28/06/22

Só na ponta dos cascos

















Notícia retirada do GE:

"Com problema nas costas, Erison é dúvida para América-MG x Botafogo, pela Copa do Brasil.

Atacante pode ficar fora da viagem a Belo Horizonte, onde o time joga na quinta-feira".

Meu comentário: Se não está 100%, que fique no Rio de Janeiro se recuperando mesmo. No último domingo ficou evidente que o Erison não tinha a menor condição de atuar, correr, brigar por espaço, tempo de bola... nem mesmo a disposição costumeira ele conseguiu apresentar.

Entre ele ou Matheus, o Erison é titular absoluto, mas no seu caso, a questão física pesa muito mais do que a técnica (que é naturalmente limitada).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Sergio disse...

O número de contusões no Botafogo é assustador. Prá ser sincero, tudo no momento do Botafogo está bem complicado, inclusive contratações. Que clube complicado é o Botafogo. ABS e SB!

Marcio disse...

Se ele é dúvida para o jogo contra o América e por ter sentido algum "incômodo" (como dizem os modernistas do futebol) antes do jogo contra o Fluminense não foi entre os 11 iniciais, melhor seria não ter entrado em campo e assim ter uma melhor recuperação.
Derrota alguma é boa, mas os três pontos perdidos contra o Fluminense podem não trazer um grande prejuízo na tabela, pois podem ser "recuperados" em rodadas posteriores; já o confronto pela Copa do Brasil é resolvido em 2 jogos e o resultado na 1ª partida pode determinar a vida do Botafogo.
Deixo claro que não sou favorável aquele poupa e poupa que o Botafogo tanto praticou e que resultado positivo não trouxe, mas em condições ímpares a alternativa pode e deve ser utilizada, pensando naquilo que é mais importante para o clube em um futuro próximo.
SA!!!

Anônimo disse...

Ainda sobre o post anterior, o Márcio só fez confirmar o que eu falei sobre o Leicester. Menos tempos de posse de bola, passes, a maioria, verticais e precisão absoluta ao passar a bola. Claro que eu não tinha os números, mas assisti a alguns jogos e o que via era exatamente o que falei antes e que o Márcio confirmou.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Sergio. Novelas intermináveis e com capitulos repetidos.

Concordo plenamente, Marcio.

Exato, Levi.

Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Só para os fãs de Marcelo chamusca ex treinador do Botafogo foi demitido do guarani após 6 rodadas e Ederson Moreira foi para o Bahia tentar fazer a dobradinha com Eduardo freeland e colocar o Bahia na primeira divisão é tentar o terra campeonato d série b.
Sobre as contusões do Botafogo tem alguma coisa ai!

Sergio disse...

Em primeiro lugar quero dar os parabéns para o Márcio pela pesquisa no post anterior, o Márcio é o nosso pesquisador oficial e é fera.
Levi, não sei se você acompanhou o time do Botafogo de 67/68, mas historicamente o Botafogo sempre jogou basicamente dando a posse de bola para o adversário, o atraindo e saindo no contra ataque, pois durante décadas o Botafogo teve grandes meio campista e excelentes lançadores. O Saldanha costumava dizer que ganhar do Flamengo era normal porque oi time inflamado pela torcida partia prá cima e aí o Botafogo dava o bote.
Na final da taça GB de 68 o Roberto Miranda ressaltou que ao contrário da estratégia de esperar o adversário, nesse jogo o Botafogo partiu prá cima do Flamengo e que causou surpresa e desespero do adversário.
Esse papo de posse de bola é muito relativo. O que faltou no domingo foi o Botafogo simplesmente não ter ninguém no meio capaz de roubar bolas e um lançador minimamente decente, os erros de passe, curtos ou longos tem sido uma constante nesse time atual, aliás, nos últimos anos. Fora isso, não temos atacantes capazes de perceber o momento do lançamento e que abram espaços. Afirmo sem medo de errar que se o grande Canhota jogasse nesse time ele ia ficar careca mais rápido, prá quem ele ia lançar? Lembrando que ele sempre jogou com grandes atacantes e ele sempre atribui parte do seu sucesso a ter um atacante como o Jairzinho. Hoje no futebol brasileiro atual não temos nem um bem outro, e no Botafogo, bem, deixa prá lá. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcos Antônio.

Sergio, o Marcio é o cara! Os nossos atacantes atuais são bons jogadores para compor grupo. E isso com o MN ainda bastante cru. Nada muito além disso.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Realmente a distância do MN do sub 20 para os profissionais é muito grande e o Erison é esforçado, forte e tem vontade, mas falta muito chão para ser o centro avante da altura que o Botafogo precisa. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Não temos um camisa 9 que imponha respeito e/ou que transmita segurança ao time naquele ponto de "vou dar a bola pro 9 que ali ele garante".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sergio, comecei a ver o Botafogo a partir de 71, quando perdeu o carioca para o clube cujo nome não pronuncio ou grafo, tamanho é o meu desprezo por eles (parece que foi no apito...quando não é na arbitragem, é nos tribunais). De 67/68, só ouço as histórias espetaculares. Um time que formava com Gérson (na minha opinião, um dos cinco maiores de todos os tempos) e com aquela linha de ataque, vira lenda!
Levi

Marcio disse...

Valeu, Sérgio, Levi, Rodrigo e demais...
Eu apenas tento colaborar um pouco para que o debate seja sempre em grande nível.

Sobre a posse de bola, a primeira exigência é saber trabalhá-la, pois o trabalho com qualidade permite maior proximidade com o gol e impede que o adversário tenha muitas chances. Ou seja, o óbvio.
A questão é que os entusiastas do futebol moderno relacionam ao jogo com posse de bola a ser "protagonista", como se essa estratégia fosse superior a todas as outras.
Jogar de contra-ataque não é dar bico para frente...

E para embasar o que afirmou o Levi em relação à posse de bola, final da UCL 2009/10, Bayern contra Internazionale.
Primeiro tempo, Bayern com 67% de posse de bola, placar de 1 a zero para a Internazionale;
Segundo tempo, Bayern aumentou a posse e chegou a quase 70%, placar de 2 a zero para a Internazionale.
Aliás, um estilo consagrado pelo extremamente vencedor futebol italiano.
Assim, todo esquema de jogo é bom, embora cada um tenha o seu preferido, o que não se pode desconsiderar é que eficiência e eficácia precisam caminhar juntas.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bons tempos, Levi!

Isso mesmo, Marcio. Posse de bola por posse de bola, nada adianta.

Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, essa é para o LEVI.
Em 1971 eu estava no Maraca e o empate nos daria título, quando aquele juiz safado, quase no final da partida, fingiu não ver a falta em nosso goleiro e presenteou os "tricoletes" com aquele campeonato.
Pena você não ter visto a decisão de 57, quando demos aquela goleada histórica no ECTD, como diz o nosso amigo.
Meu pai não quis ir ao Maraca e eu fui com um primo e meu tio, tricolores roxos. Lógico que ficamos na torcida deles e eu, um moleque com apenas 15 anos, pulando e vibrando a cada gol.
O mais interessante é que ninguém me agrediu ou me molestou, pois eles eram favoritos e os torcedores não acreditavam quando o placar chegou a 5x0, se não me falha a memória com todos os gols de PAULO VALENTIM e show de MANÉ GARRINCHA. O resultado final acredito ter sido 6x2.
VARANDÃO DA SAUDADE.

Rodrigo Federman disse...

Grandes lembranças, Jota.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jota, a ordem dos gols do Botafogo no título de 1957 foi a seguinte;
1º tempo - Paulo Valentim (3 gols)
2º tempo- Paulinho Valentim, Garrincha, Paulinho Valentim
Paulinho Valentim foi o artilheiro do campeonato, com 22 gols.
Não sei se ele jogou todos os 22 jogos do Botafogo no campeonato, mas se não jogou, a média se torna maior.

https://www.rsssfbrasil.com/tablesr/rj1957.htm

Fez 135 gols com a Camisa do Botafogo, sendo hoje o 12º maior artilheiro, atuando de 1956 a 1960.

E o Paulinho Valentim é ídolo no Boca Juniors... Foi artilheiro da equipe em 3 oportunidades, 1961, 1962 e 1964, campeão nestes dois últimos anos.
Em 4 anos, marcou 10 gols no principal rival, River Plate, em jogos oficiais e mais 3 em amistosos., tornando-se assim o maior artilheiro do Boca neste clássico.
No Boca de 1960 até 1965, fez 128 gols em 198 jogos.

Uma máquina de fazer gols e que se jogasse hoje, estaria descendo para ajudar no tal "balanço defensivo", marcando o volante adversário e não faria gols, pois estes são apenas um "detalhe" e fatalmente seria substituído aos 20 do 2º tempo por causa do desgaste físico e por, obviamente, não manter a "pegada".

E, lembrando, meu ódio e completo desprezo ao futebol moderno.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

JOTA, em 57 eu era muito criança, mas meu irmão então com 9 anos foi a essa final e sempre fala da atuação do Garrincha que proporcionou os passes para os gols do PV. Dizem inclusive que o Telê pediu para o Garrincha parar de humilhar o fluminense pois o Botafogo já era campeão.
Em 71 eu estava atrás do gol em que aconteceu um dos maiores roubos da história do Maracanã, o soprador ladrão não marcou falta no Ubirajara porque não quis, aliás a regra é bem clara: choques com o goleiro na pequena área é falta. Esse roubo não sai da memória mesmo depois de 51 anos. E o pior é que 71 em termos de arbitragem foi terrível para o Botafogo, culminando naquele história safanão do Nilton Santos no Armando Marques, nesse eu estava presente e pra variar o Fogão vou garfado, mas tinha que ganhar de 6X0 para ser campeão. Esse é o tipo de varandão que não dá saudade. ABS e SB!

JOTA disse...

Obrigado pela lembrança MÁRCIO, pois eu não lembrava que o MANÉ tinha feito o outro gol.
Um abraço do JOTA e parabéns pela paciência em pesquisar todos os fatos que você posta diariamente.
Acredito que o amigo ainda seja jovem para ter tanta disposição assim. Parabéns e um abraço do coroa, ainda enxuto, rsrsrsrs. Que a dona encrenca não veja o que postei.

Klaus disse...

Posse de bola por posse de bola, nada adianta... Concordo.
Mas, não ter a posse de bola por não ter a posse de bola... É trágico.
Não foi abdicando do jogo que o Internazionale venceu o Bayern em 2010, foi sua estratégia pensada. No domingo, jogamos como covardes atordoados com medo da bola. Ficar com apenas 17% de posse de bola é esdrúxulo, e não foi parte de qualquer estratégia, foi apenas reflexo de um time perdido em campo, como admitiu alguns jogadores.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, mas quanto a isso, todos concordamos, claro.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, aí é pra humilhar o amigo aqui que só fica imaginando esse passado glorioso. Rs

Jota, aqui só tem garoto! E vovôs-garotos. Hehehe

Abs e SA!!!

JOTA disse...

Valeu SÉRGIO, um abraço do coroa que teve o privilégio de ver o primeiro título como torcedor em um estádio nos idos de 1948. A única coisa que me lembro foi um jogador nosso, que saiu contundido carregado pelo massagista e eu fiquei muito triste, sendo consolado pelo meu saudoso pai.
A partir de meados da década de 50 até o início dos anos 70, foram tempos gloriosos de muitas alegrias e times muito bons.
Já cansei os amigos com o VDS.

Marcio disse...

Jota, cheguei em 5.3 agora em 2022... Dos grandes Times do nosso Botafogo, sei apenas por relatos dos mais veteranos e registros atualmente mais facilitados pela internet.
Já relatei em outras oportunidades e reafirmo que este é o único local em que me atrevo a escrever sobre o Botafogo, já que todos comentam em nível elevadíssimo, praticando também de forma saudável a discordância.
Assim, afirmo que é até fácil buscar as informações e colocá-las na tentativa em enriquecer o debate.
E agradeço a vocês pela paciência em ler o que escrevo, pois bem sei que na maioria esmagadora das vezes os meus comentários são bem longos.
E vamos que vamos, esperando que logo mais tenhamos um Botafogo muito forte, sem deixar de relembrar a nossa Gloriosa História.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, quem viu, viu. Rs

Marcio, vocês fazem do CB, um lugar diferenciado.

Abs e SA!!!

João disse...

Rodrigo, uma sugestão, vcs já pensou em fazer lives no youtube, além do blog? Convidando alguns daqui como Marcio, Jota, Sérgio e talvez mais algum representante da nova geração. Acho que vingaria.

JOTA disse...

RODRIGO, o seu Blog é o único que eu frequento, porque aqui o BEOCUTAS é respeitado e ninguém quer impor nada aos outros.
As opiniões contrárias devem ser respeitadas e em seu Blog os "sabichões", que gostam de impor as suas verdades, não aparecem e quando o fazem, o amigo os detona na forma da lei, rsrsrsr.

Rodrigo Federman disse...

João, uma vez pensei, mas eu confesso que não entendo muito desses vídeos em YouTube. E precisaria também de um compromisso dos amigos e sei que é difícil, afinal, todos têm suas vidas e famílias. Mas se a galera topar e tiver quem ajude, por que não? É algo a se pensar! rs

É isso aí, Jota! Esse espaço é nosso! E aqui, com o devido respeito, todos podem falar o que quiser e sentir (obviamente, sem agressões).

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Agradeço a menção, JOTA! Em 71 eu ouvi pelo rádio! Meu pai comprou a primeira TV no ano seguinte! Rsrsrs.
Lembro de ter ficado muito puto, mas aquele roubo só fez fortalecer minha torcida pelo Botafogo, que só foi ganhar o título em 89. Nesse, eu estava no Maracanã.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, aí sim! Eu também. O saudoso 89!
Abs e SA!!!