13/01/24

Meus pontas titulares















Com as chegadas do Savarino e Jeffinho, tenho visto vários botafoguenses discutindo quem deve ser titular nos lados direito e esquerdo de ataque.

Também darei o meu pitaco...

Na esquerda, eu juro que vejo bastante equilíbrio. O Jeffinho é mais habilidoso, mas o Sá também sabe driblar e é tão veloz quanto. Para início de temporada, eu manteria o VS. Até mesmo, porque não sabemos qual é o Jeffinho que voltou da França. 

Antes de deixar o Botafogo, tínhamos um moleque franzino, driblador nato e que encantou. Lá na Europa ele jogou pouco e ninguém acompanhou de verdade. A única coisa que sabemos, é que o Jeffinho voltou 6kg mais forte.

Já na ponta direita, me desculpe quem se contenta com jogador apenas voluntarioso, mas com sérios problemas de "cognição futebolística" e que sempre tenta contrariar as leis da física. A diferença técnica e de inteligência do Savarino para o Junior Santos é gritante. 

Nessa, sou mais o venezuelano sem pensar duas vezes.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim os titulares continua sendo Júnior Santos e Victor Sá com Jeffinho correndo por fora e colocaria Savarino no lugar do Eduardo.
Fábio Lucas

Rodrigo Federman disse...

Ok, Fábio. Eu discordo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Jeffinho: Capacidade maior de improviso;

Victor Sá: Não se restringe a jogar apenas para dentro, tem certa facilidade de trabalhar com a perna esquerda (que não é a boa), podendo também levar as jogadas para a linha de fundo.

Nesse início, eu escolheria o Victor Sá, pois ao meu ver pesa o fato de ele ser um finalizador melhor, mas questão de titularidade depende muito de gosto, pois se o Jeffinho for aquele que jogou em 2022, é muito difícil de parar esse rapaz. Agora, na direita não tem briga, Savarino é titular com sobras.

Gabriel

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, é mais ou menos a linha de raciocínio que fiz também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma equipe que esteja disposta a ser campeã, não sei se é o caso do Botafogo, não pode discutir titularidade do Jr. Santos.
É um cara voluntarioso, preparo físico invejável, e termina por aí.
Quanto ao Jeffinho, embora sem saber como será o seu rendimento; aposto que mesmo que volte driblador, será sacrificado em beneficio desse tal futebol moderno, onde a obrigação é defender sempre e bem e fazer gol é o último desejo.
Aliás, sem comparar capacidade técnica, arrisco-me a dizer que se o Messi não encontrasse o Guardiola como seu técnico, não teria chegado à metade do que chegou, pois estaria na ponta direita com a obrigação de marcar o lateral adversário.
Deste modo, pela incógnita do Jeffinho eu iniciaria com o V. Sá na esquerda; já na direita, não sei como o Savarino chega, mas seria o meu titular.
O mesmo é discutir se o reserva do T. Soares tem de ser o Janderson ou M. Nascimento...
O primeiro é voluntarioso e de pouca técnica, o segundo não é voluntarioso e acha que tem a técnica que jamais demonstrou ter.
Qual a chance de um ou outro colocar o jogo no bolso?
Por causa disso o futebol brasileiro não tem um único jogador de excelência no futebol mundial, só tem coadjuvante e nada mais.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio! O pior é que ainda vejo muita gente falando que Jr.Santos não pode sair do time. Depois reclamam que o Botafogo é um eterno coadjuvante. rs
Abs e SA!!!

Ivan disse...

Muito boa análise. Também iria de Victor Sá e Savarino. Ter vontade e disposição física não sendo um jogador inteligente não adianta. Savarino mostra ser muito mais jogador. Que deixem o Jr Santos para compor elenco e não hesitem, caso chegar uma boa proposta, vender bem.

Ivan disse...

Sobre o ataque, acho que desperdiçaram uma chance enorme de se desfazer do Mateus Nascimento quando tinham proposta. Dá a impressão que teremos um novo Luis Henrique, que veio da base como grande promessa e depois não se firmou em lugar nenhum

Rodrigo Federman disse...

Ivan, concordo sobre o JS e mais ainda sobre o MN. Não vendemos essa íngua quando houve uma proposta e agora será um peso eterno.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, infelizmente transformaram o futebol somente em estatística.
Porque o fulano corre "x" km por jogo... Que beltrano deu 5879 passes no jogo... Que alguém faz excelente recomposição...
Fulano correu certo? Beltrano deixou quantas vezes o companheiro na cara do gol?
O Zagallo, que partiu outro dia, fazia a recomposição no meio de campo, cobria o lateral, tanto que era chamado de formiguinha.
Só que cobria o NILTON SANTOS, o ENCICLOPEDIA; no meio de campo a sua ajuda permitia ao Didi ainda maior tranquilidade para desenvolver o seu futebol de primeira linha. E o Zagallo não era um jogador qualquer, não custa afirmar.
Jamais vou me convencer que o Jr. Santos é importante na recomposição defensiva ao Di plácido, por exemplo... Ele não faz bem a sua função, ponta, e vai ajudar o lateral que também não faz bem a sua própria função... É isso?
Que porra de futebol é esse?
O futebol vai evoluir? Sim!
Mas a técnica é técnica em qualquer época.
Alguém acha que o LeBron James está na NBA com os seus 39 anos apenas porque cuida muito bem da parte física? Não existe outro que trabalha tanto quanto?
Está também porque é um basquetebolista excepcional, completamente fora da curva. Craque!
Sou pelo craque!
Para terminar, lembro do Botafogo Way.
O Barcelona está com a sua filosofia de jogo desde sempre e hoje tem como técnico o Xavi, tentando dar continuidade a mesma.
Agora, uma coisa é a filosofia quando se tem o próprio Xavi, mais Iniesta, Busquets, Messi, Abidal... Outra é contando com...

SA!!!

Anônimo disse...

Eu vi um jogo do Jeffinho na França e ele pelo menos naquele jogo pareceu mto o antigo Jeffinho, drible muito fácil, arrancadas em velocidade, inclusive naquele jogo ele estava jogando pelo meio e pela direita, não preso na esquerda , mas como o antigo Jeffinho, sempre pecava no último passe ou na conclusão. Foi só um jogo mas acredito que continua parecido com o que vimos dele no Botafogo.

Christian

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. É o maldito futebol moderno com essas pestes que dizem "estudar" futebol e essa torcida tiktoker composta de idiotas com termos rebuscados. Tá foda.

Christian, eu só vi um também, mas foi uma catástrofe. Mas uma partida não serve como amostragem.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Na época do futebol atrasado, 4 copas do mundo foram conquistadas, os clubes brasileiros excursionavam e não só batiam de frente com os grandes da Europa, como os venciam.
Depois que os estudiosos chegaram é 1 a 7 aqui e outros tantos resultados pífios.

Por isso, repito o questionamento que fiz aqui no Blog faz um tempo.
O Rivellino foi a referência do Maradona;
Reinaldo foi a referencia para o Romário.

E o M. Nascimento tem qual jogador como referência?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, com certeza deve ser o Neymar. E isso explicaria muitas coisas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, qualquer dia um estudioso desses afirmará que Louis Armstrong de nada sabia; que se fosse hoje Einstein seria um comum, que Santos Dumont...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não duvidemos disso.
Abs e SA!!!