03/04/24

Libertadores não é Taça Rio
















Falou em competição grande, certamente não falou em Botafogo grande e vitorioso.

Depois do papelão no BR/23, o GLORIOSO estreou na Libertadores como manda o seu figurino: Fazendo um papelão.

Derrota de 1 a 3 para o Junior Barranquilla em pleno Nilton Santos.

Outra vergonha, que iniciou cedo, com os colombianos abrindo 3 a 0 rapidamente e sem muito esforço. E com o alvinegro não fazendo nada, absolutamente nada de relevante. Pelo contrário, só apresentou um futebol sofrível, uma escalação equivocada, demora nas mexidas e um poço sem fim de (falta de) postura, atitude, técnica, etc.

Perdemos o primeiro dos três jogos que faremos em casa. Isso nos obriga a buscar uma vitória no Equador, Colômbia ou Peru. Alguém realmente acredita nisso?

Tudo errado, mas em que nada surpreende...afinal, o que esperar de um clube que fica mais de 50 dias sem treinador e espera para anunciá-lo na véspera do primeiro jogo da - teoricamente - competição mais importante da temporada?

E sabem o que é pior? Nada parece mudar. 

Mas nem falarei muito, afinal, logo aparecerão os idiotas falando que foi uma obra do acaso, que o elenco é incrível ou que seremos vingados por um relatório de inteligência artificial...

Tá foda!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Klaus disse...

Ficar quase 2 meses sem treinador para enfrentar times que estão há muito tempo bem definidos em tudo. E ainda FM inventa uma escalação desastrosa. E com JT fazendo confusão para justificar a derrocada de 2023, percebe-se que estamos à deriva. A única esperança é que AJ faça algum milagre, algo improvável.

Ailton disse...

Venho muito pouco comentar, mas hoje é um dia importante. Embora tenha havido, sim, claro, culpa de alguns jogadores, o treineiro de carioca é o grande responsável. Porque treinador, pra mim, precisa saber jogar com o time que tem, por isso o Ituano foi campeão paulista. O time foi extremamente mal montado, mal escalado e, mais uma vez, como é de praxe no futebol, faltou coragem de mudar as coisas diante do cenário claramente desenhado. Entramos com um time escalado na defesa pra jogar no ataque, inacreditável. Com 10 minutos deu ora sacar que o time colombiano jogaria atrás lançando nas costas dos laterais. O óbvio: segura os laterais ou mete 3 zagueiros pra ficar sempre 1 na cobertura. Time que joga com 3 atacantes não pode soltar os laterais! Isso não acontece em futebol nenhum no mundo, a não ser em contra-ataques quando se tem cobertura! Ou seja, quando se joga atras, não pra frente! Querem manter o esquema do Castro, só que na atitude ofensiva. O esquema dava certo com Castro pq jogávamos atras, não mandando! Quando mandamos assim, ficamos vulneráveis. E perdemos o Brasileiro justamente por falta dessa percepção. Quando começarmos a mandar, quandonos demais times começaram a nos esperar, era hora de mudar, e não mudamos. Pra mim, o esquema certo é um 3 5 2, não faz sentido continuarmos com 3 atacantes! Podemos ter um meia ofensivo como fazia o R Gaucho, com LH, tirando Eduardo. Um volante habilidoso que avance, como Tche Tche, e 3 zagueiros pra liberar o apoio dos laterais. Espero que o novo técnico vença essas amarras do Luis Castro e realmente entenda o elenco que tem na mão. E, principalmente, entre em campo com pelo memos 3 esquemas táticos diferentes que possa ser mudado levantando apenas 1 dedo, sem medo de fazer isso antes do meio do primeiro tempo. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, mas não podemos falar que o planejamento é uma merda, pois corremos o risco de sermos chamados de não botafoguenses! O Botafogo e boa parte da sua torcida formada por focas amestradas está em um picadeiro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jogo ridículo, a começar pela escalação, onde Matias foi com Gregore, M. Freitas e Eduardo no meio de campo e perdeu por completo o setor; além disso, um time completamente apático e o resultado não poderia ser outro, 3 a zero contra no 1º tempo, embora uma penalidade máxima inventada no 1º gol.
De jogo, está tudo errado, pois o Eduardo que deveria organizar as coisas entra como centroavante; T. Soares sai constantemente da área para o lado esquerdo e anula por completo que joga por ali, embora o Savarino tenha ido muito mal tecnicamente; Jr. Santos sem espaço para correr pouco produziu
Assim, a bola ficou com Gregore e M. Freitas e o adversário ficou tranquilamente esperando o momento de fazer o seu jogo, como fez.
Além disso, uma zaga que não inspira a mínima confiança e e esse tal de Halter já extrapolou a sua cota de falhas contundentes.
Agora o Botafogo precisará pontuar ainda mais fora de casa, no mínimo 4 pontos, para que ao vencer dentro de casa chegue aos 10; e o jogo chave é contra a LDU, já que no outro confronto obrigatoriamente um ou os dois perderão pontos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ailton, mas aí está a questão: O FM sequer é treinador. É um assistente que até ontem ficava colocando e recolhendo cones nos gramados. E foi alçado a "treinador" durante 50 dias, ancorado por uma "invencibilidade" diante de Sampaios Corrêas e Boavistas da vida. Ou seja, ele não tem culpa de ser fraquinho e apenas um distribuidor de coletes. O culpado maior é quem o deixa ali por mais de 50 dias e iniciando uma competição tão importante como a Libertadores.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é isso! E desculpem os otimistas, mas eu não acredito em qualquer vitória longe do RJ.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o grande problema dessa porcaria de futebol moderno é que a maioria somente sabe copiar esquemas táticos sem raciocinar se tem jogadores adequados para tal.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, são as bostas dos "professores"...
Abs e SA!!!

higor disse...

Olha, ou o tal do Artur Jorge dá uma sorte absurda e monta algo parecido com um time ou o ano vai ser pavoroso. Time não tem elenco, falo isso aqui tem meses. Aguardem as evidências do JT virarem provas, pq senão além do campo, seremos alvo dos juizes no extracampo.

Rodrigo Federman disse...

Higor, isso é o mais preocupante: Até o treinador que chega após 50 dias é uma aposta! Difícil não torcer apenas para a sorte.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

É isso, Rodrigo.
Um time se arruma da defesa para o ataque e o jogo se ganha primeiro no meio de campo.
Tudo mais velho do que andar para frente....
O zagueiro Barboza toda hora tentou fazer lançamentos, o zagueiro Halter finalizou mais do que o T. Soares, Eduardo entrou para área para receber o passe para finalizar como se centroavante fosse, o centroavante T Soares saiu da área para tentar organizar o jogo, os pontas pegam na bola e afunilam o jogo para o meio...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, uma zona!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Outro dia disse aqui que não tinha opinião formada pelos estrangeiros contratados. Todos adquiridos no brechó do futebol sul-americano. Mas o tempo mostra que são pavorosos. Já as jóias nacionais, adquiridas, e certamente pagas, a peso de ouro são de uma leniência absurda. Fazer essa combinação dar certo não é coisa para técnico estagiário ou tapa-buracos. Ao novo técnico, restará trocar a roda dessa carroça com ela descendo a ladeira. Missão quase impossível.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, infelizmente é a triste realidade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Tem um problema que está claro desde 2023, que são as lideranças do elenco.
Quem deveria dar o exemplo de entrega dentro de campo, geralmente são os mais apáticos; dos remanescentes, acho que aquele que apresenta a melhor postura é o D. Barbosa.
O jogo não flui e não se observa inconformismo dos jogadores, salvo em dois momentos:
O 1º ocorreu no gol sofrido do Aurora, onde o Barboza fica inconformado; o 2º hoje quando o Gregore deu uma reclamada forte, se eu não estiver errado, com o Savarino.
Pois bem, é preciso acabar com esse conceito de família que reina no Botafogo, o que precisa é espirito de equipe, entendimento claro que o companheiro de time não é um familiar.
Tem de haver incômodo com maus resultados, insatisfação com a reserva, mesmo que eventual.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas em alguns casos, a indignação visivelmente é para fazer média com a torcida.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não vi o jogo. Acompanhei pelo rádio. Daí devo dar o devido desconto pela análise feita por fonte secundária, de narradores e comentaristas. O Abalado trotou em campo. Está fazendo hora extra e sem ser incomodado. Pego no pé desse cidadão porque não são poucos os defensores dele, que passam o pano pra ele. Caolhos certamente.
Miguel Silva

Rodrigo Federman disse...

Miguel, nem acho que seja isso. Ele precisa de concorrência real. Enquanto não tem, não há outro jeito. Não existe outra opção. E ontem, justiça seja feita, entre todas as merdas, ele nem foi das piores. Quem dera mesmo se o problema maior do time fosse o Tiquinho. Antes, porém, é preciso corrigir todo sistema defensivo, armação, etc.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, pode até ser, mas dou uma certa relevância pelo fato desses que citei serem novos no grupo.
Chegando mais à frente, é importante a organização tática da equipe, mas não haverá tentativa de organização com resultados positivos se boa parte do time encarar os jogos como amistosos.
Quantos jogos assistimos o Botafogo fazer com essa postura frouxa?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, quase todos. Quase sempre! A panela continua lá! E quem ousou falar algo, foi mandado embora.
Abs e SA!!!