14/03/24

Mexeu bem














Palavras do Fabio Matias, após a classificação de ontem:

"- Quando tivemos um jogador a menos precisamos de algo a mais, os jogadores uniram as forças. As substituições deram certo e os jogadores entenderam o jogo. Nós até voltamos melhor do segundo tempo, não sofremos a mesma pressão dos 20 primeiros minutos, mas tivemos a infelicidade da expulsão, isso mudou a característica do jogo, aí tivemos que fechar os corredores. A entrada de todos nos ajudou a conquistar a vaga".

De fato, ele mostrou ter uma ótima visão de jogo e estrela. Na hora que o Damián foi expulso, eu aposto que muita gente achou que o Savarino sairia. A substituição do Eduardo (por mais inoperante que estivesse em campo) acabou sendo uma surpresa, pois curiosamente o time até ganhou mais corpo e presença no meio.

Ponto para o FM, que foi preponderante para o resultado.

Agora, mesmo assim, muita calma...
...já tem gente falando em efetivação do Fabio como treinador de vez. 

Não é a hora de repetirmos alguns erros do passado. Precisamos de um cara com ainda mais cancha no momento.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Damião disse...

O Fábio Matias mostrou que conhece bem os atletas do atual elenco, mas efetivá-lo como técnico seria arriscado. O Botafogo precisa de um técnico experiente, capaz de fazer o time, voltar a ser competitivo, afinal, vai disputar um torneio internacional, além das competições nacionais. O FM seria um excelente auxiliar técnico. Infelizmente, não vejo um técnico ideal para o Botafogo entre os brasileiros, que esteja disponível no mercado. Os bons que existem por aqui, são estrangeiros. Espero que acertem a mão desta vez, tipo BL e TN, que fiquem bem distantes...

higor disse...

O elenco é bem desequilibrado. Existem boas/aceitáveis opções em volantes, pontas e laterais. Mas zaga e meia de criação o elenco é meio torto. Para o ataque beira o ridículo, pois depender de Janderson e MN é a mesma coisa que nada. Mesmo assim o Fábio Matias está se desdobrando e de fato (essa expressão foi banalizada por parte da torcida), tirando leite de pedra.

Rodrigo Federman disse...

Damião, também acho! A hora do FM ainda não é essa. Seria uma queima de percurso ruim para ele, inclusive.

Muito desequilibrado mesmo, Higor. E depois o Mazzuco vem questionar torcedor do motivo das reclamações.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Esqueçam esse papo de jogador pensador no meio de campo,hj em dia cada vez mais exige jogadores que fazem diversas funções no meio campo marca , arma finaliza,futebol hj exige dinamismo olha o time do Liverpool que é o segundo colocado da Premier league não tem armador

Rodrigo Federman disse...

Tiago, querer comparar com Liverpool é injusto. Olha o nível dos volantes, laterais, zagueiros e atacantes deles? Aí, claro que um armador nem passa a ser necessidade.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esse é o risco, ver o técnico tampão ser efetivado. Ontem o Botafogo ganhou jogando com menos três: o expulso, o Eduardo e o Abalado. Como o Júnior Santos está iluminado, o prejuízo foi pequeno e o glorioso passou de fase.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, eu espero que a diretoria não se deixe levar pela euforia de resultados que não podem ser colocados na mesma balança. Vencemos o bom Bragantino e isso merece elogios, mas as outras vitórias foram contra times amadores.
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Na entrevista coletiva o Junior Santos falou ao lado do técnico que o mesmo pediu a ele para não voltar para marcar tanto.

Marcio disse...

Faço duas observações ao trabalho do Matias no 2º tempo, no que diz respeito às substituições.
Penso que as substituições efetuadas aos 26 minutos, Gregore no lugar do D. Barbosa e Hugo no lugar do Savarino, poderiam ter saído um pouco mais cedo.
A outra é em relação a entrada do Janderson, onde talvez fosse "melhor" ter permanecido o Jr. Santos.
Chegando mais à frente, acho que a entrada do Hugo pode ter sido para evitar que o Barboza fosse obrigado a ajudar o Marçal na marcação, concentrando-se exclusivamente com a área.
O Hugo obviamente é mais útil do que o Savarino em um momento em que o foco maior é se defender.
E por fim o D. Suárez, que foi expulso em uma jogada em que jamais poderia estar em uma marcação sem sobra e com um placar favorável...
Mas o tempo que ele levou para sair do campo após a expulsão foi mais do que suficiente para o Matias raciocinar e orientar minimamente o time.
Não foi preciso alguém fazer a lateral de forma improvisada até a entrada do Ponte.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso é ótimo, Marcos Antonio! Ponta tem que se preocupar primeiro em dar trabalho ao lateral adversário e não ser um auxiliar de marcação para o nosso lateal.

Marcio, bem observado. O Damián é macaco velho e criou toda aquela bagunça para sair de campo de maneira inteligente para enervar o adversário e dar tempo do FM respirar e pensar com calma no que fazer.

Abs e SA!!!

Klaus disse...

FM está fazendo um grande trabalho, lembramos que ele herdou terra arrasado de TN. Ele mostrou que tem futuro. JT tem que trazer logo o técnico efetivo, não podemos perder tempo, a série A e a fase de grupo de libertadores requisitam um time já devidamente ajustado.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, sim. E eu já acho que está demorando demais. Daqui a pouco começa a fase de grupos da Libertadores e Brasileirão.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Rodrigo, além da classificação e o resgate do ano de 2024, que estaria perdido com TN, fiquei muito animado com algumas coisas:

1) O time jogou mal, mas não foi frouxo e resistiu, mesmo com a expulsão.
2) Gatito fez uma grande partida, parece que está evoluindo.
3) Júnior Santos se revelou uma peça digna de titularidade.
4) Temos ainda Rafael, PK, Jeffinho e LH voltando. Pablo e Raul poderão estrear etc.
5) Temos perspectivas de contratações agora.
6) Temos um elenco capaz de fazer um bom ano de 2024.

Precisamos agora de um grande técnico para arrumar esse time e dar consistência. Acho que podemos pensar em conquistar algo em 2024.

Marcio disse...

O pior é ler/ouvir por aí que o trabalho do F. Matias complicou a decisão do Textor em relação ao comando do time...
Um mau resultado do Matias poderia indicar que não serve para ser auxiliar técnico fixo, cargo para o qual foi contratado em janeiro último, já que entre as suas atribuições está a de assumir o comando do time eventualmente. Nos jogos de maior exigência, Fluminense e Bragantino, foi bem.
Entretanto, essa boa performance não pode, em tese, modificar a certeza de que é necessário contratar um técnico com o perfil adequado ao elenco e que o F. Matias pode retornar ao seu cargo com uma bagagem e respeito bem maiores e que tem condições de assumir o time principal caso seja necessário.
F. Matias herdou um time mais do que desorganizado e conseguiu dar o mínimo padrão para conseguir os resultados e "salvou" a diretoria que demorou muito para demitir o técnico anterior.
Não há complicação alguma neste caso.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, concordo em grandes partes, porém, ainda não consigo me animar no que diz respeito ao elenco. Temos muito boas opções em algumas posições (principalmente volantes e pontas), mas carências, incertezas e apostas em demasia no setor defensivo (como um todo), além de ausência de criadores e centroavantes.

Marcio, pois é! Estou ficando preocupado com esse encantamento. Cada macaco no seu galho. A gente precisa respeitar os momentos para não repetir os erros.

Abs e SA!!!

Salomon disse...

Acho que o Textor não vai cair nessa conversa de efetivar o Matias.
Por mais que não tenha comparação,ele não vai repetir a besteira que foi efetivar o L.Flavio.
Mas tá na hora de definir.

Rodrigo Federman disse...

Tomara, Salomon.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Apenas para constar:
Jr. Santos mostra que por mais que o futebol evolua, quem tem um jogador que desequilibre jogos já tem boa parte do caminho percorrido. E sabemos que o Jr. Santos não é um jogador ímpar, se fosse...
O mesmo Jr. Santos mostra que gol não é apenas um detalhe, jogando bem ou mal, estufar a rede é o que importa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso aí, Marcio.
Abs e SA!!!

JorgeFs disse...

Vejo muita empolgação(fogãonet) com o FM e também estou, mas é preciso ter cuidado para não repetir erros recentes, "cachorro mordido de cobra, tem medo até de barbante"

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jorge. Não é hora para queimarmos outro cartucho.
Abs e SA!!!