15/02/24

O "detalhe" chamado gol




















O Botafogo só tem o Tiquinho como centroavante no elenco.

Já falamos várias vezes que é um erro gritante e imperdoável do departamento de futebol. Desde o início, falaram apenas que, se chegasse algum reforço, seria para ser reserva do Tiquinho. Ou seja, deixou claro que o camisa 9 não tem e nem terá concorrência, podendo se dar ao luxo de não correr em dobro para justificar a posição.

Ontem, na vitória sobre o Volta Redonda, mais uma partida fraca do atacante. E o técnico Tiago Nunes falou sobre o desempenho do jogador:

"- O gol é inerente à profissão do centroavante. Mas o que ele fez nosso time jogar hoje foi espetacular. Tiquinho é um jogador ímpar, fez uma grande partida pela nossa equipe hoje. Faltou só o gol, que vai acontecer de forma natural".

Faltou "só o gol"...

É isso! Para os "professores", centroavantes não precisam ter fome de gols. Imagina um Romário ou Túlio no futebol atual?

Por fim, se a gente (torcedor comum) consegue perceber que o Tiquinho volta demais e pouco fica lá na posição para o toque final, como que um treinador que recebe milhares de reais por mês não visualiza ou se contenta com isso?

Juro, não entra na minha cabeça.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Marcio disse...

Essa fala do T. Nunes, embora não reproduza a realidade do jogo apresentado pelo T. Soares, que nada tem jogado há tempos, poderia servir para uma atuação do Eduardo, outro que nada joga...
De quem é a obrigação de fazer o time jogar, determinar o ritmo da partida?
Nesse maldito futebol moderno, os jogadores são elogiados por realizações fora de sua tarefa principal.
Como bem disse o Buffon em 2017:

"Faz uns sete ou oito anos que os goleiros jogam mais e mais com os pés, iniciam as jogadas. Isso requer maior técnica, mas as pessoas esquecem que o principal é que um goleiro saiba defender. Me incomoda que se valorize um porteiro porque ele é bom com os pés. É uma falta de respeito. A primeira coisa para o goleiro é saber defender, sair da área, socar a bola, agarrar. Só depois podemos analisar sua arte com os pés"

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2017/03/20/buffon-critica-exaltacao-a-goleiros-bons-com-os-pes-e-inveja-frangueiros.htm

Ou a fala do Riquelme:

"Não estou muito feliz com o futebol moderno, porque acho que hoje não poderia jogar com a bola, não sei onde jogaria nesses 4-3-3, não sei em qual posição jogaria, mas tive sorte que eu nasci 15 ou 20 anos antes, e ainda brincavam com os 10 que andavam por aí"

https://www.espn.com.br/futebol/libertadores/artigo/_/id/12576811/riquelme-detona-futebol-moderno-diz-nao-teria-espaco-barcelona-culpado-trouxe-problema

E por aí vai o futebol nacional, com 11 jogadores em campo elogiados por executarem múltiplas funções e ao final não executam bem função alguma.
Tudo com o devido comando dos tais professores...
De forma geral, depois não sabem o porquê do futebol que já foi dominante, atualmente ser um coadjuvante no cenário mundial, coletivamente e individualmente.
E gol é um detalhe, como foi frente ao Flamengo; duas oportunidades e T. Soares e M. Freitas falharam, os caras tiveram uma, aproveitaram e venceram o jogo.
Maldito futebol moderno!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sem mais a acrescentar! Disse tudo! Impressionante como os professores estão matando o futebol. E cada vez mais os jogadores são programados para funções que exigem tudo...menos o objetivo fim de uma partida de futebol: Gol.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um dos reflexos dessa ideia de jogadores "multifuncionais" é o tal debate se deve ou não poupar o time no jogo frente ao Vasco. por causa da Libertadores.
O T. Nunes, se achando em um laboratório da Fiocruz, trocou vários jogadores de posição nas rodadas anteriores do carioca e deixou pelo caminho vários pontos importantes.
Agora enfrentará o Vasco em um jogo importantíssimo para a classificação, já que irá fazer o seu 2º clássico e o adversário o 3º e último, com uma diferença de apenas 1 ponto na tabela.
Ainda há o detalhe do Nova Iguaçu, que não tem mais enfrentamentos contra os grandes e poderá chegar a 17 pontos.
E o nivel de experiência foi tão bizarro que improvisou o Tchê² na lateral porque o lateral de oficio, Ponte, foi liberado para disputar o pré-olímpico; e o Botafogo não tinha obrigação de liberar, inclusive.
E ao final, não tem o time definido e obviamente entrosado.
É muita invencionice e pouquíssimos resultados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio! Mostra o quão limitado até em planejamento ele é!
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Pior que na cabeça do Thiago Nunes o centroavante reserva do Botafogo será junior Santos.
O Elkenson foi.deslocado para centroavante e se firmou.
Acredito que o pensamento de Thiago seja o mesmo do Osvaldo Oliveira.
Tomara que dê certo.
Centroavante que vier Bom não vai se conformar com banco de reservas.
Pelas entrevistas do Thiago ele pensa em Junior Santos reserva nas 3 posições do ataque


Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, mas quem vier não é para se conformar com reserva mesmo não. Tem que vir alguém para ser titular ou brigar pela titularidade. Tirar o Tiquinho da zona de conforto. Se o reserva imediato dele for JS, aí, amigo, continuará tudo igual.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Marcos Antônio, há um detalhe importante sobre o Jr. Santos, enquanto "centroavante".
Ele veio contratado e anunciado como centroavante em 2022, tanto que o Erison foi dispensado porque, segundo o L. Castro, "4 atacantes era demasiado para qualquer equipe do mundo".
Naquela época, da chegada do Jr. Santos, chegou também o T. Soares e tinha no elenco o M. Nascimento...
Vale lembrar também que depois começaram a elogiar o Janderson, oriundo do time B e que se tornou opção, porque o Jr. Santos definitivamente tem nada de centroavante e o M. Nascimento...
Ele, Jr. Santos, tem somente 67 gols na carreira e a sua temporada mais goleadora foi em 2020, 13 gols em 20 jogos pelo Yokohama Marinos.
E se o T. Nunes entende o Jr. Santos como reserva nas 3 posições de ataque, a situação é pior do que eu imagino e permite ainda maiores questionamentos ao trabalho do Mazzuco.
Ele pode fazer parte do elenco? Pode!
Vai ter jogos que vai ajudar? Com certeza!
Mas não tem bola para ser utilizado em todas as posições, salvo em condições extremamente emergenciais.
O lugar dele para jogar é na ponta direita, da mesma forma que o Sá só deve ser escalado na esquerda.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo 100%!
Abs e SA!!!