31/05/23

Venceu...mas não deu
















O Botafogo até venceu o Athletico/PR por 1 a 0, mas acabou sendo eliminado da Copa do Brasil na disputa de pênaltis.

Resultado que acabou sendo uma ducha da água fria na incrível festa protagonizada pela torcida que lotou o Niltão na esperança de ver a classificação alvinegra.

E com a bola rolando, a esperança aumentou cedo, afinal, com menos de 20 minutos já vencíamos e precisávamos apenas de mais um gol para garantir o sucesso.

O jogo foi desenrolando com domínio do Botafogo, mas que sem tantas chances reais criadas, pecou demais nas poucas que conseguiu. 

Sem gols, cobrança de penalidades...

Bom, saímos perdendo as duas primeiras. Aí já era. Eliminação que dói, pois vencemos nos 90 minutos, mas sentimos muito o preço daquela derrota vergonhosa em Curitiba há duas semanas.

Uma pena.

Agora é focar nas duas competições que restam e lideramos.

A Copa do Brasil fica para 2024...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Anônimo disse...

Perdeu e perdeu com todos os méritos... Era guerra, mas foram cobrar os pênaltis com semblantes de derrotados.
Mais ironia ainda, pelo menos perdeu para um clube que, no cenário nacional, hoje é maior do que o Botafogo.
Levi

Keven disse...

Não tenho muito o que falar é do jogo, o athetico fez de tudo para levar para os pênaltis e conseguiu, agora fica a preocupação pela saída por lesões do Eduardo e do Marçal.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Levi, sim! Hoje, inegavelmente, o Furacão é maior que o Botafogo. Uma pena!

Keven, na moral...essas contusões enchem o saco. É final de campeonato, o cara sabe que é o titular absoluto, capitão, que não temos reserva...não acredito que não dê para encarar e atuar no sacrifício! Me deixa puto isso!

Abs e SA!!!

Joao Pedro disse...

Boa noite.

Uma derrota com hombridade, porém fruto de uma virada inaceitável lá no Paraná. Achei q o time freou demais após fazer o 1 x 0.

Não tem desculpa, porém a arbitragem brasileira é inacreditável. Dentro de um mesmo jogo eles usam uns 4 critérios distintos.

Fica o aprendizado.

Rodrigo Federman disse...

João Pedro, sim. A desclassificação está toda naqueles 45 minutos covardes e no time mexido que o LC resolveu inventar lá no sul.
Abs e SA!!!

Ailton disse...

Botafogo não tem time pra disputar 3 competições. Embora a Copa do Brasil pague mais e seja o título que não temos, prefiro focar na Sulamericana e Brasileiro. Há males que vêm para o bem. Agora teremos mais foco e precisamos levar pelo menos um dos títulos. Framengo genérico mais uma vez vai dar trabalho e não levar nada. A gente tem boas chances. É trabalhar sério e agora não dar mais mole. Estou confiante. SA!

Anônimo disse...

Complementando, há muito venho dizendo que o Botafogo é incompatível com essa porra de Copa do Brasil... Carregando nas tintas, digo que se mostra menos difícil ganhar uma Sul-americana (vamos ver até que ponto vai) ou mesmo um Brasileirão (a conferir...) do que esse maldito torneio. Não por acaso, já ganhou uma vez tanto o brasileiro como a Sul-americana (à época, a Conmebol).
Levi

Rodrigo Federman disse...

Ailton, e que acabe essa frescura de cansaço! Agora é time titular até o fim. A começar pelo sábado!

Sim, Levi. Eu preferia conquistar a CP do que a SA, mas já aceito que jamais a conquistaremos. É sina!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quanto ao jogo, o Botafogo poderia ter definido se tivesse jogadores com mais capacidade de pensamento e poder de finalização.
Jr. Santos e V. Sá tiveram as melhores oportunidades e desperdiçaram ao com finalizações ruins; Jr. Santos ainda para piorar, tentou resolver tudo sozinho.
Jogo se joga com a inteligência!
Além disso, senti falta de um técnico um pouco mais "inventivo", pois em jogo decisivo nunca é demais criar um fato novo e tentar desequilibra o adversário.
Ele apenas faz as mesmas substituições, o que nem sempre é o mais indicado, ainda mais que desde 1389 todos sabiam que mesmo sendo derrotado pelo placar mínimo, o adversário iria segurar o jogo como pudesse e assim fez.
Entretanto, não podemos nos esquecer que o grande problema não foi hoje e sim no 1º jogo, quando virou o 1º tempo vencendo por 2 a zero e na 2ª etapa fez um jogo lastimável, sofreu a virada e ainda teve no técnico a falta de senso de urgência para fazer as modificações necessárias; errou muito.
Em resumo, Castro precisa ser cobrado pela falta de variação desse time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio! O jogo estava truncado, perdíamos o meio, o folclórico Jr. Santos (que muitos levam a sério) errando tudo... e ele não muda o esquema. Terminou com 3 substituições apenas. Um treinador de 1MM precisa entregar mais situações de jogo e não deixar que os jogadores decidam sempre sozinhos na base do improviso ou de um dia iluminado.
Abs e SA!!!

Ailton disse...

Penso que hoje o LC ficou receoso e acabou sendo conservador demais. Tudo bem… fico mais incomodado por conta das contusoes. Espero que nosso DP não seja protagonista esse ano. Times campeões têm quase que 2 times titulares. Em outras temporadas, a janela nos aterrorizava, pois sempre perdíamos jogadores. Dessa vez não podemos perder ninguém e, ao contrário, somar reforços de nível. Está tb nas mãos do Textor.

Anônimo disse...

A desclassificação foi uma mistura amorfa, feita daquela derrota inexplicável lá em Curitiba e de uma total inépcia demonstrada no jogo de hoje. Não dá para jogar na conta somente do jogo da ida. Afinal, jogou a volta em casa e com a torcida tendo comparecido em massa. Obrigação de meter dois gols, no mínimo, já que na ida - vejam só! - fez dois gols...
Pelo menos, não se venha com a desculpa de que está jogando três campeonatos e potocas outras do tipo. Reconheço que seria muito difícil manter o tônus na disputa em três frentes. Agora, restam o brasileiro e o torneio continental secundário
Levi

Rodrigo Federman disse...

Ailton, eu vi o LC sendo o mesmo LC de outras 99% das partidas. Trocas triviais, rotineiras, seis por meia dúzia e nada fazendo ou tentando de novo.
Abs e SA!!!

João disse...

Esse time que quer ser grande (jamais será, vide os 50 torcedores no lado deles) lá do sul veio pra jogar pelos pênaltis, pois sabiam que não ganhariam na bola. Como já foi falado, a virada do primeiro jogo decidiu a vaga.

Péssimas mexidas do Castro, Jr Santos era pra ter saído, pois era um cemitério de jogadas. De resto, não achei que o time jogou mal.

Ailton disse...

DP não, DM!!! Sorry!

Rodrigo Federman disse...

Levi, isso mesmo. O Furacão lá mostrou que é possível marcar 3 gols em 45 minutos. Hoje não tivemos competência para marcar dois. Ou seja, eles foram merecedores no final das contas.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

A desclassificação é o somatório de algumas falhas. Aquele segundo tempo em Curitiba, A falta de convicção que poderíamos fazer um segundo gol, e por último a falta de entendimento que penalty é bater forte e no canto. Essa babaquice que querer bater com elegância e colocado pode e geralmente dá merda.

O Botafogo hoje ao menos passa a impressão que pode enfrentar qualquer adversário de igual pra igual. Quem pensaria assim há 2 meses atrás ?

Eliminação á parte, achei que esse Daronco andou querendo nos prejudicar deixando o Atlético bater a vontade. Vida que segue !!

Rodrigo Federman disse...

João, mas há anos eles são "maiores" que a gente sim. Nós que precisamos correr muito atrás e recuperar a grandeza que eles, hoje, nos roubaram.

Valeu, Ailton.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, sim. É muito chato ser eliminado, mas ao menos não foi de maneira vergonhosa como em todos os anos anteriores.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Eu até escrevi em um outro Post que deveria ser pensado um meio de campo com 4 jogadores, M. Freitas, Tche² e (talvez) L. Fernandes, liberando um pouco mais o posicionamento do Eduardo.
Continuo acreditando que o Botafogo tem margem para evoluir, desde que o técnico entenda que nem sempre é jogo para 2 pontas que não têm tanta qualidade de drible, sendo quase que exclusivamente jogadores de velocidade.
SA!!!

João disse...

Rodrigo, não vou entrar em discussões nesse momento, mas não são 10 anos bem administrados que colocam um clube histórico e centenário para atrás. Ninguém mais lembra quem é São Caetano, por exemplo. Vc já viu algum torcedor do atlético-pr fora de Curitiba? Tradição não se conquista com 1 ou 2 décadas.

Anônimo disse...

Vir um time que procurou.resolver um jogo sem cobrança de pênalti e o outro acovardado não deu um.chute a gool mais foi eficiente.nos pênaltis.
Sentir saudade do gatito nos pênalti não gostei do perri cai antes das cobrança apesar se um baita goleiro.
Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcio, nem adianta esperarmos isso do LC. Ele já mostrou ser irredutível.

João, mas não estou falando em tradição também. Me refiro a grandeza (títulos e respeito dos adversários). Há anos eles têm mais que a gente. E não têm culpa alguma das nossas péssimas administrações.

Marcos, estratégias. E no final, o time acovardado que se classificou.

Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

O fato do Atlético Pr. tão sobejamente tido como um grande, vir ao Nilton Santos com a intenção única de empatar, é porque já existe um temor do outro lado.
O Botafogo ainda não é um esquadrão de futebol, mas já mostra uma certa qualidade que faz o adversário ter respeito.

Marcio disse...

A questão das penalidades é:
Treinam constantemente ou treinam apenas quando a possibilidade se aproxima?
SA!!!

Anônimo disse...

Em anos anteriores já teríamos ficado pelo caminho na CB. Fizemos hj o que tínhamos pra fazer ganhar. 1 não era suficiente. Ir pros pênaltis é lotería por mais que ter qualidade também seja importante. O pecado foi a virada no jogo anterior. Deixar virar jogo no 2° tempo com 3 gols. Falta a malandragem do antijogo dos times do 7x1. Fazer faltas, parar jogadas. Logo o Tiquinho coitado que nos tem salvado tantas vezes, inclusive hoje, perdeu o 1° pênalti e na sequência o Tchê mto bom jogador. Pra azar o Perri não tava em.noite de Gatito nos pênaltis. 3 ou 4 grandes times hoje também ficaram pelo caminho nos pênaltis.
LC é mto 6 por 1/2 dúzia. Tería colocado o Luiz Henrique e não teria tirado o Víctor. Enche de corredores e joga pra frente e vê no que dá. Mas é mto papai-mamãe.
Perdemos R$ 4.3MM hj e ganhamos tempo pra 2 competições.
Jogamos "bem" bem ou mal.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, mas não vi temor no rival. Vi estratégia. Diferente de covardia.

Marcio, duvido que treinem todos os dias.

Pai, mais um motivo para acabar com babaquice de elenco cansado. Já saímos de uma competição.

Abs e SA!!!

Damião disse...

O Botafogo perdeu a classificação na partida anterior, quando vencia pelo placar de 2 x 0, deixando, em virtude das mudanças do LC, o Atlético virar. Ontem, apesar das muitas oportunidades perdidas, o adversário veio para empatar ou perder pelo placar mínimo e foi o que aconteceu. Parece que a turma não treinou cobrança de pênaltis. Agora , resta ao Fogão focar no CB e na SA, pois como sempre defendi, que não tinha plantel para disputar três competições. Começo a me preocupar com as frequentes ausências do Marçal e do Eduardo , por contusão ou suspensão Ficou evidente, na partida de ontem, que o time necessita de reservas no mesmo nível dos titulares em todas as posições, como acontece com os principais clubes que disputam competições simultaneamente. Ex: a nossa zaga reserva é horrível. Saudações Alegrias!

Rodrigo Federman disse...

Damião, aquele segundo tempo covarde lá cobrou o preço.
Abs e SA!!!

Ronaldo Menezes disse...

Caros amigos!
Com a derrota, (opa desculpa desclassificação, pois ganhamos) estou muito contente, tenho 41 anos e não me lembro do Botafogo disputando em copas com ninguém, (em 2017 com o time covarde do Ventura), estou feliz com o que está acontecendo o CAP hoje é o time a ser batido nas copas, o Poderozo Palmeiras foi desclassificado por eles na Libertadores do ano passado, o Furação sabe jogar esse tipo de competição e nós estamos voltando ao senário novamente, esses times já não respeitavam o Botafogo a anos vinham jogar e sempre ganhavam de nós de forma vexatória.

Acredito que os tempos de glórias estão voltando.

AB e SA Alvinegras!

Rodrigo Federman disse...

Ronaldo, que o cenário mudou consideravelmente, isso é inegável. Mas eu não consigo ainda romantizar eliminações, mesmo reconhecendo que hoje não fazemos mais papelão. hehehe!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre elenco, respeitando as opiniões divergentes, acredito que os suplentes tenham de agregar características diferentes às dos titulares.
Jogar na mesma posição não significa possuir as mesmas características.
Cabe ao técnico entender todas as variáveis e adaptar o esquema aos jogadores.
Penso que o grande problema do L. Castro é apenas fazer as substituições de nomes e continuar no mesmo sistema; ontem entraram L. Fernandes e L. Henrique, saíram Eduardo e V. Sá...
O jogo estava controlado, mas e aquele diferencial para surpreender o adversário?
Quantas vezes T. Soares e Eduardo estiveram próximos dentro da área?
Pelo que me lembro, por apenas uma vez, quando da jogada em que o Jr. Santos finalizou mal.
Não valeria à pena ter sacar o Jr. Santos ou V. Sá e colocar o L. Fernandes e adiantar o posicionamento do Eduardo?
No gol marcado pelo T. Soares, Jr. Santos estava lá pela ponta esquerda... Por que há poucas trocas durante o jogo, ou melhor, apenas se limitando à volta do Tiquinho para receber a bola, dominar e esperar a passagem dos pontas e/ou que outro ocupe o seu posicionamento de centroavante?
Vou repetir pela 12345ª vez; mesmo com esse elenco há margem para melhorar o jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Foi o que comentei no grupo de WA ontem, Marcio: Errou ao tirar o Sá (que estava melhor do que o Jr.) e poderia ter reforçado o meio de campo, deixando o LH com toda liberdade para assistir ao Tiquinho. Em determinado momento do segundo tempo perdemos todo o meio. Essas coisas, um técnico que custa 1,5MM precisa ter na manga. Não pode ser engenheiro de obra pronta e repetir o procedimento em toda situação sem analisar contextos.
Abs e SA!!!

alex disse...

Bom dia amigos.

O treinador está indo para a 2ªtemporada aqui no BRASIL, mas ainda não consegue visualizar em vários momentos o jogo dentro do campo...
Ontem o Jr Santos, estava mal , e deveria ter sido substituído no inicio do segundo tempo.
Perdemos a classificação no segundo tempo horrível no sul....
Vida que segue e esperar esse treinador enxergar melhor o futebol....

Rodrigo Federman disse...

Alex, ele é treinador de cartilha. A repete sempre, independente do jogo em andamento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, muitos dizem que o Guardiola só faz o que faz porque sempre tem grandes jogadores à disposição.
Não é bem assim...
Reposicionou o Messi em campo, pelo centro, e foi diretamente responsável pela subida de produção de alguém que já se mostrava um jogador absurdo e que poderia ser "desperdiçado" na ponta;
Conseguiu fazer o Robben, já veterano e consagrado, um jogador de muitas variações de posição. E foi o próprio holandês que revelou tal situação;
"Descobriu" que o Lahm, excelente lateral, também poderia jogar no meio de campo...
Este ano no Manchester City, após ter alguns problemas de desempenho, modificou a forma de atuar e posicionamentos; passou a jogar com 3 zagueiros; colocou Stones que inicialmente zagueiro, como volante; adiantou Gündogan para poder jogar mais próximo do De Bruyne; colocou Bernardo Silva, que joga de ponta e meio-campo, no lugar do Mahrez que é naturalmente atacante...
É um técnico muito diferente da imensa maioria.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, quem diz que o Guardiola não é gênio, não gosta e nem entende de futebol!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, até mesmo porque já tivemos exemplo de que não basta ter o jogador diferente...
Lá na final da Copa do Brasil de 1999, o Gilson Nunes teve a capacidade de sacar o Bebeto no 2º tempo, precisando vencer o jogo por "apenas" um a zero.
Naquele contexto de Time e elenco, Bebeto jamais deveria ser sacado, ainda mais em uma decisão.
Bebeto, inclusive, cita que essa é a maior decepção que teve no futebol.
Saiu puto com o técnico, inclusive.

https://www.youtube.com/watch?v=xVwrmO8QnuY

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Fora ter mantido o Rodrigo fora também. Na época, estava voando.
Abs e SA!!!

Felipe Pimenta de Souza disse...

Se o objetivo do futebol é o gol, só deveria haver desempate em pênaltis (os quais pelo menos com a participação de todos os jogadores de linha que fecharam o tempo normal, podendo haver troca de goleiro a cada ciclo) habilitados) quando nenhum time marca no tempo normal (sou contra prorrogação de 30 minutos). Se o critério fosse time que abriu o placar nas 2 partidas ou gol qualificado Botafogo levava.

Rodrigo Federman disse...

Felipe, mas a graça do futebol é justamente não ter o "se".
Abs e SA!!!