai sobrar espaço.
Uma perguntinha: não seria melhor tentar dois ou três jogadores de qualidade e mesclar com os garotos do que contratar esse monte de refugos do refugo? Se fizermos as contas acaba saindo menos caro que inchar o elenco com esse monte de inutilidades. E outra, antes de contratar um treinador, eu daria uma chance para o treinador da base, pois quando assumiu o sub 20 soube montar o time de acordo com o material humano que tinha em mãos e fez um bom trabalho. Mas o Barroca também fez um bom trabalho no sub 20. Concordo, por isso é que esse era o momento de dar uma chance para o Ricardo Resende, aliás, eu teria tentado isso ano passado.
Fora isso, é preciso mostrar para esses indolentes que eles estão jogando em um dos maiores clubes do século XX segundo a fifa e não em pelada descompromissada do Aterro, que diga-se de passagem que tem mais empenho que essa draga atual do Botafogo.
Infelizmente ou felizmente.vou continuar meu "Lockdown" do Fogão. Essa epidemia alvinegra tá me matando, não tenho mais saúde e estomago para isso. Só comento aqui pelas amizades virtuais que fiz no Cantinho, onde posso desabafar tanto descalabro no ex Glorioso. Minha vontade é de largar de vez essa porcaria que virou o Futebol do Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ninguém. Mas ali a questão é outra: Intere$$e$ maiores.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Alguém comentou aqui que sentia saudades dos tempos em que os técnicos de futebol não tinham essa fala empolada e vazia. Pois é, assino embaixo. Saudades de técnicos como Paraguaio, Sebastião Leônidas, Paulo Amaral, Paulinho de Almeida, Jair Pereira, entre tantos outros.

Esses caras falam, falam, não dizem nada e, pior, insistem nessas dragas como ZW, LO, Rickson, o insuportável Marcelo, jogador burro demais. Fez uma péssima temporada, entregou inúmeros jogos, desrespeitou o clube demonstrando total indiferença à lambança que protagonizavam em campo.

Tá osso !

Agora, que não entendam como fala conformista da minha parte com o horror que se tornou o futebol do Botafogo, mas o futebol aqui no Bananão acabou. O que se tornou o futebol carioca ? E os outrora 12 grandes do país ? Quase todos endividados, sem condições de sustento, devendo as calças, vendendo todo e qualquer jogador que revelam e trazendo aqueles que não deram certo no exterior. Para acabar, vamos ficar semelhantes à Espanha apenas no que concerne à quantidade de times disputando os títulos. Pois a qualidade destes protagonistas também é de chorar, para quem, como eu, viu os esquadrões do finzinho dos 60 em diante.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Eduardo. Não tinha essa de último terço, facão e outras baboseiras. E o futebol era muito melhor.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eduardo, nenhum time brasileiro atual disputaria a primeira divisão no nível dos times das décadas de 50 a 80. Nem esse time do Flamengo que e o melhor teria condições. Como disse um comentarista ao dizer que na final do Mundial jogou de igual para igual com o Liverpool, o cara disse que no campeonato inglês o Flamengo ia brigar para não cair. Infelizmente essa é a realidade. Destruíram o futebol brasileiro. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Concordo plenamente, Sergio.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Muito triste isso. Eu pensei que estava sendo precipitado em minha avaliação, mas lendo suas palavras, fico totalmente desolado. Certamente a cabeça dele vai rolar em algum momento de 2021. Estamos nos caos sem volta.

Eduardo Samico disse...

Sérgio, nasci em janeiro de 1960. Não vi os grandes e lendários times do Botafogo (de 57 a 62) e do time de 67/69 tenho mais lembranças afetivas do que outra coisa. Mas, amigo, acompanhei a Sele-Fogo de 1971, time que tinha simplesmente 5 jogadores tricampeões no ano anterior (Carlos Alberto, Brito, Jairzinho, Roberto e Paulo Cézar), sem contar o Rogério e o Leônidas que só não foram convocados por lesões; estava no roubo da final contra o clube aqui do bairro. Vi a estréia do Rivelino em 1975 contra o ex-time dele. Morava perto do falecido Maracanã, então era um programão barato e acessível para um adolescente que amava o futebol-arte ir a jogos. Estava no jogo contra o Vasco do lençol do Roberto no grande Osmar -formando a zaga com o Brito. Insisti com meu pai, que não queria ir ao jogo naquele 15/11/1972, e vimos o 6 a 0, com 3 gols do Jairzinho, sendo um de letra, 2 do Fischer e 1 do Ferreti, irmão do Tuca (que brilhava nos então chamados juvenis) e que virou consagrado treinador no México. Isso tudo só aqui no Rio... Imagine o que tínhamos em S. Paulo: Pelé, Edu, Clodoaldo, Ademir da Guia, Luis Pereira, Gérson comendo a bola no SP, e tantos outros.

Hoje, ou há 1 ano mais ou menos, o poderoso esgoto foi incensado por quase empatar com o Liverpool, que deve ter jogado como quem treina na pré-temporada da Premier League.

Como você bem falou, venho aqui no Cantinho pelo alto nível dos comentários e dos amigos. Mas confesso ter poucas esperanças de ver mudanças significativas no que se transformou o Botafogo, o mesmo valendo para o futebol no âmbito estadual e nacional.

Mas, como dizia o grande João Saldanha em suas inesquecíveis colunas no saudoso JB (esse meu comentário está virando o maior papo de velho, heheh), vida que segue.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, mas se for para continuar com um trabalho ruim, cabeça deve rolar mesmo! rs

Eduardo, eu infelizmente não acredito em mudança do/no Botafogo. Só espero que ele ainda exista até o meu filho mais novo ficar minimamente capaz de entender futebol. rs

Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Depois de algum tempo, volto para postar o que muitos torcedores já sabem : com esse time, o fogão vai brigar para não cair para a terceira divisão no Brasileiro de 2021.

Rodrigo Federman disse...

Sim, J.Daniel.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eduardo, sou de 1955, ainda vi o time de 62 inclusive a final, muito embora com 7 anos não dá para ter uma percepção real daquele time, a geração 67/68 e até antes me lembro bem.
Eu sempre gostei de futebol e também ia ao velho e bom Maracanã ver grandes jogadores (Maracanã sem geral perdeu o charme), com aquele precinho camarada dava prá ver jogos toda semana. Também fui ver a estreia daquele time do Fluminense, a Máquina de 75 contra o Bayern de Munique, venceu por 1X0. Ver um time com Rivelino, PC Cajú, Mário Sergio, Gil e companhia valia a pena.
Também fui a estréia do Tostão pelo Vasco, 2X2 contra o flu, o Tostão foi responsável pelo empate. Claro que a paixão sempre foi o Botafogo, mas valia a pena ver grandes jogadores independente do clube, e no Rio ainda tinham 6 times de ponta, incluindo o América e o Bangu. Hoje tá difícil assistir esse carioca. Hoje não consigo assistir mais uma partida de futebol sem ficar irritado com a quantidade de jogadores medianos e ruins que grassam no futebol brasileiro, e no Botafogo então chegou ao nível que jamais poderia imaginar. Como diria o grande Saldanha: vida que segue. Abs e SB!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos! A verdade é a seguinte, não temos treinador. Há quantos anos não vemos o time do Botafogo jogando organizado?! Cara, ontem deu pena. Pois o time titular do Botafogo parecia um time de criança e o outro o profissional.

Não acho que o elenco esteja igual ao de 2020, acho que está mais regular em todas as áreas e isso quer dizer um pouco melhor. Com um técnico melhor (Pensei que o MC fosse dar jeito), podemos jogar melhor. Mas o MC é mais do mesmo. Ele não vai durar até a 5 rodada da série b.

Há anos que não vejo um cara diferenciado treinando o Botafogo. Iremos sofrer e muito na até o final do ano.

SA...André

Rodrigo Federman disse...

Vida que segue, Sergio. Quem viu o grande Botafogo um dia, viu. Quem não, infelizmente nunca verá.

Sim, André. Temos mais um treinador fraco para comandar time fraco.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

No Botafogo de uns tempos pra cá, parece que os técnicos chegam e ficam burros. Acho que assustados por tanta mediocridade acabam gostando de qualquer porcaria.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, eu já acho que muitos desses técnicos já são burros e incompetentes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E agora no campeonato brasileiro das séries A e B, só pode demitir técnico uma única vez; na segunda demissão, se ocorrer, algum profissional do clube que tenha no mínimo seis meses de casa deverá assumir.
No nosso caso tem o auxiliar fixo Lucio Flávio... Mas entre Lucio Flávio e o técnico do su-20, Ricardo Resende, eu fico com o do sub-20.
SA!!!

Anônimo disse...

Fato.

O Botafogo perdeu porque entrou em campo desmotivado como sempre. Não vou falar de diferença técnica, mas da diferença no quesito vontade de ganhar.

Quando algum indolente do Botafogo pegava a bola, logo vinham uns 3 jogadores do framerda abafando o lance. Ao contrario enquanto os mulambos tocavam a bola com velocidade os nossos "briosos" atletas só cercavam de longe e andavam como se estivessem com um saco de cimento nas costas.

O lance com a cara do Botafogo aconteceu aos 38 minutos do primeiro tempo, bola no campo de defesa do framerda e lateral pro Botafogo. Se não estou equivocado o possante lateral direito bateu o lateral pro Marcinho (Odeio esse nome) que do meio campo dominou a pelota olhou pra frente e atrasou pro goleiro.

Pano rápido, passa a régua e fecha a conta !!!!



Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Marcio. Mesmo sem conhecer.

Isso mesmo, Patinhas. Os caras são ruins e ainda entram em campo sem vontade e raça. Aí, óbvio, será vexame atrás de vexame.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E essa falta de raça apresentada no jogo desmente a teoria de formar um time de "experientes em série b", campeonato este disputado, segundo dizem, com muita disposição.
Se tivessem essa disposição toda e isso fosse preponderante, teriam comido a grama.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!