12/01/24

Elencos














O Botafogo, dizem, ainda busca alguns reforços. Mas enquanto não chegam, vamos fazer uma rápida comparação entre os elencos de 23 e 24, lembrando que agora temos Libertadores. Ou seja, em tese, o grupo deveria ser bem mais forte.

Goleiros 23: Perri e Gatito
Goleiros 24: John e Gatito

O Perri foi uma aposta que deu certo. O John é uma nova aposta. Por esse motivo, é difícil afirmar, mas eu prefiro o 23.

Laterais direitos 23: Rafael, Ponte, Di Plácido
Laterais direitos 24: Rafael e Ponte

Por pior que seja, perdemos uma peça. Justamente a que mais atuou como titular. Logo, queiramos ou não, enfraquecemos.

Laterais esquerdos 23: Marçal e Hugo
Laterais esquerdos 24: Marçal e Hugo

Setor limitado e que continuará uma draga.

Zagueiros 23: Adryelson, Cuesta, Bastos, Sampaio
Zagueiros 24: Halter, Barboza e Bastos

Um zagueiro selecionável por outro mediano. Uma aposta pelo Cuesta, que teve um segundo turno ruim, mas todos conhecemos. E ainda perdemos uma peça. Até agora, 2024 é mais fraco.

Meio campistas 23: Danilo, Marlon, Tchê Tchê, Gabriel, Lucas Fernandes e Eduardo
Meio campistas 24: Danilo, Marlon, Tchê Tchê e Eduardo.

Não estou nem contando as bostas de JP, Raí, Newton e algum outro que tenha esquecido. Se perdemos duas opções, obviamente estamos mais fracos.

Pontas 23: Victor Sá, Junior Santos, Segovia, Hernández, Carlos Alberto, Luis Henrique
Pontas 24: Victor Sá, Junior Santos, Segovia, Hernández, Jeffinho e Savarino

A melhora para esse ano é muito grande, inegavelmente. 

Atacantes 23: Tiquinho, Diego Costa, Janderson e Matheus Nascimento
Atacantes 24: Tiquinho, Janderson, Matheus Nascimento e Adamo

Aí é sacanagem. Não renovaram com o experiente e vencedor Diego Costa para apostar não apenas em duas dragas juvenis, mas agora, em três.

Resumo: Amigos, a não ser que o Mazzuco apareça com pelo menos quatro ou cinco bons jogadores capazes de brigar por titularidade (e não apenas composição de elenco), fica evidente que o grupo montado em 2024 foi mal elaborado.

E vou além...
...o mais grave é terem mantido a mesma base dos pipoqueiros como titulares. Exceção feita à dupla de zaga (e talvez o gol), o restante será basicamente o mesmo time que perdeu o título mais fácil da história do futebol.

O que vocês acham?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Klaus disse...

Sua análise é perfeita e inquestionável. E tudo isso com um técnico inferior. Se não vier novidades, teremos mais um ano sem perspectivas de algum título, nem mesmo o estadual.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, e perspectivas também de um ano pior. Só um milagre para esse grupo (do jeito que está) conquistar algo realmente grande.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Excelente análise. Os que ainda caem no papinho do textor e do mazzuco só pode ser por interesse próprio. Está na cara que enfraquecemos e não vamos brigar por nada. Com esse elenco só se fosse na raça, mas sabemos muito bem que a maioria aí pipoca na hora h. Abs e sa Jorge

Rodrigo Federman disse...

Jorge, são os que passam pano. Os que aplaudem mediocridade. O pior é que são muitos.
Abs e SA!!!

Chico da Kombi disse...

Elenco enfraquecido e comandado por quem foi contratado para vencer cinco jogos e não ganhou nenhum. Feliz 25, Botafogo!

Anônimo disse...

Para mim falta o lateral direito e um meia armador, temos na zaga o jovem Jefferson Maciel acho que você esqueceu e ele vem agradando muito nos treinos, temos que dar tempo ao técnico.
Fábio Lucas

Rodrigo Federman disse...

É isso, Chico! rs

Fábio, esqueci nada. É que ninguém conhece e convenhamos, não será Jefferson Maciel a mudar algo. E esse lance de ir bem em treinos, balela...

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Penso que essa análise está dentro do contexto, não há muito o que modificar.
Entretanto, o que dificulta que eu tenha uma expectativa mais elevada em relação ao elenco é o responsável por sua montagem... Mazzuco!
Quando e em qual equipe esse cara montou um grande time/elenco?
E não me refiro à contratações bombásticas, embora o Textor tenha falado em nomes de alto reconhecimento quando chegou, o importante é o cara saber jogar futebol; até porque o grande nome de hoje foi um desconhecido ontem.
É incrível a incapacidade, pois durante a temporada 2023 estavam bastante claras todas as deficiências do elenco e permitiram iniciar 2024 com as mesmas dificuldades.
São uns brincalhões.
SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Marcio, quando a gente considera o Mazzuco como responsável pelo elenco, aí o desânimo se torna completo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sem esquecer do Textor; pois se o americano está satisfeito com o Mazzuco é porque tem todas as suas determinações seguidas à risca.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Claro, Marcio. O Mazzuco é um incompetente, mas o JT é o grande responsável, afinal, ele quem mantém os incompetentes.
Abs e SA!!!