05/01/23

Mudou de repente















Notícia retirada do GE:

"Botafogo cancela pré-temporada nos EUA por desentendimento com a Ferj.

John Textor tem dificuldade com a federação carioca quanto ao regulamento do Estadual e, sem tempo hábil, cancela período de treinamentos que seria na Flórida".

Parece que o JT ficou receoso quanto à provável punição que o GLORIOSO pode(ria) sofrer, já que pelas regras do campeonato, nenhum clube pode atuar sem seus principais jogadores por todo o campeonato.

Oras, e quem definem os atletas que são ou não principais para cada clube? A merda da FFERJ? Além disso, o mandatário alvinegro já sabia disso tudo e na época bancou a decisão mesmo assim. Não acredito que tenha mudado de ideia agora e do nada?

Alguma coisa aconteceu.

Se eu sou o JT, acionaria o jurídico de Deus e o mundo. E dependendo, manteria a posição até o fim. Sem contar, que ainda podemos ter o Vasco como aliado na mesma situação.

O Botafogo é imensamente maior do que a federação bosta do futebol do RJ. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, essa história, mais essa, está toda ela mal contada. E novamente o Botafogo FR, Botafogo SAF, a Assessoria de Comunicação, ninguém se pronuncia oficialmente, dando margens a especulações e disse-me-disse.

Pelo twitter - você também acompanha as coisas por lá, imagino - li mensagens de perfis de botafoguenses dizendo que o Vasco também tem pré-temporada agendada nos EUA, tal qual o Botafogo tinha. Então por que cargas d´água o Botafogo desistiu dos planos há tanto tempo feitos em cima do laço?

É incrível. O Botafogo tem seus canais oficiais nessas redes ditas sociais todas: Facebook, Twitter, Instagram, vira e mexe vejo medições de interação dos perfis dos clubes de futebol nessas redes, com o Botafogo apresentando algum destaque, e o clube não se pronuncia oficialmente em questões de tamanha importância?!?!?

Antes de sair nos GEs da vida, com repercussões e interpretações mil, a instituição Botafogo é quem tinha a obrigação de dar uma satisfação aos seus milhões de torcedores.

E, que eu saiba, até o momento não houve nenhum pronunciamento da parte do Botafogo. Por sinal, ocorreu-me agora, o Jorge Braga foi substituído? Quem fala em nome do Botafogo em um momento como este? O presidente do clube? O diretor-presidente da SAF? Vamos esperar o acionista majoritário poder dedicar uma parte do seu tempo para esse assunto e vir a público esclarecer o rolo?

Abs.

Marcio disse...

Em tempos que os acadêmicos do futebol bradam a todo tempo que atualmente não se fala mais em 11 titulares e sim em elenco, tal determinação afirma-se completamente esdrúxula.
Obviamente que nos debates podem ocorrer concordância ou não sobre o entendimento de melhor equipe mandada a campo, só que a determinação é uma prerrogativa do técnico, obedecendo, claro, ao planejamento da organização a qual é contratado.
Ainda neste caso, considerando que a fferj emitiu um comunicado dizendo que a proibição está em cláusula do campeonato e aprovada pelos clubes, não custa tentar entender quando tal cláusula foi "criada" e aprovada e quem representou o Botafogo e concordou com tamanho absurdo.
Todavia, me permito dizer que qualquer hipótese mostra uma certa falta de informação no auxilio ao planejamento...
Se a cláusula teve concordância anterior à SAF e sem ter como haver uma exclusão da mesma, o Botafogo não poderia alardear que iria jogar com time "B" e fazer a chamada pré-temporada em qualquer parte do mundo.
Se a tal cláusula foi "criada" e aprovada após a SAF, a situação é ainda mais grave.
A fferj disse que esse dispositivo consta no Regulamento Específico da Competição (REC).
Não fui procurar esse tal REC, mas no Regulamento do campeonato carioca consta o seguinte:

"Art. 50 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva.

Art. 55 – Este regulamento foi aprovado por unanimidade de votos pelo Conselho Arbitral da Série A de profissionais em reuniões realizadas em 11 e 29 de novembro de 2022, e passa a viger como definitivo de acordo com os ajustes permitidos na forma da Lei nº 10.671/2003."

https://www.fferj.com.br/Campeonatos?alias=15

A fferj não serve para rigorosamente nada, mas o Botafogo precisa explicar melhor o que de fato ocorreu, pois o regulamento está com data de 22 de novembro de 2022, ou seja, o representante do Botafogo no arbitral foi escolhido pela SAF.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, perfeito! O fato é que, se espremermos tudo, o mais espantoso é a comunicação oficial (pífia) do próprio Botafogo. Nunca se posiciona, permite "furos" e notícias sem vergonhas de todo mundo, não esclarece nada ao seu torcedor...tudo muito estranho.

Marcio, isso mesmo. E se o Botafogo sabia de todas consequências possíveis, falhou em dobro, pois alterou as férias do grupo, tinha se programado (e pelo visto, sem plano B)...e agora corre o riso de ter a pré-temporada (supostamente planejada) comprometida.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Com CT’s ele bandou a volta após consultar em detalhes do regulamento. Tentou peitar mas viu que a regra é clara qto a utilizar o time principal. E é fácil saber quem são os titulares e os reservas.
Mostra que o JT é racional. Tentou peitar, viu as consequências e deu marcha a ré.
No mínimo o Vasco e o Botafogo podem iniciar como estão as mudanças já que do outro lado tem um peso pesado.
E, certamente, talvez não saibam, houve mudança nos clubes estatuais que participarão já nesse ano na CB com base no Estadual.
Então, deve ter sido isso.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, mas se ele fez isso tudo mesmo sabendo, em minha opinião não foi totalmente racional e errou. Se soubesse que não daria em nada, ele não teria postergado o início das férias e iniciaria a pré-temporada com o time principal mais cedo, igual aos adversários. Programou tudo e pelo visto não tinha plano B.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo as informações, disse o Textor:

"Não vou começar uma briga pública com a diretoria do futebol carioca. Regras são regras. A Ferj é nosso corpo diretivo, gostemos ou não "

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/textor-nao-tera-briga-publica-ferj-garante-nao-vou-passar-mais-um-ano-preocupado-medos-nivel-investimento-top6/

Como ele bem disse, regras são regras e devem ser cumpridas.
Também disse em 5 de outubro de 2022:

"Não quero nosso time A jogando o Campeonato Carioca nos primeiros jogos. Estamos negociando. Tento convencer os outros clubes que precisamos reduzir o número de jogos. Precisamos manter uma melhor condição física. Estou brigando um pouco com a federação sobre isso. Haverá muitas regras, teremos que pagar multas e tudo bem. Mas vamos jogar nos Estados Unidos"

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2022/10/6499607-textor-garante-pre-temporada-do-botafogo-nos-eua-e-time-b-no-carioca.html

Lembrando que o Botafogo fez a sua última partida oficial em 2022 em 13 de novembro; em 3 de dezembro fez o amistoso frente ao Crystal Palace.
O meu questionamento está no fato de que o Botafogo sempre deu a entender que o planejamento para 2023 estava pronto e agora no último momento fez uma correção de rumo.
Deste modo, como irão cobrar do L. Castro e jogadores uma melhor performance?
A tal 3ª rodada do carioca será em 23 de janeiro, mais ou menos, ou seja, mais de 2 meses após o último jogo oficial. Retorna aos trabalhos agora dia 8, inclusive.
Penso que poderiam ter um planejamento alternativo, eliminando os tais amistosos na Inglaterra e voltando aos trabalhos após o mês de férias, ou seja, na metade de dezembro.
Isso não prejudicaria a pré-temporada no que diz respeito ao tempo de trabalho, indo ou não aos EUA.
Parece ter faltado um debate interno sobre qual o melhor caminho a seguir, parece que foi no improviso, mesmo que agora a justificativa esteja correta, "regras são regras".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Essa é a minha crítica. Como já era sabido que o planejamento inicial poderia não dar certo, penso que deveria ser obrigação ter um plano B muito bem engatilhado desde já!
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Como era do conhecimento de todos, o caminho ao profissionalismo é longo, muito longo. Após décadas de amadorismo, de falta de competência e de seriedade, não seria da noite para o dia que o Botafogo passaria a ter uma gestão profissional.

Só espero que essa aparentemente desnecessária patacoada não venha a esmerdar o planejamento da pré-temporada nem sirva como justificativa para eventuais insucessos ao longo do ano.

E, mais espantoso ainda, continua o silêncio nos meios de comunicação oficiais do Botafogo. No twitter só falam da Copinha.

No site oficial (https://www.botafogo.com.br/index.php), nada...

Atualização: no twitter, há 1 h, postaram (https://twitter.com/Botafogo?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Eembeddedtimeline%7Ctwterm%5Escreen-name%3ABotafogo%7Ctwcon%5Es2)...

"Botafogo F.R. (@Botafogo) 1 h
Vamos juntos em mais uma temporada💪🏼🔥🤍"

Ok, vamos juntos para onde? Acompanhar a pré-temporada e amistosos internacionais nos EUA enquanto o Botafogo B joga o carioquinha? Pré-temporada em Poços de Caldas ou São Lourenço para entrarmos com tudo no estadualzinho?

O Botafogo está precisando de um communication consulting department ou communication advisory partnership.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, realmente....falta profissionalizar toda a comunicação do clube! Está péssima!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Meus caros, creio que a SAF ainda não está observando estrategicamente o poder da boa comunicação organizacional para o engajamento dos (que beleza!) "stakeholders".

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Certeza disso, Marcio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Atualização que acabei de ver no instagrão oficial do Botafogo. Publicaram os jogos desse mês. Começando no dia 15 (Audax), sem ser esse, o próximo domingo, terminando 2 semanas depois, dia 29 (ECTD). Serão 5 jogos no total.
Ou seja, a fanfarronice do gringo vai nos custar no mínimo parte da pré-temporada.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, pois é. Não dá para negar que a pré-temporada não será comprometida. É um fato.
Abs e SA!!!