26/01/23

Uma vitória "Ok"
















Não foi o time A e nem o time B.

O Botafogo entrou em campo com um time considerado reserva e um ou outro jogador para brigar efetivamente pela titularidade ao longo da temporada.

E mesmo assim, a vitória de 2 a 0 sobre o Madureira foi ok, mas bem sem graça.

Um primeiro tempo cansativo, pouco inspirado, lento, nenhum poder ofensivo e repleto de erros individuais. Alguns, básicos para quem é profissional do esporte.

O 0 a 0 nessa altura foi justo e o time desceu para o vestiário sob algumas vaias.

Na segunda etapa, o cenário foi basicamente o mesmo. Talvez, com um pouco mais de vontade. E só. Ou seja, ainda não vimos nada de diferente no futebol apresentado pelos comandados do Luis Castro.

Eu sei, é pouco tempo de preparação, mas jogando contra um adversário tão fraco, não pode ser assim tão impotente e insosso.

Vamos ver agora no clássico de domingo. Para esse jogo, se quiser evitar uma vergonha, o treinador botafoguense não pode pensar em entrar em campo com reservas. É encarar com o que temos de melhor, afinal, mesmo sendo um campeonato mixuruca, jogo contra rival tradicional não pode ser tratado igual confronto diante de Madureiras da vida.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

Marcio disse...

No 1º tempo o Botafogo apenas teve disposição, pois taticamente apresentou um time confuso, principalmente do meio para frente, sem saber o que fazer tentando cumprir as exigências do engessado e estatutário 4-3-3 do L. Castro.
No 2º tempo, o panorama do jogo não se modificou muito e aos 10 conseguiu o gol com G. Pires, que vinha mal no jogo, aproveitando uma cobrança de falta do outro bem abaixo Piazon.
Aos 16, D. Borges apresentou as suas credenciais, saiu mal do gol e quase que o adversário empatou o jogo. Felizmente faltou capacidade ao jogador deles.
L. Castro procedeu as substituições, P. de Paula no lugar do fraco M. Freitas, Carlos Alberto no lugar do fraco L. Henrique...
Por volta dos 25 entraram Marçal no lugar do Hugo e T. Soares no lugar do M. Nascimento, que imediatamente antes da substituição, perdeu um gol que centroavante não pode perder. Centroavante que não faz gol não serve!
Houve desperdício de alguns contra-ataques pela falta de cuidado nas escolhas das melhores jogadas.
Até que no final, aos 42, G. Pires encontrou Sauer na área, que havia entrado no lugar do Piazón, para marcar o 2º gol.
Minhas observações:
Na defesa, a dupla Segóvia e Adryelson jogaram tranquilos; os laterais comprovaram que é preciso contratar para o setor.
No meio de campo, D. Barcelos não comprometeu, G. Pires escapou da atuação ruim pelo 2º tempo, gol e passe para gol, M. Freitas errou muito no jogo;
No ataque. Piazon fez o de sempre, muito pouco e apareceu bem apenas no cruzamento para o 1º gol,; M. Nascimento dá sinais cada vez mais claros que fazer gol não é a sua especialidade e apenas ficou de um lado para outro do campo sem nada acrescentar; L. Henrique está jogando pior atualmente do que quando saiu, parece que não vai melhorar.
Dos que entraram, P. de Paula se mostrou com vontade de participar e se evoluir, será útil, considerando a sua técnica; Carlos Alberto parece que tem muita correria e pouca "conhecimento" de jogo.
Sauer apareceu jogando um pouco mais centralizado. Será por ali o seu melhor posicionamento?
Tiquinho não mudou muito o panorama do comando do ataque e a contratação de um outro centroavante deveria ser considerado; e Marçal, fez o básico.
O fato de ser pré-temporada não pode permitir um time tão confuso, já que a maioria esmagadora dos que entraram em campo são remanescentes da temporada anterior; 9 jogadores dos 11, para ser mais preciso.
O time se apresentou confuso e isso pode ser falta de capacidade técnica de atuar no esquema preferido do L. Castro.
Falta muita coisa a ser melhorada, mas é bom lembrar ao L. Castro que não estamos no inicio do brasileiro 2022.
Valeu pela vitória e assim fica mais fácil cobrar e modificar o que está ruim.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, gostei muito do seu resumo. Vi bem parecido também. E faço coro: Continua tudo confuso, sem demonstração de orientações vindas do banco. Valeu pelos três pontos, a estreia do Segovia...e só.
Abs e SA!!

Anônimo disse...

Não vi o jogo. Pelo resumo do Márcio deu pra entender a porcaria que foi. Não se justifica dizer que é início de temporada. Esses caras já se conhecem desde o ano passado e treinam coletivos entre eles desde o ano passado.
Significa dizer que o LC é fraco, quase ruim. Pode até surpreender ao longo do ano, porém, tendo a acreditar que o LC tá próximo de ruim.
Nem falo mais da jóia de barro. Como o Márcio falou, 9 que não faz gol N U N C A é merda. O que ele é.
Esses caras tem que render no mínimo igual ao ano passado, isto é, como o próprio JT diz-se na entrevista, tem que render melhor que ano passado mesmo que não chegue reforço algum. Ele até disse que o LC tá la pra isso: ganhar. É o trabalho dele. Americano é assim: pragmático e objetivo.
Vamos ver.
Nesses 2 jogos mostrou NADA.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, foi um jogo bem ruim. E pior do que o jogo, só a transmissão totalmente idiotizada e feita para patetas que tratam futebol como coisinha engraçada. Ou seja, uniu o ruim no campo e o péssimo fora dele.
Abs e SA!!!

João disse...

Botafogo pra mim, pelo menos até começar Copa do Brasil, vai ser entrar aqui, ver o resultado e o pós jogo dos comentários dos amigos.

E pelos comentários, será um longo ano.

Rodrigo Federman disse...

Hahah. Valeu pela credibilidade, João. É, por enquanto o ano começou nota 4. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é.
Não dá para aceitar qualquer coisa pelo fato de ser inicio de temporada,
É preciso fazer as devidas cobranças ao comando técnico e por consequência ao desempenho do time.
Por que não há troca de posições no setor de ataque, com 15, 20 minutos de jogo ruim?
Por que não tentar uma mudança para um 4-4-2 ou outro qualquer, se o jogo com 15, 20 minutos não desenvolve?
Por que as substituições ocorrem e o esquema tático não se modifica? As atuações ruins são sempre por culpa dos jogadores?
E isso não significa que eu esteja cobrando futebol de Manchester City, mas é preciso apresentar alguma coisa no curto e médio prazos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Desculpe quem goste do "mais do mesmo", mas eu acho chato a beça. E o LC já teve tempo suficiente para mostrar um pouco mais.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E sobre a transmissão do jogo via YouTube, faço o mesmo como da TV: MUTE no som do controle remoto. Transmissão de chatos influenciadores, padrão daqueles programas "esportivos" chatos da TV Bôbo (aberta) ou do Sportv (excluindo o do Rizek q tb ñ assisto).
Por falar em transmissão chata desses "influenciadores IDIOTAS" que cara nojento, aquele bobo alegre xe cabelo de jogador ameba que abriu a entrevista com o JT no fogão.net.
Tive q deixar no MUTE até o bobo Alegre parar de falar e iniciar a entrevista.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, mas ontem superou e muito o que de pior tem na tv. Essa mulecada nova que trata futebol como entretenimento e babaquice. Geração tiktok irritante, boba, rasa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, uma observação que não foi feita quando da fala do L. castro em relação ao camisa 10, quando disse que mostrou que a "posição" 10 foi trocada por dois 8, que não pode ter um 10 que não entre na fase defensiva, salvo se for um Messi...
E porque o tão atento técnico não falou sobre algumas tomadas de decisões importantes por parte do técnico Scaloni.
1) Por que não lembrou que após os dois jogos da 1ª fase, trocou o L. Martinez pelo muito bom J. Alavarez, que foi muito decisivo na campanha?
2) por que não citou as mudanças táticas efetuadas pelo técnico durante toda a copa?
E mais, o técnico que efetuou todas estas variações, Scaloni, jamais foi técnico principal em clube algum, foi auxiliar no Sevilla e na própria seleção da Argentina até assumir a titularidade. Tudo isso em "apenas" 6 anos.
E conseguiu o que muitos técnicos não conseguiram já que quebrou o jejum que vinha desde 1991, com a conquistas da Copa América 2021 e a Copa do Mundo 2022.
E o Messi. Craque não se discute, mas é interessante ressaltar que está na seleção com o 14º técnico, e entre estes estão nomes bastante conhecidos, como Sabella, Tata Martino, Sampaoli, Bauza, Basile e até Maradona.
E técnico algum conseguiu fazer o que o atual fez, o que mostra que não foi somente pelo fato do Messi ser o jogador que é e poder ficar "largado na frente". Talvez tenha feito as modificações por também entender que seu time não seria capaz de forçar ao adversário a se enquadrar ao seu esquema de jogo. Não era uma equipe "dominante"!
Em resumo, trocar o 10 por dois 8, cinco 7, pode ser uma escolha. A questão é saber se os que chegam sabem jogar futebol e se o técnico tem capacidade de escolher uma tática que potencialize as virtudes e minimize as deficiências.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio! A gente só aprende e fica sabendo das coisas quando tentamos na prática. Esse modo teórico e professoral dos técnicos atuais, que são metidos a gestores de multinacionais, não passam de falácias para enganar trouxa ou quem não tem massa cinzenta para raciocinar e ser crítico.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, a questão no meu entendimento é que a imprensa se comporta nas entrevistas como estivesse em uma palestra.
E para eu não ser totalmente INJUSTO, lembro que o L. Castro comentou sim sobre as variações ocorridas na Copa do Mundo, só que no sentido de justificar a opção por dois 8, que chegam à frente e defendem constantemente.
Pelo menos foi assim que entendi.
Os outros variaram o esquema por não ter um Messi?
Sacaloni variou o esquema por ter o Messi e assim deixá-lo confortável?
Embora o objetivo final seja a vitória, os técnicos variaram os esquemas por diversas razões diferentes.
Perderam a oportunidade de questionarem todos os porquês ao L. Castro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas é isso. Cada vez mais a "imprensa" é entretenimento e não mais jornalismo mesmo.
Abs e SA!!!