16/09/22

O típico "atacante tático"















Depois de um excelente início, atuando como ponta esquerda e com foco em atacar e usar sua habilidade como arma, o Victor Sá se machucou e, quando voltou, teve uma queda absurda de rendimento.

Hoje ele atua na direita e agora se destaca mais pela parte "tática" (para não falar auxílio ao lateral) do que pela velocidade e dribles das suas primeiras partidas.

Eu acho um desperdício incrível.

Não que o Victor seja um craque. Longe disso. Mas inegavelmente mostrou muito mais valor como ponta esquerda do que auxiliar de lateral direito.

E o curioso é que o técnico Luis Castro diz que não tem quem faça esse tipo de jogo pelo lado direito e que, entre as opções de elenco, o Jeffinho é quem melhor consegue se adaptar. Mas aí, pergunto: Se o Jeffinho é o que pode render melhor por lá, por que não fazer um teste invertendo as posições dos dois (já que parece impossível ele mudar o esquema tático)?

Alguém explica?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

6 comentários:

Marcio disse...

Como sempre escrevo por aqui, se for para os pontas serem auxiliares de laterais, marcando os laterais adversários, que sejam colocados em campo dois especialistas em marcação.
Uma situação é fechar uma linha de passe, impedir que o adversário mais próximo receba uma bola limpa e livre, outra é pensar primeiro em marcar e depois, se sobrar tempo, atacar; pode fazer isso umas duas, três vezes, não o jogo todo.
Ponta é para ser marcado!
E eu não compro essa conversa do L. Castro sobre essa dificuldade pela direita por ter jogadores que atuem melhor pelo lado esquerdo.
O Xavi Hernández, começou a carreira de técnico em 2019, ou seja, é um novato, agora no Barcelona tem como pontas o Raphinha e o Dembélé; o brasileiro atua melhor pela ponta direita, o francês consegue desempenhar nos dois lados... E o Raphinha e o Dembélé trocam de lado em vários momentos durante os jogos.
O que impede o L. Castro de permitir uma troca constante ou mesmo que não deseje tamanha liberdade de ações, dar ele mesmo a ordem para que troquem de lado?
Esses técnicos adoram criar situações de dificuldade para fazer parecer que a solução é fruto de altos estudos.
E quanto ao V. Sá, tornou-se mais um burocrata do odioso futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De acordo, Marcio! Chega na metade do jogo, os caras já não têm mais pernas. E além disso, tem a questão de ficarem presos apenas em um lado. É perda de potencial e chance de surpreender. Atacante tem que ficar livre. Principalmente aqueles que são habilidosos, dribladores e finalizadores.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, eu lamento muito que a imprensa esportiva pouco questiona aos treinadores quando tem oportunidades.
Quando o técnico não está presente, nas mesas redondas, apontam que o cara errou ou acertou aqui, ali e acolá, mas na presença do técnico apenas "permitem" que o técnico apresente as suas impressões sobre o jogo, quase um pronunciamento.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, até porque, hoje em dia, eles (clubes) praticamente selecionam as mídias e jornalistas que participarão do seu dia a dia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

Hoje faleceu o Amoroso, atacante que jogou no Botafogo nos anos 60.
Amoroso era do tempo em que centroavante marcava gols.
E pensar que na época o Botafogo, além do Amoroso, contava também com Quarentinha, Paulo Valentim, Amarildo.

Que descanse em paz!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, valeu!
Abs e SA!!!