29/03/23

Enfim, se impor














LDU, Deportes Magallanes e Universidad César Vallejo.

Esses são os três adversários do Botafogo na fase de grupos da Sul-Americana.

Começaremos enfrentando o Magallanes no Chile, já na próxima semana.

Sobre a competição, o diretor de futebo André Mazzuco falou: 

"- É um grupo que, obviamente, a gente precisa se impor. A Sul-Americana é um dos nossos objetivos esse ano, queremos chegar o mais longe possível".

Tomara mesmo que tudo se transforme da água para o vinho em sete dias, pois se não conseguimos nos impor diante de Sergipe, Portuguesa e afins, confesso não ficar eufórico ao imaginar o enfrentamento contra adversários de outros países. Principalmente contra a tradicional LDU na altitude de Quito.

Ah, e curiosa meta: Chegar o mais longe possível. 

Fortes emoções!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Sério!, quando um dirigente de um clube diz que a meta é chegar o mais longe possível, é para desistir de vez... Até tento me empolgar, de quando em quando, mas a indiferença se torna maior a cada dia.
Pelo menos já se tem um vice garantido neste ano... A Taça Rio!
Pano rápido!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, é triste! Isso para mim só evidencia que meta de verdade, não há!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sempre que posso, gosto de acompanhar as competições Sul-Americanas, principalmente os jogos das equipes dos outros países.
Obviamente que muitas equipes sofrem com a falta de qualidade técnica e ultimamente mais ainda por causa da diferença econômica; hoje o Brasil concentra esse poderio, o que dificulta o enfrentamento até para os argentinos.
Mesmo assim, muitas equipes que possuem dificuldades claras se mostram bem trabalhadas taticamente e conseguem aproveitar os descuidos dos mais fortes tecnicamente.
O Independiente Del Valle comprova este fato, pois conquistou dois títulos sobre equipes brasileiras.
Deste modo, mesmo sem ainda saber como as outras equipes estão atuando e considerando como o Botafogo tem atuado, no estatutário 4-3-3, arrisco-me a dizer que a chance de ocorrer muitas dificuldades da equipe do L. Castro nessa 1ª parte da disputa é bem grande.
Além disso, apenas o 1º colocado no grupo tem vaga direta para a fase seguinte; o 2º colocado precisará passar pela repescagem para poder prosseguir na competição.
Deixando um pouco de lado o péssimo futebol que o Botafogo tem apresentado, me parece que não se pode pensar em deixar pontos contra Universidad César Vallejo e Magallanes e cuidar muito bem do jogo frente a LDU lá no morro... Não custa lembrar ao Mazzuco que o Magallanes vem da Libertadores e em casa venceu o Always Red por 3 a zero na 2ª eliminatória e empatou com o Independiente Medellin.
Para terminar, repito o famoso " o jogo é jogado e o lambari é pescado" e justamente por isso espero que estejam planejando tudo de forma bem minuciosa, o que confesso não acreditar, o que nos coloca na dependência única e exclusiva do que os jogadores conseguirão fazer em campo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu adoraria acreditar que eles estão programando ou planejando, mas infelizmente não consigo! Pelo que tenho visto desse atual Botafogo, bagunçado e nada transparente, vai ser na base do a Deus dará mesmo!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, também não acredito mais nas pessoas que comandam o Botafogo e por isso, obviamente, não vejo o clube como protagonista, nem hoje e nem amanhã.
Infelizmente o Botafogo continua cometendo os mesmos erros da época dos ilustres...
E não há Torcedor que afirme que seria possivel resolver problemas de décadas, mas um pouco de organização e, pelo menos, que cada jogo fosse disputado como uma decisão seria e é possivel.
E somos obrigados a ler que o Mazzuco diz que quer chegar o mais longe possivel na competição...
Será que o Mazzuco se preocupa em alinhar os objetivos organizacionais aos individuais?
Seedorf disse sobre disputar o Carioca o famoso "se tem taça eu estou dentro", independente do que todos achamos sobre este campeonato, que há muito deixou de ser importante e os organizadores conseguem piorar mais a todo tempo.
Em 2022 afirmaram que o objetivo era a permanência na série A, jogaram e quando tiveram a possibilidade de conquistar a vaga na Libertadores, não tiveram o necessário poder de decisão.
Veio a classificação à Sul-Americana que o L. Castro "vende" como conquista, mas apenas 2 clubes em 16, já que 4 foram rebaixados, ficaram fora de uma competição internacional.
Pelo objetivo rasteiro, de fato foi uma grande conquista, mas vale lembrar que o Botafogo dos ilustres já disputava esta competição, a última em 2019.
O que o Mazzuco entende por longe?
O que o Mazzuco entende por longe, considerando o time do Botafogo?
Claro que quando a bola rola, todos torcemos pela vitória, mas, no meu caso, não me faz comprar esses discursos patéticos, de clara demonstração de pouca ambição.
E isso não significa que quero ouvir que iremos ganhar tudo, sei que não há time para isso, mas prefiro que não declarem os objetivos e trabalhem forte, que façam o melhor.
Tenho certeza de que se o time jogar bem, vencer jogos, não titubear contra os mais frágeis, o Torcedor saberá decifrar tudo de forma objetiva.
Para terminar, não revelam os tipos de contusões dos jogadores e revelam os objetivos "estratégicos" do clube.
Vai entender.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio! Nessa questão (gestão do futebol), o tal profissionalismo não mudou nada. Pelo menos até agora. Por enquanto, tudo bastante parecido como na época das gestões amadoras. Com esse agravante de que tudo agora é extremamente misterioso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, misterioso em partes, pois vejo nos discursos uma tentativa vender um suposto grande trabalho e com supostos grandes resultados.

Declaração do L. Castro:

"Estou com a consciência tranquila de ter dado o meu máximo ao Botafogo. Encontrei um time que não tinha onde treinar, com grandes dificuldades. Chegamos, trabalhamos, desenvolvemos, organizamos, classificamos para a Sul-Americana. Estamos na Copa do Brasil. Estamos no Brasileirão. Fazendo uma pré-temporada com Estadual, o que não é normal, o normal é fazer amistosos. Aqui não é possível, mas seguimos"

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/luis-castro-faz-analise-do-seu-trabalho-no-botafogo-apos-um-ano-no-clube,7c6e288666e5248312303996e8052924zp5o5fz6.html

Quando o Botafogo teve um Centro de treinamento?
Na Copa do Brasil está praticamente nas "mesmas" fases da época dos ilustres;
O Botafogo classificou para a Sul-Americana em vários anos;
No Campeonato brasileiro, sempre estivemos mais na série A do que B, aos trancos e barrancos em muitos momentos;
Técnico algum fez pré-temporada decente, o calendário sempre foi essa porcaria;

Entretanto, técnico algum teve orçamento tão grande para contratações como o L. Castro tem, talvez desde a época do Emil Pinheiro (Muitíssimo obrigado, Emil).
Entendo que ele esteja com a consciência tranquila e até acredito que esteja fazendo o máximo, mesmo que eu ache que este máximo é bem ruim, mas ele tem a vantagem orçamentária e até vantagem na logística para os jogos, já que viaja em voo fretado.

E na mesma linha vai o discurso do Mazzuco sobre chegar longe na Sul-Americana...
Esse longe dele vai cair como uma luva para quando do término da participação na Sul-Americana.
Há uma certa estratégia em nos convencer de que tudo está no caminho certo e que objetivos estão sendo alcançados.

SA!!!

Klaus disse...

"Se impor" ... É uma piada isso! A diretoria e o treineiro estão em algum plano imaginário, em um mundo virtual que só existe na cabeça deles. Chegar o mais longe possível é apenas uma forma de dizer que não iremos a lugar nenhum.

Eduardo Samico disse...

"É um grupo que, obviamente, a gente precisa se impor."... (Mazzuco, André).

Esta frase quer dizer... quer dizer nada! É um grupo que a gente precisa se impor (sic). A gente precisa é jogar bola. A gente precisa é reforçar o elenco. A gente precisa é parar de conversinha e trabalhar com competência. Isto vale para todos os envolvidos, a começar pelo insigne acionista majoritário da SAF Botafogo, responsável por toda essa bagaça.

É claro que um Milan, uma Juventus, um Benfica atualmente não entram numa Liga dos Campeões dizendo que querem ser campeões. Dada a disparidade cada vez maior entre os times, mesmo entre os europeus, tal disputa fica restrita aos mesmos de sempre: Real, Bayern, Man. City, Liverpool...

É claro também que o destroçado Botafogo, sem divisões de base decentes, com zero infraestrutura, afogado em dívidas, tudo isto fruto de décadas da incúria de sucessivas "administrações", não teria como, em um passe de mágica, virar uma potência, começar a disputar todos os títulos. Temos um passado, cada vez mais remoto, glorioso, é fato. Mas, li não sei onde, nos anos 2000 o São Caetano tem mais participações na LA que o Botafogo.

Sei é que diante do que se apresenta à torcida, incluindo-se partidas deploráveis do time contra equipes como a Lusinha carioca, o Sergipe, o mistão do time da beira da lagoa com juvenis e jogadores não aproveitados, reservo-me o direito de pôr minhas barbas grisalhas de molho e nada esperar de bom nesse torneio continental.

Aliás, ante nosso retrospecto, a parada na Copa do Brasil contra o Ypiranga também me parece uma pedreira. Essa equipe quase eliminou o Grêmio das finais do gauchinho, perdendo na disputa dos pênaltis.

E pensar que, não tem muito tempo, o ora desaparecido gringo fanfarrão dizia que os objetivos eram, em 23, conquistar a vaga para a LA, em 24 ficar entre os 3 primeiros no Brasileiro e, em 25, conquistar um título de expressão.

Por todo o conjunto da obra dessa SAF Botafogo, eu não acredito. Mas torço para estar redondamente enganado, lógico!

Abs.

JOTA disse...

RODRIGO, voltei de viagem e continua tudo do mesmo modo, ou seja uma grande M....
Pelo que li hoje o JT sumiu do mapa e o BORDUEGA continua com o seu palavreado encantador, é FLÓRIDA meu amigo.
Parece que será um ano de muito sofrimento para nós torcedores.
Vamos brigar em campo com o poderoso AUDAX, um timaço cheio de craques.
E eu com esperança que a SAF acabaria com os nossos problemas no futebol.
Enfim, vida que segue e uma boa semana para os amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Ah...sim, Marcio. Me refiro à esse lance de jogador atuar hoje e amanhã, do nada, nem ser relacionado e por aí vai.

Klaus, eles vivem no metaverso.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Eduardo. O Mazzuco, assim como tal do T.Arruda, é daqueles que falam, falam, falam...e não dizem nada efetivo.

Jota, e nem vai mudar. Tudo a mesma coisa. Hehehe

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ainda Mazzuco:

"Sempre fazemos uma análise que os treinadores, que são grandes lideranças, são contratados para fazer seus trabalhos e encontrar soluções. Nos momentos de dificuldade é que são acionados para essas soluções. Eu acho que existe um movimento de algum tempo no Brasil sobre continuidade. Muitos clubes estão entendendo que é importante ter paciência e apostar no trabalho ."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2023/03/28/diretor-do-botafogo-confirma-interesse-em-matias-rojas-e-preve-de-um-a-dois-reforcos.ghtml

"Sempre fazemos uma análise que os treinadores, que são grandes lideranças, são contratados para fazer seus trabalhos e encontrar soluções(...)"
Qual seria uma outra causa para a contratação de um técnico?
"Nos momentos de dificuldade é que são acionados para essas soluções", também disse.
Não deveria o técnico trabalhar de forma proativa para não ter esses momentos de dificuldades ou minimizá-los?
E por último:
"Eu acho que existe um movimento de algum tempo no Brasil sobre continuidade. Muitos clubes estão entendendo que é importante ter paciência e apostar no trabalho"
Por causa do entendimento pela continuidade, aposta no trabalho e paciência, são ignorados todos os péssimos resultados que são consequências de um péssimo desempenho dentro de campo.
Saber a hora de trocar o comando também está entre as atribuições da gestão.
Contratar considerando fatores objetivos também é parte da gestão.
Essas falas não dizem nada.

SA!!!

Anônimo disse...

Espero que o ano esteja começando para valer agora.
Sei que todos nós ,ficamos contentes com a saf ,porque com ela aos Tronco barranco,ainda sonhamos com dias melhores, já pensou aonde o Botafogo estava na mão dos ilustres.
Talvez na segunda ou terceira divisão.
Outra coisa são os péssimos resultados obtidos até agora.
Mais em parte da tão sonhada estrutura melhorou muito.
Quem chegar a frequentar o atual centro de treinamento nunca tivemos um igual.
Agora os resultados pífios e as apresentações preocupa.
O Nilton Santos vai ser um belo reforço que vem aí.
Vamos aguardar e torcer porque não resta outra opção
Marcos




Rodrigo Federman disse...

Marcio, o fato é: O Mazzuco é incompetente para qualquer tipo de análise ou avaliação.

Marcos, será que o NS será um reforço mesmo? Ano passado ele foi salão de festa de todos adversários.

Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Que não sejam vistos como os adversários da copa do Brasil, onde tropeçaram em desconhecidos por considerá-los fáceis

Rodrigo Federman disse...

Jorge, acho que sofreram não por considerarem adversários fracos, mas pelo pessimo elenco formado e mal treinado mesmo.
Abs e SA!!!