17/06/22

Líder nato















Até ontem, entre vários problemas na equipe, a defesa era dos maiores.

Sofremos gols em quase todos os jogos. E mesmo quando não fomos batidos, nunca apresentamos solidez lá atrás.

Mas isso, até a vitória de ontem. 

E o próprio Luis Castro falou a respeito na coletiva:

"- Refletimos sobre o momento da equipe e definimos que uma maior solidez defensiva ajudaria a liberar os jogadores no ataque, para que jogassem menos desconfiados. A equipe teve mais tranquilidade. Optamos por essa dinâmica também pela equipe do São Paulo, que é recheada de muitos bons jogadores".

Amigos, a tranquilidade na defesa atende por Joel Carli. 

Mesmo na reta final de carreira e mais lento do que o habitual, o argentino traz confiança, raça, liderança e imposição para dentro de campo. Os companheiros percebem e assimilam até por osmose.

Seja com dois, três, quatro ou oito zagueiros, o fato é que o setor defensivo do Botafogo ainda é Carli e mais alguém.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Chico da Kombi disse...

El Capitán ganhou todas pelo alto, é xerife e não pode sair mais do time. Infelizmente, recebeu seu sagrado amarelo por reclamação.

Marcos Antonio disse...

Concordo com gênero número e grau Joel carli é o cara.
As crises só resolve com o capitão.

Rodrigo Federman disse...

Chico, fecho contigo.

Isso aí, Marcos Antônio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Que o Carli foi muito bem neste jogo, rodada 12, não há como discutir, como foi bem também em outros jogos.
Entretanto, as condições do seu aproveitamento no time é um "problema", pois ficou fora de combate nas rodadas 1, 2, 3, 4, 5 e 8 do brasileiro. Nas rodadas 6, 7, 9 e 11 não foi utilizado por opção do L. Castro. No brasileiro só esteve disponível em 41,6% dos jogos.
Dos 27 jogos do Botafogo na temporada, esteve à disposição em 16, 59% de participação.
Se mantiver esse índice de participações, 59%, irá a campo por mais 15 jogos.
Assim, continuo entendendo a necessidade de contratação de um outro zagueiro em condições de chegar e jogar e também algum trabalho especial com o Carli, pois se fosse um jogador de posição mais avançada, poderia considerar uma equação dos seus minutos em campo, mas na zaga não sei se isso seria viável. Talvez possa descansar dos treinos.
Uma outra questão a ser considerada é que o Carli é um zagueiro de excelente posicionamento e não de combate constante, necessário quando se joga nas chamadas linhas avançadas, na verdade creio que não temos zagueiros que suportem esse tipo de jogo. Ontem a zaga jogou no "máximo" na sua linha intermediária, o que frustrou as tentativas de bolas longas do São Paulo, atrás da defesa. Esse tipo de jogada precisa de espaços.
Sem contar, obviamente, o excelente jogo do Kayque, que deu outra dinâmica ao meio de campo e com isso melhorou a proteção.
Insisto na necessidade de contratar um outro zagueiro, pois continuo com dúvidas em relação à assiduidade do argentino em campo... E como será?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu ainda acho que com o retorno do Sampaio, podemos contar com os 4 que lá estão e ainda eventualmente o Klaus ou um jovem na 5 opção.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Para mim, a zaga é o Carli mais 2. Impressionante como ele organiza e melhora a performance da defesa como um todo. Para o jogo contra o Internacional temos o Sampaio e o Klaus para os lugares do Kanu e Cuesta. Esse Klaus me preocupa, não entendi a opção dele no time A e o Mezenga no time B.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, para mim também. Carli e mais quem quer que seja. Rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Realmente com o Carli em campo a defesa joga com muito mais confiança, o Kanu por exemplo fica menos estabanado e até às bolas deixaram de ser um tormenta, pelo.menos ontem.
E não é só a defesa que fica mais confiante, o time todo porque sabe que tem um jogador que se impõe, eu duvido que o Goiás bateria do jeito que bateu com o Carli em campo.
O chato eu que no próximo jogo a defesa não terá nem o Kanu e nem Cuesta, e isso é um problema, vamos ver se quem entrar não deixará o ritmo cair. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, exato. A simples entrada do Carli melhora tudo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu já vinha reclamando da falta dele no time, pois em todos os elencos montados por diversos técnicos, a entrada do Carli no time sempre resolvia a segurança da defesa e sempre que começava a temporada com técnico novo ele ia para a reserva, pois não é bom de treino. Estranha é como ninguém avisa isso para os novos técnicos?!?
A surpresa ontem foi além da entrada dele o esquema de jogo com 3 zagueiros, dando uma enorme solidez defensiva. Até o Cuesta e o Kanú melhoraram muito de rendimento. Outra boa notícia foi o Castro mudar também as suas ideias e postura que não podem ser fixas em um campeonato tão disputado como o nosso. S.A.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, sim. Tão bom quanto a entrada do Carli, foi o LC ter revisto seus conceitos.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, concordo com a sua opinião, pois o CARLI é realmente um líder em campo e dá esporro quando se faz necessário. Até o PDP correu mais e jogou o tempo todo,.
Desejo que o "patrício simpático" tenha realmente entendido o grupo que tem em mãos e não venha com escalações tresloucadas, pelo menos com o grupo atual.
Já disse ao amigo que conheço MB esses patrícios que se acham, em família os chamamos de "borduegas", rsrsr.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Jota!
Abs e SA!!!

keven disse...

Não só o carli.mas, o cuesta é muito seguro.
Se voltar pra o esquema 4-3-3 que seja a dupla hermana no comando.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, tomara que não mexa no esquema de novo.
Abs e SA!!!

Kal disse...

Joel Carli não é um jogador, é um sistema completo de defesa ambulante, e não digo apenas pela qualidade defensiva (monstro na bola aérea) mas também pelo impacto psicológico/emocional que ele impõe em uma partida, impacto no próprio time, impacto no time adversário e até mesmo na equipe de arbitragem.
Os jogadores ao lado dele absorvem esse espirito de luta e de repente você olha para o campo e todo time ta se matando por uma bola como se cada jogo fosse uma final de campeonato, é impressionante.

Fatos disse...

Esse me representa, dentro e fora de campo. Além de ser emocionante ver o amor que ele tem pelo Botafogo. Merece ficar pra sempre no clube.

Rodrigo Federman disse...

Kal, todos crescem ao lado dele.

Fatos, sou fã também.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Claro que ele não pode ficar com campo exposto contra um atacante de velocidade, mas no duelo por baixo ele é bom e na bola aérea ele é ótimo, além de errar pouquíssimos passes. Ele não é apenas um líder, ele é excelente jogador.

Marcio disse...

Algumas considerações sobre o Carli.
Jamais jogou em clube grande na Argentina, chegou ao Botafogo em 2016, ano em que completou 30 anos. Treinava mal, segundo relatos, foi indicação de um conselheiro...
O Carli é a comprovação que que é preciso aguardar o desenrolar dos jogos para determinar se o jogador serve ou não.
Acho que é o Sérgio que sempre lembra do caso do Carlos Alberto Santos, que de irritante em 1988, foi outro jogador a partir de 1989.
Já escrevi aqui no Blog anteriormente e volto a repetir, não importa de onde o jogador está vindo e sim se é bom de bola ou não, esse deve ser o primeiro requisito, os outros podem ser trabalhados.
Nesse elenco do Botafogo, talvez as questões financeiras não tenham tanto peso, pois muitos já estavam na Europa, mal ou bem, não é ruim, mas em questão de reconhecimento profissional, podem estar em um momento impar.
Que tenhamos mais alguns Carli.
Que

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fatos.

É isso aí, Marcio.

Abs e SA!!!