26/09/23

Vale a homenagem

















Notícia retirada do FogãoNet:

"Botafogo homenageará campeões da Conmebol 93 em jogo contra o Goiás".

Meu comentário: Sou sempre favorável a essas lembranças e homenagens. Principalmente por se tratar de um título internacional conquistado por um dos times mais fracos da nossa história. Fraco, porém, digno e lutador.

Tanto é verdade, que aquele Botafogo de 93 surpreendeu todo o mundo.

Portanto, que sejam ovacionados na próxima segunda-feira. Mas ainda assim, eu penso: Não seria muito mais legal se a homenagem fosse feita em uma partida decisiva de Sul-Americana? Até porque, a SA de hoje é a Conmebol daquela época.

Pena que o Botafogo atual simplesmente decidiu que não queria levar a competição a sério e ainda foi recebido com efusivos aplausos por alguns torcedores após a eliminação.

Enfim, viva o elenco de 1993...
...e que daqui a 20 ou 30 anos possamos saudar os atletas atuais pelo título brasileiro de 2023 também.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Klaus disse...

Gostaria de ver o time campeão e homenageando campeões do passado, deveriam esperar por esse momento. Temo uma homenagem terminar em vexame no campo.
O São Paulo reforçou o elenco visando um título e conseguiu. O Corinthians fez o mesmo e está na briga na sul americana. Na libertadores temos 3 brasileiros com chances reais.
Mas o Botafogo recusou reforçar o time para garantir o título da série A. Veja só o Vasco, investiu e está voando, e contra nós será amplamente favoritos.
Espero que a homenagem seja com vitória em campo, caso contrário, será um fiasco.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, e dizem que reforçaram o time para o segundo semestre, sendo que o único reforço mesmo (Diego Costa) veio no desespero após acreditarem que Janderson poderia substituir o Tiquinho. Os três uruguaios não vieram pra reforçar o time.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A homenagem é justa, o momento talvez não seja o mais adequado.
Deste modo, que a homenagem seja feita pensando em não interferir na concentração do Time para o jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tem isso ainda.
Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Apesar da homenagem justíssima, caiu no momento oportuno, numa tentativa desesperada de desviar o foco, pois o time do Botafogo , apesar de liderar o brasileiro, não passa muito longe do campeão de 93, excetuando-se o goleiro, os dois zagueiros, MF, Tchê Tchê e Tiquinho, e em alguns momentos o Eduardo. Os demais....

Rodrigo Federman disse...

José Pinto, nessa eu discordo. Não acho o elenco atual metade do que muito torcedor considera, mas não dá para comparar. O elenco de 93 era - tecnicamente - sofrível. rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem negar que havia a necessidade de reforçar o time, penso que precisamos separar um pouco as análises.
Entendo que o problema do Botafogo é mais de comando técnico do que de time; o trabalho do Lage é muito ruim e neste caso até o Messi encontraria enormes dificuldades.
Sem contar o mau planejamento na Sul-Americana.
Um outro fator é tentar decifrar os porquês das contratações, já que foi o 4º clube que mais gastou com contratações nesta última janela, 23,5 milhões de reais (Adamo, Ponte e Hernández); atrás de Flamengo (3 jogadores e 91 milhões), A. Paranaense (4 jogadores e 28,8 milhões) e Bahia (5 jogadores e 28,3 milhões).
Em termos de quantidade de contratações, Coritiba e Vasco fizeram 8 contratações; Cruzeiro 7; América e Grêmio 6; Bahia e Fortaleza 5; Santos e A. Paranaense 4.
Nas outras equipes é bastante complicado fazermos uma análise dos porquês das contratações, pois nem todas as variáveis são aparentes.
Voltando ao Botafogo, problemas no comando técnico à parte, seria bom se o Mazzuco ou qualquer outro responsável pelo futebol explicasse de forma clara e objetiva as opções pelos nomes contratados.
SA!!!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, acho que conseguimos formar um bom time titular, mas o elenco é torto. E sempre falamos sobre isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
Infelizmente quem tem acesso ao Mazzuco em entrevistas não faz um único questionamento.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, obviamente não...vai arriscar perder alguns furos ou mimos? rs
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Não posso falar sobre os anos dourados do Botafogo porque nasci em 1968. Mas vendo a quantidade imensa de títulos que o Santos conquistou na época, será que o Botafogo, com o elenco que tinha, não poderia ter ganho pelo menos a metade?
Essa falta de tradição em ganhar títulos é histórica e perversa. Vai passando de geração a outra. Em um ano como este, faltou aquela visão de que time grande precisa de títulos importantes, coisa que não vemos desde 1995. Seria importante para dar outro patamar ao Botafogo, e assim, retorno financeiros.
Se perdermos essa chance histórica, será difícil nos próximos anos. Será necessário um orçamento enorme para encarar os absurdos orçamentos de alguns times brasileiros.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. É o que sempre falo: O Botafogo é glorioso, tradicional, histórico, conhecido no mundo todo...mas nunca foi um clube conquistador de títulos. Não está no nosso "gene". Por isso, não nos iludamos. Comemorar títulos é tão raro que devemos fazer até a voz acabar mesmo. heheheh
Abs e SA!!!