19/04/22

Quebra-galho honesto













No domingo passado, o Luis Castro surpreendeu todo mundo ao escalar o Daniel Borges improvisado na lateral esquerda.

E não é o que o resultado foi até melhor do que o esperado?

O Daniel passa longe de ser um craque, mas entrega um feijão com arroz bem feito. Ou seja, atende ao básico sem brilhantismo, porém, sem deixar a desejar. Dentro das suas limitações, cumpriu o seu papel defensivo.

Isso só comprova que o LC não confia no Hugo, lateral esquerdo de ofício. Sem contar o Jonathan, já "rebaixado" ao time B.

E nessa eu concordo com o treinador botafoguense.

Não é o ideal, mas até que o Marçal seja oficializado (no meio do ano), sou muito mais continuar com o DB improvisado por lá.

E o que os amigos pensam a respeito?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo, ainda resta testar o Hämäläinen na posição. Se ele não entregar nada de positivo, concordo com a continuidade do Daniel Borges, até a chegada do Marçal.

E mais: o Luís Castro mostrou peito, pois barrar um atleta de origem da posição requer coragem, que 90% dos treinadores não possuem. O Hugo para uma série A não serve, e fato.

Gabriel

Sergio disse...

O Luís Castro está tendo umas sacadas muito boas, essa do DB como lateral esquerdo foi boa , e concordo contigo, é um jogador que serve pro grupo. Pode não ser um craque, mas é um jogador competente e principalmente esforçado, merece fazer parte do elenco. ABS e SB!

Anônimo disse...

Ricardo
Acredito que o LC está colocando em prática a real meritocracia técnica e TB de garra. Porisso os jogadores, mesmo os limitados, estão melhorando.
Acho que acabou a panelinha dos treinadores anteriores.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, não sei se foi peito. Até porque, barrar Hugo ou Jonathan não exige muita coisa. Acho que ele foi inteligente mesmo.

Sim, Sergio. E mesmo quando o Rafael voltar, que brigue pela posição, pois terá que jogar muito mais do que o Saravia ou Daniel. Por enquanto, foi um craque em redes sociais até a infeliz contusão.

Pode ser, Ricardo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Comentei no Post anterior...
O V. Sá não retorna muito na marcação e assim o lateral esquerdo precisa ser mais contido.
D. Borges é mais de marcação do que ataque, diferente do Saravia que é mais ofensivo.
Assim, me parece muito logica a decisão pela utilização do D. Borges no setor.
Na direita, ele precisa do apoio do Saravia...
De qualquer forma, D. Borges vai demonstrando evolução e capacidade para ser muito útil ao elenco, considerando as necessidades futuras de variações.
E por mais que tenha sido uma situação emergencial, por tudo que escrevi acima, considero que a decisao foi fruto de observação e não uma simples "tentativa".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Um jogo apenas é ainda cedo para conclusões, mas, por enquanto, é a melhor alternativa, vamos observar nos próximos jogos.
O que me preocupa é Gatito fora do jogo novamente. Tá complicado. Temos que contratar um goleiro para disputar a titularidade com ele. Os problemas físicos dele estão acontecendo com muita frequência.

Marcio disse...

E o Fernández vai ficar fora desse jogo frente ao Ceilândia pela Copa do Brasil.
Se eu tivesse a oportunidade de questionar, gostaria de saber quando foi identificada a necessidade do Fernández fazer esse reforço muscular no joelho... Tem feito desde sempre ou "descobriram" agora?
Independente de qualquer coisa, penso que o Botafogo já pode começar a trabalhar a hipótese de não contar com o paraguaio como titular absoluto no gol e, mais ainda, pensar em contratar um goleiro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. Goleiro já entra na lista de prioridades também.

Estranho descobrirem isso agora, né, Marcio? Depois de alguns jogos no estadual. Muito estranho. Essa é uma situação que não parece muito transparente em General Severiano.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Tão bom ter um treinador no banco - e não mais outro treineiro como tantos por aí.

Mesmo improvisado o Daniel Borges saiu-se bem. Acho que o forte do ataque do Ceará era pelo lado esquerdo, com o Mendoza. Pelo nosso lado esquerdo eles não se criaram nem nós passamos sustos.

O Hugo não me pareceu de todo mal, no domingo, ao entrar no lugar do Jonathan Silva - também pudera, comparando-se com o JS um Gilson ou um Thiago Carletto são verdadeiras sumidades da lateral-esquerda. De todo modo, o Luís Castro não deve ter sentido firmeza no Hugo. E acho que nem para um time B o JS serve.

E sobre o Gatito, já passou da hora de termos um goleiro no mínimo razoável para integrar o elenco. O paraguaio teve aquela contusão estranha, complicada e de demorada recuperação, costuma ser convocado pela seleção de seu país e o Diego Loureiro, até o momento, não se mostra à altura do time que estamos a construir.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, o Hugo não foi tão mal, mas é muito fraquinho. Sou mais o Daniel improvisado.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Verdade, Rodrigo.
Além do mais o Hugo sempre me pareceu mais fraco na defesa que no apoio. E considerando-se que o Victor Sá defende menos que o Diego Gonçalves, melhor improvisar o Daniel que se arriscar com o Hugo.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. E ainda tem o finlandês lá, apesar de eu não depositar muita esperança. Mas vai que cola, né? rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Gustavo Sauer:

"A gente pegou referências, nunca trabalhamos juntos. Todos os amigos disseram que é um fenômeno, muito forte na parte tática, quer um time agressivo, intenso. Estamos acostumados com isso em Portugal. É uma vantagem que o Botafogo tem"
"Eu estava jogando mais pelo lado direito, mas já joguei como 10, como terceiro homem de meio de campo também. Sou um jogador versátil, posso ajudar nesse sentido."

L. Fernandes:

"O Castro é um treinador que cobra agressividade e intensidade. Gosta de ter bola, de ter o controle. A gente pode ajudar por estar acostumado com a cultura portuguesa. Ele vai ajudar a nossa equipe, tem um grande trabalho pela frente"
"Passei quase quatro anos em Portugal. Fiz todas as posições no meio de campo e evoluí taticamente. Posso jogar onde o Luís preferir."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/04/19/botafogo-apresenta-lucas-fernandes-e-gustavo-sauer-estamos-prontos.ghtml

Duas observações imediatas.
A primeira está no porquê de tantos jogadores contratados que passaram pela Europa; o costume aos métodos empregados nos treinamentos neste continente, impede de imediato um problema que é a adaptação.
Toda contratação é uma aposta, mas diminuir os riscos de dar errado, considerando todas as variáveis, é primordial.
A segunda observação que faço é em relação aos jogadores atuarem em mais de uma função, como afirmaram L. Fernandes e G. Sauer.
Com 5 substituições possíveis e essa versatilidade dos jogadores, incluo o Tchê Tchê nessa situação, permitirá modificações sem que seja necessário substituir jogadores; terá o L. Castro uma boa possibilidade de variações a partir do momento que o time estiver minimamente entrosado, conforma escrevi em meu último comentário.
As entrevistas do técnico e dos jogadores estão permitindo um melhor entendimento de como foi pensada a formação do Time.
SA!!!

Sergio disse...

Apesar do bom e importante resultado contra o bom time do Ceará, precisamos levar em conta que esse time ainda está sendo montado e existirão oscilações. O que não pode acontecer é em caso de resultados adversos acharmos que o projeto está errado, precisamos manter os pés no chão e muita calma e, principalmente conter essa euforia e esses súbitos elogios da mídia, onde alguns de repente mudaram de postura em relação ao Botafogo, com exceção de alguns que sempre são contra o clube, seja por ciúme, inveja, trauma, sei lá. Acho que o clube está sendo bem administrado nessa nova fase e tenho muita esperança de bons frutos, mas sempre de maneira ponderada, pois esse ano querendo ou não, é um ano de reconstrução de um clube que foi sendo destruído por décadas de administrações incompetentes, e mudanças são sempre difíceis, principalmente na mentalidade perdedora que foi incorporada ao clube, vai levar tempo, mas o será superada. O que não podemos é desanimar em caso de revezes, pois a caminhada é difícil mesmo, mas o Fogão vai chegar lá, mesmo com muita gente torcendo contra. ABS e SB!

Damião disse...

As características do finlandês, ao que me parece, são mais ofensivas e como já foi falado, o Victor Sá também é ofensivo, assim ficaria aquela avenida por aquele setor. Não acredito que o "gringo" seja titular da LE em nenhum jogo por esse motivo. Se o DB não puder atuar, em algum momento, certamente vai sobrar para o Hugo. Não duvido se o LC, num momento de carência na LE, ele possa improvisar até mesmo o Patrick por ali. Ele é ousado...

Rodrigo Federman disse...

Com toda certeza mudou muito o modus operandi, Marcio.

Sim, Sergio. O projeto existe e está bem feito. As críticas e aplausos virão com naturalidade, jogo a jogo.

Damião, não faço a menor ideia de quais são as características do Niko. Ninguém sabe. Heheheh

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Sobre o Finlandês eu li algo completamente diferente do relatado pelo Damião, ou seja, tem características mais defensivas, embora suba ao ataque vez por outra, o ouvi isso numa entrevista do próprio Niko. No vídeo que vi me pareceu um jogador que tem uma certa intimidade com a bola. Porém, vídeo sempre são suspeitos. Aguardemos, e tomara que dê certo.Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, nunca acredito em vídeos, por um único motivo: são editados.
Abs e SA!!!

Damião disse...

Estou convencido de que o Botafogo precisa contratar um bom goleiro, pois o nosso paredão de vez em quando está tendo algumas contusões estranhas, desfalcando a equipe em momentos cruciais. Quanto ao lateral finlandês, que venha para somar e que nos surpreenda positivamente. É difícil, mas não impossível... aguardemos...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Damião.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu não vou me atrever a comentar sobre esse lateral finlandês Niko, que está com 25 anos, pois jamais ouvi falar e obviamente nunca assisti um único jogo.
Justamente por isso, me coloco na espera por vê-lo em campo e assim ter uma opinião sobre o seu futebol.
Apenas como exemplo, o também finlandês Sami Hyypiä chegou ao Liverpool em 1999 e com 25 anos, foi contratado junto ao Willem II da Holanda. E ele ficou 10 anos no LIverpool.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, apesar de que, era outro tempo de futebol, outra posição, etc. Sei lá, estou cético quanto ao tal Niko.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não vou dizer que discordo da sua opinião, mas não se descarta um jogador apenas porque o lugar onde nasceu não tem "tradição" no futebol.
Vale, no meu entendimento, o que sempre cobramos por aqui, sobre terem visto o individuo jogar, possuírem informações sólidas, essas coisas.... Uma contratação dar certo ou não faz parte do processo; o que não pode é efetuá-las na base do achismo, um "vale 1/2 Fernando" como no caso do Kelvin ou indicação de conselheiro, como ocorreu com o Carli, que felizmente trouxe resultados.
E. segundo o A. Brito, há análises referentes a todos os contratados:

"Todos os nomes que são sugeridos têm de ter o aval de três frentes: o departamento de scout, o pessoal do Crystal Palace, que nos ajuda com relatórios, e a comissão técnica. Só com esse aval é que caminhamos. Ninguém toma decisões sozinho "

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/alessandro-brito-detalha-processo-de-contratacoes-apoio-crystal-palace-ideia-recolocar-botafogo-nivel-competitivo-ate-2023/

É me baseando nisso que me permito aguardar o cara jogar.
Claro que por curiosidade eu gostaria de saber os porquês da contratação, todas as especificações.
Para terminar, Rodrigo, lembro que fui favorável às contratações do Salgueiro, Zeballos, pelo que havia visto em jogos da Libertadores... E o resultado deles aqui no Botafogo foi bem ruim, não sei se por culpa deles, do ambiente ou o mais provável, dos dois lados.

SA!!!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Concordo contigo, mas nem é só por isso. É que o currículo do Niko não passa confiança alguma. E não é um jovem. Tomara que seja uma grande surpresa, mas considerando tudo, eu, hoje, não espero muita coisa.
Abs e SA!!!