11/07/23

Mazzuco, Mazzuco...
















Questionado sobre reforços pontuais (em especial,  para o Tiquinho) nesta segunda janela, o diretor André Mazzuco respondeu:

"- Esse pedido é meio constante. Temos alguns reservas para o Tiquinho, no último jogo usamos um pouco da base. Tivemos Júnior Santos, Luis Henrique e Carlos Alberto, que entrou e fez os gols do resultado final. Tem a questão tradicional de ter o 9 e ter que ter o reserva. Temos Janderson, Matheus Nascimento, mas temos no elenco possibilidades. Lógico que estamos olhando o mercado, mas não é uma preocupação iminiente".

Bom, se o homem responsável pelo futebol diz que um reserva imediato ao Tiquinho não é tão necessário, eu que fico preocupado.

De todos os citados, não dá para levar a sério tentar Junior, LH, MN ou Janderson. O próprio CA, autor de gols contra Vasco e Grêmio, não tem bagagem para tanto. Uma coisa é entrar no lugar do camisa 9 quando o Botafogo está vencendo e precisamos utilizar do contra-ataque. Outra, bem diferente, é começar um jogo como titular e o placar em igualdade. 

Nem precisa ser um jogador com as mesmas características (até porque, é difícil encontrar), mas precisamos de uma opção que não seja tão aposta e/ou obrigue a continuar insistindo em Matheus Nascimentos e/ou Jr. Santos da vida.

Insisto: Mazzuco, precisamos de um reserva imediato para o Tiquinho, assim como outro atleta para brigar pela titularidade na lateral direita. Até seria interessante outros reforços, mas esses dois são em caráter de urgência, sim senhor. Não conte com a fase iluminada do Carlos Alberto sempre que for solicitado. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Damião disse...

Não acredito que estejam, realmente, buscando um lateral direito para brigar pela titularidade e um reserva imediato para Tiquinho. O discurso de Mazzuco, deixa bem claro, que o mais importante é manter os destaques, que já foram procurados por vários clubes interessados.
Pensar em títulos com onze titulares e uns quatro ou cinco reservas qualificados, vai ficar mais complicado para prosseguir na SA e para o segundo turno do Brasileirão. Os adversários estão aproveitando a janela, trazendo reforços interessantes. E o Botafogo, vai continuar somente com Di Plácido e MN, este para reserva imediata de Tiquinho? Sem falar na zaga, que só tem dois ótimos zagueiros, os reservas estão bem abaixo dos titulares. Cai na real, Mazzuco....

Rodrigo Federman disse...

Damião, nem estou vendo tanta movimentação assim nos clubes (talvez, só o Flamengo). Mas não invalida o fato de nós continuarmos com algumas carências que deveriam ser prioridades desde janeiro...mas pelo visto, o Mazzuco não pensa assim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Espero que a declaração do Mazzuco seja no sentido de proteger algum nome descoberto pelo setor de inteligência; também para evitar maiores especulações e diminuir um pouco oferecimentos por parte de empresários de jogadores.
Isso é o que espero, mas acho que de fato não está muito interessado em contratar um outro centroavante.
Chegando mais à frente na análise, talvez não seja uma decisão individual do Mazzuco e ele esteja somente dando publicidade, sendo o "porta-voz".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, também torço por isso, mas pela demora...começo a acreditar que eles realmente acreditem que MN, CA e Janderson são boas opções para quando o Tiquinho não estiver disponível.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre contratações, penso que partindo da maior urgência para a menor, seriam as seguintes: um lateral direito, um centroavante (quase uma urgência máxima), um lateral esquerdo e um zagueiro.
Sobre a zaga faço algumas observações.
Aquele jogo do Sampaio e do Segovia, frente ao C. Vallejo, não pode ser colocado como prova absoluta de que não servem, principalmente o Segovia
Primeiro porque juntos fizeram apenas um jogo, frente ao Audax pelo carioca e isso não é um teste verdadeiro.
Segundo porque mesmo reconhecendo a importância do treinamento, sou da máxima do Didi, "Treino é treino e jogo é jogo". Hoje, a probabilidade de um zagueiro jogar bem ao lado do Adryelson e do Cuesta é muito maior.
Terceiro é o técnico entender que o Sampaio não tem as características do Adryelson e assim precise de um jogo "diferente", talvez até o próprio Segovia também precise dessa atenção.
Como disse o Ancelotti... Como pressionar muito com Kroos e Modric no meio de campo?
E esses nomes precisam ser para resolver e não apenas para fazer numero no elenco; a depener da contratação, melhor não fazê-la.

Para terminar, me lembrei que quando o Marcelo (1,80m) estava por aqui, diziam ser baixo para ser zagueiro no futebol atual e muitos afirmavam, eu inclusive, que isso era um exagero.
Está aí o Adryelson (1,82m) provando que não adianta ser alto e sim ter posicionamento.

SA!!!

Marcos disse...

Boa tarde irmãos de camisa eu acho que o clube está certo não pode contratar se a receita do clube e infinitamente inferior aos mulambos , corinthians , palmeiras querem um exemplo maior o Sócio Torcedor do Botafogo hoje e de menos 20.000 Sócios do que o Fluminense isso é vergonhoso se temos basicamente o mesmo numero de torcedores do ECTD , e hoje só é de 20.000 a diferença porque houve um aumento significativo devido a campanha desse ano do time esta liderando o brasileiro e mesmo assim nunca ou quase nunca conseguimos lotar o Niltão se querem disputar todos as competiçoes para ganhar que o torcedor pare de ficar reclamando nas redes sociais e nos blogs e seja SÓCIO TORCEDOR , vejam o média de público do Flamengo , Fluminense , Palmeiras se o Vasco estivesse na situação do Botafogo teriam mais de 100.000 ST , a torcida reclama demais e não fazemos a nossa parte.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio. São 4 reforços necessários, sendo 2 em caráter de urgência máxima.

Marcos, houve alívio mensal com algumas saídas e empréstimos. E essa necessidade do reserva do Tiquinho, por exemplo, é sabida desde o final do ano passado. Ou seja, é um erro de planejamento.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Penso que os muito mais de 40 anos de, na maioria absoluta das vezes, péssimas administrações ajudam a explicar o Torcedor do Botafogo.
Esses dirigentes entregaram duas décadas de jejum no século anterior, 3 rebaixamentos neste século, muitas campanhas pífias a partir dos anos 1970, entre outros absurdos mais.
E reconhecendo a verdade de que o Botafogo chegou até a possibilidade da SAF por causa de todos nós, também é fato que demandará um trabalho árduo para reconectar de maneira concreta uma parte dessa Torcida ao clube e mais especificamente ao time de futebol.
Penso que a nossa Torcida até que tem respondido bem e se daqui para frente entrar nos campeonatos para disputar para ganhar e não somente fazer número, as coisas entrarão no caminho que todos esperamos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Ronaldo Menezes disse...

Caros amigos alvinegros!

Geralmente não concordo com os comentários do Marcio, mas hoje estou de acordo com todas as palavras, nosso time está além das nossas receitas, precisamos alavancar nossas rendimentos.
O maior reforço dessa segunda janela será a manutenção do time, visto que temos DH estreando no Fogão.
Rodrigo discordo quando você diz que o planejamento foi mal feito, no início do ano, varios jogadores foram escrachados pelos torcedores (Tiquinho, Adryelson, Marçal, Marlon entre outros), o Rafel quando se machucou estava começando a jogar bem, isso diz que se tiverem tempo para eles darem continuidade no trabalho o fruto virá.
O que peço aos inmãos de camisa é confiar no processo.

ABS e SDA Alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Ronaldo, desculpe, mas eu não recordo de torcedor criticando Tiquinho, Adryelson ou Marçal como.jogadores. Eu critiquei sim, o Marlon, que queimou a minha língua. Agora, terminamos 22 e iniciamos 23 sabendo que só tínhamos o Tiquinho, que na direita todas as opções eram limitadas, na esquerda, Hugo é reserva imediato... nada foi feito. Para mim, isso é erro óbvio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Penso que o fato do Time ter resultados neste momento passa pelas cobranças feitas ao L. Castro.
Tanto que em abril ele disse em entrevista:

"As coisa se misturam muito. Neste momento, olho para mim como cada vez mais um treinador dependente dos resultados, fruto da cultura do Brasil, e menos parte integrante do Botafogo no seu futuro médio/longo prazo. Claramente essa cultura de resultados está instalada e nós treinadores temos que aceitar, porque é o contexto e nós temos que nos adaptar"

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2023/04/6612004-luis-castro-desabafa-sobre-pressao-no-botafogo-sou-dependente-de-resultados.html

Não fosse isso, o Botafogo estaria sendo laboratório, vencendo um jogo hoje, empatando outro amanhã, esperando o longo prazo chegar para poder iniciar um ciclo vitorioso.
Uma filosofia semelhante à do "gol é um detalhe"...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. A torcida (me refiro aos críticos e não aos foquinhas) teve um papel fundamental, cobrando e apontando situações que poderiam e deveriam ser alteradas ou testadas.
Abs e SA!!!