06/04/24

O mundo está de cabeça para baixo















Notícia retirada do FogãoNet:

"Janderson recebe valorização salarial e renova com o Botafogo até 2026".

Meu comentário: É...
...isso explica muita coisa.

Ou melhor, alguém explica?

Sem mais!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

12 comentários:

Klaus disse...

Não se explica o inexplicável. É algo surreal para um projeto que diz almejar grandezas. Não resta dúvida de que a SAF impediu o fim do Botafogo e ainda o colocou em outro patamar. Mas há decisões que são dignas de autênticos burros, a exemplo de estrear na libertadores sem técnico há dois meses.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, até porque não há condição alguma de se fazer dinheiro futuro com Janderson. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Para explicar o Janderson, mais uma vez volto ao passado, mais precisamente o ano de 2022.
Antes das chegadas do T. Soares e Jr. Santos (foi contratado como centroavante), Erison era quem comandava o ataque e se não apresentava um futebol, digamos, vistoso, fazia o que de fato importa, gols.
Deixou o Botafogo com 15 gols em 34 jogos; 8 gols em 12 jogos no carioca (fez gols em clássicos) e 7 gols em 20 jogos no brasileiro.
Pois bem, foi dispensado porque 4 atacantes era demasiado para qualquer equipe, segundo o técnico da época, já que contava com o joia M. Nascimento...
Quando descobriram que o Jr. Santos não "era centroavante", trouxeram o Janderson para o time.
Erison foi para Portugal, retornou ao Botafogo e não foi aproveitado; foi emprestado ao São Paulo, retornou e acabou este ano sendo vendido para o futebol japonês.
E por que citar o Erison?
Pelo simples fato de que ele tem a mesma idade do Janderson, são de 1999; Erison de abril e Janderson de maio.
Em termos de jogo, ambos são muito voluntariosos e de pouca técnica com a bola, mas o Erison é mais goleador e saiu como artilheiro do time em um elenco "pior".
Deste modo, porque Janderson e M. Nascimento recebem tantas e incansáveis oportunidades?
O Erison, mesmo que não fosse o ideal, seria muito mais útil neste momento no comando de ataque.
O fato é que inventam um monte de premissas, estatísticas várias, na tentativa de justificar decisões muitas vezes duvidosas.
Não há departamento de futebol que possa justificar a dispensa do Erison sendo artilheiro da equipe em 2022, como a crença de que o Janderson será solução agora em 2023.
E o departamento de futebol profissional, salvo algum engano e excluindo as mudanças de técnicos, perdeu apenas o Mazzuco.
Ou seja, algumas decisões não precisam ser embasadas em estudos científicos, apenas a lógica mais elementar do jogo já oferece subsídios mais do que suficientes.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo em gênero, número e grau.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mais uma observação:
O Alessandro Brito, "Head Scout", foi anunciado em 16/02/2022; agora acumula como diretor de futebol, após a saída do Mazzuco.

E trago um trecho da fala do L. Castro sobre a saída do Erison:

"(...) Na análise entendeu-se que o Erison necessitava muito tempo de jogo, a Europa poderia dar isso a ele e aqui poderia ter esse risco de ele não ter esse tempo de jogo."

https://www.lance.com.br/botafogo/luis-castro-comenta-saida-de-erison-do-botafogo-ha-um-mes-diziam-que-era-bom-contratar-um.html

O Jr. Santos quando foi contratado em 2022, junto ao futebol japonês, tinha 8 gols em 32 jogos; o Erison que está no futebol japonês agora em 2024 tem 5 gols em 6 jogos.
Obviamente que são épocas diferentes, mas que porra de estatística é essa que antecipadamente diz que o artilheiro do time não terá muito espaço, quando um dos contratados não é um goleador?
O L. Castro fez referências à análise!
E o chefe do departamento de estatística era, naturalmente, o Alessandro Brito.

E não há um desses caras que dizem cobrir o Botafogo para questionar essas situações tão elementares.

É muita incoerência!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e todos esses citados ganham muito dinheiro. E por enquanto, devolvem pouco em retorno efetivo.
Abs e SA!!!

Salomon disse...

E pensar que dispensamos o Diego Costa,que está arrebentando no Grêmio.
Afinal de contas temos Janderson.
É muito pecado pra pagar.

Rodrigo Federman disse...

Salomon, ele mexeu na panela, logo foi boicotado e deixado de lado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, empregam tanta ciência para explicar contratações, renovações, dispensas, que a prática não comprova.
O Neném Prancha, um frasista do futebol antigo, descobriu para o futebol, segundo consta, Heleno de Freitas e Junior Capacete.
E os caras que possuem tanta tecnologia à disposição, além de não encontrar jogadores diferenciados, ainda tomam decisões controversas.
Um outro exemplo, Carles Rexach, responsável por Messi ter chegado ao Barcelona, afirmou:

"Tenho um grupo de observadores em muitos lugares, Brasil, Argentina, por toda América do Sul e Europa, e me falaram de um jogador muito bom. Eu achava que me falavam de um jogador de 18 ou 19 anos, mas era uma criança de 12 anos. Estou em um nível profissional e não vou viajar 2 mil ou 3 mil quilômetros para ver um jogador de 12 anos, e mandei um convite para ele vir para Barcelona na Semana Santa, ou algo assim, e teríamos 15 dias para analisá-lo. Diziam que ele era muito, muito bom. Era um menino muito pequeno, e poderia se assustar um pouco. Era tímido, mas chegou aqui e dentro do campo de futebol ele se transforma. Um garoto com personalidade, sempre queria a bola, driblava muito, era habilidoso, rápido, resistente porque dava muitos piques seguidos. Em cinco minutos eu disse ‘vamos contratar esse jogador, ele é diferente’. Um jogador que para contratá-lo é necessário entender de futebol, porque faz coisas diferentes."

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2011/04/07/trajetoria-de-messi-no-barca-comecou-em-um-guardanapo-e-pode-acabar-como-o-melhor-da-historia.jhtm

"(...)Em cinco minutos eu disse ‘vamos contratar esse jogador, ele é diferente’. Um jogador que para contratá-lo é necessário entender de futebol, porque faz coisas diferentes."

Rexach foi jogador e fez carreira no Barcelona...
E foi ele quem indicou a contratação do Romário ao clube catalão.

E no Botafogo, quem entende de fato de futebol, sem precisar se apoiar em números?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o futebol é tão simples...uma pena que tentam e querem complicar. E tem muita gente abobalhada embarcando nessa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Salomon citou o D. Costa...
Não vou falar sobre a sua performance dentro de campo no Grêmio porque não assisti a um único jogo.
Todavia, o que é intrigante é que quando surgiu noticias sobre a sua contratação pelo Botafogo, surgiram comentários sobre ele não ser "bom de vestiário"...
O cara jogou no A. de Madrid e Chelsea e levantou taças, jogou 19 jogos no A. Mineiro e levantou duas taças; chegou ao Grêmio ontem e já levantou uma taça.
E os bons de vestiário do Botafogo ganharam o quê?
Separadas as diferenças, parece o caso Seedorf que foi problema por aqui.
Vou repetir que se houver um jogador para o Botafogo como foi o Cantona para o Manchester United, já está valendo e muito.
O problema do Botafogo é esse conceito nefasto de família, todos muito corretos, o que é bom, só que não resolvem dentro de campo.
Várias matérias dão conta sobre o ex-jogador argentino Riquelme, craque e temperamental...
Riquelme ou Eduardo?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, essas babaquices de "familia", "crias"...são parte da imbecialização da torcida e cortina de fumaça para o dep. de futebol.
Abs e SA!!!