07/02/24

De novo, no último lance
















O ano de 2023 ainda não terminou...

Como em vários jogos da reta final da temporada passada, o Botafogo conseguiu levar um gol nos acréscimos e perdeu de 0 a 1 para o Flamengo.

Castigo? 

Nem foi. Em um clássico fraquíssimo (das duas equipes), venceu a que teve competência, mesmo que após uma falha absurda do Gatito, colaborando diretamente no gol adversário.

Como eu disse, jogo bastante ruim. Do Botafogo, eu confesso que até achei "menos pior" do que imaginava. Mas mesmo diante do Flamengo em noite nada inspirada, não conseguimos sequer somar um ponto.

Muita coisa para mudar. Inclusive na postura, já que falar do elenco é chover no molhado. 

Não pode o reforço que mostrou ter talento com a bola nos pés (Luiz Henrique) ter orientação tática principal ajudar o lateral na marcação do oponente. Não pode um camisa 9 ficar tão isolado e precisando voltar em todo lance para ao menos tocar na bola. Não pode um treinador incapaz de enxergar o potencial de cada atleta para melhor orientação e posicionamento em campo. Enfim...não pode.

Faltam poucos jogos e o Botafogo corre o risco de ficar pelo segundo ano seguido de fora das semifinais do campeonato estadual.

Ah, mas de repente a meta é ser bi da Taça Rio, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

higor disse...

Achei o jogo a mesma merda de sempre. Independente da falha de hj, já tem um tempo que eu falo que o Gatito não dá. É ex-goleiro em atividade. Marlon Freitas e Eduardo precisam ser negociados, não tem nenhuma utilidade. Hugo é uma merda completa, nenhuma novidade. E esse treinador é uma completa água de salsicha. Enfim, mais um ano sem nada e passando raiva.

Rodrigo Federman disse...

Higor, o único "ponto positivo" que eu vi, foi não termos sido amassados. Algo que eu esperava. Foi um jogo horrível dos dois times. Mas, claro, conseguimos ser ainda piores.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Botafogo foi a campo e em um jogo truncado, teve duas oportunidades muito boas de sair na frente já no 1º tempo; na 1ª T. Soares não finalizou da melhor forma e na 2ª M. Freitas nem conseguiu finalizar.
No 2º tempo, T. Nunes poderia ter aproveitado para sacar pela ordem de nulidade, T. Soares, M. Freitas e Jr. Santos...
O jogo ficou no marasmo e foi fazer substituições aos 29 minutos, Savarino no lugar do T. Soares e Eduardo no lugar do D. Barbosa.
Aos 36 uma substituição forçada, Barboza saiu e entrou o Bastos e aos 46 colocou V. Sá no lugar do M. Freitas e Newton no lugar do L. Henrique.
E no final sofreu o gol em uma falha do já ultrapassado Gatito Fernández.
Observações:
A zaga comportou-se bem e lembro o Ponte, que marcou E. Cebolinha e depois B. Henrique. Saiu-se bem e mostra que poderia e deveria ter sido melhor aproveitado na temporada anterior.
Pelo lado do técnico, errou ao sacar o L. Henrique, pois ele está no ápice da forma, considerando que estava na Europa e nesse futebol brasileiro jamais vai ficar sem receber uma marcação mais próxima.
A saída do L. Henrique permitiu ao lateral adversário a tranquilidade para avançar e fazer o fatídico cruzamento.
Não se tira o seu "melhor" jogador de campo.
T. Soares, M. Freitas e Eduardo estão atrapalhando o time com tamanha apatia em campo... Hugo, Jr. Santos, Sá, Barbosa, Tchê², com mais ou menos técnica não se escondem do jogo.
E por último o Gatito, que dá sinais de ter chegado ao ocaso, ruim com os pés, indeciso em outras oportunidades e sem a determinação necessária no lance em que sofreu o gol.
Seria bom o Botafogo livrar-se de mais jogadores ou questioná-los de forma veemente o que pretendem.
SA!!!

Anônimo disse...

Vi o jogo inteiro. Morno. Fiquei surpreso de ser um jogo de igual pra igual sem ter visto esse amasso dos molambos que o blogueiro viu. O Botafogo é como uma casa velha. Arruma o telhado, a parede racha. Arruma a parede, o piso afunda e assim vai. O principal jogador do time agora, o estreante Luis Henrique, parece chamar a bola de tu. Deu até uma de zagueiro cedendo um escanteio. Já o Abalado parece que ainda continua em órbita, não tendo prazo para pousar na Terra. Gatito, mão de alface, já está com o prazo de validade vencido e é um ex-goleiro em atividade como dito no comentário acima. E assim, o Glorioso faz sua caminhada insossa de décadas.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo em grande parte, mas não tenho a mesma impressão do Tiquinho estar atrapalhando. Hoje eu já o senti meio puto, pois o time não cria jogadas de ataque, triangulações...e isso o obriga a voltar muito, ficando sozinho, ilhado e daí perde a bola.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Miguel, em que momento eu falei que o rival amassou o Botafogo?
Abs e SA!!!

JrNelson disse...

Rodrigo,dias antes deste jogo eu já andava bem desconfiado..... Oque há com Gatito que assim como o Perry, passou a não sair em nenhuma bola? Medo de pular? Já nos prestou bons serviços mas, a aposentadoria está visivelmente encaminhada. Tirando algumas peças do time, tem muito bisonho(ainda) nesse elenco e nosso técnico com aquela cara de quem nem sabe onde está faz umas mudanças que vou te contar.... Melhor não criar nenhuma expectativa para não sofrermos como no ano passado....

Rodrigo Federman disse...

É, Jr.Nelson...mas aí resolvemos novamente apostar em um goleiro, que já tinha histórico de se machucar bastante. Dito e feito. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mesmo que o esquema de jogo não favoreça ao T. Soares, a minha sensação é de que ele não está com a mínima vontade de jogar.
E nas poucas vezes em que a jogada chegou em uma das extremas, em poucas ele está em situação para brigar pela bola, caso ocorra o cruzamento; ele praticamente nunca vai ao encontro dela.
E é um erro colossal esse cara não ter com quem concorrer pela titularidade...
Cara, resguardando a diferença de idade, se o Janderson tem 30% de técnica já tinha colocado esse cara no banco.

E faltou citar mais um erro do T. Nunes no jogo, sacar o D. Barbosa antes do M. Freitas.
SA!!!

Anônimo disse...

Retiro o que disse. Você falou o contrário disso em resposta a um comentário.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Tranquilo, Miguel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo que é um erro absurdo não contratarem um cara para disputar posição de verdade com ele, mas ainda assim, ele é sacrificado nesse esquema. Nas duas bolas que teve como centroavante, conclui uma e cruzou bem a outra para o JS.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pode ser, Rodrigo, embora eu tenha opinião diferente da sua nesse tema...
No geral, tem muito jogador no Botafogo que é útil em momentos não decisivos, ou seja, nada de protagonismo. Ou até mesmo não acreditam ser possível fazer o time vencedor.
SA!!!

Marcio disse...

Pelo menos o A. Barboza não veio com desculpas esfarrapadas, que é inicio de trabalho, que foi no detalhe...

"Não se pode explicar. A verdade é que há momentos em que tem que levantar a cabeça, seguir trabalhando, mas não se pode explicar. Acho que a partida estava mais para o empate. Mas tivemos mais situações claras. Eles ficaram com a vitória quando acho que não mereciam. Mas isso é futebol e não se fala de merecimentos aqui. Hoje, lamentavelmente, nos escapou outra partida no final"

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso é algo que temos a mesma certeza, Marcio: Falta protagonismo nesse Botafogo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Estou mudando minha forma de pensar quanto ao Junior Santos. Continuo achando esse jogador pouco inteligente, mas não se pode negar que joga com muita disposição o tempo todo e possui razoável técnica. Se tivesse sob a orientação de um treinador que merecesse esse título, poderia se transformar em um jogador muito melhor, daqueles que, não sendo craque é útil a qualquer time. Junior Santos não se contaminou pela preguiça e leniência que polui os ares alvinegros desde muito tempo. Ontem, o estreante Luis Henrique, ainda não contaminado por essa praga, mostrou muita disposição no jogo. Ainda está no ritmo de jogo praticado e cobrado no futebol europeu. Até quando? Quanto ao Abalado, vejo que se formou um cordão de proteção pra ele, com várias desculpas para sua apatia sem fim. Uma hora são problemas pessoais, outra é questão física e mais outra é o esquema que não o favorece. E por aí vai. O que falta pra esse jogador é uma temporada no banco de reservas. Funciona como terapia para certos jogadores. Se não der certo, rua.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, eu concordo plenamente quanto à voluntariedade do JS. Até acho importante termos um cara assim no elenco, mas continuo certo que um time que almeja coisas grandes não pode tê-lo como titular absoluto independente da posição. E quanto a ele evoluir com orientações de bons treinadores, também não vejo como. É um jogador burro por natureza. Voluntarioso, forte, mas completamente maluco e capaz de alternar momentos de Garrincha e Zé Gatinha em questão de segundos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Tem os casos do trabalho do Telê com o Cafu e do Prandelli com o Adriano e do Guardiola com o Robben.
Vejo alguns "problemas" no caso do Jr. Santos; o primeiro é que já tem 29 anos e Cafu e Adriano foram trabalhados mais jovens...
O segundo é o Robben, que já veterano afirma ter melhorado quando treinado pelo Guardiola.
O terceiro é que para ensinar ou corrigir, este alguém precisa saber fazer; e não vejo nesse Brasil infestado de professores quem tenha tal capacidade.
Além disso, a fisiologia "impede" que os caras façam de maneira incansável o aperfeiçoamento técnico.
Em resumo, o futebol evoluiu e precisa muito da tática e do condicionamento físico, mas é a técnica que decide jogos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio! Hoje os caras são treinados e acompanhados para serem touros fortes. A parte técnica ficou para segundo plano, se sobrar tempo!
Abs e SA!!!