30/09/21

O grande erro









A grande surpresa na escalação do jogo de ontem foi o Jonathan no lugar do Daniel Borges.

Surpresa e grande erro do Enderson Moreira, que tentou justificar a escolha após o apito final:

"- O Daniel Borges fez todos os jogos comigo e é o jogador com maior minutagem desde que eu cheguei. Estávamos com o Jonathan machucado e ele se recuperou. É um jogador que confiamos muito. Achamos que era interessante começar hoje em função dessa sequência do Daniel, porque pode ser que daqui a pouco a gente precise por uma situação de cartão ou qualquer tipo de problema. Como estamos fazendo quatro jogos num período muito curto, vimos que era necessário tomar essa providência para que ele não fizesse 90 minutos que poderia nos trazer algum problema na frente".

Continuo não entendendo os "professores"...

Só temos o campeonato brasileiro em disputa, o cara (Daniel) tem apenas 28 anos...
...não é melhor ir com força máxima desde o início para buscar o resultado (e consequente acesso matemático) e depois cumprir tabela?

O jogo de ontem era uma decisão e o Enderson ficou com receio de perder o lateral pela "sequência de jogos"? Deu no que deu...o Jonathan é fraquíssimo, foi muito mal e acabou substituído no intervalo. Adiantou algo? O Daniel acabou atuando os 45 minutos normalmente. 

Essas baboseiras e frescuras me tiram do sério. Sem contar que, em minha opinião, vai além: É burrice.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Marcio disse...

Infelizmente a tal "fisiologia" tem uma grande influencia nas escalações; e com tanta evolução da ciência do esporte, chega a ser incrível o quanto esses jogadores sentem desconforto em tudo que é lugar do corpo...

O Jorge Jesus certa vez disse o seguinte sobre poupar jogadores:

“Minha cultura não é essa, de poupar. E os jogadores provam domingo a domingo. Descansar? Isso não existe. Vamos descansar nos dias que temos. Quinta, sexta, sábado, etc. Domingo é para correr. Se tivermos jogadores com sinais de lesão, é outra coisa, afirmou”

Não me parece, pela fala do E. Moreira, que o D. Borges tenha apresentado algum sinal de lesão, foi poupado pelo simples fato de poder ter uma contusão, uma situação hipotética apenas.
Nessa altura do campeonato, creio que os treinamentos são para recuperação e/ou manutenção de um bom estado físico/clinico, então se tiver de descansar, como disse o JJ, que descanse nas "folgas" ou até que fique fora de um treinamento ou outro.
Apenas como exemplo, já que alega que o D. Borges jogou todos os minutos e precisa receber um descanso, o E. Moreira poderia tê-lo substituído no jogo frente ao Sampaio Correa aos 32 do segundo tempo, quando o Botafogo fez 2 a zero... Independente do adversário, se não há vantagem garantida, escalar a força máxima é um ponto obrigatório.
Futebol moderno...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso mesmo. Os fisiologistas e analistas de desempenho estão escalando mais do que os treinadores. Impressionante.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, quando pereba se acha craque só pode dar M....
Meu caro treinador, faz o feijão com arroz e para de tentar justificar as bobagens feitas.
Esse JONATHAN, pelo menos ontem, foi tão horrível quanto o xará da LE. Pareceu-me ser bem mascarado, se achando o rei da cocada afro descendente, rsrsrs.
Chay o seu futebol é apenas mediano, pare de se achar o tal. Lembre-se ou aprenda que futebol é jogo de contato físico, esse seu cai cai é patético. Por que não vai jogar tênis,assim ninguém esbarrará em você?
Mais um bobalhão que pensa ser o que nunca será.
Desculpe o desabafo, mas ontem fiquei indignado com certos jogadores e um pouco com o treinador.

James disse...

bom dia pessoal,
olha, o jogo de ontem foi tão feio que fiquei na duvida se um ou outro jogador faria a diferença, parece que todo mundo desaprendeu a jogar. Mas concordo que não era hora do Jonathan entrar devido a importancia da partida.
o nosso vôo rumo a série A está passando por turbulencias e vinha tão bem.

Eduardo Samico disse...

Não acompanho os demais times, muito menos os do exterior. Mas, pela fala do JJesus, que o Márcio traz acima, parece-me ser algo da cultura dos treinadores brasileiros essa historinha de poupar atletas, minutagem, o cacete a quatro.

Entendo, quer dar ritmo de jogo a um jogador que volta de longo período de inatividade, que entrasse com ele nos minutos finais do jogo, desde que o resultado estivesse bem encaminhado.

Mas, pensando no nível dos treineiros brazucas, e olha que os resultados que o Enderson Moreira vem apresentando são de tirar o chapéu, acho que os amigos lembrarão deste fato. Há alguns meses, o Mecânico ainda estava à frente (?) do Botafogo, e ele estava ministrando um curso para treinadores na CBF. Gostaria que alguém me dissesse quais qualificações o chamuscante treineiro teria para ser agraciado com a oportunidade (e com uma graninha, por supuesto) de dar um curso para técnicos, ou futuros técnicos, de futebol.

Isso ajuda a explicar o porquê do baixíssimo nível dos treineiros tupiniquins.

Abs.

Marcio disse...

Rodrigo, na NBA os caras fazem 82 jogos na temporada regular e nos playoffs (cada fase pode ser decidida em 7 jogos) podem jogar até 28 jogos caso cheguem à decisão. Tudo isso em mais ou menos 6 meses...
E não ouvimos dizer que LeBron James (veterano), Kevin Durant, James Harden ou Giannis Antetokounmpo vão ser poupados porque estão cansadinhos...
E é o melhor basquete do mundo, onde estão os melhores jogadores, óbvio, nível de exigência elevadíssimo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu nem vejo a máscara no Jonathan (ou nos Jonathans). Um (o direito) é ruim mesmo. O outro ainda dou o benefício da dúvida pelo que jogou antes de sair e pelos pouquíssimos minutos desde sua volta. Quanto ao Chay, somos minoria, mas concordo integralmente contigo. Tanto é que considerei absurdo terem renovado seu contrato até 2024.

James, sem contar a baboseira de deixar o Rafael no RJ.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, o problema é muita gente começar a endeusar o Enderson, ele achar que é essa fanta mágica mesmo e aí começar a querer aparecer como mais um "professor estudioso" e fazer essas escolhas horríveis como a de ontem, por exemplo.

Marcio, e com menos tempo de descanso, viagens constantes e me arrisco a dizer, até mais impacto e probabilidade de contusões graves do que no futebol. Lá, pelo visto, não dão tanta moral para assistentes. rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O pior é que um dos argumentos utilizados para esse poupar de jogadores é a tal da intensidade exigida no futebol moderno... Que os caras hoje percorrem X km por jogo e antes era X-1 km
Os caras faziam o máximo dentro das exigências da época e ainda em condições bem mais adversas, como campos esburacados, por exemplo.
É muita ciência para o meu gosto.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e bato na tecla: Estamos em outubro (praticamente) e nenhuma outra competição disputada desde a eliminação precoce na Copa do Brasil. É muita frescura e babaquice.
Abs e SA!!!

Jorge Luiz Vieira disse...

Foi um erro novo, sim!!! E outra coisa, esse cai cai do Chat ja da aborrecendo todo mundo, inclusive os árbitros...daqui a pouco ele realmente vai ser parado com faltas e elas não serão marcadas...é muito migué...precisa jogar sério...
ABS...

Rodrigo Federman disse...

Jorge Luiz, ele tá mais preocupado em mostrar as perninhas e ficar pedindo falta em todo lance do que jogar o simples.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Ainda bem que não penso em ver jogos do Botafogo e o motivo é simples: não tenho mais saco para ver tantos erros e tantos perebas se achando o bam bam bam da cocada preta, além disso, como também tá dando sorte vou continuar assim. Pelos comentários eu percebo que o time é aquilo que eu vi no início do ano, fraco. Para agravar o treinador anterior foi péssimo e o time ainda carece de vícios do mecânico. Porém, eu acho que os torcedores estão esperando desse time aquilo que ele não pode produzir, então resultados como o de ontem irritam e fica a dúvida: será que esse time vai subir? Tomara, eu acho que sobe mais pela fraqueza da grande maioria dos times do que pelas qualidades do Botafogo.
Agora uma coisa é certa, fazer experiência em jogos decisivos é muito temeroso, acho que não é o momento. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, enche o saco mesmo. Quando o time empolga a torcida e depende de sim, sempre tem uma ducha de água fria. Irrita demais.
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

Incrível que o treinéco, não enxergou a fraqueza técnica de 3 personagens. Kanu,Gilvan,Diego Loureiro. Fora os outros que não saem nem por decreto. O muleke que entrou na fogueira na defesa, foi mais seguro do que o titular expulso. Mas nunca vai ter chance pela covardia desse treinéco.

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, não acho o Kanu fraco.
Abs e SA!!!