14/03/21

Não me convenceu









Se você só tem draga no seu time, o que faz quando precisa colocar alguém em campo? 

Tenta com aquele que menos recebeu oportunidades, na esperança de que um milagre aconteça, certo? Melhor do que insistir em um jogador que teve inúmeras chances e nunca correspondeu.

Pois ontem, o Marcelo Chamusca preferiu o horrível Davi Araújo ao fraco Cesinha. E explicou:

"- O Davi é um atleta que tem contrato com o clube. Em nenhum momento nem a diretoria, nem o treinador se posicionou de que o jogador estaria fora do clube. Pelo contrário, ele está treinando e treinando muito bem. Pela lesão do Ronald, precisávamos de um extremo mais de força, porque teriam de ser feitas substituições. Logo na primeira jogada ele já arrastou uma boa bola pela esquerda, participou bem e cumpriu sua função tática. Quando houver necessidade, vamos utilizar o atleta".

"- O Cesinha, pela característica de jogo dele, na nossa leitura ia contribuir muito pouco porque o adversário estava com bloco baixo, fechado, sem dar espaço para construção. E precisava de jogadores que atacassem mais a última linha, por isso a opção do Marcinho. Mas em relação a contratação, estamos procurando e devemos trazer mais um meia central para a sequência das competições".

Nessas e outras, quando os "professores" resolvem falar difícil, se contradizem. Oras, se o Marcinho não estava bem centralizado e é um jogador de lado (e pelo visto, "peixe" do Chamusca), por que não colocou o Cesinha no meio e deslocou o próprio Marcinho para a esquerda, ao invés de escalar o ridículo Davi?

Pelo amor de Deus, tomara que o MC não seja mais um a achar que a torcida do Botafogo é idiota.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO, bom dia. Um time não se faz da noite para o dia. O treinador tem reiterado, em várias oportunidades, que está montando um grupo para disputar a SÉRIE B e retornar o clube para a primeira divisão.
Está dando oportunidades a diversos jogadores que chegam e dará aos que ainda estão chegando.
No momento atual não me empolgo com goleadas, nem fico "P" da vida com empates como ontem. Prefiro esperar o início da competição mais importante do ano, para nós botafoguenses, para avaliar o trabalho do treinador.
Eu por exemplo, acho o pior jogador nosso, disparado, o MB, que fora da área é um desastre. Caso eu criticasse o MC por escalá-lo seria puro achismo de minha parte.
Gosto de ouvir opiniões de apenas "alguns" ex jogadores que admiro. Ouvi o MAURO GALVÃO comentar que o CHAMUSCA está organizando a defesa, que era o ponto fraco do time e tomava gols em todas as partidas. Ponto positivo, pois não temos tomado gols. Não adianta dizermos que os times são fracos, pois levávamos gols de vários timecos.
Encerro dizendo que gostei da partida do FRIZZO, que é ambidestro, corre o tempo todo e chuta bem em gol. Como disse acima, darei um tempo para ver o time que estreará na SÉRIE B.JOTA.




Marcio disse...

Só que para esse jogador atacar a tal "última linha", precisa receber a bola em condições; e para receber essa bola em condições, é preciso de alguém que pense e organize o jogo de meio campo.
E se o adversário está marcando com as suas linhas baixas, o jogo de meio de campo torna-se ainda mais importante.
Os extremos do Botafogo precisam de espaço para atacar, pois não têm o drible como excelente característica... Como vão jogar se não há espaços?
O jogo deve ser curto para movimentar o adversário até ter o espaço para atacar as costas da defesa...
E se não havia espaço para a construção, de que forma o Chamusca imaginou fazer a bola chegar ao ataque?
O meio de campo é o lugar onde se resolve o jogo!
O Chamusca fez a leitura de que o adversário estaria com a linha baixa e, em tese, fez fatalmente o que o técnico adversário imaginou, ou seja, não criou a alternativa ao jogo adversário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, só acho estranho e incoerente a fala dele nesse ponto. Até porque, o Davi nem no banco esteve recentemente e do nada, volta e joga. O mesmo serve para o Rickson, até improvisado pela direita.

Marcio, e nesse cenário, mesmo sendo fraquinho, hoje parece que o Cesinha é o melhorzinho para isso.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que chamou a atenção e não foi falado é sobre o fato do Chamusca ter afirmado que o D. Ataújo "está treinando e treinando muito bem" e por isso optou por ele no lugar do Ronald., por precisar de um extremo mais de força.
O interessante é que o Ronald foi anunciado em 20 de fevereiro e fez o seu primeiro jogo em 7 de março, contra o Resende.
Disse o Chamusca sobre o jogador:

"No nosso planejamento em relação aos jogadores que estrearam, demos uma minutagem menor para o Ronald, o único regularizado. A ideia hoje era jogar apenas 60 minutos, mas ele sentiu..."

(https://www.terra.com.br/esportes/lance/chamusca-fala-sobre-a-atuacao-dos-estreantes-e-explica-substituicao-de-ronald-pediu-para-sair,1fbda4e934550f0fea7ec60621ae3c2akqppxy9l.html)

Ou seja, o Ronald não estava em sua plenitude física... O Chamusca substituiu o Ronald pelo Ênio e o D. Araújo nem no banco foi escalado.
Contra o Moto Clube, logo no inicio o Ronald saiu contundido do jogo e mais uma vez quem entrou em seu lugar foi o Ênio. D. Araújo mais uma vez não estava no banco de reservas...
No primeiro jogo do carioca, contra o Boavista, Ronald substituiu ao Ênio. Davi Araujo também não estava no banco... E ele, vale lembrar, colocou o Cesinha no lugar do Warley, já que uma das trocas foi M. Nascimento no lugar do volante L. Otávio; terminou com, em tese, dois meias, Nazário e Cesinha e um volante, Zé Welison que substituiu Rickson. na frente terminou com M. Nascimento, Navarro (substituiu o Babi) e Ronald.

Gostaria de perguntar a partir de qual momento o D. Araújo passou a treinar MUITO BEM se jamais esteve no banco, mesmo quando o Ronald não estava em sua melhor forma, já que havia chegado recentemente.
Parece e somente parece que o Ênio e Ronald brigam por uma vaga e o outro extremo é o Warley.
Mas é meio estranho que o Chamusca coloque o centroavante M. Nascimento para jogar do lado do campo e deixe aquele que "treina muito bem", D. Araújo, até mesmo fora do banco de reservas.
Ele nesse jogo contra o Bangu colocou o D. Araujo alegando precisar de um extremo de mais força... Que seja!
Mas também colocou o M. Nascimento, que não é extremo, no lugar do Ênio.
Quando o D. Araujo passou a treinar muito bem, pergunto novamente?
Se o D. Araujo treina bem, não é preciso improvisar o M. Nascimento.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exato. O MC, pelo visto, é mais um a tratar a torcida do Botafogo como completos idiotas. Isso me cheira sabe a quê? Metas contratuais a serem atingidas "naturalmente" e no final das contas, todo mundo ficará feliz, se é que me entende.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mais uma observação que faço.
Ele, Chamusca, alegou que o Bangu estava com a linha baixa de marcação, fechado, sem dar espaço para a construção.
Ele formou inicialmente o meio de campo com Zé Welison, P. Castro e Marcinho; o ataque com Warley, Babi e Ênio.
Até aí tudo bem...
Agora, se não havia espaço para construção, já que o adversário estava fechado, não seria da forma que terminou o meio de campo do Botafogo, com L. Otávio, Rickson, dois volantes, e M. Frizzo que haveria construção.
Se teoricamente estava difícil com dois meias, por que ficaria mais fácil com dois volantes?
Por que terminar com dois volantes se o Bangu estava jogando com suas linhas baixas na marcação e, em tese, não queria muita coisa com o ataque?
Não havia espaço para a criação e optou por colocar dois volantes... Para marcar quem?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Já reparei que o Marcelo gosta de palavras empoladas igual o seu nada saudoso irmão. Isso, confesso, me irrita um pouco. Principalmente quando vem com incoerência junto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e isso não significa que o Chamusca não tenha o direito de escalar quem bem entender por melhor; e deve ser assim!
O que eu não aceito são essas justificativas que utilizam para explicar o porquê de determinadas escalações.
Alegam que fulano está treinando bem para justificar a escalação e quando mesmo assim são questionados, dizem que não acompanhamos os treinamentos e por isso não podemos comentar. E isso tudo acontece mesmo que o citado não esteja jogando rigorosamente nada.
Jamais vou me esquecer da surpresa do R, Gomes com o Carli lá em 2016.
Claro que os treinamentos são importantíssimos e devem ter um nível de exigência elevado; mas sou da máxima do Mestre DIDI "Treino é treino e jogo é jogo".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, fecho contigo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Davi Araújo pode até treinar bem, mas não joga nada quando é para valer, ou seja "treinou como nunca e não jogou porcaria nenhuma". Não vi o jogo, mas pela armação me parece que esclar um centro avante de ofício, o MN que joga próximo a área, colocá-lo na ponta eu diria que Barrocou. Mas estou com o JOTA, vou esperar mais, inclusive pretendo tomar coragem de assistir esse time, ainda estou ressabiado com essa turma, foi muita ruindade nos últimos meses, para não dizer anos. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e convenhamos: eu duvido e aposto com qualquer um que o cara não está treinando bem. É tudo esquema de treinador, dirigentes e empresários.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Ainda sobre o jogo de ontem. Eu estava no sítio e o sinal da internet estava horrível.
É claro que o empate não foi bom, queríamos a vitória.
Não estou de tudo chateado, pois eles marcaram em cima, atacaram com certa velocidade e tocaram poucas bolas pra trás. Isso já é um bom começo!
Só queria reiterar o meu comentário do último jogo, eu afirmei e reafirmo. Na minha opinião (se é que posso dar) esse Ênio é peladeiro e fominha, o Warley é veloz, mas é burro pra caramba, e ambos não jogam nada.

Patinhas.



Rodrigo Federman disse...

Patinhas, concordo integralmente com seu comentário.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O interessante é que quando a Torcida pede que os jovens sejam escalados, os técnicos são unânimes em afirmar que é preciso cuidado para não queimar o jogador.... Ficam cheios de teorias da psicologia esportiva..
Existe maior "falta de cuidado" do que escalar um jovem fora de sua posição original?
Pela 14578ª vez escrevo que o Guardiola centralizou o Messi porque acreditou que ele seria menos marcado e deveria tocar na bola o máximo de vezes possivel.
M. Nascimento que dizem maravilhas e joga centralizado, próximo ao gol, é constantemente afastado da sua, digamos, melhor posição.
E se o Guardiola tivesse colocado o argentino para ser auxiliar do Daniel Alves e também correr atrás dos laterais adversários, o que seria do Messi hoje?
Obviamente há casos de jogadores que mudaram de posição, foram recuados e transformaram as suas carreiras, Pirlo e Schweinsteiger são exemplos, já que eram atacantes e foram jogar no meio de campo, jogaram muito, inclusive.
Gostaria de saber o porquê da insistência em escalar o M. Nascimento distante do gol se dizem que fez 150 gols jogando na base.
Futebol moderno?
Gol é um detalhe?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é o que digo sempre: O Botafogo está permitindo que um jovem extremamente promissor (técnica e financeiramente) seja queimado. Impressionante.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu fico aqui imaginando esses treinadores que pegam um atacante talentoso que tem jogar buscando o gol e os caras botam ele na ponta e correndo atrás dos jogadores adversários. Imagina pedir isso ao Quarentinha, Roberto Miranda, Dodô, ou então sacrificar pontas como Maurício, Garrincha, Zequinha, Edu, Joãozinho, e etc. Esse futebol moderno é uma bosta, aqui no país. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e esses caras ganham centenas de milhares de reais por mês, hein?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Canhota sempre diz que da meia direita para ponta direita não tinha esquema tático, era o Garrincha.
Imaginem o Mané sendo treinado por esses professores do futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, seria um qualquer.
Abs e SA!!!