18/03/22

Mostrar o seu valor















Perguntado (em um programa do YouTube) sobre como imagina que será a sua primeira Série A, o Chay respondeu:

"- Acho que vou oferecer tanto quanto ofereci na Série B. Desde que comecei, sempre fui subindo um degrau e nego sempre exige mais. Futebol depende de resultados. Vou jogar, mostrar meu futebol e tentar provar o contrário".

É isso aí, sem mistério algum. Aqueles que rendem as maiores expectativas precisam atuar na pressão e sempre provando que são capazes. Não é diferente do Chay, que repito: É dos poucos do atual elenco que eu manteria em 22. Mesmo assim, não basta o que ele oferece na série B. É pouco para a A. 

Se o limite técnico do Chay for o aceitável futebol do ano passado, poderá ser um bom reserva na primeira divisão. Nada além disso. Principalmente por causa da importante posição em campo. 

À conferir.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Tenho uma opinião um pouco diferente.Com certeza ele não é craque.Mas convenhamos ; O que Messi poderia fazer no atual time do Botafogo ?
Acho que ele poderá melhorar muito num time razoável ...

Rodrigo Federman disse...

Ok, Ricardo. Eu já não acho. Pra mim, mostrou ser um grande jogador de Série B e um possível bom suplente em time grande de Série A.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Chay é um jogador de boa técnica.
O que ele precisa, no meu entendimento, é deixar de "pentear" bola, deixar de carregá-la por grandes distâncias e dar velocidade ai jogo através dos passes.
O drible é importante da intermediária para dentro da area adversária.
Claro que também é preciso considerar o fato dos companheiros anteriores não lhe permitir fazer ou não o que citei anteriormente.
Como diz o Canhota, que os grandes atacantes com que atuou, permitiu ser o grande lançador que foi.
São capacidades complementares.
Assim, vejo que o Chay pode evoluir ao atuar com jogadores tecnicamente melhores.
Uma vantagem que o Chay patece ter é a disposição para aproveitar as oportunidades surgidas, isso vale muito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, não sei se o Chay tem ou não bola para jogar bem (performar em idioma futebol-modernês) na série A. Sei é que não deve ser fácil jogar tendo ao seu lado Barreto, Warley, L.Fernando, entre outros.

Espero que ele, tendo companheiros minimamente habilitados para jogar futebol, melhore seu desempenho, que já foi bem satisfatório na vitoriosa campanha da série B em 2021.

E também espero que tendo um treinador de fato, que cobre, oriente, ensine, coisas que nossos treineiros paternalistas não costumam fazer, ele se livre de alguns defeitos que apresenta.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, até acho que tem...mas não de titular indiscutível em um Botafogo. É um bom nome para entrar em quase todos os jogos, mas vindo do banco. Precisamos de mais.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Gosto do Chay, acho que se tiver com que jogar pode render melhor.
Sobre o que o Márcio escreveu do Chay carregar demais a bola, o Gerson falou a mesma coisa. O mais engraçado é que num jogo do Botafogo em que o Canhota estava comentando, ele criticou o Chay por conduzir demais a bola, mas o engraçado da história é que um sujeito provavelmente novo perguntou: quem é esse velho que tá criticando o Chay, será que ele um dia entrou em campo. O Canhota contando isso foi hilário. Imagina o mico do sujeito em criticar um dos maiores meio campista do futebol brasileiro e mundial. O Gerson acrescentou que o Chay é cria lá do clube dele em Niterói e sempre aconselhou-o a tocar mais a bola, inclusive para evitar apanhar muito.
Essa história ilustra bem como grande parte dos mais jovens viu pouco do grande futebol que se jogava no país. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Ele segura demasiadamente e gosta de uma enfeitada. Nem sempre é possível. E convenhamos, ele não é um cara diferenciado para tanto! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Didi, o Mr. Football, o criador da Folha Seca, o cara que o Gerson Canhota fica de pé para poder citá-lo, dizia que quando o jogo estava complicado, lançava o Garrincha e este driblava todo mundo algumas vezes e isso permitia ao time descansar...
Imaginem o Didi querendo descansar o time, lançando o L. Fernando ou o Ronald...

Sobre o que o Sergio citou em relação ao conhecimento dos mais jovens em relação aos jogadores do passado, infelizmente há uma tendência estúpida em diminuir o que esses caras produziram.
Inclusive com teorias absurdas de que a marcação hoje é assim e assado, que o jogafor atualmente percorre X km/jogo, explode o gps e outras conversas...
Esquecem que o talentoso o será em qualquer época e teria o acesso à tecnologia em qualquer época.
Em 70, por exemplo, a seleção, não essa porcaria que se tem hoje, ganhou da Inglaterra, que defendia o título de 66, ganhou do Uruguai e Itália que buscavam o tri, como o próprio Brasil.
Apenas para confirmar, está ai o Rolling Stones, que atravessou gerações e modismos musicais.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é maldade demais imaginar o Didi atuando junto com LF ou Ronald. Preferi nem tentar! rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Vou dar um refresco para o Didi, na fantasia criada pelo Márcio.

Façamos assim: Barreto (ou Breno, ou Fabinho) consegue perceber (!) que o jogo está complicado e, aí sim, "lança" o L. Fernando ou Ronald. Desnecessário dizer que a bola será lançada muito às costas, ou muito à frente, do insinuante ponteiro. E se por uma obra do acaso a bola for no pé do atacante, este demonstrará sua total incapacidade em dominar a redonda, indo esta parar alguns metros mais na frente, mais para o defensor, ou saindo pela linha de lado...

Eu não gosto de comparar atletas, jogadores de futebol, pilotos de F1, de épocas distintas. Ou mesmo músicos (em tempo, adoro música: rock, jazz, mpb, nessa ordem).

Mas, atendo-me ao futebol, uma coisa é fato: vários jogadores da atualidade são incapazes de dominar os fundamentos do esporte. E isso é básico! O cara tem que saber chutar, dominar uma bola, cabecear, posicionar-se em campo e por aí vai. Logo, esse perna-de-pau da atualidade seria perna-de-pau nos anos 40, 50, 60, 70 ou em 2090.

Abs.

Marcio disse...

Rodrigo e demais...
Segundo "informações", Diego Tardelli foi um pedido do E. Moreira para 2022.
E foi por esses reforços que o E. Mireira fez cobranças públicas?
Lembrando que quase trouxeram o Fernandão... Considerando o futebol apresentado pelo Fabinho e Breno, Klaus nem jogou, não tem como "agradecer" ao Textor ter mandado dar um tempo nas negociações.
O Tardelli fez 24 jogos nas temporadad 2020/21 e parece qye está sem clube até hoje.
O problema nem era a falta de recursos e sim a disposição de contratar o jogador mais próximo e sem avaliação criteriosa.
SA!!!

Fatos disse...

O homem vai chegar com moral!
Venceu a Copa do Emir, vice campeão nacional, nos últimos 10 jogos sua equipe venceu 8 por três ou mais gols de diferença.
Claro que precisará das peças certas e de continuidade, mas as expectativas são ótimas.

ps. Tem um tal de Edmilson Jr do time dele que cairia bem no Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, exato. Barreto é um grande exemplo. Ele tem dificuldade em dominar uma bola. O básico do básico. E recebe alguns milhares de reais por mês por isso.

Marcio, se o JT não tivesse dado um basta, o EF é EM teriam feito um estrago colossal no Botafogo nesse ano.

Ok, Fatos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, acho que o E. Moreira não atentou-se ao fato de que o Botafogo estava entrando em um novo modelo de gestão, baseado no que ocorre na Europa, como ficou evudente nas entrevustas que o Textor concedeu.
O americano falou em jogadires bradileiros na Europa que poderiam ser buscados, de análises de quem poderia apresentar resultados em uma serie A, após disputa da serie b...
E ele vem de Tardelli...
Forçou a barra, caso seja verdade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, talvez o Freeland estivesse fazendo tudo sem deixar claro também, afinal, o Freeland deveria saber e vetar certas coisas desde o início, né?
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

O Chay com jogadores de melhor nível deve fazer muito mais do que fez com jogadores tão limitados como os da série B. Basta ver que o Navarro, em um time de mais qualidade, está produzindo, sendo massacrado pela torcida do Palmeiras. Muito das boas atuações dele no Botafogo foram graças as boas assistências do Chay. Uma outra questão é que o Chay tem um estilo de jogo que parece combinar com o do técnico Castro. Os 2 últimos jogos que vi do Al- Duhail mostrou um time bem vertical e muito ofensivo. Nesse esquema o Chay pode se destacar. Ver para crer...

Rodrigo Federman disse...

Paulo, pode ser o mesmo efeito também. Em um time melhor, evidenciar que o Chay tem muita bola para Série B. De minha parte, insisto: Também é uma aposta agora em 22 na Série A.
Abs e SA!!!