18/02/22

A balança do time














Já falamos muitas vezes e não custa repetir: O nível do elenco botafoguense atual é bem abaixo da linha da mediocridade. São, em sua imensa maioria, jogadores muito ruins e que em situação normal de temperatura e pressão, jamais poderiam vestir a camisa do GLORIOSO.

Pelo que conversei com os amigos, ontem foi mais uma prova disso que falamos...

Depois de um tempo se recuperando de cirurgia no joeho, o meio campista voltou na vitória de ontem e atuou por 25 minutos. Mesmo sem ritmo de jogo e longe (mas muito longe mesmo) de ser um craque diferenciado, parece que a simples entrada do Chay mostrou a enorme diferença técnica dele para os companheiros.

Por um lado, isso é bom: Ao que tudo indica, com o Chay o time ganha qualidade. Mas por outro, quando usamos o mesmo Chay como balança técnica no elenco, só atestamos que a situação é periclitante.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Ezieljr disse...

Chay ontem distribuição chapéus e canetas ontem em pouco tempo em campo. Ele no meio campo o time fica bem mais incisivo. Os passes com mais objetividade a entrada dela ontem foi muito agradável. Tenho notado que alguns torcedores não acham ele um bom jogador.. Pra muito ele serveria apenas pra compor elenco em time qualificado... Bom discordo o chay pode estar acima da idade mas vejo ele títular na maioria do times brasileiros da serie A.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, eu sou um desses torcedores que você mencionou! rs
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

O chay é um do tipo de jogador raro se escondeu no
Fut 7 e resolveu tarde ir para o futebol profissional perdeu muito tempo.
Ele lembra o lico de Santa Catarina que veio para o flamengo com quase 30 anos e jogava demais e logo logo encerrou a carreira.
Um meia como o chay é raro no futebol brasileiro na série a concordo com o rapaz que postou acima.
Ano passado ele praticamente sozinho pela portuguesa acabou com o meio campo dos urubus.

Marcio disse...

O Chay no meu entendimento é uma esperança que nem tudo está perdido, pois é um jogador que tenta algo diferente, que ousa utilizar o bom improviso dentro de campo, "contrariando" essa lógica do dito futebol moderno onde a cega obediência aos padrões táticos dos professores fazem desse esporte algo completamente monótono.
Ontem deu lençol, tentou dribles, entre outras jogadas.
A única observação que faço a ele é que em determinados momentos precisa dar mais velocidade à bola, tocando de primeira e/ou acionando mais rapidamente um companheiro melhor colocado e também dosar as energias, ou seja, interpretar melhor os momentos do jogo.
Vejo o Chay como um jogador que não deve ter compromissos defensivos acentuados, recuar até a intermediária de defesa; deve atuar a partir da linha de meio campo para dentro da área adversária e aproveitar o bom improviso, o drible, a partir da proximidade com a área.
Espero que não tirem ele essa característica e mais do que isso, trabalhem de forma a potencializa-la.
SA!!!.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antonio, acho um jogador ok para compor elenco em clube grande na Série A.

Total de acordo, Marcio. Mas espero muito que não busquem todas posições e acreditem já termos aquele meia titular absoluto na primeira divisão. O Chay ainda é uma aposta para esse tamanho todo de expectativa.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Ainda espero ver o Chay jogando contra equipes mais fortes e fazendo parte de um time igualmente mais forte.
Não vi os jogos que ele disputou pela Portuguesa no carioquinha 21. Mas, sem dúvida, e eu já escrevera aqui, com a volta do Chay espero que finalmente surjam opções de jogadas para nossos atacantes, em especial o solitário e quase abandonado Matheus Nascimento.
Ano passado Chay e Navarro protagonizaram algumas ótimas jogadas. Acho que o MN tem totais condições de suprir essa ausência do Navarro - não estou dizendo que o MN é o nosso camisa 9 indiscutível - desde que tendo um parceiro como o Chay.
O Chay tenta as jogadas, sejam dribles, tabelas, passes, chutes de fora de área pois tem talento para tanto - de novo, esclareço que não estou achando que o Chay é um novo Platini ou Rivaldo. Quem, nesse catadão atual do Botafogo, demonstra ter alguma capacidade para tanto ? LF ? Fabinho ?? Felipe Ferreira ???

Abs.

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, é preciso determinar muito bem qual a posição do Chay neste elenco a ser montado e acho que não deve o Botafogo apostar todas a fichas no desempenho dele, o que não significa dizer que não possa ser titular através de suas atuações.
Um detalhe importante é que o Chay se destacou na série b e os famosos experientes nesta divisão, aclamados pelos professores, comentaristas e assemelhados, pouco ou nada mostraram.
Há uma reclamação generalizada de que o elenco foi desmontado... Dos mais utilizados, saíram Oyama, M. Antonio, P. Castro e Navarro; outros nomes que deixaram o clube, como R. Moura, Gilvan, eram completamente ineficientes.
O que não é observado é o fato que quem deveria substituir os que saíram jamais mostraram futebol suficiente, o que mostra a deficiência do elenco montado em 2021.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, o Chay é melhor do que todos ali. Mas só me preocupo quando torcedores acham que com o Chay o problema ali no meio está resolvido e que basta buscar um reserva.

Perfeito, Marcio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

No grupo dos mais experientes do elenco, Fabinho joga todas e é líder de desarmes do Botafogo

"A idade não pesou para o meio-campista nesse início de temporada. Fabinho jogou as sete rodadas da Taça Guanabara até agora. Só não foi titular uma vez, no clássico contra o Vasco. E está bem em estatísticas, com 21 desarmes e 119 passes certos no campeonato. No meio de campo, faz boa dupla com Breno, outro dos recém-chegados que está com moral internamente."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/02/18/no-grupo-dos-mais-experientes-do-elenco-fabinho-joga-todas-e-e-lider-de-desarmes-do-botafogo.ghtml

Faz muito desarmes em um time que prima por se livrar da bola ou não ter condições técnicas para tê-la, pois erra muitos passes, inclusive o próprio Fabinho, ou seja muitos destes desarmes não ocorreriam se conseguissem permanecer com a bola.
Embora também erre uns passes, segundo a matemática ele tem 119 passes certos... Qual a complexidade desses passes certos?
Sinceramente, acho que tenho assistido outros jogos e não os do Botafogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso só mostra que as análises frias dos números nem sempre mostram o que realmente acontece em campo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Gosto do Chay, acho um jogador de razoável para bom, como muitos jogadores no atual futebol brasileiro que jogam na primeira divisão, e nesse time atual do Botafogo ajuda muito, inclusive pode fazer esse meio funcionar melhor.
Na minha opinião o maior problema desse time do Botafogo seja o meio campo, com o Chay pode ser que o meio melhore muito embora os outros componentes do meio sejam bem fraquinhos. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o problema é que o Chay não faz milagre com um elenco tão ruim ao lado.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Nem o Messi ou qualquer outro grande jogador, pelo simples motivo que não teriam com quem dialogar, dariam uma bola redonda e nem receberiam uma quadrada.
No caso do Messi ele teia que realizar a saída de bola, tocar para ele mesmo e driblar todos os adversários. Tadinho. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, meu receio é que muitos torcedores meio que fazem justamente esse parâmetro de, guardadas todas proporções,é claro, tratarem o Chay como se fosse nosso Messi. Hehehe
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Pra vc ninguém é bom né,já parou pra pensar que vc também é péssimo

Rodrigo Federman disse...

Tiago, melhor ser péssimo do que ser um idiota que acha algo péssimo e ainda dá audiência.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Já me manifestei que acho o Chay muito bom jogador e titular nessa temporada e nessa discordo de vc Rodrigo. Acho também o Rafael, recuperado, super titular da lateral (que maré difícil dele hein?).
O Carli é que não vejo como titular, mas compondo elenco, sendo até titular com jogos contra times cadenciados ou com forte jogo aéreo. Se botar ele contra o Palmeiras, por exemplo, não aguenta a velocidade deles e vai acabar fazendo feio. Gatito nem se discute, um dos melhores do Brasil é Kanú com um bom par na zaga não faz feio. O Matheus Nascimento é um baita jogador e com o tempo vai provar isso. O Erison é que pra mim precisa de tempo. Não deu ainda para avaliar, mas seu jeito trombador pode ser útil para compor elenco. Do resto não tenho nenhuma preferência ou empolgação. Pode ser que algum jovem mostre algo e mereça jogar no tal time B, mas acho que só a comissão técnica escolhida pelo Textor poderá avaliar com isenção e capacidade.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Paulo. Apenas opiniões divergentes. Eu ainda acho o Chay uma aposta em série A.
Abs e SA!!!