07/12/23

Guerreiros?
















Por mais que tenha dito que não, as palavras do Tiquinho após a derrota de ontem, foram sim, para o Diego Costa:

"- Foi um grupo de homens, guerreiros e toda a responsabilidade do que aconteceu é nossa. Sei que tem muita gente falando besteira por aí, mas a gente é humilde, a gente tem humildade, tem muito homem aqui. Eu sei que é difícil, mas eu tenho certeza que o Botafogo vai se recuperar e daqui pra frente a gente vai dar alegria ao nosso torcedor".

O Tiquinho que me perdoe, mas dou ainda mais razão ao Diego.

Tudo o que esses caras não foram, é homens de verdade. Guerreiros? VTNC. Os cara tinham mais de 90% de chances de conquistar o titulo e terminaram fora até do G4. Guerreiro, por exemplo, foi aquele ECTD de 2009, com 99% para ser rebaixado e que se safou na última rodada.

Por fim, eu não acredito em alegria do torcedor em 2024. Principalmente, porque sabemos que pelo menos 70% desses frouxos, mascarados ou perebas continuarão no elenco.

Talvez, se os outros 30% fossem iguais justamente ao Diego Costa. Aí, quem sabe...

Mas nessa mamata e gestão de panelinha mimada, esqueçam.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo Lima
Com todo respeito ao tiquinho pela doença do pai, mas um dia depois do falecimento do meu, tive que viajar e dirigindo para Uberaba.
Então ele deveria ficar calado e aceitar que o DC está com razão. Até pq ele não foi esse guerreiro nos 11 jogos sem vitória.
E pelo discurso do Mazzuco, o treineiro e os demais culpados, fico certo que 2024 será pior.
Ainda mais quando vejo Lúcio Flavio falar que foi injustiçado... PQP...

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, é isso! E se ele não estava com cabeça na época (perfeitamente aceitável), não deveria ir ao jogo, pois prejudicou o time. Até porque, o DC estava com vontade (pelo menos). Mas o erro maior é da gestão que permitiu essa zona completa.
Abs e SA!!!

Gernaldo disse...

Lembro-me de um comentário do amigo aqui no blog dizendo que os méritos da campanha sensacional até então seria única e exclusivamente dos jogadores.

Infelizmente esse era o pensamento de muitos o que sem dúvida levantaram o ego desses jogadores a um ponto inexplicável.

Espero que nunca mais endeusem jogadores.

Saudações.

Rodrigo Federman disse...

Gernaldo, exatamente, o mérito até então era prioritariamente dos jogadores, quando eles jogaram sério, para valer e sem oba-oba. Mantenho o discurso. Agora, isso é endeusar ou levantar ego? Desculpe, mas se tem algo que eu não faço é endeusar jogador A ou B. Tanto que, muitas vezes, algumas pessoas não aguentam as verdades que falo e se incomodam com a realidade da guerra, afinal, sou totalmente contra o otimismo tóxico de que "temos que torcer e apoiar até o final, porque isso é ser botafoguense de verdade".
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O jogador polonês Darek Formella soube da morte do pai na Polônia três horas antes de entrar em campo em uma partida de futebol nos EUA. Mesmo assim, entrou em campo e fez o gol da vitória de seu time, dedicando-o ao pai, e depois do jogo viajou para seu país para o funeral. Tinha todos os motivos para não entrar em campo. Aliás, não contou o fato pra ninguém, só o fazendo após o jogo, para não impactar o ambiente.

Aqui, no Botafogo, a queda livre de produção do guerreiro é atribuída à condição de saúde do pai. Se ele fosse profissional, pediria afastamento do trabalho por isso. Mas a responsabilidade maior pela consequência do fato é da gestão amadora do clube, que não o afastou das atividades, até que o problema familiar do jogador fosse superado. Pra mim,o pênalti perdido pelo guerreiro contra o Palmeiras foi o xis da derrota naquele fatídico jogo e o início da derrocada e da perda do título pelo Botafogo.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, eu não entro nesse mérito, pois como meu pai ainda é vivo, não faço ideia de como uma pessoa deve ficar em situação semelhante. Na verdade, até faço, pois minha mãe teve um sério problema ano passado. Mas a questão maior é mesmo a gestão, que deveria identificar a condição ou não do Tiquinho estar apto e focado nos jogos durante esse período.
Abs e SA!!!

Denis Antunes disse...

Rodrigo,

Um amigo botafoguense postou no dia 25/10/23 (29ª rodada) no Facebook que o Botafogo não seria campeão com muita convicção. Na época tinhámos 7 pontos de vantagem do Bragantino e 9 do Palmeiras.

Eu tenho uma "teoria da conspiração" que o Botafogo foi obrigado a perder o campeonato...

No jogo do retorno contra o Flamengo já achei estranho a postura do time. O Botafogo é um ótimo momento, mas sem vontade de vencer o jogo. O Flamengo muito instável e venceu o jogo sem fazer quase nada.

No 3x4 Palmeiras me deu a certeza que não era só o futebol jogado no campo. Naquele jogo, o Botafogo fez 3x0 com muita facilidade no até então segundo colocado. E na segunda etapa, o "apagão" foi do nosso lado. Mesmo com a injusta expulsão e penalti perdido, me parecia que tínhamos que entregar a partida.

O futebol é um negócio que envolve muito dinheiro. E o dinheiro é que tem feito "os gols", quem deve ganhar/perder e até ser campeão.

Resumidamente, não me pareceu incompetência dos jogadores, inexperiência do elenco ou a simplemente perda de confiança durante o 2 turno... já estava tudo combinado que não seríamos campeões. Eram "atores" e não jogadores!

Pode até ser que o nosso primeiro turno tenha sido forjado também... de qualquer forma, espero estar errado com essa "teoria da conspiração", pois me faria desacreditar de um esporte que gosto tanto.

Abraço

Rodrigo Federman disse...

Fala, Denis! Cara, eu realmente não acredito nisso. Respeito a opinião do amigo, mas acho que é teoria da conspiração demais. Penso que foi sim, incompetência com medo, amarelada e um clube que nunca foi conquistador de títulos e que não sabe lidar quando tem o protagonismo de algo.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Acho delírio essas estórias de casa de apostas, arbitragem etc. Perdemos o título porque esse elenco não é vencedor, foi apenas uma estrela cadente que evaporou. Se JT não fizer contratações de peso e se livrar de boa parte desse elenco, 2024 será uma espécie de 3º turno de 2023.

Marcio disse...

Lembrando o que disse o D. Costa:

"Da nossa parte faltou um pouco de humildade, saber ler o momento de cada jogo, ler o momento que o clube estava vivendo. Deixar o ego de lado para poder conseguir resultados melhores. Que isso sirva de aprendizado para todos que estão aqui porque o futebol cobra."

https://www.espn.com.br/futebol/botafogo/artigo/_/id/12949888/diego-costa-cita-falta-de-humildade-no-botafogo-e-diz-que-culpa-por-perda-do-titulo-e-dos-jogadores

Essa fala do D. Costa me lembra a do Fred, sobre o 1 a 7:

“Faltou um pouquinho de humildade para gente, inclusive dentro do jogo. Lembro que estava 1 a 0 e todo mundo ‘vamos virar’, 2 a 0 e ‘vamos virar, vamos para cima’. E eu falei: ‘gente, vamos fechar a casinha”

https://onefootball.com/pt-br/noticias/fred-admite-ter-sido-o-cone-da-copa-e-revela-detalhes-sobre-o-7-x-1-24103522

Ou seja, a humildade citada pelo D. Costa, no meu entendimento, se relaciona ao que ocorre no jogo, saber reconhecer eventuais limitações e fazer dela uma oportunidade de crescimento.
Também no meu entendimento, T. Soares até o momento não entendeu o que aconteceu, deve estar naquela de sorte/azar e/ou fatores externos, passou longe de entender que não foi apenas um jogo ruim...
Em resumo, sem o reconhecimento do que foi feito de errado, a possibilidade de sucesso na próxima temporada se torna bem menor.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, tô nessa linha também.

Concordo em gênero, número e grau. Marcio.

Abs e SA!!!

Luciano_CE disse...

É como dizem “fizemos a melhor campanha contra o rebaixamento”
Tiquinho era melhor ter passado direto para o vestiário e calado.
Parou pra falar besteira e justificar o injustificável
Falou igual a gato quando quer cagar. Tinha uma picuinha entre os dois sim. O que o Diego Costa quis dizer sobre a humilde foi que o Tiquinho não teve ao reconhecer que não estava bem e dar a oportunidade ao Diego pq podia entregar mais. Teve muitas coisas no vestiário também que nunca iremos saber.

Rodrigo Federman disse...

Luciano, diante do Goiás ele não tinha que ter barrado o Tiquinho. Deveria ter jogado com os dois juntos, isso sim.
Abs e SA!!!