02/08/22

Já pode jogar

















O lateral direito Rafael já está liberado para voltar aos campos, depois de um longo período de recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles.

Parece que, inclusive, ele já estava apto (por orientações do DM) para o jogo contra o Corinthians mas foi poupado pela comissão técnica.

Bom, agora que tem o aval clínico dos médicos, especialistas e preparação física, não há mais o que temer, né? O Rafael só ganhará tempo de jogo...
...jogando.

Já tem praticamente um ano que foi anunciado e dá para falar que sequer atuou com a camisa do Botafogo. Na reta final de 2021, não fez tanta questão de brigar pela vaga no time que voltou para a Série A e se machucou no primeiro jogo do estadual de 2022.

Com os questionados Saraiva e Daniel Borges em revezamento, chegou a hora do Rafael justificar o oba-oba feito desde a sua chegada (com direito a vestir a nossa tradicional camisa 7). 

Depois de mostrar um craque nas redes sociais, eu quero vê-lo em campo. Até porque, reconheço que foi um bom jogador (nada além disso) na época do Manchester United e isso é bastante relevante. Só que nunca o considerei o craque que muitos torcedores pintam. Mas se mostrar 1/3 do que fez na Inglaterra, tem tudo para ser titular absoluto por aqui.

Depende dele.

E que seja no sábado que vem, contra o Ceará.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Fatos disse...

Rafael e Carli serão relacionados para o jogo contra o Ceará.

Marcio disse...

As atuações do D. Borges e do Sarávia transformam o Rafael em titular imediato, ou seja, não há motivos para esperar a 254ª rodada.
Rafael no Manchester United teve a sorte de ter como concorrente/titular o Gary Neville (se aposentou em 2011), considerado uma lenda no clube; aliás, só vestiu essa camisa.
Depois ainda teve a concorrência do Valencia, equatoriano, que também fazia a lateral e ficou por lá de 2009 até 2019.
O Rafael ficou no United da temporada 2008/09 até a temporada 2014/15, a maior parte do tempo sob o comando do Ferguson (se aposentou em 2013); considerando o que fez o citado técnico no clube, não creio que o lateral permaneceria tanto tempo por lá se fosse uma nulidade.
Particularmente, vejo o Rafael como um lateral mediano, mas isso não me impede de afirmar que o que vale para o Marçal, vale para o Rafael.
Se a afirmativa de que Premier League é o campeonato mais difícil do mundo, pelo seu alto nível de competição, é verdadeira, a lógica aponta para que ambos estejam à frente dos seus concorrentes à posição, não há muito o que discutir.
Em última análise sobre o Rafael e que vale para todas as contratações efetuadas, é que nem sempre ser reserva em algum lugar significa ser um mau jogador.
Que o Rafael entre em campo e nele comprove se pode ou não ser titular... De inicio, repito, não se discute.
SA!!!

Carlos Eduardo disse...

Dá para imaginar hoje o Botafogo sem o aporte de JT? Qual cenário encontraríamos na Série A? E nessa janela, estariamos vivendo expectativas de contratações ou de vendas dos nossos poucos bons nomes?
A campanha no Brasileirão poderia ser melhor? É claro. Luís Castro cometeu erros? Claro (e qual treinador não comete?) Precisamos ainda de reforços? Sem dúvida, no minimo três jogadores de frente em nivel acima dos atuais! Mas agora o caminho parece ser claro: confiar no projeto, sem deixar de sermos vigilantes.
O Botafogo hoje tem salários em dia, elenco que dá ao menos condições de fazer uma campanha segura na Série A mesmo de tantos problemas com lesões (algo que com certeza está sendo cobrado), um treinador respeitado no mundo todo que já teve sucesso nesse tipo de empreitada, e respaldo da grande maioria da torcida.
Nosso papel a curto prazo? Colocar um grande público contra o Ceará, continuar crescendo nosso ST e apoiando as ações da diretoria, são muitas frentes andando ao mesmo tempo (contrações de jogadores, melhorias nas condições da fisiologia, negociação com fornecedor de material, obras no CT, melhorias no sócio torcedor, etc)

Carlos Eduardo disse...

Sobre Rafael, foi contratado pra "resolver" a lateral direita, esperamos que corresponda a expectativa!
SA!

Sergio disse...

Torço muito para que o Rafael resolva o problema da lateral direita, a perspectiva é termos as duas laterais de qualidade, o que melhora muito a parte defensiva.
Se o Botafogo conseguir colocar o seguinte time campo: Gatito, Rafael, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Vitor Sá ou um reforço ou Piazon ou Luís Henrique; Erison ou quem sabe o Tiquinho e o Jefinho acho que fica um time com mais possibilidade de um melhor desempenho. Ainda podemos pensar no Ojeda e o Barcelos, embora essa novela das contratações já encheu o saco. Aguardemos e muita torcida para que acabem essas contusões. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Fatos, acho que se for relacionado tem que jogar. E por todo oba-oba nele, não dá para aceitar ir aos poucos.

Marcio, pois é. E por enquanto ele está um craque nas redes sociais. Agora vamos ver se em campo também tira no 10.

Carlos, o Botafogo teria acabado!

Sergio, tomara mesmo, porque por enquanto eu ainda não consegui digerir ele aceitando não entrar em campo para ser titular absoluto na reta final da Série B.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Fecho total

keven disse...

Só me preocupa a quantidade de "veteranos" no possível time titular.
Caso esteja todo mundo disponível.
Teríamos gatito, Rafael,Carli,cuesta e Marçal ( numa hipotética defesa titular) todos com mais de 31 anos, o que poderia resultar em uma grande dificuldade contra times mais novos.
Rodrigo, depois faz um POST sobre a entrevista do Textor,pois fiquei com uma sensação que o clube vai passar por uma outra reformulação para 2023.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fatos.

Keven, eu não acho que sejam velhos ou não aguentem. Quanto a entrevista, sei lá, perdeu um pouco a graça do que poderia ser discutido quando o próprio Textor consertou a notícia sensacionalista de alguns veículos.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Gatito
Rafael
Philipe Sampaio (Adryelson)
Victor Cuesta
Marçal
Tchê Tchê
Carlos Eduardo
Lucas Fernandes
Gustavo Sauer
Victor Sá
Tiquinho (Erison)

Com Jeffinho, Luis Henrique, Saravia, Carli, Kanu, Patrick de Paula , Oyama e Matheus de opção. Infelizmente não conto com Martin Ojeda pra esse ano.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, e convenhamos, ninguém conhece esse argentino pra estar sendo tratado como craque diferenciado. Nesse seu time, eu só contesto (pensaria melhor) nas opções à Sauer e Sá. Para mim, Jeffinho hoje é titular em qualquer uma.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não creio que 18 jogos até por volta de 12 de novembro sejam motivos de preocupação na parte física para quem está na casa dos 30 anos. O único que provavelmente desfalcará é o Carli, por causa do seu histórico.
E nesse mar de contusões no Botafogo, precisamos saber os porquês e separá-las adequadamente para uma melhor avaliação, não podemos colocar todas no mesmo balaio
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Há uma expressão italiana " tradutor, traidor" que diz muito sobre os problemas que uma tradução pode ocasionar e, pelo que entendi foi o que aconteceu nessa entrevista do Textor. A mídia esportiva que adora o Botafogo sempre usa qualquer motivo para causar tumultuo, e pior, uma parte considerável de torcedores vai na onda.
Ontem por acaso ouvi um debate na rádio Botafogo cujo fundador, o Gajo, participou ativamente do processo da SAF, e pelo que entendi o projeto é muito bem feito e que é um projeto para médio e longo prazo.
Algumas falas foram interessante, mas duas me chamaram a atenção. Antes de ser sacramentada a SAF, não se sabe de onde, a notícia que o Botafogo contrataria o Cebolinha, fora um sem número de jogadores que são veiculados nas mídias dando conta de uma série de grandes jogadores que o Botafogo nunca tornou público.
Também me chamou a atenção para o investimento inicial na casa de 150 milhões de reais para sanar dividas e contratar jogadores, fora mais dinheiro empregado outras contratações.
Também me chamou a atenção que o Textor se encantou com o Botafogo , sua história sua importância no futebol mundial, enfim, ele viu no clube uma possibilidade muito grande para seu projeto.
Sobre o Ojeda, o Godoy Cruz não quer liberar, não cumpriu o que foi acordado, só quer liberar no final do campeonato argentino pois corre o risco de rebaixamento, e prá eles o Ojeda é meio time. Para liberar agora sou pagando a multa rescisória que é de 15 milhões de dólares! 75 milhões de reais, ou seja, a metade do investimento inicial da SAF, prá mim é impraticável esse valor levando- se em conta que ninguém conhece realmente o jogador, apesar dos elogios. Acho que vai ficar para 2023, aí o valor fica em 6 milhões de dólares. O mais engraçado é você ouvir torcedor dizendo: "paga a multa e traz logo". O Textor tem grana mas não é doido e nem vai desperdiçar grana quando pode trazer o jogo dor posteriormente menos caro.
Também me chamou a atenção a realidade do clube deixada pelos "notáveis cardeais amadores", ou seja, a estrutura do clube é devastadora em todos os sentidos. Para consertar esse problema é preciso tempo, o que para nós torcedores que vivemos décadas de decepções, isso infelizmente é muito frustrante. Mas temos que ter paciência, se é que ainda resta alguma. ABS e SB!


Rodrigo Federman disse...

Sergio, o fato é que se não fosse o JT, nós poderíamos nem estar discutindo mais sobre o Botafogo, né?
Abs e SA!!!

Sergio disse...

É verdade. O pior é que já estão chamando ele de pão duro, mesmo gastando o dobro do previsto. Eu tenho a impressão que as pessoas não tem noção das dificuldades que o Botafogo tem no momento, e pior, tem gente querendo a volta da velharia que destroçou o clube. Não é fácil ter que ouvir tanta bobagem sem conhecimento de causa. ABS e SB!

Marcio disse...

Sobre o Textor e a entrevista, reafirmo que acredito ser melhor ele dar um tempo ou evitar citar outros quando estiver em uma de um determinado clube.
Porque a cada entrevista que ele dá, chovem criticas e mais criticas e algumas até contundentes, fora que o Botafogo tem problemas mais imediatos.
Uma outra situação é que a Torcida do Botafogo ou parte dela, para ser mais exato, está no "tudo ótimo ou no está tudo uma porcaria", quando a ponderação é o melhor caminho.
Acho que o Botafogo poderia estar jogando melhor, acho que poderia estar melhor colocado na tabela não fosse umas derrotas estúpidas, acho que pode terminar em uma colocação bem aceitável, mas não vou dizer que o Botafogo sairia de décadas de ostracismo para "1/2 ano" dominante, considerando o inicio efetivo da SAF.
Todos que estão no Botafogo podem e devem ser cobrados, pois aceitaram a empreitada e são remunerados por isso, mas se há responsáveis pela vinda do Textor, esses são os que comandaram pessimamente o Botafogo até "ontem".
E isso independe da capacidade de gestão do americano, que mais à frente poderá ter uma avaliação mais adequada.
SA!!!



Sergio disse...

Isso é verdade, mas me parece que o Textor se empolga com facilidade e fica prometendo no impulso, e isso é muito ruim, ainda mais para uma torcida tão carente como a nossa. ABS e y!

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo nessa, Marcio. Seria interessante ele dar uma "sumida" dos holofotes.

Tem isso sim, Sergio.

Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, estou de pleno acordo, se o DM liberou e já está treinando tem que ser escalado e jogar. Compete ao treinador verificar quanto tempo o jogador deve permanecer em campo. Aturar o DB ou o SARAVIA é dose para mamute tresloucado.
Sobre o JT acredito que devemos ter cuidado nas criticas, pois sabemos muito bem que grande parte da mídia, por diversos motivos, não gosta do BOTAFOGO. Sempre brinco dizendo que "A INVEJA É UMA MERDA" e a criação da SAF deixou a maioria completamente atônita, pois alguns diziam que tínhamos chagado ao fundo do poço, etc, etc.
Lembro bem que o americano disse ao assumir: " inicialmente montarei um time para não cair e em 2023 teremos uma equipe para disputar as principais competições".
Vamos aguardar e torcer para dar tudo certo.

Sergio disse...

Como há coisas que só acontecem ao Botafogo, há um surto de virose no clube, 10 pessoas entre jogadores funcionários e comissão estão entre os afetados. Parece que este foi o problema que afetou o Gatito, Eduardo, Hugo. Parece que o problema vem da água.
Amigo, o Botafogo e sua torcida não tem um minuto de paz! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. Principalmente ele, que veio cheio de oba-oba e é tratado como craque diferenciado pelos tiktokers.

Sergio, sessão descarrego. Hehehe

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu garanto: joga muito! Diferente e 1000 vezes melhor que o Saraiva e o Daniel.

PAULO FERNANDO disse...

Concordo, não dá pra tirar nosso atacante mais agudo que pode decidir em uma jogada individual.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, tomara ,pois até agora só demonstrou ser diferenciado nas redes sociais. Rs
Abs e SA!!!