30/05/22

Definir um time














Palavras do técnico Luis Castro, após a derrota de ontem:

"- O ideal é ter um 11 base, que jogue de forma regular, que leve nossa forma de jogar para dentro de campo de forma regular e constante, que não tenha tantas oscilações de jogo para jogo, só uma mudança ou outra. Hoje fizemos duas mudanças, nada mais. Mudamos de forma um pouco limitada. Não é desculpa, mas dois homens da nossa linha de ataque, Gustavo Sauer e Vinícius Lopes, não vieram. São jogadores que podem mudar o jogo ofensivo de alguma forma. Quero muito um 11 base, não temos conseguido que isso aconteça, mas por escolha, é claro".

Bom, se o ideal é esse, passou da hora de dar uma sequência mínima a um time. Não pode é todo jogo mudar duas das três peças do meio de campo, por exemplo. Um dia, jogam Patrick e Tchê Tchê, no outro, sequer entram em campo e surge Romildo e Chay. E assim fica alternada e aleatoriamente.

Uma outra situação a se pensar logo: Nosso lateral esquerdo (Hugo) é fraco, mas ao menos é da posição e chega com o pé certo na linha de fundo. O Daniel é voluntarioso e quebra o galho, só que não dá para depender disso até a janela do meio do ano.

Cabe ao LC sair do discurso e rodar na prática.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Carlos Eduardo disse...

A pelo menos uns três jogos o time tem criado pouco, não adianta o Botafogo ter a posse de bola e uma falsa sensação de domínio se não dá trabalho algum ao goleiro adversário. É uma posse antes do meio-campo, de passes lentos e sem ameaçar. O Botafogo precisa ser mais incisivo, agredir mais, jogar pra definir o jogo, principalmente no primeiro tempo.
E na janela de Julho o time precisará contratar um ponta e um camisa 10 que façam gols, além de um lateral esquerdo e mais um primeiro volante.
Ok que LC não conhece os jogadores mas PdP tem que jogar, de preferência como primeiro volante, ontem nem entrou. Eu tentaria um time com PdP a frente da área, Oyama e Lucas Fernandes de "médios", Chay - no sacrifício pelo time - aberto na direita, VS na dele pela esquerda, e Erison.

Rodrigo Federman disse...

Carlos, eu mudaria o desenho tático, sei lá. Mas se Chay já me irrita na posição dele, quiçá "no sacrifício" pelo time! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Definir um time base já está mais do que na hora.
- Tirar o DG e colocar o VS na ponta esquerda onde rende mais.
- Tirar o DB e colocar o Hugo que ataca melhor por ali.
- PdP tem que ser titular, até mesmo para recuperar a forma e o padrão de jogo que sabemos que ele tem.
- Será que vale a pena DB na lateral direita e o Saravia adiantado na ponta? Gostaria de ver essa experiência.
- O resto no momento não tem muito jeito: Lucas Fernandes, Romildo ou Tchê-Tchê .... escolhe um para entrar e coloca outro no 2o tempo....

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, pois é. São opções e tentativas. O LC precisa pensar assim também. Não dá para ficar mexendo com peças e mantendo o esquema. E mexer sempre, de um jogo para o outro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Determinar os onze e cobrar de quem "pode mais", P. de Paula e Tchê², por exemplo.
Claro que isso não significa titularidade absoluta, mas as cobranças devem ser proporcionais e é hora dos mais experientes se colocarem de frente e comandar o time.
Sobre a letaral esquerda, o L. Castro começou com a sua jornada com com um 4-3-3 na escalação e que na prática era um 4-4-2, pois o lateral esquerdo tinha a missão de ser mais defensivo pelo fato do V. Sá não descer para auxiliar à marcação.
Pelo lado direito, o jogador que "jogava" como um extremo, fechava para se juntar efetivamente aos jogadores de meio campo e assim permitir a subida do Saravia.
No confronto frente ao Corinthians houve muita dificuldade nesse entendimento, já que o Jonathan foi mal pela lateral esquerda, Chay que foi o primeiro a jogar na linha de 3 pela direita, errou passes em profusão e o Saravia ao avançar, deixou uma avenida pelo setor, faltou também uma cobertura eficiente.
No jogo contra o Flamengo, o esquema se repetiu, mas o L. Castro foi obrigado a modificar cedo, pois o lateral adversário, F. Luis, que é mais de marcação saiu cedo do jogo e o seu substituto é mais ofensivo e não tinha a quem marcar; L. Castro sacou o Sauer e colocou o D. Gonçalves, para ter um jogador ofensivo pelo setor e preocupar o lateral adversário.
A questão é que parece que das vezes em que foi em um 4-4-2 os jogadores não entenderam bem as movimentações necessárias, já que o avanço do Sarávia, o jogador da ponta direita se juntando ao meio e a não subida do lateral esquerdo, "fazia" o Botafogo jogar em um 3-4-3; Saravia, Erison e V. Sá no ataque; Borges, Kanu e Cuesta na linha de defesa.
Um outro conceito desse jogo que o L. Castro deseja empregar é a marcação incansável para recuperar a bola e o Botafogo não abafa o adversário que tem a posse, o que permite lances como o gol de ontem. Aliás, não foram poucas a s vezes em que observei o Chay e o D. Gonçalves apenas observarem o lance sem ao menos se colocarem na linha para impedir o passe.
E não se trata de erros, isso é a forma como se encara o jogo, pois o Erison deixou de fazer um passe para o Sá, mas é um cara incansável, disputa todas as bolas.
E por último, acho que o L. Castro precisará retroceder em alguns pontos e facilitar a vida do time, pois acho que ele tem pensado em muitas variáveis de jogo e não temos a base estabelecida.
SA!!!

Sergio disse...

O problema de definir o meio campo é que até agora nenhuma formação foi satisfatória. O Patrick por exemplo não tem rendido, apesar de ser bom jogador, idem o Tchê Tchê. O time carece principalmente de um organizador.
Outro problema crônico são as laterais.
A verdade é que ninguém foi enganado quanto as contratações, o Textor falou que veria se daria certo ou não. Pelo menos o LC assumiu a responsabilidade da derrota, o grande problema é que a torcida achou que o Botafogo só virar SAF num passe de mágica teria um super time, mas a realidade e bem outra. Criticam as contratações, como se contratar mesmo com grana fosse algo fácil quando a temporada já havia começado e o Botafogo não tinha uma base como a maioria dos times da série A. Para piorar a estrutura do futebol é deficiente. É inacreditável que um clube com uma dívida astronômica contraída pelos "notáveis" não tenham feito praticamente nada de útil no futebol do clube em pelo menos 4 décadas. O Botafogo ainda existir é um milagre, e isso se deve a sua torcida.
Infelizmente esse ano brigaremos para ficar na série A, a não ser que na segunda janela venham jogadores de maior qualidade.
Apesar de todos os problemas o Botafogo está apenas a 3 pontos do primeiro colocado, e os resultados tem mostrado que esse campeonato está muito nivelado.
Se o Textor realmente trouxer aquilo que tem sido especulado, quem sabe se não beliscamos uma sul americana ou até mesmo uma pré Libertadores. Com o elenco atual acho difícil qualquer dessas conquistas. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Opções e alternativas precisam ser pensadas, planejadas. Cabe ao LC rever essa situação.

Sergio, mas não dá para balizar em um único jogo. Repete a escalação em dois ou três partidas. Ele testou Oyama, Tchê Tchê e Patrick em um só compromisso.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Eu não sei o que vem ocorrendo nos treinamentos, quem vem se mostrando mais comprometido, quem vem se destacando - talvez ninguém esteja se destacando positivamente- nada. Então somente com base no que tenho visto, e vi todos os jogos, acho que dá para cravar que:
1- Diego Gonçalves não dá, definitivamente não dá; quando muito deixa lá no banco, vai que alguém tem uma dor de barriga...começar jogando, nunca!
2- Victor Sá tem que ser o ponta-esquerda; longe de ser um craque de bola, ao menos demonstra capacidade de partir pra cima do marcador e tentar o drible; numa dessas, acaba dando certo e podem sair os gols.
3- Chay e Daniel Borges são jogadores de série B. Sendo que o Daniel é destro, então entrar com ele na esquerda é complicado. Concordo com você, Rodrigo, prefiro o Hugo, ainda verde e fraco, porém canhoto, ao Daniel. Que inclusive vem errando passes em profusão.

Claro que na hora do jogo eu me emputeço, xingo, quero matar metade do time, mas, de cabeça fria, é lembrar que estamos no início de um longo processo, após décadas de abandono, incapacidade e desídia dos "gestores". Dá raiva pois a gente olha a classificação - com o Coxa de Leo Gamalho, Muralha e Alef Manga- no G4 e sente que com um pouquinho mais poderíamos estar nas cabeças. E perdendo pontos para Juventude e Atlético GO, América e Coxa desfalcados... Dá raiva!

Mas vamos ver o que a janela de julho pode nos reservar e vamos torcer para não perdermos tantos pontos bestas até lá.

Em tempo, o sistema defensivo continua de uma fragilidade de dar dó. Kanu parece que cochila, não sabe se posicionar, e toda e qualquer bola alçada na área é um deus-nos-acuda! Pô, LC e comissão técnica, vamos botar esses caras para treinarem, treinarem à exaustão bola aérea defensiva. Ontem foi mais do mesmo. E não é a primeira vez.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. E vou um pouco além (mera impressão): Acho que o Daniel se empolgou com tantos (merecidos) elogios e começou a achar que joga mais do que sabe, esquecendo do seu futebol apenas medíocre. Justo, honesto, porém, medíocre.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Interessante é que 3 grandes laterais esquerdo eram destros: o maior de todos, Nilton Santos, Marinho Chagas e o Júnior.
Claro que peguei pesado citando esses 3, mas acho que o problema não e a perna, é falta de futebol mesmo. ABS e SB!

Sergio disse...

Em tempo, PC Caju era ponta esquerda e era destro. ABS e SB!

Vini Marques disse...

Eu cansei de passar pano pra ele. É teimoso, e tá beirando ao irritante.
Como pode sacrificar nosso melhor atacante, fazendo-o jogar pela direita, em prol do peladeiro do DG? Por que não começa com o Hugo? Por que não experimentar o Saravia de ponta direita? E essa linha alta no meio levando bola nas costas em todo contra ataque do adversário? PiazOFF? Sério? Cansa... Até quando vamos jogar apenas meia hora de um jogo de no mínimo 90 minutos? Vem aí mais irritação com a retranca do Goiás...

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Sim, Sergio. Aí é até covardia! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o GE está anunciando que o Botafogo fechou com o Marçal:

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/05/30/botafogo-fecha-com-lateral-esquerdo-fernando-marcal-ex-wolverhampton-ate-2024.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Vinny. Não dá para desperdiçar 45 minutos em todo jogo.

Não conheço, Marcio. Tomara que solucione o problema na esquerda.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, também não conheço o jogador... Assim, vou no que sempre escrevo nessas situações, aguardar uma boa quantidade de jogos para pode emitir uma opinião.
Como ele só poderá ser inscrito a partir de 18 de julho, quando da abertura das transferências internacionais e ele está de férias desde 22 de maio, data da última rodada da Premier League, terá um tempo razoável para se preparar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio.
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

O Botafogo ainda oscila, o treinador não conhecia os jogadores que trabalhariam com ele, e o time tá onde tá na tabela graças ao Erison e ao Gatito, o Botafogo até tem jogado relativamente bem em algumas partidas, mas tá na hora de fazer o simples, cada um na sua.. Diego Gonçalves não existe de titular, Daniel Borges na esquerda não rende 20% do que rendia na direita, Patrick de Paula tem que jogar de primeiro volante igual no Palmeiras, Oyama de segundo onde ele pode errar os passes que ele erra sem corrermos riscos e onde acertar os passes que ele acerta talvez traga mais perigo..
LC também tá exagerando com algumas alterações.. Diego Gonçalves e Piazon juntos... é pra acabar!

Escalaria esse time é tentaria dar entrosamento:
Gatito;
Daniel Borges Kanu, Victor Cuesta e Hugo;
Patrick de Paula;
Oyama, Lucas Fernandes (Chay), Saravia e Victor Sá;
Erison.

Rodrigo Federman disse...

Daniel, eu realmente não acho que jogamos bem alguns jogos. O time está devendo muito. Mesmo diante de adversários fracos no BR.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Os jogadores deveriam chamar o L. Castro para argumentar sobre os seus posicionamentos em campo.
O Rivelino, craque de bola, disse ao Zagallo que se fosse para ser escalado de ponta esquerda na copa de 70, "preferia" ser banco e brigar por uma posição onde ele era espetacular, o meio de campo.
Obviamente o Zagallo encontrou um modo de acomodar todos os craques entre os onze.
Então, esses jogadores medianos do Botafogo deveriam discutir isso com o técnico.
Gatito, Carli, Cuesta, Saravia... Todos têm tempo suficiente de bola para poder argumentar.
O L. Castro pode e deve ser cobrados, mas os jogadores também precisam assumir a responsabilidade daquilo que ocorre dentro de campo.
Esse argumento deles que estão para ajudar eu não concordo; estão para solucionar problemas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas aí é exigir que esses jogadores tenham QI, personalidade e inteligência para discutir e pensar em algo diferente de chutar a bola. A imensa maioria deles não tem essa capacidade. Podem até ter tempo de carreira, mas são acéfalos dependentes de empresários para falarem, opinarem ou argumentarem algo.
Abs e SA!!!!

Eduardo Samico disse...

Pô, Sergio! Ainda bem que você mesmo reconhece, pegou pesado, pesado demais! Eu aqui no nível de Daniel Borges, Hugo, ainda traumatizado por ter visto de perto - estava no oeste inferior- a "atuação" do Jonathan Silva contra o Corinthians, você me vem citando Junior, Marinho, Paulo Cézar e o monstruoso Nilton Santos! Covardia, heheheh...

Realmente você tem toda a razão: o cerne da questão não é ser destro ou canhoto, mas apenas ter ou não ter bola.

E eu confesso minha incapacidade em entender o time do Botafogo. Assisti ontem a uns momentos de Inter x Atlético GO, que, salvo engano, está no Z4. O time goiano sofreu um gol cedo, mas, do que vi, os caras criavam jogadas, os jogadores se deslocavam, se apresentavam, um ou outro tentava e conseguia(!) êxito em jogada individual. Acabaram empatando - não vi o gol deles.

Não estou cornetando o LC, apenas, repito, confessando minha incapacidade em entender o porquê de nosso sistema defensivo ser tão falho - temos tomado gol em quase todos os jogos- o meio campo tão incapaz e o ataque tão inoperante. Só isso.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, fecho total contigo! Não dá para entender. Ou não temos capacidade para tal! Mas que tem algo estranho, tem. rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
No futebol atrasado, os caras não tinham, mesmo para a época, 1/4 das condições que são oferecidas aos jogadores atuais, só que sobravam em personalidade.
O Gérson Canhota bateu de frente com o Flávio Costa por ser escalado para marcar o Garrincha; graças a esse fato veio para o nosso Botafogo.
Cara, alguém sabe o nome do técnico do grande Santos?
Alguém sabe o nome dos técnicos do grande Botafogo?
O Botafogo foi campeão com o iniciante Zagallo...
Alguém se lembra que os técnicos das copas de 58 e 62 eram Feola e Aymoré Moreira, por exemplo?
Ninguém se lembra porque tinham jogadores com personalidade dentro de campo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. É exatamente isso.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Atualmente, e já há um bom tempo, os jogadores têm o dever de obedecer cegamente ao "professor". E se os treinadores ainda fossem do nível de um Guardiola, Klopp, Ancelotti... Vejam bem, não estou defendendo a insubordinação nem o anarquismo no futebol, apenas o jogador desenvolver seu senso crítico e analítico e ter condições de trocar idéias com o treinador.

Enfim, são os tempos mudernos...

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Infelizmente, Eduardo. Infelizmente.
Abs e SA!!!