05/09/23

Passadinha de pano
















O diretor de futebol, André Mazzuco, falou sobre a declaração do Bruno Lage, após a derrota para o Flamengo:

"- Naquele momento do Bruno, ele é um cara muito protetor e quis externar que as críticas que acaba sofrendo pelas decisões que ele toma, que a gente toma... Ele não quer que essas críticas atinjam outros jogadores, porque não é justo com eles. Ele fala assim: 'Se as críticas estão vindo a mim, que sejam só comigo, que todo mundo fique à vontade de estar aqui e não estar, mas não quero que chegue nos jogadores".

Contemporizada básica para enganar "torcedor-foca".

Até onde eu li, vi e ouvi, houve vaias a jogadores que atuaram mal e críticas ao treinador. E se foi apenas isso, está certíssimo, dentro dos conformes e absoluta normalidade. 

Jogador de futebol em clube grande não é um pobre coitado desamparado. Deve sim, ser aplaudido quando for merecido e xingado quando desempenhar mal as suas funções. Agora, se houve críticas à decisões erradas contra o Defensa y Justicia e, principalmente contra o Flamengo, elas foram totalmente para o treinador botafoguense. Logo, não vem querer pagar de defensor dos oprimidos porque com quem tem o mínimo de senso crítico, não cola.

Bruno Lage, as críticas foram à você. 

André Mazzuco, não finja demência. Tenha mais pulso e controle.

O que vocês mais tiveram até agora foram elogios e apoio. Na maioria das vezes, fizeram por merecer. Portanto, não venham querer dar lição de moral. Façam seu trabalho, voltem a vencer (e convencer) e não repitam erros crassos de tomadas de decisões.

Simples assim.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Keven disse...

Mazuco é um mole demais, não entendo pq veio parar no botafogo, confesso que não veio lendo as notícias, pq é tanto do mimi que dá raiva
ABS e Sa

Rodrigo Federman disse...

Keven, veio, entre outras coisas, por falar inglês! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mazzuco tentou proteger o tecnico... De quê?
O primeiro que deveria chamar o Lage e fazer as devidas cobranças é o Mazzuco; só que parece que ele enquanto responsável pelo futebol está satisfeito e, pior, entregou ao Lage uma irrestrita autonomia.
Não podemos nos esquecer que o Mazzuco é aquele que afirmou que o objetivo na Sul-Americana era chegar o mais longe possivel.
Me parece claro que essa patética declaração do Lage ocorreu pela completa falta de observação dos seus superiores.
O Lage falou que o incomodo vem desde que chegou.
Porra, ninguém verbalizou para o português as necessidades do Botafogo?
Ou será que está faltando diálogo?
Ou será que o Lage se espantou com as cobranças pelo título, com muito apoio da Torcida, por ter sido informado pela direção que o objetivo é a classificação à Libertadores?
É bom ficarmos atentos, pois não sei se o título está verdadeiramente no radar desses caras.
Para terminar, o Lage deveria ter sido demitido; já que não foi, precisa sair ao final da temporada, independente dos resultados. Só que bem acompanhado pelo Mazzuco, que não sabia dos pensamentos do Lage e deveria ter sido avisado da tal insatisfação.

SA!!!

Luiz Antônio disse...

Parece que esses caras (diretor, treinador, jogador...) não tem noção do que representa esse título para o Botafogo. Já passou da hora de alguém chamar o Lage para mostra-lo aonde e como está errando. Está todo mundo contra o Botafogo e a impressão que tenho é de uma passividade inexplicável !!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, para mim, só fica mais claro que não tem tantas cobranças!

Luiz Antônio, eu ainda não consigo admitir que ninguém da diretoria tenha questionado a escalação do sábado passado antes do time entrar em campo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Óbvio que todo e qualquer profissional não surge no topo da carreira, que não há nada demais em fornecer oportunidades.
Mas sinto falta que com tanto investimento feito no futebol do Botafogo, não tenha alguém na linha de comando que esteja acostumado às grandes conquistas.
Embora não seja garantia de sucesso, penso ser importante ter um profissional com esse histórico.
Fico imaginando os técnicos do Real Madrid, clube que trata a UCL como uma quase obrigatoriedade de conquista... Tem pressão?
E o técnico do Boca Juniors na semifinal da Libertadores, clube que deseja a cada disputa igualar ao Independiente como maior vencedor.
Tem pressão?
Se o Botafogo tivesse um profissional entendedor de futebol e acostumado a levantar taças para conversar francamente com o Lage, tenho certeza de que as dificuldades poderiam ser bem menores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

E eu concordo plenamente, Marcio!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E vou além.
O futebol, da mesma forma que há o treinador de goleiros, deveria ter outros três específicos, para defesa, meio de campo e ataque.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, também sempre fui favorável a isso! Até porque, hoje eles mais focam em atletas físicos do que técnicos.
Abs e SA!!!

Gernaldo Silva disse...

Acho que embarcando nessa palhaçada de crise! E o pior é que acho que muito torcedores ingênuos embarcam nisso!

Perdemos por erro do técnico, por uma arbitragem bandida! O time não jogou mal.

Somos os líderes isolados com uma campanha histórica e parece que estamos na lanterna prestes a sermos rebaixados diante de tanta cornetagem!

Seremos campeões com ou sem BL! Seremos campeões contra tudo e contra todos!

Se jogarmos as partidas que restam dessa forma que jogamos sábado, ganharemos de todo mundo porque um time que esteja mais isso.

Tomamos o gol em lance infeliz de um dos nossos melhores jogadores logo no início do jogo que mudou a configuração do jogo.

Então, eu não consigo cornetar dessa forma tão surreal como estão fazendo! Eu sou da época de NENÉM na lateral esquerda, de CASTILLHO no gol e Rafael Marques na zaga! Fahel como cão de guarda e Felipe Meneses como homem que fazia a bola rolar e camisa 10! Da época que que não tínhamos ninguém pra dialogar no meio de campo com Rodrigo Souto!

Seremos campeões!

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, sinceramente? Detesto quando aparece o termo "cornetar". Parece que é a esmo, sem argumentação, etc. Eu sou crítico, exponho minhas opiniões e não acho corneta. E sou favorável a quem quiser criticar e elogiar quando bem quiser e pelo motivo que quiser. No final, todo mundo é botafoguense igual e torce pelo título da mesma forma.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não observei comentários, pelo menos por aqui, apontando uma atuação ruim do Botafogo.
O gol contra do M. Freitas no inicio mudou inicialmente a configuração do jogo, mas não desequilibrou o time, tanto que o empate foi conquistado e mantido quando da saída para o intervalo e até poderia ter saído com vantagem se tivesse melhor aproveitamento nas finalizações.
O problema é que o lado direito de defesa esteve o 1º tempo todo fragilizado e o Lage foi incapaz de fazer qualquer mudança no intervalo; pior do que fazer uma escolha inicial errada é ter tempo e meios de tentar uma correção e não fazer rigorosamente nada.
Trago o jogo frente ao Grêmio, onde vencemos e a entrevista do Caçapa, como exemplo:

"Tudo mudou no intervalo. Falei para os atletas que foi um milagre a gente estar no 0 a 0. Foi a verdade. O Grêmio criou mais, teve oportunidades melhores. Não aconteceu. Disse que eles não marcaram e que a gente precisava aproveitar isso para mudar a chave. Primeiro, no impacto, em vencer duelos, e depois na posse de bola. Fizemos um segundo tempo melhor, equilibramos o jogo. Achamos dois gols que nos trouxeram tranquilidade para manter a posse de bola."
"É uma característica do Botafogo. A gente quer defender bem, não deixar o adversário jogar. Hoje, não foi assim, o Grêmio teve situações, mas o futebol é bola na rede. O Grêmio não conseguiu. Fomos para o intervalo, mudamos algumas coisas e tivemos a atitude de reverter."

O Caçapa voltou do intervalo com duas substituições feitas, Marçal no lugar do Hugo e M. Segovia no lugar do Jr. Santos.
Ou seja, o Lage deveria ter observado que naquelas circunstancias o empate em 1 gol era um bom resultado, considerando as suas escolhas para iniciar o jogo.
Entendo que todos ficamos insatisfeitos com qualquer derrota, mas sabemos também que o resultado final do jogo nem sempre se relaciona com o desempenho dentro de campo, só que não pode o técnico "facilitar" a vida do adversário fazendo escolhas ruins.
Se o Lage refletir e entender bem sobre o que pode ou não fazer em termos de escalação e esquematizações táticas o Botafogo estará em um bom caminho.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Bem lembrado. Não me lembro de alguém que tenha falado que o Botafogo atuou mal contra o Flamengo. Mas houve erro gritante desde o início (e que durou o jogo inteiro) e que o técnico foi incapaz de perceber e tentar mudar.
Abs e SA!!!